Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Caro mestre dos oleos JEFF. A minha questao é esta possuo um Vw Passat tdi90 do ano 1994 com 231000km. Tenho usado desde sempre Shell Diesel Plus 10w40, troco de 10000 em 10000km e a meio deste intervalo atesto o nivel ja que nestes 10000km ele consome cerca de 1litro. A condução é do tipo bastante rapida, faço bastante AE entre os 180-200kmh.
Será este oleo e este intervalo uma boa opçao? Aconselhas melhor?
Um abraço.

Boas JEFF.
Não sei se já aqui foi posta a questão,mas quero saber o que recomendas para um Punto Van 1.3 Multijet(diesel),e o intervalo entre mudas de oleo.

Obrigado.

Jeff a pedido de mais um amigo meu...

citação:Tenho um Clio dCi100 com 11.000kms e gostaria de saber qual o óleo mais adequado para ele. O carro vem de fábrica com Elf Competition 10w40 semi-sintético. Já ouvi falar bem do Elf Excelium 5w40 100% sintético. Será boa escolha? Terá de ser um óleo que faça pelo menos 15.000kms e que proteja bem em altas/quente. Obrigado.

Bem, grande topico este que me tem passado despercebido.

E eu a pensar que da mesma graduação os oleos eram quase todos a mesma coisa.

Jeff, que óleo recomendas para um Pug 307 com o motor 1.4 8Valvulas 75cv?

Tenho posto o óleo da Norauto mas até já estou com medo do que vais dizer.

E para um uno 1.1 60SX? Eu ia por oleo do carrefour a 6€ os 5 litros ou lá o que era.

uma perguntinha ao jeff! ;)

Tenho um golf V gti, e faz longlife, nao sei que oleo tem, mas estou curioso... o oleo que tem é igual ao de um TDI com longlife?
E ja agora... os oleos longlife são bons ou não!? Aguentam os 30000km?

citação:Originalmente colocada por necos

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por necos

Qual o melhor óleo que posso pôr na minha C-Max 2.0 TDci. O que eles pôem de origem é o Cepsa 5w30, mas será o melhor?
É mesmo o mais indicado.
É que dizem-me que há aí um BP Visco qualquer coisa que é muito bom... e eu como não percebo fiquei na duvida.
Faço muita cidade, achas que ele aguenta os 20000 preconizados pela marca ou é melhor mudar?
Ele com 11000 Kms ainda não consumiu quase nada.( n sei se tem influencia ou não[8)])

porque será que eles aki em Faro me dizem que tenho de mudar o óleo de 10 em 10 mil, se aí em cima dizem ser com intervalos de 20 mil (o óleo é o mesmo)? [8][8]

jeff (já te estou a ver a meter as mãos à cabeça cada vez que vês um
post que começa com "jeff" :D)

Bom, eu não queria ser mais um a dar-te trabalho, mas a minha pergunta
vai noutro sentido, e não sei se já cá foi colocada (como deves
compreender, é complicado navegar por entre 31 excelentes páginas para
dar com a resposta). É o seguinte: meter óleo numa oficina da marca
é, a teu ver, garantia de que estamos a meter o melhor óleo?
Ou seja, a marca usa, realmente, o melhor óleo possível para aquele
motor? Ou achas que é prática comum enganar de certa forma o cliente
usando um óleo mais barato e cobrando o preço dum mais caro?

A título de exemplo, na revisão dos 20 mil do meu 206 (1.6HDi) meteram
5 embalagens individuais (não percebi porquê) de Total, do qual agora
não me recordo das características, mas que prefizeram um bonito
total de 21 contos sem IVA... [xx(]
Isto foi qualidade bem paga, ou fui roubado à descarada? :D

É que acho que vou abdicar da garantia e começar a fazer eu a
manutenção do carro. Ao menos sei o que lá meto e a que preço.

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Jeff, alguém te agradeceu no fórum geral pelo teu trabalho aqui. Por isso agora vais ter mais clientela! :D

...De certeza que vai....:)

Eu tenho uma duvida geral e uma "particular".

- Houve um mecanico que abriu uma oficina ha cerca e um ano na minha rua.Ele trabalha muito com oleos da marca CAT(Caterpillar).Ele disse-me maravilhas daquele oleo...será mesmo bom?

-Tenho um Stilo Abarth com poucos km(4000) e o oleo que usou foi o Selenia 20k. A conselho de um engenheiro da Fiat o aconselhavel é mesmo usar um totalmente sintectico neste caso o Selenia Racing.Qual a tua opinião!?

