Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Jeff se não for incómodo, é possivel saber se o oleo que estou a usar é o correcto? Tou a por Castrol Txt 10W40 no Mitsubishi Carisma 1.8 16v de 1998. Ele tem touches hidraulicas e ouvi dizer que um oleo fino nao é o mais aconselhavel.. De vez em quando, mais quando está ao ralentim oiço um ligeiro matraquear que nao consigo precisar se é das touches ou não, embora o rendimento do carro esteja impecavel. É preferivel por o Cepsa 15W40, ou posso por algum aditivo visto que pus o Castrol ha prai 1000 km.

Abraço

PS: So mais uma coisa, onde é que se pode comprar lubrificantes da Cepsa na zona da margem Sul, ou Lisboa?

Viva
Posso estar a dizer uma grande asneira mas na oficina onde faço a troca de oleo da minha Laguna Break 1600cc, disseram-me que a renault já não usa o oleo ELF mas agora fez um contrato com a ESSO,
gostaria de saber se ficamos a ganhar com a troca e qual o oleo Esso recomendado.
Atentamente
J.ouro

Viva a todos, e em especial ao Jeff.

Coloquei este tópico no fórum geral, mas fui aconselhado a fazê-lo aqui, e parece-me que bem, tal a qualidade deste post. Confesso que ainda não o li todo, mas parece-me que esta questão ainda não terá aqui sido abordada. Assim, aqui está o tópico:

"Tenho 1 Clio II 1.2 16V com cerca de 4.000 km, ao qual nunca mudei o óleo. Segundo o manual, deverei fazê-lo aos 30.000 km, o que é lógico que não farei, pois carro meu não faz mais de 10.000 km com o mesmo óleo (semi-sintético). Assim, estou a pensar em esperar pelos 10.000 para fazer a primeira mudança, mas tenho lido em fóruns, nomedamente aqui, que é aconselhável uma 1ª mudança mais cedo, tipo aos 3.000 km, porque os motores novos perdem limalha, etc., que convém descartar o quanto antes. Assim, perguntava: o que acham? Será mesmo de efectuar esta 1ª mudança ou isto é mais um mito e não vale a pena?"

Já agora faço a 1001ª pergunta ao Jeff ;): penso colocar-lhe um semi-sintético 10W40, mais concretamente o GTX Magnatec. Boa escolha, Jeff?

Obrigado.

Cumps

Jeff, tenho mais uma questão sobre os óleos utilizados em Renaults diesel, nomeadamente no motor 1.5 dci 100cv.
Tenho um amigo que fez uma mudança de óleo na Renault, num motor 1.5 dci 100cv, e em vez de lhe colocarem o típico Elf TurboDiesel 10W40 (que, para todos os efeitos, é um dos que está recomendado no manual), colocaram-lhe o Elf Competition ST.

Pelo que vi na página da Elf os óleos parecem ser semelhantes, e em ambos há a referência de homologação da Renault para o 1.5 dci 100cv (por exclusão de partes, já que o que vem mencionados são os modelos que não podem usar o óleo). Mesmo assim gostaria que me dissesses se de facto são equivalentes, e caso não sejam, qual será melhor.

Não confirmei, mas isso não pode ser verdade. A Renault e a Elf estão juntas e trabalham juntas há demasiados anos para agora se desligarem.

É a Esso que o seu mecânico usa?

citação:Originalmente colocada por joseouro

Viva
Posso estar a dizer uma grande asneira mas na oficina onde faço a troca de oleo da minha Laguna Break 1600cc, disseram-me que a renault já não usa o oleo ELF mas agora fez um contrato com a ESSO,
gostaria de saber se ficamos a ganhar com a troca e qual o oleo Esso recomendado.
Atentamente
J.ouro

Caso não atingam a quilometragem indicada,
os óleos devem ser mudados de 12 em 12 meses, porque perdem propriedades.

Acontece que, com muita frequência, os óleos quando ainda estão à venda, nas embalagens, apresentam inscrita uma data, que já ultrapassa os 12 meses de embalado.

Isso quer dizer que, esse óleo,

1 - já não está em condiçóes satisfatórias ???

ou

2 - está OK, porque a perda de propriedades e a consequente degradação do óleo só começa a verificar-se a partir do momento em que ele é colocado no motor da viatura ???

Obg.

Sim, refiro-me à data em que foi embalado.

Mas,...
e se já tiver sido embalado HÁ MAIS DE UM ANO, como acontece com muita frequência ?

Mantém as mesmas propriedades ?

E durante quanto tempo é que as mantem, estando embalado ?

EDIT: Hoje vi uma embalagem, que tinha inscrita a data de Março de 2003

Jeff, se não for muito incomodo, já tinha colocado uma vez uma questão referente ao oleo para o Civic Type R, agora ao ir à revisão na Honda disseram-me que estão a colocar O Elf 10w40 Competition.

Parece-lhe um oleo adqueado para o CTR?

Cumps.

Obrigado

Eu já coloquei essa questão há algum tempo.

Não há uma data de validade fixa, mas prolonga-se por imenso tempo se a embalagem ainda estiver selada e guardada num local "freso e seco" ;)

Se tiver sido aberta ou andar a apanhar sol ou humidade, então ao fim de um ano já não deve andar grande coisa.

citação:Originalmente colocada por ADF

Sim, refiro-me à data em que foi embalado.

