Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por omar

Boa tarde Jeff.

Na Ford disseram-me que o óleo Ford XR+ 10w40 era mineral. Confirmas esta informação? É que na embalagem não faz referência a esse facto.
Mais disseram que o óleo Ford 5w30 era semi-sintético (contrariamente a outros óleos 5w30).

Já agora, para Ford Focus 1.8 TDDI, que óleo aconselhas?

Obrigado.
Boas. Isso já cá andou noutro topico e vi algumas certezas duvidosas.:D
Eu conheço esse produto muito bem. Esse 10W40 é realmente de base mineral com bastante aditivação que muitos dizem ser semi-sintectico, eu chamo-lhe mineral. O 5W30 é um sintectico (mas não a 100%, ainda tem aditivos minerais em proporção relevante, logo pode-se dizer que é um semi-sintectico).
O recomendado é mesmo o 5W30 como o Ford, mas encontras o 5W30 da Cepsa que é melhor mas deve ser mais caro.
Um abraço.

Obrigado pela resposta.
Qual o inconveniente de passar a usar o 5w30 quando anteriomente foi sempre usado o 10w40?
Já agora, onde se arranja (a bom preço) e quanto custará o 5w30 da Cepsa?
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

Qual o mal se for um bom 10w40? ou o bem...
O mal pode ser um consumo de oleo mais alto, mas nesse caso não tens nenhuma vantagem: gastas mais oleo, mais €€€€ e só podes fazer o mesmo numero de kms que no 15W40. Não ganhas nada...
Mas tu é que sabes.
Um abraço.

Eu não sei, por isso tou a perguntar.

Eu tinha estas ideias previamente concebidas:

1. É preciso ter em conta a espessura do óleo e isso via-se por ser mineral, de base sintética ou 100% Sintético

2. Oleo dentro da mesma espessura, quanto maior a amplitude da graduação, melhor

3. O valor de 10W face ao 15W iria melhorar o trabalhar a frio

4. Eu vi oleos 10W40 ao mesmo preço de 15W40, ambos semi-sintéticos. Se neste caso não é para se ter em conta a marca do oleo em si, basta que seja um oleo não de supermercado, a minha dedução lógica seria precisamente que mais valia comprar o 10w40.

E outra coisinha. Já li muita coisa sobre os Óleos da Norauto mais ainda nada que comprove por A + B que são bons ou maus.

Ainda antes de andar neste forum e de perceber ainda menos de carros, fiz uma revisão na norauto no meu pug e coloquei o óleo sintético deles.

Tendo em conta que mantive sempre o mesmo percurso todos os dias, o que notei foi uma redução no consumo e um alargamento do número de kms feito no CB do carro para mais 5000kms.

O oleo antes posto na peugeot e depois também dessa revisão foi sempre um 15w40 que nunca fez mais de 15k até o CB mandar à revisão, tendo feito 20k com o semi-sintético da norauto.

Agora... também não ponho em causa que o óleo seja mau, mas o da peugeot ainda seja menos adequado.
Boas.
1-Espessura???? Não deveria ser viscosidade?Não se mede por ser mineral, sintectico ou 100% sintectico. Existem 10W40 minerais e 5W40 sintectico (não 100% sintecticos), por exemplo.
2- Nem sempre é assim, pois os oleos estão ligados entre a viscosidade e temperaturas, embora um 5W30 possa ser mais competente num certo motor que um 5W50, depende da função pretendida e da concepção do motor.
3- Correcto, a frio nas temperaturas gelidas um 10W é melhor que um 15W. 80% do desgaste do motor é feito no arranque a frio. Mas atenção que a pelicula de protecção tambem tem em conta o tempo de ciclo e fluidez.
4- Já à muito tempo que não vejo um 15W40 sintectico... É normal que seja bastante caro, pois a produção desse produto é diminuta. Um bom 10W40 não custa o mesmo que um 15W40.

A Norauto não produz oleo, mandam embalar para eles. Como já varias vezes disse, cada um gasta o que quer e até podem por 20W50 num TDI dos novos, agora cada um toma a opção que quer. Só por curiosidade nunca vi nenhuma marca a usar oleo Norauto, porque será? Não há provas disponiveis ao publico da qualidade dos lubrificantes, mas acredita que existem muitas analises a oleo de pessoas que se queixam de avarias e que as marcas assumem, mas abafam sempre o caso. Já vi muitos casos desses.

Quanto à revisão e da troca do 15W40 da Pug por um 5W40 é normal sentires diferença, até porque o 15W40 não devia ser o correcto. Espera ai, qual é o Pug em questão com CB? 15000 kms na Peugeot com um 15W40? Alguma coisa de errado anda por ai...

Boa tarde Jeff.

Na Ford disseram-me que o óleo Ford XR+ 10w40 era mineral. Confirmas esta informação? É que na embalagem não faz referência a esse facto.
Mais disseram que o óleo Ford 5w30 era semi-sintético (contrariamente a outros óleos 5w30).

