Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por jeff
Como já disse antes, eu não o recomendo pela falta de equilibrio de formula. Não é um oleo para todos os motores. Experimenta em alguns motores recentes com intervalos alargados e depois diz o que acontece ao oleo. Curiosamente a Peugeot não costuma utilizar o Shell...
Mas isto é a minha opinião. Se te sentes seguro quanto ao Shell usa com toda a confiança.
Um abraço.

Viva,
Não me sinto seguro coisa nenhuma, se assim fosse nem estava a perguntar, não estou a afirmar que é bom, apenas queria saber o que é mau nesse óleo ;)
Uma das Peugeot em Coimbra utiliza Shell, pelo menos em alguns dos motores sem turbo Peugeot mais antigos que temos, a Volkswagen e a Audi em Coimbra também usam Shell, o concessionário Honda de Coimbra também usava Shell há não muito tempo (agora não sei), evidentemente utilizam outros Shell sintéticos para carros modernos e manutenções alargadas.

A minha pergunta é a seguinte, para motores mais antigos sem turbo como os Peugeot 1.9D e o Clio 1.9D, com intervalos de mudança normais ou curtos (10K Kms no máximo ou 7,5K kms), esse óleo semi Shell Helix Diesel Plus 10w40 satisfaz plenamente nesses motores, ou por precaução, seria melhor mudar de marca para por ex: o BP Visco 5000?

Já agora, o que acontece a esse óleo (e ao motor) se usado em viaturas modernas com mudas mais alargadas, por ex. 15.000Km?

Abraço,
João

citação:Originalmente colocada por JCR

Como já disse antes, eu não o recomendo pela falta de equilibrio de formula. Não é um oleo para todos os motores. Experimenta em alguns motores recentes com intervalos alargados e depois diz o que acontece ao oleo. Curiosamente a Peugeot não costuma utilizar o Shell...
Mas isto é a minha opinião. Se te sentes seguro quanto ao Shell usa com toda a confiança.
Um abraço.

Viva,
Não me sinto seguro coisa nenhuma, se assim fosse nem estava a perguntar, não estou a afirmar que é bom, apenas queria saber o que é mau nesse óleo ;)
Uma das Peugeot em Coimbra utiliza Shell, pelo menos em alguns dos motores sem turbo Peugeot mais antigos que temos, a Volkswagen e a Audi em Coimbra também usam Shell, o concessionário Honda de Coimbra também usava Shell há não muito tempo (agora não sei), evidentemente utilizam outros Shell sintéticos para carros modernos e manutenções alargadas.

A minha pergunta é a seguinte, para motores mais antigos sem turbo como os Peugeot 1.9D e o Clio 1.9D, com intervalos de mudança normais ou curtos (10K Kms no máximo ou 7,5K kms), esse óleo semi Shell Helix Diesel Plus 10w40 satisfaz plenamente nesses motores, ou por precaução, seria melhor mudar de marca para por ex: o BP Visco 5000?

Já agora, o que acontece a esse óleo (e ao motor) se usado em viaturas modernas com mudas mais alargadas, por ex. 15.000Km?

Abraço,
João
O individuo que vende Shell em Coimbra é que deve andar contente. Então essa da Vag usar Shell é que é estranho...
Nesses motores satisfaz um uso normal, mas nunca com intervalos maiores que 10000 kms.
Quanto ao que acontece em intervalos mais alargados, não o vou dizer, por respeito à marca. Mas o motor tem muitas peças...;)

O individuo que vende Shell em Coimbra é que deve andar contente. Então essa da Vag usar Shell é que é estranho...

O concessionário VAG de Coimbra utiliza o Shell Ultra, mesmo nos motores TDI das novas A6, nos anteriores A4 e Passat 1.9 TDI era o que utilizavam para mudanças a cada 15.000, aparentemente, sem quaisquer problemas nos motores.

Podes confirmar o que te digo na Automaran (concessionário Vag) 239490400 ou na AUDI-Sportmaran 239490453, liga e pergunta-lhes.

citação:Originalmente colocada por JCR

O concessionário VAG de Coimbra utiliza o Shell Ultra, mesmo nos motores TDI das novas A6, nos anteriores A4 e Passat 1.9 TDI era o que utilizavam para mudanças a cada 15.000, aparentemente, sem quaisquer problemas nos motores.

