Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por 2970713

Cumprimentos ao fórum.

Sou proprietário desde o inicio deste novo ano de um Saxo 1.5D, 11/2002 com 80000KM de confiança, foi uma muito boa compra.

Agora gostava de saber que oleo usar, pois a minha Passat de 94 já vai com 210.000 km e sempre levou com oleos minerais (rimula X e Castrol GTD), houve uma altura quando já tava farto de lhe mudar o oleo a cada 5000KM e pensei optar por sintéticos para 15000K altura em que lhe mudo todos os filtros. Aí fui alertado para a possibilidade desses sinteticos limparem os residuos deixados pelos minerais podendo o motor começar a devorar oleo. Assim continuei com os minerais.

Quanto ao Saxo, se calhar arrisco e parto para os sinteticos, só não sei qual escolher (é obvio que previligio a relação qualidade/preço).

Assim gostava de contar com a vossa opinião.

Qual deve ser a minha escolha?

Fiquem bem
JEFF, dá-me só uma ajuda.

Se tivermos um motor (1.9 TDI 90CV) viciado em oleo mineral(210000KM, sem consumir oleo)com mudas de 6 em 6000KM é prejudicial passar para um sintéctico (ou semi) com a intenção de fazer mudas a cada 15000KM?

citação:Originalmente colocada por Carlos Campos

Retirado do site da GALP assim como o outro.
PODEM-SE MISTURAR DIFERENTES ÓLEOS DE MOTOR?

Muitas pessoas ainda têm resistência em fazerem atestos com um lubrificante diferente do que está no carter e há até quem condicione a mudança de tipo de lubrificante à mudança prévia do filtro de óleo.
Há vários anos que estes receios deixaram de ter qualquer razão de ser.

Actualmente, os lubrificantes para motores só são certificados se forem compatíveis e miscíveis com os restantes que já existem no mercado.

Assim, todos os lubrificantes para motores que estão certificados (API, ACEA, etc) podem ser misturados entre si.

Entretanto, os lubrificantes sintéticos, semi-sintéticos e minerais também são compatíveis entre si, pelo que podem igualmente ser misturados.

A única preocupação a ter (importante) é verificar o "Nível de Performance" do lubrificante de atesto relativamente ao existente no carter. Deve-se atestar com um lubrificante do mesmo nível ou de nível superior. Se tal não se fizer, vamos baixar a performance da carga existente no carter.
Não esquecer que o que se disse atrás só se aplica aos lubrificantes para motores. Noutras aplicações podem existir incompatibilidades, pelo que se deve obter informação caso a caso.
Boas. A bold estão as unicas palavras em condições no site da Galp, mas para a maioria das pessoas nem entendem o que aqui está escrito. Todos (menos os monograduados) os lubrificantes são misturaveis entre si por serem multigraduados, mas ao se juntar um mineral com um sintectico está a assassinar o sintectico e a transformar o sintectico em mineral e a ficar em desiquilibrio completo. Daí dizerem no site que o reatesto deve ser feito sempre por um lubrificante igual ou superior em graduação, coisa que ninguem entende nas palavras a Bold. O que entendem é as palavras que todos os lubrificantes se misturam! É um erro monumental!

citação:Originalmente colocada por Rodcar

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

O Jeff tem que marcar férias no trabalho e aqui também! Não pode ir embora sem avisar... que falta de respeito pelos membros do fórum :D[:X]

citação:Originalmente colocada por jeff

Estou a ver que isto está animado e logo quando estou de ferias. Logo passo por aqui.

Nem mais...[}:)]

Jeff tenho de mudar o oleo a um corsa B 1.5 TD de 2000 com 140mil, está mesmo na altura, qual o oleo mais indicado para este carro?

Desculpa la tar te a xatear durante as tuas férias...[^]
Já falei varias vezes nesse motor no topico.
Não sei o que tens usado, mas o normal é um 10W40. Não um 5W40!
Um abraço.

Cumprimentos ao fórum.

Sou proprietário desde o inicio deste novo ano de um Saxo 1.5D, 11/2002 com 80000KM de confiança, foi uma muito boa compra.

Agora gostava de saber que oleo usar, pois a minha Passat de 94 já vai com 210.000 km e sempre levou com oleos minerais (rimula X e Castrol GTD), houve uma altura quando já tava farto de lhe mudar o oleo a cada 5000KM e pensei optar por sintéticos para 15000K altura em que lhe mudo todos os filtros. Aí fui alertado para a possibilidade desses sinteticos limparem os residuos deixados pelos minerais podendo o motor começar a devorar oleo. Assim continuei com os minerais.

Quanto ao Saxo, se calhar arrisco e parto para os sinteticos, só não sei qual escolher (é obvio que previligio a relação qualidade/preço).

