Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Draper podias me informar o país de origem do oleo mannol e quais as qualidades do óleo , consideras melhor que o GM , shell ag , e o castrol que uso neste momento , tendo em conta a motorização do meu carro e com fap ?

Obrigado .

O problema é saber quais óleos são esses, mas em princípio até deverá ser fácil; no caso do Dexos 2 é procurar no mercado óleos com as mesmas normas (C3 é obrigatória) que estão presentes no GM Dexos 2 e ver na ficha técnica a viscosidade a 40/100°c, etc...

Eu agora sou hiper-esquisito com os óleos, o Castrol Magnatec C3 5w30 fez borra em dois motores a gasolina da Opel. Embora, muita gente diga que usa à muitos anos Castrol sem problemas, outros também dizem que é muito marketing e que a Castrol já não é o que foi.
Inclusive a Mobil 1 muito usada na América, é uma espécie de Castrol, uns adoram-na outros nem a podem ver.

Mas isto também depende de motor para motor, os meus a gasolina gostaram do Shell e o a gasóleo do Célio não.

O problema é saber quais óleos são esses, mas em princípio até deverá ser fácil; no caso do Dexos 2 é procurar no mercado óleos com as mesmas normas (C3 é obrigatória) que estão presentes no GM Dexos 2 e ver na ficha técnica a viscosidade a 40/100°c, etc...

Eu agora sou hiper-esquisito com os óleos, o Castrol Magnatec C3 5w30 fez borra em dois motores a gasolina da Opel. Embora, muita gente diga que usa à muitos anos Castrol sem problemas, outros também dizem que é muito marketing e que a Castrol já não é o que foi.
Inclusive a Mobil 1 muito usada na América, é uma espécie de Castrol, uns adoram-na outros nem a podem ver.

Mas isto também depende de motor para motor, os meus a gasolina gostaram do Shell e o a gasóleo do Célio não.

Fez borra? Mudaste o óleo na altura certa e kms certos ou ficou vários anos lá dentro pq só andava por exemplo mil kms ano?

Que tipo de utilização tinham esses carros? Cidade e percursos curtos?

Como é que detectaste a borra? Não estaria lá a borra antes desse óleo e só reparaste nela mais tarde?

Fizeste alguma coisa para limpar a borra?

Fez borra? Mudaste o óleo na altura certa e kms certos ou ficou vários anos lá dentro pq só andava por exemplo mil kms ano?

Que tipo de utilização tinham esses carros? Cidade e percursos curtos?

Como é que detectaste a borra? Não estaria lá a borra antes desse óleo e só reparaste nela mais tarde?

Fizeste alguma coisa para limpar a borra?

O Corsa D foi sempre fazer a muda na Opel, sempre dentro dos 12 meses que a marca recomenda, o carro faz casa-trabalho e vice-versa, um total diário de 15+15km para cada lado.

Antes do Castrol, levou na marca GM Dexos 2 e Galp DX2.

O meu Corsa C tem um historial mais complicado, para estar aqui a explicar, mas antes do Castrol parecia estar tudo bem, agora se foi ele que começou a limpar o motor e estou a acusá-lo injustamente não sei... o que sei é que Castrol pela minha experiência pessoal não obrigado, e eu até era fã da marca. O original GM Dexos 2 era muito melhor, só tinha o defeito de deixar o motor barulhento.

A borra é aparentemente muito pouca ainda, estava a começar a formar-se, na tampa de enchimento do óleo vê-se pontos pretos nos parafusos da árvore de cames, o filtro do óleo vinha com uma pasta agarrada.

O que estou agora a fazer para acabar com ela, sem usar flush, é mudar o óleo de 6 em 6 meses, ainda esta sexta mudei apenas o filtro para ver como ele estava e encontrei um pedaço de carvão agarrado ao filtro, quanto o agarrei e apertei nos dedos desfeches.

Em Outubro faz 6 meses com o Shell, era para levar outra vez o Shell para não fazer misturas, mas o Shell está esgotado, e o Total é mais fácil encontrar.

Se gostar do Total, passa a usar, se não leva o GM Dexos. Para acabar com as misturas.

O Corsa D foi sempre fazer a muda na Opel, sempre dentro dos 12 meses que a marca recomenda, o carro faz casa-trabalho e vice-versa, um total diário de 15+15km para cada lado.

Antes do Castrol, levou na marca GM Dexos 2 e Galp DX2.

O meu Corsa C tem um historial mais complicado, para estar aqui a explicar, mas antes do Castrol parecia estar tudo bem, agora se foi ele que começou a limpar o motor e estou a acusá-lo injustamente não sei... o que sei é que Castrol pela minha experiência pessoal não obrigado, e eu até era fã da marca. O original GM Dexos 2 era muito melhor, só tinha o defeito de deixar o motor barulhento.

A borra é aparentemente muito pouca ainda, estava a começar a formar-se, na tampa de enchimento do óleo vê-se pontos pretos nos parafusos da árvore de cames, o filtro do óleo vinha com uma pasta agarrada.

O que estou agora a fazer para acabar com ela, sem usar flush, é mudar o óleo de 6 em 6 meses, ainda esta sexta mudei apenas o filtro para ver como ele estava e encontrei um pedaço de carvão agarrado ao filtro, quanto o agarrei e apertei nos dedos desfeches.

Em Outubro faz 6 meses com o Shell, era para levar outra vez o Shell para não fazer misturas, mas o Shell está esgotado, e o Total é mais fácil encontrar.

Se gostar do Total, passa a usar, se não leva o GM Dexos. Para acabar com as misturas.

Quais os efeitos secundários negativos que consideras que podem ocorrer com a utilização do flush nesses casos concretos?

Utilizando o flush secalhar ficavas com o problema resolvido numa cajadada só...