Podes confirmar o que te digo na Automaran (concessionário Vag) 239490400 ou na AUDI-Sportmaran 239490453, liga e pergunta-lhes.
Exactamente por usarem esse Shell (presumo o 5W40, que se for outro já aqui não está quem falou) nos novos Tdi é que acho incrivel. Depois ainda perguntam o porquê das pessoas fugirem dos concessionarios. Esses individuos são incompetentes e arriscam a visita de uns inspectores da Vag...
Eles nos meus TDI tinham que abrir o motor e mudar as peças todas se me colocassem isso.

Boas RodCar. Com esses dados o normal é um 10W40 para intervalos de 10000kms. Mas se com esse 5W40 o consumo é de 0,3 Lts em 8000 kms, deves usar o motor pouco a altas rotações, logo podes continuar a usar esse oleo se o preço for agradavel, por uma questão de habituação.
Um abraço.

Sim, apesar de ter mais debito na bomba e o turbo a fazer 1,5 bar de pico, costumo circular a baixas rotaçoes, só de vez em quando é que limpo o escape!!(até deixo de ver o carro que vem atras!!) Ele anda com o 5W-40 pq fui eu q meti antes nao sei o que usava. Mas como referes na proxima mudança vou colocar o belo do 10W40 para ver se ele ainda faz muitos kms...

Ora bem, pelo que sei, é a própria Auto Maran (concessionária VW e Audi) que distribui os óleos da Shell na zona de Coimbra. Estou a dizer isto pois durante alguns anos eu usei Shell Ultra Diesel no meu anterior A3 TDI 90cv, sempre com mudas aos 12.000km, no máximo, e o mecânico que fazia as mudas ia comprar o óleo à AutoMaran.
E de facto nas oficinas deles eles usavam o Shell Helix Ultra em tudo o que era TDI (pelo menos nos 90cv e 110cv).

No meu caso, em cerca de 100.000km que fiz com o A3, nunca tive qualquer problema com o óleo, pelo menos que eu tivesse notado. Quando vendi o carro, com cerca de 180.000km (tinha sido comprado com 70.000km, vindo da Alemanha), recomendei à pessoa que o comprou que continuasse, mas tou a ver que errei...

citação:Originalmente colocada por LB

Ora bem, pelo que sei, é a própria Auto Maran (concessionária VW e Audi) que distribui os óleos da Shell na zona de Coimbra. Estou a dizer isto pois durante alguns anos eu usei Shell Ultra Diesel no meu anterior A3 TDI 90cv, sempre com mudas aos 12.000km, no máximo, e o mecânico que fazia as mudas ia comprar o óleo à AutoMaran.
E de facto nas oficinas deles eles usavam o Shell Helix Ultra em tudo o que era TDI (pelo menos nos 90cv e 110cv).

No meu caso, em cerca de 100.000km que fiz com o A3, nunca tive qualquer problema com o óleo, pelo menos que eu tivesse notado. Quando vendi o carro, com cerca de 180.000km (tinha sido comprado com 70.000km, vindo da Alemanha), recomendei à pessoa que o comprou que continuasse, mas tou a ver que errei...
Agora está explicado o porquê de esse concessionario usar Shell: é distribuidor dessa marca! O Ultra pode ser aplicado aos 90 e 110 Cv, para intervalos de 15000 kms (eu recomendei 12000 já por varias vezes neste topico). Agora aplicar isto no 2.0 TDI não é de acordo com o estabelecido pela VAG e perde a garantia em relação ao concessionario em caso de analise.

Como ja disse vou dar um saltinho a espanha este fim de semana se alguem kiser aproveitar posso trazer uns garrafoes mais baratos. Desde que depois venham busca-lo, claro...
Temos de ser uns para os outros

Interessados mandem pm

Jeff um dia vais ser condecorado pelo serviço publico prestado!!

Já aprendi mt com as tuas respostas todas ao longo destas 44 paginas

citação:Originalmente colocada por Flyer

bem ppl mais um motor? ;) desta x um clássico TDI 130cv.

Foi á AUDI(pois está na garantia :( ) e os rapazes enfiaram lá para dentro isto:

Titan Supersyn LL Plus SL SAE 0w-30
Òleo 100% sintético de elevadas performances e economia de combústivel para alargados intervalos de mudança.
ACEA A1/A5/B1/B5, VW 503 00/ 506 00/ 506 01

è bom ou nem p isso?

E já agora, qdo a carripana sair da garantia q bom óleo para estes motores anda por aí??