Assim gostava de contar com a vossa opinião.

Qual deve ser a minha escolha?

Fiquem bem
JEFF, dá-me só uma ajuda.

Se tivermos um motor (1.9 TDI 90CV) viciado em oleo mineral(210000KM, sem consumir oleo)com mudas de 6 em 6000KM é prejudicial passar para um sintéctico (ou semi) com a intenção de fazer mudas a cada 15000KM?
Normalmente o consumo de oleo é grande nessa passagem, mas tambem depende do estado do motor e da qualidade do oleo usado até essa quilometragem. Normalmente eu não aconselho. Mas porque não usar um mineral de longa duração como o caso do Cepsa Tdi-Gti? Aguenta até aos 15000 kms e normalmente aguenta muito bem.
Um abraço.

Normalmente o consumo de oleo é grande nessa passagem, mas tambem depende do estado do motor e da qualidade do oleo usado até essa quilometragem. Normalmente eu não aconselho. Mas porque não usar um mineral de longa duração como o caso do Cepsa Tdi-Gti? Aguenta até aos 15000 kms e normalmente aguenta muito bem.
Um abraço.

Obrigado pelo esclarecimento.

Só mais um, só mais um...

Só há esse cepsa ou há de outras marcas? Como identificar os KM que cada um pode fazer em condiçoes normais?

Para Saxo 1.5D, O que pôr?

Muito, muito agradecido...

Um abraço.

Obrigado pelo esclarecimento.

Só mais um, só mais um...

Só há esse cepsa ou há de outras marcas? Como identificar os KM que cada um pode fazer em condiçoes normais?

Para Saxo 1.5D, O que pôr?

Muito, muito agradecido...
Dentro dos 15W40 não há mais, pelo menos que eu conheça.
Não é facil de identificar os kms, mas normalmente o fumo começa a ser muito, o motor a aquecer e o consumo de oleo a aumentar muito.
Quando for uma duvida ligeira, vê os guias de recomendação em:

www.cepsa.pt
http://bplubrificantes-pt.com/ (neste há muitos erros).
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por CTR8735

Jeff, se não for muito incomodo, já tinha colocado uma vez uma questão referente ao oleo para o Civic Type R, agora ao ir à revisão na Honda disseram-me que estão a colocar O Elf 10w40 Competition.

Parece-lhe um oleo adqueado para o CTR?

Cumps.

Obrigado
Boas. Não me parece uma boa escolha. O motor tende a ficar mais quente com esse oleo, no esforço de rotação.
Um abraço.

A mim também não me parecia, por isso antes de por o carro na Honda, tentei comprar o Castrol TXT Sofetc 5w40, mas no stationmarché encontrei os seguintes preços:

Castrol Softec 4L - 59,90€, Esgotado.
Castrol Softec 1L - 16,50€.
Mobil 1 5w50 4L - 44,90€
Mobil 1 5w50 1L - 12,45€

Como o Type R leva quase 5Lt, o Mobil fica em 57,35€ enquanto o Castrol, como não havia em 4Lt, ficava em 82,50€.

Optei por comprar o Mobil, como já o uso à alguns anos, embora noutros carros e pedir na Honda para o colocarem em vez desse Elf.

Já agora gostava de saber a sua opinião, só titulo de curiosidade, depois de andar durante alguns dias a procurar informações sobre oleos e consultar depoimentos sobre oleos utilizados, principalmente em Hondas,indaguei numa loja de peças o preço do Castrol Softec 5w40.

Sem surpresa 4+1 Lt = 89€, indaguei sobre o BP Visco 7000, Valvoline Synpower, tudo pelos mesmos preços.

Finalmente quem me atendeu, vendo que não fazia negócio, mostrou-me uma embalagem de 5 Lt de oleo sintético 5w40, que cumpre as mesmas normas do Castrol Softec (API SL ...............), marca AC Delco e preço dos 5 Lt= 33€.

Das duas uma, ou alguém anda a ganhar dinheiro à brava no negócio dos oleos, ou então ter lá no rótulo que cumpre as normas mais recentes ou estar aprovado por esta ou aquela norma não quer dizer muito.

Cumps., e obrigada.

Jeff, se não for muito incomodo, já tinha colocado uma vez uma questão referente ao oleo para o Civic Type R, agora ao ir à revisão na Honda disseram-me que estão a colocar O Elf 10w40 Competition.

Parece-lhe um oleo adqueado para o CTR?

Cumps.

Obrigado
Boas. Não me parece uma boa escolha. O motor tende a ficar mais quente com esse oleo, no esforço de rotação.
Um abraço.

