Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Desde quando ???

Se isso fosse verdade, todos os fabricantes aconselhavam óleos 0w30 ou semelhantes e não é isso que acontece.

Desde quando? Desde sempre! Porque é que achas que os fabricantes recomendam cuidado até o "motor" aquecer?! Se calhar é porque o óleo ainda não está à temperatura normal de funcionamento e não consegue lubrificar o motor nas condições ideais, não?

Num mundo ideal, quando desses à chave o óleo já estaria à sua temperatura normal de funcionamento, ou seja, com a viscosidade "ideal", chamemos-lhe assim. Mas isso não acontece, mesmo no Verão (claro que nesta situação a importância é menor). Aliás, o óleo perfeito seria aquele que tivesse a mesma viscosidade a frio que um 0W 40 a quente, por exemplo, e não a perdesse a altas temperaturas... Nestas condições podias entrar no carro e começar a acelerar sem preocupações adicionais!

Ah, e a tendência dos fabricantes é recomendar óleos com índices mais amplos (0W 40 em vez de 10W 40, por exemplo).

A viscosidade do óleo é escolhida em função da temperatura ambiente, que não é uma classificação do motor mas sim uma classificação universal de óleos.
Não, não é! Já não estamos nos anos 80...

O óleo é escolhido em função da sua viscosidade à temperatura normal de funcionamento do motor. Os únicos casos em que isso possa não ocorrer são caso seja aplicado em condições muito especiais, nomeadamente frio extremo, onde um 0W 20/30 possa ser preferível e condução em autódromos, onde um 5W 50 ou 10W 60 oferece melhor protecção.

Antes até eram recomendados óleos diferentes para Verão/Inverno. Isso só acontecia porque os óleos usados na altura não eram tão bons. Ora eram demasiado viscosos para o inverno, ora perdiam demasiada viscosidade a temperaturas mais altas. Com a massificação dos motores refrigerados a água a temperatura ambiente deixou de ser relevante (excepto nos casos que já disse e nos motores refrigerados a ar), porque o motor (inc. óleo) é mantido à mesma temperatura quase todo o ano...

Isto é tudo muito bonito e a publicidade dos óleos conta histórias da carochinha muito bem, mas a prática é que os velhos 190d com 1 milhão de kms não andavam com óleos topo de gama como existem agora.
Não são histórias da carochina, longe disso. Na prática a evolução dos óleos trouxe menores custos (maiores intervalos de manutenção), melhor protecção a frio e menores consumos/melhores performances.

Os 190d e outros carros da época são claramente over engineered. Hoje em dia o projecto automóvel não é feito da mesma forma, como sabes. Muitas vezes é mais barato mudar um motor que reparar e isso não tem nada a ver com o óleo usado ou não.

Mas a realidade é esta:

engine_oil_grades.jpg
Mais uma vez, essa está MUITO longe de ser a realidade. Essa tabela está completamente desactualizada, isso são óleos minerais! [:D]

Já agora, já me aconteceu a mim e a outras pessoas que conheço ficarem com as válvulas a bater nos primeiros segundos de funcionamento do motor depois de meterem óleos com pouca viscosidade a frio. Ou seja, existem limites (que variam de motor para motor) para o ideal de óleo a frio.
É frequente, principlamente em motores mais antigos, quando se muda para um óleo menos viscoso ao fim de alguns quilómetros haver consumo de óleo (aqui é que entram as tolerâncias e outros detalhes). Isto é ainda mais flagrante quando os carros são abusados a frio. Há tambem casos em que o motor simplesmente não foi desenhado para os usar...

Depois há também a volatilidade: quanto mais viscoso, menos volátil, logo, menos evaporação - menos consumo.

Mas aquilo que eu quero dizer é que, em motores modernos (em condições normais), um 0W X é sempre superior a um 5W X, e estes indíces W estão LONGE de ser um "exagero", pelo contrário. À temperatura normal de funcionamento têm a mesma viscosidade e a frio oferecem melhor protecção, e isto não pode ser disputado, é um facto.

Boa tarde,

Está a chegar a altura de trocar o óleo do meu Peugeot 106 1.1 de 97 e ando aqui com muitas dúvidas pois na última revisão levou Castrol Magnatec 10W40 mas consumiu um bocado de óleo, coisa que antes só acontecia depois dos 10.000km comparativamente com o Krafft e Galp(era o que as oficinas onde ia usavam, o Castrol fui eu que comprei) todos eles 10W40 semi-sintécticos.

Que óleo me aconselham para este caso?

O carro tem 153.000km e faz cidade(percurso MUITO pequeno, não chega a aquecer convenientemente) e também 2 viagens por semana a Leiria.

Desde já obrigado por qualquer ajuda.

Cumprimentos

.Andre,

Só para resumir alguns pontos que considero fundamentais:

1. Os óleos têm acima de tudo de cumprir com as normas pedidas pelo fabricante do automóvel.
Se um construtor (por exemplo o caso do meu civic de 96) pede óleos com classificação API SF ou superior, significa que quando eu coloco um API SL (ainda que mineral) estou a colocar um óleo imensamente superior ao que o fabricante pede. Todos os óleos têm evoluído, desde os minerais aos sintéticos de topo. Só para dar uma ideia desta questão, um mineral (castrol) na década de 90 tinha classificação API SF, enquanto que hoje tem classificação SL (a mesma que o semi-sintético da mesma marca e das concorrentes).