Thankx

Para além desta gostava de saber q loja é essa SC...é em Lx?

e eu e eu?! :D:D[:X]

já em desesperoooooooooooooooooooo!!!!! :D

??

citação:Originalmente colocada por Rodcar
Shell Helix plus Este não o recomendo.
15W40
Cepsa tdi-gti
Castrol protection

Ja agora sabes quais vou encontrar em espanha no feuvert?
Deves encontrar quase todos. Boa viagem e depois coloca aqui os preços do que compraste.
Um abraço.

Shell Helix Ultra X (506.01)

Também não é grande coisa na gama de óleos 0w-30?

citação:Originalmente colocada por Vehicle

citação:Originalmente colocada por Rodcar
Shell Helix plus Este não o recomendo.
15W40
Cepsa tdi-gti
Castrol protection

Ja agora sabes quais vou encontrar em espanha no feuvert?
Deves encontrar quase todos. Boa viagem e depois coloca aqui os preços do que compraste.
Um abraço.

Shell Helix Ultra X (506.01)

Também não é grande coisa na gama de óleos 0w-30?
Não tenho aqui dados. Amanha vejo isso.

Quanto ao GTX Magnatec nunca o usaria!

Jeff, obrigado pela opinião. Mas pergunto-lhe: sendo o GTX Magnatec um 10W40 de marca cenceituada (Castrol), semi-sintético, respeitando grande parte das mais exigentes especificações (API SL, etc.), porque não o recomenda? Relembro que a intenção é fazer não mais de 10.000 km com ele num motor atmosférico 1.2 16V de um utilitário (Clio).

Peço desde já desculpa se a resposta a isto se pode concluir de algum seu outro post, pois confesso ainda não ter tido tempo de ler todas as quarenta e tal páginas de posts deste excelente tópico.

Obrigado.

O magnatec é óleo de baixa qualidade da Castrol, apenas vendido em grandes superficies. A marca boa da Castrol é o TXT. Mesmo em grandes superficies, encontra o visco 3000 que sempre é melhor qualquer coisita.

Já agora, eu tb so cheguei a este topico agora !

Para o sistema VW Longlife os unicos oleos q cumprem as especificações VW são so o BP Visco Longlife II 0W-30 e o Cepsa Star Eco 0w-30, ou há mais algum ?!

citação:Originalmente colocada por hpventura

Já agora, eu tb so cheguei a este topico agora !

Para o sistema VW Longlife os unicos oleos q cumprem as especificações VW são so o BP Visco Longlife II 0W-30 e o Cepsa Star Eco 0w-30, ou há mais algum ?!
Castrol LongLife II

Porra tive na bomba da BP do Aeroporto há pouco e não tinham Longlife II, apenas Longlife I
E havia lá um Castrol STX Longtec acho eu, era 0W30 mas não fazia referencia à especificação VW.

É q o meu 2.0 TDI embora ainda não tenha pedido óleo já está meio na vareta e queria colocar-lhe um pouco. Embora sabendo (pq me disseram) q até à 1ª revisão me oferecem os reatestos, da-me mais jeito ser eu a pôr pois perco menos tempo.

citação:Originalmente colocada por Horaciano

Quanto ao GTX Magnatec nunca o usaria!

Jeff, obrigado pela opinião. Mas pergunto-lhe: sendo o GTX Magnatec um 10W40 de marca cenceituada (Castrol), semi-sintético, respeitando grande parte das mais exigentes especificações (API SL, etc.), porque não o recomenda? Relembro que a intenção é fazer não mais de 10.000 km com ele num motor atmosférico 1.2 16V de um utilitário (Clio).

Peço desde já desculpa se a resposta a isto se pode concluir de algum seu outro post, pois confesso ainda não ter tido tempo de ler todas as quarenta e tal páginas de posts deste excelente tópico.

Obrigado.
Já foi discutido aqui no topico se não me engano. Ele fazer os 10000 kms até é capaz de fazer mas sem segurança para alguns componentes até porque é uma formula completamente ultrapassada desenhada apenas para atingir os requisitos minimos (Aprovações que qualquer oleo tem). Mas já por vezes o disse: cada um deve usar o oleo que lhe dê segurança e fiabilidade, por isso nunca entro em "guerra" aberta com nenhuma marca, apenas dou a minha opinião.
Um abraço.

Voltar
Superior