Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Ano 2000, Diesel 1.9
A nível de óleo podes usar o recomendado pela marca: ELF TurboDiesel 10w-40
A nível de cx. vel. podes usar o mesmo Castrol do Seat Leon.
Para tentar resolver a minha situação, (isto de andar a repor 1l a cada 4000 Km+- não dá com nada :sh)) estive à conversa com um mecânico meu conhecido e ele disse-me para por 5w40. (começar por ai, ver o consumo de óleo e depois logo se verá)
O que têm a dizer sobre isso? A minha maior duvida é depois que API ou ACEA usar no carro!?
Obrigado desde já a quem me possa ajudar :)
O consumo de óleo certamente deve-se a algum problema mecânico (quem sabe provocado pelo uso indevido de óleo de especificação não recomendado...).
A alteração da viscosidade não resolverá certamente o problema, embora se atestares 1L a cada 4000km ainda esteja dentro do preconizado pela marca (0.25L/1000km < 1L/1000km).

Draper, tira-me uma dúvida sff.
Sobre aquele assunto do óleo para o smart, no meu género de autdata deu-me 3 litros de óleo de motor. É o a gasolina, e de 2005.
Fiz as contas baseado nesses valores. Agora, o rapaz mudou o óleo e diz que meteu 3,5l.:confused:
No ibiza também meti agua. [:D] Na altura não sei como vi isso, mas disse ao rapaz de o 1.4 tdi de 07 levava 3.5l. O rapaz chaga junto a mim e diz que levou mais de 4 l. Hoje fui confirmar no auto data e lá está 4.2l. [8b]
O rapaz ade de pensar, "com amigos assim".[:D]
O que vale é que aquilo levou tudo FST 5W30, e ele estava a contar que sobrasse óleo para apróxima muda. Lixou-se. (ou, lixei-o[:D]).
O que vale é que o FST a texoleo tem em 1l. Quer dizer, agora não tem mas espero vir a ter e não seja mais uma roptura de stock à moda da LM.

boas
melhor oleo para fiat punto 1.2 8v 60cv(fire) de 2002 visto que o selenia 20k anda muito caro?
"Para grandes males, grandes curas..."
Astar 10w-40
astar-sportback-eco-10w40-sn-a3b4-5l.jpg

Draper, tira-me uma dúvida sff.
Sobre aquele assunto do óleo para o smart, no meu género de autdata deu-me 3 litros de óleo de motor. É o a gasolina, e de 2005.
Fiz as contas baseado nesses valores. Agora, o rapaz mudou o óleo e diz que meteu 3,5l.:confused:
No ibiza também meti agua. [:D] Na altura não sei como vi isso, mas disse ao rapaz de o 1.4 tdi de 07 levava 3.5l. O rapaz chaga junto a mim e diz que levou mais de 4 l. Hoje fui confirmar no auto data e lá está 4.2l. [8b]
O rapaz ade de pensar, "com amigos assim".[:D]
O que vale é que aquilo levou tudo FST 5W30, e ele estava a contar que sobrasse óleo para apróxima muda. Lixou-se. (ou, lixei-o[:D]).
O que vale é que o FST a texoleo tem em 1l. Quer dizer, agora não tem mas espero vir a ter e não seja mais uma roptura de stock à moda da LM.
Por vezes existem variações dessa ordem na capacidade do cárter (dependendo do modelo/aplicação).

Dou-te um exemplo pessoal:

No clio III 1.2 'cá de casa', o manual indica 4.0 litros (incluindo mudança de filtro - uso sempre o mesmo modelo de filtro).

Deixo sempre o óleo perto da marca Max. Já mudei o óleo a esse carro 4 vezes, e numa delas com 3.5 litros fiz a festa...

... e esta hein??

"Para grandes males, grandes curas..."
Astar 10w-40
astar-sportback-eco-10w40-sn-a3b4-5l.jpg

Por vezes existem variações dessa ordem na capacidade do cárter (dependendo do modelo/aplicação).

Dou-te um exemplo pessoal:

No clio III 1.2 'cá de casa', o manual indica 4.0 litros (incluindo mudança de filtro - uso sempre o mesmo modelo de filtro).

Deixo sempre o óleo perto da marca Max. Já mudei o óleo a esse carro 4 vezes, e numa delas com 3.5 litros fiz a festa...

... e esta hein??
Pode não sair tudo.....não sei...
O que importa é a vareta, ela é que manda![;)]

Estive a ver o site lubrizol, e eles têm um comparador de normas, infelizmente não tem a API e a antiga GM-LL-A/B-025.

O meu motor de 2004 recomendava o GM-LL-A-025 e como último recurso a norma A3/B3 ou A3/B4. Actualmente é a Dexos 2 ou C3 como último recurso.

