Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Entre os 5w40 a diferença é nas especifações. O TDI syn respeita a norma 505.01.

entre 5w30 e 0w30... já são óleos diferentes. O 0w30 é mais fluido...

Se as respostas não chegarem... então tem que ser com o chefe de serviço :D!

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

São os preços normais de hipermercado. O BP5000 só em estações de serviço, concessionários... ou no station marche. O 5000 é dos melhores 10w40, o 3000 anda no meio...

Já ouvi falar muito da station marche aqui no tópico, mas existe em Lisboa? E já agora onde?
Obrigado

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Entre os 5w40 a diferença é nas especifações. O TDI syn respeita a norma 505.01.

entre 5w30 e 0w30... já são óleos diferentes. O 0w30 é mais fluido...

Se as respostas não chegarem... então tem que ser com o chefe de serviço :D!

O que me referia é que existe 2 5W30, um eco e outro mega, assim como no 0W30.

Ja sei que a especificaçao é diferente, mas qual a diferença entre os 2 oleos 5W-40 para alem da especificaçao?

Jeff, Visco 7000TD para um TDi de 90cv com 190000kms. É adequado? Tem um consumo de óleo baixo, e é o que lá estava quando o comprei. Mudei e pus igual. Quantos kms para este óleo?

Boas Jeff.

O BP Visco 7000 Sport ou o Cepsa Mega Synth 5w40, são aplicáveis num Alfa 147 JTD?

Abraços e obrigado pelo serviço que nos dás a todos nós, haja paciência para nos aturar...

citação:Originalmente colocada por Martelada

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por Martelada

Olá Jeff, sou um pouco novo aqui no fórum, mas reparei que este tópico além de bastante concorrido (45 páginas!!!) é bastante interessante... tenho lido algumas páginas, mas ainda não li todas e como não tenho tidomuito tempo, vou-lhe colocar apenas uma pergunta rápida:
Tenho que fazer a revisão do meu carro em breve na qual vai ser mudado o óleo,obviamente. A questão que coloco é qual será o óleo mais indicado para o Peugeot 307 1.6 16V, uma vez que não é um motor muito popular e que até já foi descontinuado pela Peugeot em Portugal? Tenho feito as mudanças como preconizado pela marca (15000 Kms), mas já li áqui nos posts que se deve fazer por menos Kms... No meu caso também deve ser encurtado o intervalo de mudanças do óleo? Acho que da última vez colocaram Mobil 1 10W 40...
Muito obrigado antecipadamente pela ajuda.
Boas. Esse oleo faz nesse motor os 15000 kms à justa, não deve alargar muito a mudança. A indicação que tenho é que esse motor traz um 5W40 de fabrica. Estranho o porque da mudança para um 10W40. Ao usar um 5W40 de qualidade poderia chegar aos 28000 kms sem problemas.
Mas se calhar a marca não ganhava tanto...:D
No caso de usar um 10W40, eu mudava para o Bp visco 5000 ou para o Cepsa ou para o Td da Elf que aguentam melhor os 15000 kms, embora o Mobil não comprometa... é um pouco desiquilibrado e depois dos 11000 deve estar a perder muita qualidade.
Um abraço.

Agradeço, mais uma vez, a disponibilidade na resposta.
Como anteriormente referi, vou fazer a revisão do meu carro e afinal agora parece que têm lá o óleo da Galp 10W40. Parece que é o premium... Espero que me possa esclarecer se é ou não um bom óleo, ou devo mudar para outro?
Mais ainda: Esta sexta estive no Feira Nova e vi estes óleos aos seguintes preços:
Bp Visco 3000 10W40 4 Lts: 34.9€; 1 Lt:12.09€;
Bp Visco 7000 Sport 5W40 4 Lts: 54.99€; 1Lt: 18.49€;
Galp Performa 10W40 5Lts: 29.99;
Galp Performa 5W40 5 Lts: 42.99
Não havia à venda o Bp Visco 5000...
Isto é caro ou barato?
Seria mais vantajoso mudar para 5W40 da Galp ou manter um 10W40 da Bp? Isto tendo em conta que o preço é muito equivalente...
E já agora, qual é a diferença entre o Bp Visco 3000 e o Bp Visco 5000?
Obrigado, mais uma vez...
Mantem o 10W40. Agora quanto a preços é como o Pcustodio disse: são preços normais de hiper. Quanto ao Galp Performa esquece no que me diz respeito, não uses o 5W40. As diferenças são muitas... Já expliquei algumas aqui. Se não encontrares o 5000, procura outro ou usa o 3000, que é aceitavel...
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Rodcar

