Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por oscar

Caro Jeff. Desde já um muito obrigado pelos conselhos e explicações que tens dado a todos os que participam no fórum e também aos leitores do mesmo.
Tenho algumas dúvidas sobre o oleo cepsa referido pelo Jacaré. Este fim de semana desloquei-me a Espanha e aproveitei para obviamente comprar oleo. De uma viagem anterior adquiri Repsol 5W40 Elite a 24 Euros, se não estou em erro. Na altura disseste que não era dos melhores mas que cumpria razoavelmente.
Era o oleo que eu queria compar de novo, contudo deparei-me com uma promoção, que é o tal cepsa
referido pelo Jacaré. O preço foi muito bom. 5 Litros 18.99 Euros. O que me podes dizer deste oleo, é para um TDI de 110 CV.
Desde já o muito obrigado.
Boas. Se o oleo que compraste foi o Cepsa Star Mega Synthetic 5W40 a 18.99€ de 5Lts foi um preço Excelente! Agora são de 4 Lts (comprei em Espanha). Mas a esse preço deve ser o Cepsa Platinum 5W40, linha de hipermercado e isso não é oleo decente. O motor vai "comer" isso e vais notar um aumento nos consumos de diesel.
Um abraço.

Os preços verificados nas chamadas marcas brancas (marcas propria do hiper) devem-se , entre outras coisas, ao facto de não haver custos relativos à "marca". Não tenho conhecimento, nem ninguém, de o Continente, Jumbo ou outro estejam ligados a companhias de petróleo, café , massas, etc. A questão é simples, se comprarmos o café marca continente estamos a comprar um Delta igual aquele que se encontra na prateleira de cima com esta marca. É Igual, não é um lote inferior, também não é o lote platina, mas é sempre o produto medio da marca do produto. A responsabilidade de um hiper é ainda maior que a da própria marca que produz, pois as pessoas são mais exigentes com estes produtos pois sabem onde compraram e o quanto é facil reclamar . Não lhe sei dizer quais são as marcas de óleo que estão por trás da marca continente ou jumbo, mas tenho a certeza que não é o óleo mais fraco. Eu nunca experimentei nenhum por isso não tenho uma opinião concreta e objéctiva. Já usei as chamadas boas marcas e optei pela Castrol pois foi aquela que melhores desempenhos deu aos meus automóveis ao longo destes anos. Não ajudei muito, mas pelo que sei das "marcas brancas" e acima de tudo , do rigor exigido sobre as marcas brancas, eu comprava estes produtos. Não comprava uma marca desconhecida de óleo num estabelecimento qualquer para pôr no meu carro, mas no jumbo , é leclerc ou continente comprava. Desejo a melhor escolha e para reforçar o que disse, vá a um hiper e repare nos pormenores das embalagens de certos produtos de marcas brancas e vai facilmente identificalos com os da própria marca de origem .

citação:Originalmente colocada por Carlos Campos

Os preços verificados nas chamadas marcas brancas (marcas propria do hiper) devem-se , entre outras coisas, ao facto de não haver custos relativos à "marca". Não tenho conhecimento, nem ninguém, de o Continente, Jumbo ou outro estejam ligados a companhias de petróleo, café , massas, etc. A questão é simples, se comprarmos o café marca continente estamos a comprar um Delta igual aquele que se encontra na prateleira de cima com esta marca. É Igual, não é um lote inferior, também não é o lote platina, mas é sempre o produto medio da marca do produto. A responsabilidade de um hiper é ainda maior que a da própria marca que produz, pois as pessoas são mais exigentes com estes produtos pois sabem onde compraram e o quanto é facil reclamar . Não lhe sei dizer quais são as marcas de óleo que estão por trás da marca continente ou jumbo, mas tenho a certeza que não é o óleo mais fraco. Eu nunca experimentei nenhum por isso não tenho uma opinião concreta e objéctiva. Já usei as chamadas boas marcas e optei pela Castrol pois foi aquela que melhores desempenhos deu aos meus automóveis ao longo destes anos. Não ajudei muito, mas pelo que sei das "marcas brancas" e acima de tudo , do rigor exigido sobre as marcas brancas, eu comprava estes produtos. Não comprava uma marca desconhecida de óleo num estabelecimento qualquer para pôr no meu carro, mas no jumbo , é leclerc ou continente comprava. Desejo a melhor escolha e para reforçar o que disse, vá a um hiper e repare nos pormenores das embalagens de certos produtos de marcas brancas e vai facilmente identificalos com os da própria marca de origem .

Se nos outros produtos é assim não sei. Mas nos oleos não é nada assim. Nos oleos não existe produto medio, apenas um produto por segmento em cada companhia (ou dois, se o objectivo de destino (Ligeiros,pesados,Gpl,...) é outro, mas com qualidade diversa). As companhias usam lotes desactualizados e com menos aditivação para os produzirem a preços competitivos. Eu não consigo identificar as embalagens com as marcas de origem até porque a "imagem" das companhias fica ressalvada sempre.

não poupes no óleo!