Agora com as normas e exigências atuais o pessoal queixa-se da norma C3, mas o interessante é que a C3 em limpeza/protecção é superior, ou seja, o meu motor com a Dexos 2 e que supera a C3, está hoje mais protegido que quando saiu com o óleo de fábrica GM-LL-A-025.

Uma coisa que descobri, e achei muito interessante, é que o óleo Dexos 2, que cumpre e foi aprovado com a norma MB 229.51, é melhor, uma vez que a norma MB é superior à da GM :-)

Atenção que esse comparador da Lubrizol deve ser utilizado 'com peso e medida', tal como eles dizem nas letras pequeninas do site.[/QUOTE]

Mas sempre dá uma ideia das diferenças entre as normas.

Por exemplo, eu a primeira vez que mudei o óleo a um carro usei o Castrol Magnetec C3 5w30 Dexos 2, porque sempre gostei da Castrol e é o que uso na scooter, actualmente nos meus carros não quero Castrol nem dado, só nas scooters. Detestei o Castrol no motor do carro.

O Castrol cumpre mais normas que o Shell Helix Ultra Pro AG, mas o Shell dá 1.000.000 a 0 ao Castrol. Aliás, o Castrol até cumpre a MB 229.51, mas...

Agora vou testar o Total Quartz Ineo MC3 5w30 Dexos 2, pareceu-me ser um bom óleo, e é mais fácil de encontrar lojas que o vendam, o Shell é complicado de encontrar.

querem ver que ainda vou ter que retirar o castrol do meu carro e enfiar novamente o shell :sh)

[:D]

Usos e propriedades dos óleos

Usos e propriedades dos óleos

Gente, uma duvida, um oleo jeitoso para um a4 b5 tdi de 98/110cv?

Na oficina o bidon é 10-40semi sintetico... para todos, certo é que o carro ja leva 310mil km e faz as revisoes de 15 em 15mil, o que é algum tempo:

Draper esse astar 10w40 cumpre a norma fiat 9.55535-G2?

Pois para esse mesmo motor na altura tinhas-me recomendado o shell hx7 10w40
Não, não cumpre a norma fiat 9.55535-G2. :(
Como ainda à uns post's atrás disse: o shell hx7 10w40 é um dos melhores 10w-40 do mercado! [;)]
Draper, achas esta graduação e este óleo inadequados para o vectra 1.6 de 1997 e já com 200000 Km?

OGM5W305.jpg
é mais 'aplicável' o 10w-40. Usar 5w-30 Dexos2 pode ser um pouco 'esticar a corda'...[;)]
querem ver que ainda vou ter que retirar o castrol do meu carro e enfiar novamente o shell :sh)
[:D]
A tua próxima 'experiência' será com este... [;)]
2_2.jpg

Gente, uma duvida, um oleo jeitoso para um a4 b5 tdi de 98/110cv?

Na oficina o bidon é 10-40semi sintetico... para todos, certo é que o carro ja leva 310mil km e faz as revisoes de 15 em 15mil, o que é algum tempo:
Usa este:
OMS505015W405.jpg

Obrigado!

Creio que na audi eles colocam dessa graduacao, mas como deixei de la ir, mudei de oficina e entao o homem so poe 1040 semi sintetico. Na altura ele disse me que o 5w40 era mt fininho, dai mudr para o 10/40.

Não, não cumpre a norma fiat 9.55535-G2. :(
Como ainda à uns post's atrás disse: o shell hx7 10w40 é um dos melhores 10w-40 do mercado! [;)]

é mais 'aplicável' o 10w-40. Usar 5w-30 Dexos2 pode ser um pouco 'esticar a corda'...[;)]

A tua próxima 'experiência' será com este... [;)]
2_2.jpg

Usa este:
OMS505015W405.jpg
E mesmo nao cumprindo a norma aconselhas o uso do astar nesse motor?
Porque?

E mesmo nao cumprindo a norma aconselhas o uso do astar nesse motor?
Porque?
Porque essa norma (Fiat 9.55535-G2: Qualification for gasoline engine lubricants with standard characteristics.) é para óleos 'normais' com nível de especificação ao nível de:
SAE 10W-40, ACEA A3, API SL/CF, VW 500.00/505.00, MB 229.1

o Astar 10w-40 até ultrapassa algumas dessas normas...[;)]

Porque essa norma (Fiat 9.55535-G2: Qualification for gasoline engine lubricants with standard characteristics.) é para óleos 'normais' com nível de especificação ao nível de:
SAE 10W-40, ACEA A3, API SL/CF, VW 500.00/505.00, MB 229.1

o Astar 10w-40 até ultrapassa algumas dessas normas...[;)]
Entao a partida o mais comum dos 10w40 ira cumprir o desejado para esse motor certo?
Entendido obrigado

Voltar
Superior