Já agora, para Ford Focus 1.8 TDDI, que óleo aconselhas?

Obrigado.
Boas. Isso já cá andou noutro topico e vi algumas certezas duvidosas.:D
Eu conheço esse produto muito bem. Esse 10W40 é realmente de base mineral com bastante aditivação que muitos dizem ser semi-sintectico, eu chamo-lhe mineral. O 5W30 é um sintectico (mas não a 100%, ainda tem aditivos minerais em proporção relevante, logo pode-se dizer que é um semi-sintectico).
O recomendado é mesmo o 5W30 como o Ford, mas encontras o 5W30 da Cepsa que é melhor mas deve ser mais caro.
Um abraço.

Obrigado pela resposta.
Qual o inconveniente de passar a usar o 5w30 quando anteriomente foi sempre usado o 10w40?
Já agora, onde se arranja (a bom preço) e quanto custará o 5w30 da Cepsa?
Um abraço.
Boas. Se já tiver mais de 80000 kms é melhor usar um 10W40 e esquecer o 5W30, pois este já é demasiado "fino" para mudar, mas pode-se sempre tentar. A vantagem do 5W30 é que protege o motor melhor e permite uma economia de combustivel.
A bom preço acho que em Espanha agora por cá não vejo muito barato, mas deve rondar 4 Lt por 60€, digo eu... Nos postos esquece...
Um abraço.

Quanto à revisão e da troca do 15W40 da Pug por um 5W40 é normal sentires diferença, até porque o 15W40 não devia ser o correcto. Espera ai, qual é o Pug em questão com CB? 15000 kms na Peugeot com um 15W40? Alguma coisa de errado anda por ai...

É um 307 1.4 75Cv a zagolina e é o oleo que vem facturado nas facturas... Agora na revisão dos 80 mil não sei o que hei-de por.

Então relativalmente ao Uno, vou manter a especificação 15W40 e como ela n vai ter paciência para andar sempre a mudar o oleo, vou escolher um que dê para os 7500kms que me disseste.

Aconselhas algum óleo em especial? Marca? para estes dois carros? De preferência que se venda num hiper, pois não sei onde mais ir comprar

É um 307 1.4 75Cv a zagolina e é o oleo que vem facturado nas facturas... Agora na revisão dos 80 mil não sei o que hei-de por. Que tal um BP Visco 7000? Acho que é esse que usam na oficina em que estou a pensar colocar o carro a reparar.

Então relativalmente ao Uno, vou manter a especificação 15W40 e como ela n vai ter paciência para andar sempre a mudar o oleo, vou escolher um que dê para os 7500kms que me disseste.

Aconselhas algum óleo em especial? Marca? para estes dois carros? De preferência que se venda num hiper, pois não sei onde mais ir comprar

É um 307 1.4 75Cv a zagolina e é o oleo que vem facturado nas facturas... Agora na revisão dos 80 mil não sei o que hei-de por.

No 307 1.4 75 Cv usa um bom 5W40 para 25000 kms, mas não sei qual o estrago já feito por 80000 kms com um 15W40 para 15000 kms nesse motor. Se o consumo de oleo for alto, passa para um 10W40 que deve funcionar relativamente bem.

No Uno, usa um bom 15W40 para 7500 kms.

Marcas não falo para não me acusarem de nada.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Prelude

Aproveito para peguntar ao Jeff qual a sua opinião acerca do oleo Delphi Prestige Plus 5W-40 Sintetico.

Sera uma boa opção para um Honda 2.2 VTi ?

Cumprimentos
Na minha opinião não. Até nem é recomendado essa graduação de oleo devido as valvulas, mas sim um 10W40. Quanto à marca não a recomendo.
Um abraço.

Boas Jcr. Então esse concessionario é muito bom [8], pois o indicado é mesmo o 5W30. Para que compreenda o 5W30 não está assim tão diferente de um 5W40 ao nivel da temperatura. Mais: a viscosidade e resistencia à temperatura é dada pelo 5W e não pelo 30 pois este 30 é uma unidade de medida de espessura de oleo existente entre o cilindro e a camisa onde este corre. O oleo precisa de criar essa pelicula protectora entre as partes metalicas com determinada espessura para proteger. Ora ao usar um 5W40, este vai criar uma pelicula protectora de 40 microns, que não estraga mas cria resistencia ao movimento do cilindro pois é mais grossa, aumentando o consumo de combustivel e desgastando um pouco mais depressa os componentes internos.

Pode utilizar o 5W40 mas não é o mais indicado. O 10W40 é uma opção um pouco desajustada embora tambem não comprometa.
Há concessionarios que não sabem do que falam...
Vou por isto no topico pois nunca falei disto, acho eu .:D
Um abraço.

P.S.: Não concordo muito com a colocação disto no geral. Assim vai ser dificil trocar ideias.