Mas,...
e se já tiver sido embalado HÁ MAIS DE UM ANO, como acontece com muita frequência ?

Mantém as mesmas propriedades ?

E durante quanto tempo é que as mantem, estando embalado ?

O 10w40 é correcto, mas o GTX Magnatec já foi aqui muito falado e não é boa escolha. É um óleo de "segunda". Tem nos station marché e norauto o elf competition que será a escolha acertada.

citação:Originalmente colocada por Horaciano

Viva a todos, e em especial ao Jeff.

Coloquei este tópico no fórum geral, mas fui aconselhado a fazê-lo aqui, e parece-me que bem, tal a qualidade deste post. Confesso que ainda não o li todo, mas parece-me que esta questão ainda não terá aqui sido abordada. Assim, aqui está o tópico:

"Tenho 1 Clio II 1.2 16V com cerca de 4.000 km, ao qual nunca mudei o óleo. Segundo o manual, deverei fazê-lo aos 30.000 km, o que é lógico que não farei, pois carro meu não faz mais de 10.000 km com o mesmo óleo (semi-sintético). Assim, estou a pensar em esperar pelos 10.000 para fazer a primeira mudança, mas tenho lido em fóruns, nomedamente aqui, que é aconselhável uma 1ª mudança mais cedo, tipo aos 3.000 km, porque os motores novos perdem limalha, etc., que convém descartar o quanto antes. Assim, perguntava: o que acham? Será mesmo de efectuar esta 1ª mudança ou isto é mais um mito e não vale a pena?"

Já agora faço a 1001ª pergunta ao Jeff ;): penso colocar-lhe um semi-sintético 10W40, mais concretamente o GTX Magnatec. Boa escolha, Jeff?

Obrigado.

Cumps

Essa questão já é frequente aqui no fórum. Não existe qualquer problema, os óleos até poderão ser o mesmo. Se se puder escolher, então que seja o diesel, mas se for o ST, vai dar ao mesmo.

citação:Originalmente colocada por nfh

Jeff, tenho mais uma questão sobre os óleos utilizados em Renaults diesel, nomeadamente no motor 1.5 dci 100cv.
Tenho um amigo que fez uma mudança de óleo na Renault, num motor 1.5 dci 100cv, e em vez de lhe colocarem o típico Elf TurboDiesel 10W40 (que, para todos os efeitos, é um dos que está recomendado no manual), colocaram-lhe o Elf Competition ST.

Pelo que vi na página da Elf os óleos parecem ser semelhantes, e em ambos há a referência de homologação da Renault para o 1.5 dci 100cv (por exclusão de partes, já que o que vem mencionados são os modelos que não podem usar o óleo). Mesmo assim gostaria que me dissesses se de facto são equivalentes, e caso não sejam, qual será melhor.

Jeff, ja tive a ver se encontrava, mas não encontrei. No entanto, poderá ser que va repetir alguma questão, mas o Shell 5w40 é adequado para um Alfa 147 JTD.

Abraços e obrigado

Pessoal, e principalmente ao Jeff, gostava de perguntar o seguinte:-Depois de usar o óleo BP Visco long life II 0W 30 para o tdi 140 cv Qual o que vem a seguir? Não é para já mas não há nada como o saber se possível. Obrigado!!!

Cumprimentos ao fórum.

Sou proprietário desde o inicio deste novo ano de um Saxo 1.5D, 11/2002 com 80000KM de confiança, foi uma muito boa compra.

Agora gostava de saber que oleo usar, pois a minha Passat de 94 já vai com 210.000 km e sempre levou com oleos minerais (rimula X e Castrol GTD), houve uma altura quando já tava farto de lhe mudar o oleo a cada 5000KM e pensei optar por sintéticos para 15000K altura em que lhe mudo todos os filtros. Aí fui alertado para a possibilidade desses sinteticos limparem os residuos deixados pelos minerais podendo o motor começar a devorar oleo. Assim continuei com os minerais.

Quanto ao Saxo, se calhar arrisco e parto para os sinteticos, só não sei qual escolher (é obvio que previligio a relação qualidade/preço).

Assim gostava de contar com a vossa opinião.

Qual deve ser a minha escolha?

Fiquem bem

bem ppl mais um motor? ;) desta x um clássico TDI 130cv.

Foi á AUDI(pois está na garantia :( ) e os rapazes enfiaram lá para dentro isto:

Titan Supersyn LL Plus SL SAE 0w-30
Òleo 100% sintético de elevadas performances e economia de combústivel para alargados intervalos de mudança.
ACEA A1/A5/B1/B5, VW 503 00/ 506 00/ 506 01

è bom ou nem p isso?

E já agora, qdo a carripana sair da garantia q bom óleo para estes motores anda por aí??

Thankx

Já aqui foi dito que o melhor óleo para o motor toyota 1.4 D4D era o visco 5000... e é esse que uso. Mas só encontro na SC.
Agora e para este mesmo motor que sempre funciona em percursos curtos, exemplo: Almada, ponte, Lisboa será que não seria melhor o 7000? Este encontro em qualquer supermercado.
Pergunta de leigo, mas curioso...
Grato pelo esclarecimento...
Cumprimentos

Voltar
Superior