No caso de motores mais recentes (particularmente os turbo) as especificações podem ser outras, como por exemplo o que tenho na audi ao pedir a norma VW 506.01.

Eu cumpro sempre os requisítos que o fabricante pede, e não meto óleo topo de gama se não tiver de ser, pois considero que a minha condução não é suficientemente agressiva para tirar partido das diferenças. Aliás, o meu carro que sempre levou óleo mineral (de especificações superiores às pedidas pelo fabricante) já foi visto por um mecânico que ficou espantado com a inexistência de desgaste aparente - isto aos 100.000 kms. Mas isto não é de espantar, pois o motor foi pensado para trabalhar com aquele óleo.
Claro que num motor como o 1.9 TDI onde o fabricante pede normas que são de óleo sintético, meter um mineral ou semi-sintético era pedir problemas.

Isto leva-nos à outra questão:

2. No arranque a frio haverá óleos melhores do que outros, isto é claro. No entanto repito que em carros que eu tive, ao mudar para óleos mais finos as válvulas batiam a seco mais tempo. Será que o óleo melhor era bom para aquele motor ?? Não estou convicto disso.
No arranque a frio eu prefiro de longe arrancar suavemente, com pouca rotação até que o óleo atinja a temperatura ideal de funcionamento do que ter um óleo topo de gama e arrancar no prego.
Esta minha filosofia tem dado excelentes frutos ao longo dos anos.

3. Eu tenho fortíssimas reservas face à publicidade dos óleos e vou-te exemplificar o porquê. Um dos mitos existentes, é que as motas não podem levar óleo de automóveis devido a partilharem a caixa de velocidades e embraiagem com o motor.
Mas isto só é dito pelos fabricantes de óleo, não pelos fabricantes de motas.

Por este motivo, a motorcycle magazine fez um teste intensivo a diversos óleos, sujeitando-os a andar no mesmo motor 'x' kms e fazendo uma análise a cada óleo no final.
O curioso foi que o melhor óleo (de longe) foi o Mobil 1 - um óleo pensado para carros !!!
Quando a motorcycle magazine foi ter com os fabricantes de óleos específicos para motos (que incluem a maoria dos que fabricam para carros) engasgaram-se todos, recorrendo a fórmulas publicitárias mas nenhuma científica. Por outras palavras, não conseguiram (nenhum, nota !!!) explicar porque o óleo específico para motas era efectivamente melhor ! Isto acontece sempre com banha da cobra.
Este exemplo foi só porque está provado que uma mota desgasta imensamente mais um óleo do que qualquer carro.

Por tudo isto, se qualquer pessoa utilizar o óleo que o fabricante do motor manda, nunca terá problemas nenhuns (derivados de lubrificação, entenda-se) numa longa utilização de um motor.

Claro que isto não invalida que uma pessoa possa querer meter o melhor óleo do mundo (ou até o mais caro só pelo factor psicológico).

No fundo, os fabricantes de óleo podem dizer que têm tecnologia do outro planeta, mas quem confirma (ou não) isso são entidades independentes, como o API.

No fundo o que eu quero dizer com isto tudo é que a palavra-chave é "norma exigida pelo fabricante".

Uma leitura muito simples da API para quem não conhece:

http://www.aa1car.com/library/API_ratings.pdfhttp://www.aa1car.com/library/api_motor_oil_classifications.htm

Última edição:
oleo para xantia

oleo para xantia

boas. comprei um xantia 1.8 a gasolina a cerca de um ano que sempre fez as revisoes na marca usando oleo total 10w40. como agora deixou a marca€ a revisao dos 150000 foi feita no mecanico que sempre tratou dos meus carros tendo sido usado esso 10w40 que e o oleo que ele usa na oficina. o que acham deste oleo? aguenta os 15000 km que a marca aconselha entre revisoes? aconselham outro oleo?
obrigado.

boas. comprei um xantia 1.8 a gasolina a cerca de um ano que sempre fez as revisoes na marca usando oleo total 10w40. como agora deixou a marca€ a revisao dos 150000 foi feita no mecanico que sempre tratou dos meus carros tendo sido usado esso 10w40 que e o oleo que ele usa na oficina. o que acham deste oleo? aguenta os 15000 km que a marca aconselha entre revisoes? aconselham outro oleo?
obrigado.

Deixa estar o óleo. Atendendo que a viscosidade é a mesma, cumpre na perfeição. Apenas mudou a marca, mas não será por aí. [;)]

obrigado.

Pelo que sei, um 10W40 semi-sintético é para fazer 10000Km. Um sintético é que faz 15000Km. O tipo de uso do carro também terá muita influência.

obrigado.

Guia-te pelo manual do carro e se não o tiveres vai a um concessionário e pergunta.

