Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Desculpem se esta dúvida já foi colocada por alguém.

Cá em casa temos um Clio 1.5 dci de 2002. Tive a ver no livro de manutenção e diz lá para utilizar um óleo 10W-40 em revisões de 30000 km. Que marca me recomendam? Eff/Total?? :confused:

Se alguém me puder ajudar agradeço.

Cumprimentos

atenção que o 10W40 tem de ser sintético; se for semi sintetico já não aconselho andar tt
no manual vem lá a dizer quais as especificações a considerar;

Viva ibizasport.

No manual diz assim: Óleo 10W40 ou 10W50 da Norma ACEA B3/B4 :confused:

Estas Normas são de óleos sintécticos??
Qual recomendaria para revisões de 20000 km??

Cumprimentos

Por exemplo o Mobil Super S é um óleo semi-sintectico mas é 10W40
não recomendo usar deste mais de 15000km.
Assim de repente não estou a ver mais nenhum óleo mas existem vários 10w40 q são 100% sintecticos; nada como dar uma vista de olhos num supermercado

EDIT: consegui apurar o seguinte; se for óleo MOBIL são recomendados os seguintes
Mobil 1 Turbo Diesel 0W-40
Mobil 1 5W-40

Última edição:
Obrigado pela resposta.
Vou procurar então um óleo 10W40 100% sintéctico e fazer revisões de 20000 km. Penso que assim andarei descansado e com o motor bem protegido. Obrigado.

Cumprimentos

Encontrei num site PT de revendedor Castrol um oleo que ainda não tinha visto.

Castrol EDGE Sport 5w40, não é o turbo diesel que jáse vendia e mesmo outro

Se calhar este sim é o substituto do TXT Softec 5w40!

oleo para vw polo

oleo para vw polo

boas!!

gostava k me pudessem ajudar tenho um vw polo 1.4 gasolina de 2003.. comprei com 70 000kms e passados 5 000kms acendeu-m a luz do oleo... é normal?? o carro foi fazer a revisao tudo..comprei num stand e ainda tem a garantia...

Encontrei num site PT de revendedor Castrol um oleo que ainda não tinha visto.

Castrol EDGE Sport 5w40, não é o turbo diesel que jáse vendia e mesmo outro

Se calhar este sim é o substituto do TXT Softec 5w40!

EDGE Sport 5W-40

________________________________________________________________________________

Aplicações

O Castrol EDGE Sport 5W-40 foi especialmente desenvolvido para automóveis de origem Japonesa e automóveis com motores de elevadas performances.

Mantém a máxima potência durante 45% mais tempo do que outros lubrificantes concorrentes de topo.

O lubrificante da Castrol com a melhor performance desportiva.

Totamente sintético com intensificador de di-ester.

Adequado à utilização em motores Diesel e a gasolina em que os construtores preconizem as especificações API SM/CF, ACEA A3/B3 ou A3/B4 ou anteriores.

ya plas specs e propaganda da marca... é "mt" igual..... n garante é que ele tenha os aditivos "softec" ("Reduz a vibração do motor"), daí que seja na realidade diferente.

Hj vi q o meu Hyundai Accent 1.3 com 228k km tinha o óleo no mínimo na vareta. Fui comprar BP Visco 2000 15W40. Acham q é bom para este carro? Já agora disseram-me q deviam mudar de 5 em 5k km. O óleo é mineral.

Comprei por 11,79 um garrafão de 4 litros. Na norauto estava a 25€

Oleos Shell são bons ou ñ?

Oleos Shell são bons ou ñ?

Boas.
Estive a ver o site da Shell http://www.shell.com/home/content/e...ue/lubricantes/motordevehiculos_09261652.html e descobri q eles tem oleos q julgo serem de grande qualidade.