Jeff, vi na embalagem do cepsa 10w-40 que diz "nuevo ACEA" . Que diferenças há?

na pagina da cepsa diz:

citação:NOVA GAMA DE LUBRIFICANTES CEPSA STAR: NA PRIMEIRA LINHA.

Estar em vantagem, avançar, apoiar os nossos clientes e enfrentar cada desafio. Estar na primeira linha é a verdadeira essência da Nova Gama CEPSA Star.

citação:Originalmente colocada por Vehicle

não poupes no óleo!

na pagina da cepsa diz:

Estar em vantagem, avançar, apoiar os nossos clientes e enfrentar cada desafio. Estar na primeira linha é a verdadeira essência da Nova Gama CEPSA Star.
Boas Vehicle. Esse tem sido o meu trabalho ultimamente: testar o novo Cepsa Star Synthetic 10W40! É o unico ACEA SM (que eu conheça!) presente no mercado portuga. É o lubrificante mais avançado nesta viscosidade e atinge uma melhor protecção de motor que o antecessor. Atingiu o limite aos 46000 kms num motor gasolina! É brilhante para o nivel de esforço.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por jeff

não poupes no óleo!

na pagina da cepsa diz:

Boas Vehicle. Esse tem sido o meu trabalho ultimamente: testar o novo Cepsa Star Synthetic 10W40! É o unico ACEA SM (que eu conheça!) presente no mercado portuga. É o lubrificante mais avançado nesta viscosidade e atinge uma melhor protecção de motor que o antecessor. Atingiu o limite aos 46000 kms num motor gasolina! É brilhante para o nivel de esforço.
Um abraço.

Quer dizer que esse oleo pode fazer 45mil sem problemas?!!

citação:Originalmente colocada por Rodcar

não poupes no óleo!

na pagina da cepsa diz:

Um abraço.

Não serve em todos os motores! Só mesmo em determinadas condições e para alguns parametros de medição. Mas em certos motores gasolina (novos) consegue atingir os 40000 kms, desde que 90% dos percursos sejam extra-urbanos. Isto mantendo uma qualidade aceitavel de qualidade. Em esforço maximo num motor GM atingiu a excelente marca de 16000 kms. Foi um passo na aditivação.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Rodcar

não poupes no óleo!

na pagina da cepsa diz:

Um abraço.

Não serve em todos os motores! Só mesmo em determinadas condições e para alguns parametros de medição. Mas em certos motores gasolina (novos) consegue atingir os 40000 kms, desde que 90% dos percursos sejam extra-urbanos. Isto mantendo uma qualidade aceitavel de qualidade. Em esforço maximo num motor GM atingiu a excelente marca de 16000 kms. Foi um passo na aditivação.
Um abraço.

Queres com isso dizer que mesmo em utilizaçao extrema faz 16mil?

Só à alteraçao de aditivos nessa viscosidade (10W-40) ou tambem ja existe noutras?

Rodcar, num motor GM só aos 16 mil kms é que cedeu e em utilização intensa. Noutros pode aguentar mais, noutros menos, mas penso que 15000 deve ser seguro! Para já só houve neste produto a introdução do novo aditivo (que eu tenha conhecimento).

Oi Jeff, tenho aqui uma duvida ja ha muito tempo e finalmente vejo alguem que entende do assunto...
tenho um c220d de 1995, quando o comprei, a ano e meio, vinha com um oleo mineral qualquer que o stand tinha posto.
Entao quando foi a minha vez de trocar meti-lhe um BP visco 7000
5w40, o que noto e o motor mais solto,e pega melhor, em 15 000 Km bebe +/- 0.5 litros. Disseram que nem era preciso "oleo tao bom", mas simplesmente quero o melhor para o carro. Nao me importo da quantidade de mudas, nem o preço, so quero saber se estou a agir correctamente, ou se devo mudar para outro tipo de oleo. O carro ja conta com 235 000Km.

[/quote]
Os aditivos é que fazem o lubrificante. A base ou é mineral,ou semi-sintectica ou 100% sintectica. O sistema Longlife normalmente parte de uma base sintectica que depois é aditivada. É nos sintecticos que as diferenças são maiores, pois a base é formulada diferentemente entre as varias marcas ou grupos de marcas.
Um abraço.

[/quote]

sendo assim. e porque a escolha depende da marca, impõem-se para que o consumidor melhor decida saber afinal que marca ou grupo de marcas estão mais avançadas em termos de tecnologia.
não se pretende publicidade, mas sim informação.
já se ouviu falar de certas marcas e seus produtos nestes forum. penso contudo, que a questão do longlife da VW não foi ainda bem escalpelizada.
dai o meu pedido de esclarecimento. que marca ou grupo de marcas devemos confiar, devido nomeadamente à sua aposta na inovação e na experiencia ?</u>um abraço.
[/quote]

Uma boa questão colocada que ainda não foi respondida e que será concerteza do interesse de muitos membros!!

Voltar
Superior