Jeff, novas duvidas!!

Qual a diferença entre o cepsa star mega synth 5W-40 e o cepsa star tdi synth 5W-40?

E com a graduaçao 5W-30 e 0W-30 o cepsa star eco e mega?
Cada um tem o seu fim e marca de motores como aplicação. Como já disse nos dias de hoje são os construtores de automoveis que exigem os lubrificantes dai essas diferenças ao nivel dos aditivos conforme o pretendido.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Philippe Starck

Jeff, Visco 7000TD para um TDi de 90cv com 190000kms. É adequado? Tem um consumo de óleo baixo, e é o que lá estava quando o comprei. Mudei e pus igual. Quantos kms para este óleo?
No maximo 15000 kms, se o motor não se queixa deixa rolar, mas não é o mais indicado.

citação:Originalmente colocada por nto

Boas Jeff.

O BP Visco 7000 Sport ou o Cepsa Mega Synth 5w40, são aplicáveis num Alfa 147 JTD?

Abraços e obrigado pelo serviço que nos dás a todos nós, haja paciência para nos aturar...
São, embora a Selenia tenha produtos especificos para esses motores com bastante qualidade.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Philippe Starck

No maximo 15000 kms, se o motor não se queixa deixa rolar, mas não é o mais indicado.

Então qual a melhor opção para este motor?

Aproveito também para pedir a opinião dos experts nesta matéria sobre qual será o óleo recomendado para um Renault Mégane Fase 2 1.4 16v 95cv. O carro está de momento com 80.000kms e acho que o ultimo óleo que ele levou foi o 10w40 (não fui eu que o meti nem paguei).
Desde já obg. :D

citação:Originalmente colocada por jbranco

JBranco, isso já foi aqui discutido. Não me lembro em que pagina.
Não sabia. Vai ser duro procurar nas 45 páginas mas, à falta de melhor solução, vou-me dedicar a isso... :)
O PCustodio usa o Google. Talvez ele possa ajudar.

Podes fazer outra coisa: cada tópico tem uma opção "Imprimir" escolhe essa opção (e cancela a janela de impressão, se surgir), que este tópico te aparece numa única (e gigantesca página), onde podes procurar por palavras usando a pesquisa do browser. Leva algum tempo a carregar, mas serve para o efeito.

Boas Jeff, antes de mais os meus parabéns pelas magnificas explicações e ajudas a todos.
Agora depois da graxa, aqui vai o meu pedido de esclarecimento e ajuda;

Tenho uma SpaceStar de 2001 motor 1.3 16V (1299 cm3). Ora bem desde os 30.000 km que começaram a meter óleo Galp Formula TD505 5W-40 API CF/SJ e tudo bem, antes era outro (galp system TB 205). Na última muda, mais ou menos a 5.000km (sempre na marca), meteram o mesmo óleo (a julgar pela factura e etiqueta), mas notei que o carro começou a fazer um barulho de bater válvulas de manhã que acaba de passar. Sei que este barulho é das touches das válvulas, mas como era só de manhã, embora tivesse preocupado, não liguei os alertas. Acontece que a utilização que dou é 90% em cidade, fiz 30 km em AE a velocidades acima das permitidas e começou a tal barulho de válvulas. Claro que reduzi para os 100 km e o barulho passou, esta situação aconteceu por 2 vezes nesses 30 Km. Mudo o óleo por opção com intervalos de 12500. Leva neste momento pouco mais que 80.000 km. Ora bem tanto blá blá para dizer que não é de agora que não gosto muito dos óleos galp, mas a garantia a isso obrigava.
Provavelmente não me safo de uma despesa com as touches, mas antes queria tentar mudando de óleo e ver no que dá. Opções;