Qual a Vossa opniao? Eles já tem oleos para a nova geraçao de motores com FAP-tal como o Helix Ultra Extra 0W30, ACEA C3- embora eu ñ saiba onde os ir comprar, pois nos Supermercados o melhor q se encontra é o Helix Ultra 5W40.
É q acho q eles tem bons preços como por ex. o 5W40 Helix Ultra encontra-se no Station Marche por cerca de 33 € ou no Continente por 39.9 €, os 4 litros.
Cumptos

Na minha ultima muda de oleo coloquei Shell Helix 5w40 (gasolina) e até agora está à maneira já com 500km depois da muda, sinto o carro menos preso, antes utilizava o 10w40.

Por mim recomendo..agora comprei-o foi mais caro..... na norauto... 43€...:confused:

Boas.
Eu fiz esta pergunta, porque normalmente só ouço falar (bem) dos oleos BP, Cepsa, Elf e mais um ou dois q ñ me lembro mas n vejo ninguem elogiar os da Shell...
Eu tambem em tempos usei num 1.9 dci Renault o 5W40 e pareceu-me q fiquei com um consumo melhor porque sentia o motor mais solto.

Agora tenho um Laguna 2.0 dci e estou a pensar q oleo meter sem gastar muito, visto q o motor leva 6.7 litros de oleo.
Como o Elf é mais caro e tenho visto oleos c a caracteristica (Acea B/4 5W40) q a marca recomenda, estou a fazer uma pesquisa p me decidir q marca de oleo usar sem deixar o motor desprotegido.
O BP Visco 7000 tabem dizem q é bom mas parece-me identico ao Shell e custa bastante mais.
Cumptos

Boas.
Eu fiz esta pergunta, porque normalmente só ouço falar (bem) dos oleos BP, Cepsa, Elf e mais um ou dois q ñ me lembro mas n vejo ninguem elogiar os da Shell...
Eu tambem em tempos usei num 1.9 dci Renault o 5W40 e pareceu-me q fiquei com um consumo melhor porque sentia o motor mais solto.

Agora tenho um Laguna 2.0 dci e estou a pensar q oleo meter sem gastar muito, visto q o motor leva 6.7 litros de oleo.
Como o Elf é mais caro e tenho visto oleos c a caracteristica (Acea B/4 5W40) q a marca recomenda, estou a fazer uma pesquisa p me decidir q marca de oleo usar sem deixar o motor desprotegido.
O BP Visco 7000 tabem dizem q é bom mas parece-me identico ao Shell e custa bastante mais.
Cumptos

Pra uma extra protecção existe um "aditivo" que muitos mecanicos recomendam... agora isso fica na volta por mais uns €30, para mudares em cada muda de oleo.. mas garantem um valor muito mais alto de protecção do que estares a usar somente oleo... agora não me lembro o nome mas sei que é um frasco cor de rosa com 500ml ou 250ml não me recordo agora também.... mas se os dinheiro esticasse bem que o colocava[;)]
é aconcelhavel para todos os tipos de motores.
Nota: o da Mobil também é muito utilizado.

Abraço

Última edição:
boas!!

gostava k me pudessem ajudar tenho um vw polo 1.4 gasolina de 2003.. comprei com 70 000kms e passados 5 000kms acendeu-m a luz do oleo... é normal?? o carro foi fazer a revisao tudo..comprei num stand e ainda tem a garantia...

Eu já ouvi dizer que o Ibiza 1.4 bebe óleo. Aliás, até criei um tópico para apurar algumas informações acerca do modelo. O motor deve ser o mesmo por isso talvez seja normal.

O Shell Helix Ultra 5w40 diesel (4L) comprei-o a 29,99 EUROS no Jumbo da Maia em Agosto, no entanto agora já lá está a 59,99 EUros. Na mesma altura o Helix 10w40 diesel (4L) estava a 34 EUROS. uma verdadeira estupidez.

Antes deste meti-a o Mobil 1 0W40 por 34,00 Euros mas em 6 meses subiu para 54 Euros.

Não percebo como se pode subir (ou descer) tanto o preço dos óleos.

Pessoalmente, desde que o óleo cumpra as especificações do carro, compro sempre do mais barato (desde que seja óleo de marca, BP, SHELL, CASTROL, ELF,CEPSA ou MOBIL)
Cumps

Voltar
Superior