Thanks e desculpa o massacre!
:)

Jeff, após ler as 31 páginas deste tópico, gostaria que me esclarecesses sobre o seguinte: tenho uma break Megane II com o motor 1.5dci 100cv. Já vi por aí alguns posts sobre motores dci, mas se não estou em erro a versão é a de 65cv, um pouco diferente da minha.

O óleo preconizado pela Renault para este motor é o Elf 10W40 TurboDiesel, com a seguinte especificação (segundo o site oficial da Elf):
ACEA B3/B4, API CF, VW 505.00; MB p.229.1; RENAULT Diesel engine

Os intervalos de manutenção em condições normais são de 30.000Km.

A minha questão é a seguinte: tomando em consideração o motor em causa, parece-te que este óleo é o mais indicado?
Conheço pessoas que optaram por usar o Elf Excellium LDX 5W40 em detrimento do 10W40 TurboDiesel. Parece-te uma melhor opção para garantir 30.000Km de intervalo em segurança entre mudanças de óleo, ou não vale a pena a diferença de preço?

citação:Originalmente colocada por _RP_

Caro mestre dos oleos JEFF. A minha questao é esta possuo um Vw Passat tdi90 do ano 1994 com 231000km. Tenho usado desde sempre Shell Diesel Plus 10w40, troco de 10000 em 10000km e a meio deste intervalo atesto o nivel ja que nestes 10000km ele consome cerca de 1litro. A condução é do tipo bastante rapida, faço bastante AE entre os 180-200kmh.
Será este oleo e este intervalo uma boa opçao? Aconselhas melhor?
Um abraço.
Boas. Isto anda movimentado.
Bem para o tipo de condução pode-se dizer que até o motor não está a gastar muito oleo atendendo aos 231 mil kms. Na minha opinião eu passaria para um bom 15W40, embora numa condução normal o consumo de oleo com esse 10W40 deverá ser menor. A qualidade do oleo é relativamente boa embora exista melhor como está varias vezes presente no topico. A passagem para um 15W40 prende-se com o facto do motor já estar com uma folga grande que só é agravada com as altas velocidades. O 15W40 deverá proteger melhor pois preenche melhor o espaço e mantem-se mais tempo.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por RICA

Boas JEFF.
Não sei se já aqui foi posta a questão,mas quero saber o que recomendas para um Punto Van 1.3 Multijet(diesel),e o intervalo entre mudas de oleo.

Obrigado.
Rica,
Esse motor usa um bom 5W40. Pode rolar até aos 20000 kms, mas é aconselhavel verificar o nivel apartir dos 15000 kms, pois se chegar ao minimo é preferivel mudar do que atestar.
Motores identicos (1.3 Cdti e 1.3 Multijet) com aprovações diferentes, pois o primeiro obriga a um 5W30 e o segundo um 5W40. Isto deve-se a testes de campo e os objectivos a atingir ao nivel das emissões ambientais, prestações e consumos pretendidos pelas marcas no desenvolvimento destes modelos.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Marco

Jeff a pedido de mais um amigo meu...

citação:Tenho um Clio dCi100 com 11.000kms e gostaria de saber qual o óleo mais adequado para ele. O carro vem de fábrica com Elf Competition 10w40 semi-sintético. Já ouvi falar bem do Elf Excelium 5w40 100% sintético. Será boa escolha? Terá de ser um óleo que faça pelo menos 15.000kms e que proteja bem em altas/quente. Obrigado.
É uma boa escolha bem como as minhas "preferidas". Nesse motor o 5W40 deve ser aplicado para protecção do mesmo oleo no turbo. Dura pelo menos 25 a 30 mil kms. A Renault usa o 10W40 como nas versões menos vitaminadas, mas na minha opinião (apoiada em testes feitos pela Elf) deves por o 5W40.
Um abraço.
Um abraço.

Boas Jeff !

Tens conhecimento de uma marca de nome Amsoil ? Alguns amigos meus tem usados com excelentes resultados, em alguns carros que gastavam algum oleo ( resultou num esi de um colega meu )! Como por cá nunca ouvi falar, gostava de ouvir a tua opiniao ! Acho que se usa muito nos States !
Obrigado

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

Bem, grande topico este que me tem passado despercebido.

E eu a pensar que da mesma graduação os oleos eram quase todos a mesma coisa.

Jeff, que óleo recomendas para um Pug 307 com o motor 1.4 8Valvulas 75cv?