Caro Jeff,

No próprio manual do Mazda 3 referere que nos motores diesel deve-se usar óleo 5w-40 (ou 10w-40) se o carro trabalhar em países que tenham temperaturas superiores a 30ºC, avisam bem para se utilizar maior viscosidade nestes climas, caso contrário alertam para possíveis danos no motor diesel. No nosso caso, em Portugal temos uma série de meses por ano com temperaturas superiores a esse valor de 30ºC, talvez por isso a Peugeot nos mesmos motores diesel nem recomende o 5w-30 para Portugal, na Peugeot só usam o 5w-40 e o motor foi desenvolvido por eles;).
O que não vem mencionado no manual é ao passar para um óleo de viscosidade diferente qual a kilometragem que o óleo aguenta, diz que o 5w-30 A1/B1 aguenta os 20.000KM, será que usando Castrol Softec 5w-40 terei que fazer as mudas antecipadamente?
Se sim, qual a kilometragem que esse óleo aguentaria neste tipo de motores?

Abraço,
JCR

PS: a parte a bold é que me preocupa, diz-me lá o que farias no meu lugar

Agradeçco a ajuda mas julgo que esses oleos nao são sintecticos. Disseram-me para colocar Pennzoil Platinum Full Synthetic Motor Oil 10W-30 .

Qual a vossa opinião?

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por JCR

Boas Jcr. Então esse concessionario é muito bom [8], pois o indicado é mesmo o 5W30. Para que compreenda o 5W30 não está assim tão diferente de um 5W40 ao nivel da temperatura. Mais: a viscosidade e resistencia à temperatura é dada pelo 5W e não pelo 30 pois este 30 é uma unidade de medida de espessura de oleo existente entre o cilindro e a camisa onde este corre. O oleo precisa de criar essa pelicula protectora entre as partes metalicas com determinada espessura para proteger. Ora ao usar um 5W40, este vai criar uma pelicula protectora de 40 microns, que não estraga mas cria resistencia ao movimento do cilindro pois é mais grossa, aumentando o consumo de combustivel e desgastando um pouco mais depressa os componentes internos.

Pode utilizar o 5W40 mas não é o mais indicado. O 10W40 é uma opção um pouco desajustada embora tambem não comprometa.
Há concessionarios que não sabem do que falam...
Vou por isto no topico pois nunca falei disto, acho eu .:D
Um abraço.

P.S.: Não concordo muito com a colocação disto no geral. Assim vai ser dificil trocar ideias.

Caro Jeff,

No próprio manual do Mazda 3 referere que nos motores diesel deve-se usar óleo 5w-40 (ou 10w-40) se o carro trabalhar em países que tenham temperaturas superiores a 30ºC, avisam bem para se utilizar maior viscosidade nestes climas, caso contrário alertam para possíveis danos no motor diesel. No nosso caso, em Portugal temos uma série de meses por ano com temperaturas superiores a esse valor de 30ºC, talvez por isso a Peugeot nos mesmos motores diesel nem recomende o 5w-30 para Portugal, na Peugeot só usam o 5w-40 e o motor foi desenvolvido por eles;).
O que não vem mencionado no manual é ao passar para um óleo de viscosidade diferente qual a kilometragem que o óleo aguenta, diz que o 5w-30 A1/B1 aguenta os 20.000KM, será que usando Castrol Softec 5w-40 terei que fazer as mudas antecipadamente?
Se sim, qual a kilometragem que esse óleo aguentaria neste tipo de motores?

Abraço,
JCR

PS: a parte a bold é que me preocupa, diz-me lá o que farias no meu lugar
Caro JCR, sei que o manual é a tua biblia neste momento (mas a temperatura de 30º não é correcta) e se queres usar o 5W40 podes fazer 15000 kms desde que seja com esse Softec. Agora o consumo de combustivel vai aumentar em media 5%. Agora os concessionarios nem sempre colocam aquilo que dizem;).
Na parte a Bold quero fazer um comentario, pois entre um 5W30 e um 5W40 a diferença de viscosidade está na espessura da pelicula protectora criada. Mais em Portugal e paises do Sul da Europa a tendencia actual é uniformizarem o uso do 5W30 caso da BMW, VAG, Ford, Opel e outras.
Eu usaria um 5W30 mas o 5W40 é a alternativa.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Prelude

Pois tanben tenho a impressão disso, dai a questao do Pennzoil Platinum Full Synthetic Motor Oil 10W-30, que e sintetico.

Cumprimentos
Boas. Existir existem, mas não são produzidos em grande escala pois não fazem sentido pois o custo de produção é extremamente alto e o sintectico(vulgo semi-sintectico) apesar de ter componentes minerais é bastante mais barato de produzir com bastante qualidade. Existem 10W40 melhores que outros e posso dizer que é nesta graduação que se vê mais disparidade entre um bom e mau oleo.
Agora não uses um 10W30, mesmo que 100% sintectico nesse motor, vai estragar mesmo!
Um abraço.

Voltar
Superior