Draper podias me informar o país de origem do oleo mannol e quais as qualidades do óleo , consideras melhor que o GM , shell ag , e o castrol que uso neste momento , tendo em conta a motorização do meu carro e com fap ?

Obrigado .
O Mannol é um produto do grupo SCT-Lubricants (marca alemã).
É produzido na Lituânia, nestas instalações:

A nível de mercado, nos mercados de leste é 'top' - basta irem ao Youtube e verem a quantidade de vídeos russsos sobre esse óleo.
Com o embargo russo, estão a voltar-se para o mercado ocidental.
Ou estou enganado ou o óleo ASTAR Sportback ECO LS FAP/DPF 5W30 C3 é um Dexos 2 sem os "royalties" [;)]
Esse Astar é um ACEA C3 / BMW LL04 / MB-Approval 229.51 / VW 504 00 / VW 507 00

Na gama Astar o 5w40 C3 é que é Dexos2.

Obrigado .

A SCT-Gemany/MANNOL é uma empresa alemã.

No entanto e como muitas outras empresas, tem fábricas em certos países.

Quais os efeitos secundários negativos que consideras que podem ocorrer com a utilização do flush nesses casos concretos?

Utilizando o flush secalhar ficavas com o problema resolvido numa cajadada só...

Não sei o real estado da sujidade na árvore de cames e no cárter, só desmontado, embora não pareça ser muito grave, deve ser apenas uma sujidade muito ligeira, o problema é se solta-se tudo de uma vez só.
E depois tenho receio de usar solventes no óleo do motor, mesmo que saia todo o flush há o risco de ficar restos misturados no óleo novo.

Prefiro usar os detergentes/dispersantes do próprio óleo e ir removendo lentamente, embora seja mais lento e caro, é mais seguro.

Fiz duas mudas por aspiração, na Opel não sei como fazem a troca, estou a ver se consigo local para fazer eu por baixo pelo bujão.

Não sei o real estado da sujidade na árvore de cames e no cárter, só desmontado, embora não pareça ser muito grave, deve ser apenas uma sujidade muito ligeira, o problema é se solta-se tudo de uma vez só.
E depois tenho receio de usar solventes no óleo do motor, mesmo que saia todo o flush há o risco de ficar restos misturados no óleo novo.

Prefiro usar os detergentes/dispersantes do próprio óleo e ir removendo lentamente, embora seja mais lento e caro, é mais seguro.

Fiz duas mudas por aspiração, na Opel não sei como fazem a troca, estou a ver se consigo local para fazer eu por baixo pelo bujão.

No geral basta uma pessoa deitar-se no chão e esticar o bracinho para chegar bem ao bujão e filtro de oleo. basta estacionar o carro num local horizontal e onde não corra o risco de ser atropelado para conseguir ir ao bujão e fazer o serviço.

Num motor a gasolina, à medida que o óleo vai acumulando kilometros e meses de utilização, o óleo vai ficando mais "grosso/espesso" ou mais "fino/aguado"?

Num motor a gasolina, à medida que o óleo vai acumulando kilometros e meses de utilização, o óleo vai ficando mais "grosso/espesso" ou mais "fino/aguado"?

Quando se troca o óleo dum motor a gasolina ao fim de, por exemplo, 15mil kms o óleo tem as mesmas caracteristicas/propriedades como se fosse novo?

Não pois se estivesse igual a como era em novo ninguém o trocava...

Uma alteração que pode/deve ter acontecido é a sua viscosidade/fluidez (ou como queiram chamar desde que se perceba) ter ficado diferente ou para mais "aguado/fino" ou para mais "espesso/grosso".

Nota: até há aqueles mecânicos que passam o óleo nos dedos e pelo tacto dizem que "ainda está bom" ou "já fostes" (alguma diferença eles devem notar...)

O que eu pergunto é simples, quando se tira o óleo velho do motor, este tá mais "fino" ou mais "grosso" em comparação com o seu estado em novo?

Se ouver oxidacao torna se mais viscoso, se houver combustivel misturado ou os modificadores de viscosidade tiverem passado o seu prazo torna se menos viscoso.

andas mesmo a tentar convencer-me não andas [:p] onde se arranja esse óleo ? achas que esse óleo 0w30 para o meu caso é melhor que o castrol ow30 e o shell AG 5w30 ?

Obrigado .
Pode ser que eu esteja enganado, mas "cheira-me" que não tarda vai ter Mannol ao teu alcance. [;)]

Pergunto isso do óleo mais viscoso ou menos viscoso com a idade/kms por causa da seguinte situação:

clio 1.2 a gasolina dos antigos

quando o oleo era novo e se retirava a vareta ficava a pingar óleo da vareta

agora, com menos de 1 ano e cerca de apenas 3 ou 4 mil kms em cima, o óleo já tá mais escuro e não pinga (parece mais viscoso)

é normal isso ou é o oleo que já tá nas ultimas?

tenho ideia de ter lido algures há tempos atrás que o óleo com a idade/kms ficava menos viscoso (tipo aguado) mas neste caso tá a acontecer o contrário (tá a ficar mais viscoso).

Porque é o que tu passas a vida a dizer-me para fazer inveja....[:)]
Ah e tal agora vou para a piscina da minha sogra.....é mentira?Pena é não chover![:)][:)][:)]
(estou a brincar contigo, sabes disso.)

por acaso ainda hoje passei lá o dia [:p] mas olha que o tempo aqui no norte nas ultimas semanas tem andado uma bela M***** tirando o dia de ontem e hoje que as temperaturas passaram dos 30 graus , ainda ontem fiz mais de 370 kms para dar uns mergulhos mas o motivo de viagem não foi só os mergulhos mas sim pela localidade e ambiente em redor [;)]

Voltar
Superior