Tenho posto o óleo da Norauto mas até já estou com medo do que vais dizer.

E para um uno 1.1 60SX? Eu ia por oleo do carrefour a 6€ os 5 litros ou lá o que era.
Recomendo um 5W40 para 25000 a 30000 kms. Norauto não é comigo. No Uno é um 15W40 de boa qualidade para 7500 kms ou desse mais baratos para remediar e não gastar muito para 5000 kms.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Taveirada

uma perguntinha ao jeff! ;)

Tenho um golf V gti, e faz longlife, nao sei que oleo tem, mas estou curioso... o oleo que tem é igual ao de um TDI com longlife?
E ja agora... os oleos longlife são bons ou não!? Aguentam os 30000km?
Boas. O Golf V Gti com longlife tem o mesmo oleo que os Tdi da ultima geração (2.0). É aconselhado ao nivel da graduação o 0W30 que na maior parte das marcas é exactamente o mesmo oleo, embora algumas sejam mais adequadas que outras. No caso da Cepsa é o Star Eco Synth 0W30. Aguentam os 30000 kms embora possa ser necessario fazer acrescentos. Os oleos Longlife são usados para minimizar o desgaste do motor e outras caracteristicas.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Boxer

jeff (já te estou a ver a meter as mãos à cabeça cada vez que vês um
post que começa com "jeff" :D)

Bom, eu não queria ser mais um a dar-te trabalho, mas a minha pergunta
vai noutro sentido, e não sei se já cá foi colocada (como deves
compreender, é complicado navegar por entre 31 excelentes páginas para
dar com a resposta). É o seguinte: meter óleo numa oficina da marca
é, a teu ver, garantia de que estamos a meter o melhor óleo?
Ou seja, a marca usa, realmente, o melhor óleo possível para aquele
motor? Ou achas que é prática comum enganar de certa forma o cliente
usando um óleo mais barato e cobrando o preço dum mais caro?

A título de exemplo, na revisão dos 20 mil do meu 206 (1.6HDi) meteram
5 embalagens individuais (não percebi porquê) de Total, do qual agora
não me recordo das características, mas que prefizeram um bonito
total de 21 contos sem IVA... [xx(]
Isto foi qualidade bem paga, ou fui roubado à descarada? :D

É que acho que vou abdicar da garantia e começar a fazer eu a
manutenção do carro. Ao menos sei o que lá meto e a que preço.
Boas. Meter oleo na marca é como em tudo: há bons e maus concessionarios, embora existam mais maus do que bons. Normalmente a "marca" procura usar um oleo com a aprovação necessaria coisa que nem sempre acontece pois a maior parte quer é lucro, mas isso tambem acontece na oficina da esquina. É practica comum, mas não vou comentar mais isso.
Primeiro usam latas de 1 litro![8] É mesmo para roubar e 21 contos+IVA é mesmo roubar, mas infelizmente é o que mais se vê.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Joao S

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Jeff, alguém te agradeceu no fórum geral pelo teu trabalho aqui. Por isso agora vais ter mais clientela! :D

...De certeza que vai....:)

Eu tenho uma duvida geral e uma "particular".

- Houve um mecanico que abriu uma oficina ha cerca e um ano na minha rua.Ele trabalha muito com oleos da marca CAT(Caterpillar).Ele disse-me maravilhas daquele oleo...será mesmo bom?

-Tenho um Stilo Abarth com poucos km(4000) e o oleo que usou foi o Selenia 20k. A conselho de um engenheiro da Fiat o aconselhavel é mesmo usar um totalmente sintectico neste caso o Selenia Racing.Qual a tua opinião!?

Thanks e desculpa o massacre!
:)
O oleo CAT é bom para o fim que foi criado: maquinas e equipamentos de obras e afins. Agora motores de ligeiros...[8][8][8]
A aplicação correcta é o 10W40. Pode-se usar um lubrificante 100% sintectico 5W40 mas não é o ideal. Esse Selenia 20 K está correctamente aplicado até aos 20000 kms dependendo da condução. Se for para uso em competição esse Racing é uma opção, agora para o dia a dia não.
Um abraço.

Ola Jeff. Tenho o golf 1.9 tdi de 115 cv, de 2001, qual o oleo indicado para este motor.Neste momento esta com o oleo castrol txt 10w40?
Sei que na vag aconselham oleo 505.01 e encontrei recentemente num castrol txt com a indicação 505.01 tdi.Seráum bom oleo? Que conselho das?

Voltar
Superior