A mim também não me parecia, por isso antes de por o carro na Honda, tentei comprar o Castrol TXT Sofetc 5w40, mas no stationmarché encontrei os seguintes preços:

Castrol Softec 4L - 59,90€, Esgotado.
Castrol Softec 1L - 16,50€.
Mobil 1 5w50 4L - 44,90€
Mobil 1 5w50 1L - 12,45€

Como o Type R leva quase 5Lt, o Mobil fica em 57,35€ enquanto o Castrol, como não havia em 4Lt, ficava em 82,50€.

Optei por comprar o Mobil, como já o uso à alguns anos, embora noutros carros e pedir na Honda para o colocarem em vez desse Elf.

Já agora gostava de saber a sua opinião, só titulo de curiosidade, depois de andar durante alguns dias a procurar informações sobre oleos e consultar depoimentos sobre oleos utilizados, principalmente em Hondas,indaguei numa loja de peças o preço do Castrol Softec 5w40.

Sem surpresa 4+1 Lt = 89€, indaguei sobre o BP Visco 7000, Valvoline Synpower, tudo pelos mesmos preços.

Finalmente quem me atendeu, vendo que não fazia negócio, mostrou-me uma embalagem de 5 Lt de oleo sintético 5w40, que cumpre as mesmas normas do Castrol Softec (API SL ...............), marca AC Delco e preço dos 5 Lt= 33€.

Das duas uma, ou alguém anda a ganhar dinheiro à brava no negócio dos oleos, ou então ter lá no rótulo que cumpre as normas mais recentes ou estar aprovado por esta ou aquela norma não quer dizer muito.Cumps., e obrigada.
"Nem tudo o que luz é ouro"
A aquisição do Mobil 1 5W50 é uma boa opção. Quanto aos preços apontados o da Mobil acho que é razoavel, agora o do Castrol, Bp e Valvoline são um pouco elevados.
Quanto à AC Delco é uma marca independente e que EU nunca utilizaria, mas fica na consciencia e carteira de cada um.
Quanto à frase realçada vale o que vale e já por varias vezes neste topico fiz comparações. As normas são os requesitos minimos, a mim interessam os maximos.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por heldermachado

olá Jeff, excelente trabalho!!
tenho 1 peugeot 206 xs 1.4 16v 90cv de 2004
já fiz 23000 km, tenho de trocar o oleo aos 30000 km, segundo o livrete de revisões, mas não quero ir á peugeot
qual o oleo indicado para o meu carro, melhores marcas e graduações?
a condução varia entre calma e desportiva
obrigado
O oleo indicado é um 10W40, quanto a marcas já falei varias vezes delas.
Um abraço.

Boas Jeff... agora é a minha vez :)

O meu 1.4HDI tem um bom tratamento a nível de revisões, mas um péssimo a nível de uso. Assim que saiu de casa entro no pára-arranca e fico nisto com o motor frio uns 10/15 minutos. Depois mesmo com o motor quente, é sempre anda..trava... semáforo.. trânsito.. etc.

Fora das horas de ponta, ando normalmente, e sempre que estou numa autoestrada, é pé quase no fundo...

Com este cenário, mudar o óleo (visco 7000) aos 10k (em vez dos 15k pois 20k... já é muito) é excesso de zelo e desnecessário ou sempre trás algus benefícios.

PS: O carro é para ficar comigo até aos 200k ou perto disso...

Obrigado desdo já pela resposta!

Boas Jeff... agora é a minha vez :)

O meu 1.4HDI tem um bom tratamento a nível de revisões, mas um péssimo a nível de uso. Assim que saiu de casa entro no pára-arranca e fico nisto com o motor frio uns 10/15 minutos. Depois mesmo com o motor quente, é sempre anda..trava... semáforo.. trânsito.. etc.

Fora das horas de ponta, ando normalmente, e sempre que estou numa autoestrada, é pé quase no fundo...

Com este cenário, mudar o óleo (visco 7000) aos 10k (em vez dos 15k pois 20k... já é muito) é excesso de zelo e desnecessário ou sempre trás algus benefícios.

PS: O carro é para ficar comigo até aos 200k ou perto disso...

Obrigado desdo já pela resposta!
Boas. Se o tempo de utilização do carro é de 70% em pára arranca, é melhor mudares aos 12500 kms ou se o nivel do oleo baixar rapidamente após os 10000 kms.
Um abraço.

Humm... sair de manhã e voltar à tarde... é sempre no pára-arranca. Só há noite e fins de semana é que lhe limpo o pó :), mas se retirar as viagens, esses 70% adequam-se bem.