O mesmo óleo pode ser recomendado por um fabricante de carros para 10.000 kms e noutro para 15.000.
O tipo de desgaste que cada motor dá ao óleo também conta.

Na Renault o semi-sintético faz 20000km.

O caso concreto da Renault não conheço. Mas falando em recomendações de fabricantes, por exemplo a Opel, dá 10000Km ou 1 ano a um 10W40, ou 6 meses, no caso de uma condução de grande desgaste. Com um sintético (0/5W30/40), é sempre um ano ou 15000Km ou mais, se for um longlife.
Em todo o caso, o melhor é seguir sempre as recomendações do fabricante.

no motor 1.8 tanto pode mudar aos 10000 ou 15000.. depende do uso dado ao veículo; se forem viagens grandes intervalos maiores. uso diário de pequenos percursos 10000km...

convém efectuar mudas anuais para o caso de não se fazerem 10000 ou 15000 por ano

a marca aconselha revisoes a cada 15000 ou 12 meses excepto se o carro for usado em situaçoes extremas (reboque de caravanas, muita estrada de montanha, etc.), o que nao e o caso.
o total 10w40 que a oficina da marca usa tambem e semi sintetico.

O caso concreto da Renault não conheço. Mas falando em recomendações de fabricantes, por exemplo a Opel, dá 10000Km ou 1 ano a um 10W40, ou 6 meses, no caso de uma condução de grande desgaste. Com um sintético (0/5W30/40), é sempre um ano ou 15000Km ou mais, se for um longlife.
Em todo o caso, o melhor é seguir sempre as recomendações do fabricante.

Eu disse faz, por que é o eles mandam fazer. [;)]

Qual o melhor óleo de motor

Qual o melhor óleo de motor

Boa Tarde,venho pedir o melhor conselho ao people que é + batido nestas coisas de óleo de motores, é que eu queria saber qual o melhor óleo para astra H 1.7cdti de 2004 se o semi sintético ou o sintético e já agora a melhor marca para este motor diesel,normalmente vou á opel mas fica caro pra canecos por isso queria fazer isso sózinho porque mudar mudo eu mas quero saber o e a melhor,obrigado a todos até breve.:confused:

Penso que o qualquer óleo que obedeça à especificação que vem no manual do carro é suficientemente bom.

Agora em relação à questão do sintético / semi - sintético, acho que podes tentar saber junto de onde fazias as revisões que óleo te colocam no motor . . . e eu se fosse a ti colocava do mesmo tipo que punham antes . . .

Anteriormente os tios aqui na opel punham o óleo 10w40 semi sintético penso eu que da ELF ou algo assim que vinha na factura que por acaso li,mas disseram-me que o sintético era melhor,por isso mesmo é que pedi ao pessoal uma opinião sobre o mesmo,mas gostava de saber a melhor marca nem que seja caro,já agora agradeço a todos pela ajuda,bem hajam.

Anteriormente os tios aqui na opel punham o óleo 10w40 semi sintético penso eu que da ELF ou algo assim que vinha na factura que por acaso li,mas disseram-me que o sintético era melhor,por isso mesmo é que pedi ao pessoal uma opinião sobre o mesmo,mas gostava de saber a melhor marca nem que seja caro,já agora agradeço a todos pela ajuda,bem hajam.

O sintético é melhor. Protege mais, dura mais. Mas segundo o que já li neste tópico há um ou outro semi-sintético que é melhor que um ou outro sintético. Mas mudar de semi-sintético para sintético não é muito bom. Depende também da quilometragem que o carro tiver.
De marcas, só posso aconselhar ler a embalagem e procurar pelas normas.

Boas

Preciso de comprar um óleo para o carro (1.25 gasolina, com 130.000 Km).

Aconselharam-me a comprar um óleo que fosse 5w40, e vi este Óleo Premium 100% Sintético 5W40 Gasolina Continente - €32,99

Será uma boa opção? ou o facto de ser marca "branca" torna-se um risco?

Qual a marca de óleo 5w40 que aconselham, que não fosse muito caro.

Reparei que os 10w40 são mais baratos. Em vez do 5w40, posso por o 10w40? O que vou ganhar ou perder?

Obrigado pela ajuda!

Última edição:
Boas

Preciso de comprar um óleo para o carro (gasolina).

Aconselharam-me a comprar um óleo que fosse 5w40, e vi este Óleo Premium 100% Sintético 5W40 Gasolina Continente - €32,99

Será uma boa opção? ou o facto de ser marca "branca" torna-se um risco?

Qual a marca de óleo 5w40 que aconselham, que não fosse muito caro.

Reparei que os 10w40 são mais baratos. Em vez do 5w40, posso por o 10w40? O que vou ganhar ou perder?

Obrigado pela ajuda!

Boas,

Eu tenho um 1400 a gasolina e neste momento está com 10W40 da marca delphi que me foi metido na altura da compra do carro (cerca de 5000km).

Este ano já o devo trocar, logo se vê o que a oficina aconselha, mas já agora reforço a tua duvida e pergunto também o que é o que o pessoal aconselha [;)]

Voltar
Superior