- Cepsa Star synthetic 10W-40
- Cepsa Platinum Sintético 10W-40

Ou será melhor um outro da mesma marca 15W-40, ou outra marca?

Tenho perto de casa estações de serviço da Cepsa.

No manual e para as nossas temperaturas diz que posso usar 10W-40 ou 15W40 sempre API “for service” SG ou superior. 5W-40 só para temperaturas muito baixas (abaixo dos -15º).

Se puderes dar uma opinião, agradeço desde já.

Um abraço

citação:Originalmente colocada por joguinhas

Boas Jeff, antes de mais os meus parabéns pelas magnificas explicações e ajudas a todos.
Agora depois da graxa, aqui vai o meu pedido de esclarecimento e ajuda;

Tenho uma SpaceStar de 2001 motor 1.3 16V (1299 cm3). Ora bem desde os 30.000 km que começaram a meter óleo Galp Formula TD505 5W-40 API CF/SJ e tudo bem, antes era outro (galp system TB 205). Na última muda, mais ou menos a 5.000km (sempre na marca), meteram o mesmo óleo (a julgar pela factura e etiqueta), mas notei que o carro começou a fazer um barulho de bater válvulas de manhã que acaba de passar. Sei que este barulho é das touches das válvulas, mas como era só de manhã, embora tivesse preocupado, não liguei os alertas. Acontece que a utilização que dou é 90% em cidade, fiz 30 km em AE a velocidades acima das permitidas e começou a tal barulho de válvulas. Claro que reduzi para os 100 km e o barulho passou, esta situação aconteceu por 2 vezes nesses 30 Km. Mudo o óleo por opção com intervalos de 12500. Leva neste momento pouco mais que 80.000 km. Ora bem tanto blá blá para dizer que não é de agora que não gosto muito dos óleos galp, mas a garantia a isso obrigava.
Provavelmente não me safo de uma despesa com as touches, mas antes queria tentar mudando de óleo e ver no que dá. Opções;

- Cepsa Star synthetic 10W-40
- Cepsa Platinum Sintético 10W-40

Ou será melhor um outro da mesma marca 15W-40, ou outra marca?

Tenho perto de casa estações de serviço da Cepsa.

No manual e para as nossas temperaturas diz que posso usar 10W-40 ou 15W40 sempre API “for service” SG ou superior. 5W-40 só para temperaturas muito baixas (abaixo dos -15º).

Se puderes dar uma opinião, agradeço desde já.

Um abraço
Boas. Lindo exemplo de um lubrificante Galp...
Como já por vezes disse a graduação não chega, interessa é o equilibrio da formula e os aditivos. Nesse caso o aditivo de extrema pressão que esse oleo deveria ter deixou de existir e quando em esforço perde a força de dispersão e não lubrifica todos os componentes.
Para manteres um 5W40, experimenta um destes:

Castrol Txt Softec 5W40
Cepsa Mega Synthetic 5W40
Mobil 1 5W50 (nunca o 5W40!)
Bp Visco 7000 Sport 5W40.

O uso recomendado nesse motor é um 10W40, principalmente no que toca à lubrificação das valvulas (é um motor um pouco chato quanto ao lubrificante). Procura um dos 10W40 que eu recomendo para 14000 kms que não perdes em nada para os sintecticos e ainda ficas com uns euros na carteira. O 15W40 para já esquece.
Um abraço.

Voltar
Superior