Obrigado pela recomendação! ;)

boas jeff

o que lhe parece um oleo mineral 15w40 API SF4 com as normas ACEA B3 de 98 e ACEA P4 de 2002 para o motor td5 do land rover defender falaram-me que como este carro tem o normal filtro de oleo mais um filtro centrifigo poderia fazer +- 15.000 a 20.000km sem causar problemas ao motor turbos e companhia

qual será o oleo mais aconselhado para o carro ...acho que vem com sintetico mas pensava em mudar para o mineral que referi em cima pois acho que se arranja +- a 20 E os 4 litros e como o jipe leva cerca de 8 litros poderia ficar mais economico

como uso o jipe varias vezes em todo o terreno em condições agrestes para o motor ponderava fazer intervalos de mudança de oleo de 10.000KM a 15.000

cumprimentos

O Jeff tem que marcar férias no trabalho e aqui também! Não pode ir embora sem avisar... que falta de respeito pelos membros do fórum :D[:X]

Estou a ver que isto está animado e logo quando estou de ferias. Logo passo por aqui.

Jeff tenho de mudar o oleo a um corsa B 1.5 TD de 2000 com 140mil, está mesmo na altura, qual o oleo mais indicado para este carro?

Um abraço.

Desculpa a maçada mas é que demorei umas 2 semanas a ler todas as tuas respostas destas 42 paginas e ja nem me recordava de se ter falado neste motor.

Agora uma outra questao, qual o melhor oleo para uma chrysler voyager 2.5CRD de 2002?

E obrigado pela paciencia, hoje deves ter perdido um bocado de tempo a responder a tantas questoes!!

citação:Originalmente colocada por Pedro Simões

boas jeff

o que lhe parece um oleo mineral 15w40 API SF4 com as normas ACEA B3 de 98 e ACEA P4 de 2002 para o motor td5 do land rover defender falaram-me que como este carro tem o normal filtro de oleo mais um filtro centrifigo poderia fazer +- 15.000 a 20.000km sem causar problemas ao motor turbos e companhia

qual será o oleo mais aconselhado para o carro ...acho que vem com sintetico mas pensava em mudar para o mineral que referi em cima pois acho que se arranja +- a 20 E os 4 litros e como o jipe leva cerca de 8 litros poderia ficar mais economico

como uso o jipe varias vezes em todo o terreno em condições agrestes para o motor ponderava fazer intervalos de mudança de oleo de 10.000KM a 15.000

cumprimentos
Boas. A mim parece-me muito mal essa mudança, até porque esse motor vem com caracteristicas de economia de combustivel e de redução de emissões. É vivamente recomendado o uso de um 5W30. Além disso pensa em fazer intervalos de 10 a 15 mil kms nessas condições???? Com um mineral... Algo me diz que falaremos brevemente.
Bem cada um é que sabe, mas eu nunca o faria.
Um abraço.

Um abraço.

Desculpa a maçada mas é que demorei umas 2 semanas a ler todas as tuas respostas destas 42 paginas e ja nem me recordava de se ter falado neste motor.

Agora uma outra questao, qual o melhor oleo para uma chrysler voyager 2.5CRD de 2002?

E obrigado pela paciencia, hoje deves ter perdido um bocado de tempo a responder a tantas questoes!!
Boas. Quanto à voyager deve-se utilizar um bom sintectico 5W40 para até 18000 kms (Há quem aponte para os 20000 mas acho que não se deve fazer tanto).
Um abraço.

obrigado jeff

a pessoa que me falou já usa este oleo a bastante tempo anda sempre a bater no mato e diz que não tem problemas de maior ...tambem me faz um pouco de confusão mas...

então o que achas que se adapta melhor a este motor ?sintetico smi ou mineral ,marcas?como sou eu a fazer as revisões não me importo de trocar mais vezes ,não sei se um sintetico para 15.000km ou mineral para 5.000 10.000km ,

já agora tens conhecimento se há algum requesito em especial para a lubrificação deste motor parece-me que o turbo anda na casa de 1,5 bares

não tenciono por qualquer oleo mas queria encontrar uma boa solução entre perfomance e custos

cumprimentos

Caro jeff.
O que sucede se utilizarmos um Oleo 10W40 num carro com muitos Km, ele gasta oleo? E que no meu clio com mais de 200000Km, como ja referi anteriomente eu utilizo (pelo menos ate a proxima muda), um oleo 10W40, nao apresentando o carro consumos significativos de oleo, quais as vantagens na troca para um 15W40 como ja referiste em casos anteriores?

Costumo trocar sempre o filtro do oleo na muda do oleo (7500Km de intervalo) é o procedimento aconselhavel?

Ja agora os filtros de oleo sao todos iguais ou sabes se ha alguns melhores que outros? e se ha quais os melhores?

Boas Jeff,
tenho uma passat tdi(130 cv)que usa oleo long-life(intervalos de manutenção alargados),gostava de saber qual o oleo aconselhável para fazer cerca de 15000km.Existe algum inconveniente em mudar de um oleo para o outro?
Obrigado

Voltar
Superior