Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Estive a ver o site lubrizol, e eles têm um comparador de normas, infelizmente não tem a API e a antiga GM-LL-A/B-025.

O meu motor de 2004 recomendava o GM-LL-A-025 e como último recurso a norma A3/B3 ou A3/B4. Actualmente é a Dexos 2 ou C3 como último recurso.

Agora com as normas e exigências atuais o pessoal queixa-se da norma C3, mas o interessante é que a C3 em limpeza/protecção é superior, ou seja, o meu motor com a Dexos 2 e que supera a C3, está hoje mais protegido que quando saiu com o óleo de fábrica GM-LL-A-025.

Uma coisa que descobri, e achei muito interessante, é que o óleo Dexos 2, que cumpre e foi aprovado com a norma MB 229.51, é melhor, uma vez que a norma MB é superior à da GM :-)

Estimado draper,

Muito obrigado pelas dicas. Sempre pensei que estes aditivos fossem pouco ou nada eficientes. Mas com a tua recomendação, vou experimentar em breve.

Muito obrigado!
Não são produtos milagrosos, mas o seu uso regular previne piores males...
da marca continente? se a marca nao importar nos hypers tem da marca castrol, galp, visco, tech varios sitos que liguei a perguntar vendem e repsol...
o unico que encontrei da ELF aqui foi o 5W-30(62€)...
Na taxoleo tem 10w-40 por o ELF evolution 700 STI 19.90€ mas esta esgotado com portes dava por volta 32/33€...
Ja tenho o filtro, comprei por 4€ acho.
Vou tentar comprar online o ELF
Destes dois qual e o melhor para meu renault 1.9 (1999)

ELF Evolution 700 STI 10w40 A3/B4- 21,77 €

ELF Evolution 700 ST 10w40 A3/B4 -23,90 €
Os 2 servem. Opta pelo mais barato dos 2, ou tens óleos ACEA B4 SAE 10W-40 mais baratos até e com boa qualidade. P. ex. no site que citas: Astar, Galp, etc...
Estive a ver o site lubrizol, e eles têm um comparador de normas, infelizmente não tem a API e a antiga GM-LL-A/B-025.

O meu motor de 2004 recomendava o GM-LL-A-025 e como último recurso a norma A3/B3 ou A3/B4. Actualmente é a Dexos 2 ou C3 como último recurso.

Agora com as normas e exigências atuais o pessoal queixa-se da norma C3, mas o interessante é que a C3 em limpeza/protecção é superior, ou seja, o meu motor com a Dexos 2 e que supera a C3, está hoje mais protegido que quando saiu com o óleo de fábrica GM-LL-A-025.

Uma coisa que descobri, e achei muito interessante, é que o óleo Dexos 2, que cumpre e foi aprovado com a norma MB 229.51, é melhor, uma vez que a norma MB é superior à da GM :-)
Atenção que esse comparador da Lubrizol deve ser utilizado 'com peso e medida', tal como eles dizem nas letras pequeninas do site.

Não são produtos milagrosos, mas o seu uso regular previne piores males...

Os 2 servem. Opta pelo mais barato dos 2, ou tens óleos ACEA B4 SAE 10W-40 mais baratos até e com boa qualidade. P. ex. no site que citas: Astar, Galp, etc...

Atenção que esse comparador da Lubrizol deve ser utilizado 'com peso e medida', tal como eles dizem nas letras pequeninas do site.

Mas sempre dá uma ideia das diferenças entre as normas.

Por exemplo, eu a primeira vez que mudei o óleo a um carro usei o Castrol Magnetec C3 5w30 Dexos 2, porque sempre gostei da Castrol e é o que uso na scooter, actualmente nos meus carros não quero Castrol nem dado, só nas scooters. Detestei o Castrol no motor do carro.

O Castrol cumpre mais normas que o Shell Helix Ultra Pro AG, mas o Shell dá 1.000.000 a 0 ao Castrol. Aliás, o Castrol até cumpre a MB 229.51, mas...

Agora vou testar o Total Quartz Ineo MC3 5w30 Dexos 2, pareceu-me ser um bom óleo, e é mais fácil de encontrar lojas que o vendam, o Shell é complicado de encontrar.

encontrei varios sites online onde se pode comprar, mas como sou do Açores (S.miguel) saí caro so os portes anda por volta dos 12 € aqui em S.miguel para onde liguei nao tinham desse oleo da marca ELF...

Os portes para os açores são mais caros para compensar o IRS mais baixo. Se fosse só vantagens o pessoal mudava-se todo para os açores e a ilha ía ao fundo com tanto peso.

Daqui conclui-se que é graças aos portes altos que a ilha ainda não foi ao fundo.[;)]

Os portes para os açores são mais caros para compensar o IRS mais baixo. Se fosse só vantagens o pessoal mudava-se todo para os açores e a ilha ía ao fundo com tanto peso.

Daqui conclui-se que é graças aos portes altos que a ilha ainda não foi ao fundo.[;)]

Era já ontem.... Cozido e queijos 4 life [br:)]

da marca continente? se a marca nao importar nos hypers tem da marca castrol, galp, visco, tech varios sitos que liguei a perguntar vendem e repsol...
o unico que encontrei da ELF aqui foi o 5W-30(62€)...
Na taxoleo tem 10w-40 por o ELF evolution 700 STI 19.90€ mas esta esgotado com portes dava por volta 32/33€...
Ja tenho o filtro, comprei por 4€ acho.
Vou tentar comprar online o ELF
Destes dois qual e o melhor para meu renault 1.9 (1999)

ELF Evolution 700 STI 10w40 A3/B4- 21,77 €

ELF Evolution 700 ST 10w40 A3/B4 -23,90 €

São ambos o mesmo óleo. E são ambos o mesmo que se pode encontrar nos garrafões de ELF TurboDiesel 10W40.

Escolhe o mais barato.

Como referido, são literalmente o mesmo óleo, mas em embalagens com o rótulo diferente. [;)]

Ficam sempre a ganhar por viverem numa das regiões mais bonitas de Portugal! [;)]

Para um Leon 1.8 turbo de 2000 qual é uma boa (do sitio) compra para motor e para a caixa?' Já agora para uma Kangoo do mesmo ano tb motor + caixa???
A que norma exige o Leon para o motor???

Última edição:
Para um Leon 1.8 turbo de 2000 qual é uma boa (do sitio) compra para motor e para a caixa?' Já agora para uma Kangoo do mesmo ano tb motor + caixa???
A que norma exige o Leon para o motor???
Leon 1.8 turbo de 2000 (VW502.00 ou VW503.01 ou VW504.00)

Recomendo:
Motor:
OSHU5W405.jpg

Caixa (2.4L):
VCSVFE75W801.jpg

Kangoo: motor? ano? versão?

Boas draper.
Podias-me elucidar sobre o melhor óleo a usar, num Honda Civic de 2001?
O carro em questão é este

ima_56-.jpg
tem o motor 1.6 (D16W7)

Já agora um pequeno aparte. O carro quando o comprei veio com 5W40 com a norma API SN/CF ACEA C3
É o melhor para o carro? É que ele está a beber bem... mas eu ainda estou na esperança que tenha a ver com a má escolha do óleo.

Cumprimentos e obrigado

@draper
Tinhas-me recomendado à um tempo atrás o óleo 5w-30 - ELF Evolution SXR para o meu civic de 2001 (versão anterior a "nave") mas acho que na loja do costume deixaram de vender.
Qual o melhor substituto? :)

Para tentar resolver a minha situação, (isto de andar a repor 1l a cada 4000 Km+- não dá com nada :sh)) estive à conversa com um mecânico meu conhecido e ele disse-me para por 5w40. (começar por ai, ver o consumo de óleo e depois logo se verá)
O que têm a dizer sobre isso? A minha maior duvida é depois que API ou ACEA usar no carro!?
Obrigado desde já a quem me possa ajudar :)

Se não tiver fuga (pingar óleo no chão) é medir a compressão do motor a ver se está conforme...

Obrigado pela rápida resposta. :)
Nas oficinas onde costumo por o carro duvido que tenham máquinas para fazer isso, sabes que oficinas fazem?
P.S Esqueci-me de referir que n tem fuga!

API SJ ou superior (SL, SM, SN..)
ACEA A3

5W40 ou mesmo o banal 10W40
Obrigado pela resposta rápida desde já. :)
Só uma pergunta pondo o 5w40 em principio fica a consumir o mesmo que actualmente, e o 10w40 iria aumentar os consumos?
Ou uma coisa n está diretamente ligada com a outra?

Última edição:
Voltar
Superior