Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

O Mannol é um produto do grupo SCT-Lubricants (marca alemã).
É produzido na Lituânia, nestas instalações:

A nível de mercado, nos mercados de leste é 'top' - basta irem ao Youtube e verem a quantidade de vídeos russsos sobre esse óleo.
Com o embargo russo, estão a voltar-se para o mercado ocidental.

Esse Astar é um ACEA C3 / BMW LL04 / MB-Approval 229.51 / VW 504 00 / VW 507 00

Na gama Astar o 5w40 C3 é que é Dexos2.

obrigado draper , ainda que não tenhas respondido a todas as minhas duvidas valeu a intenção [;)]

Mannol mandas vir do eBay. Pode é não compensar. Se tiver dificuldades em arranjar o shell AG (ainda esgotado 5l na texoleo) arranjo perto de mim eni i-sint MS 5w30 dexos2. Em ultimo caso... Meto total ou o GM

Motor completamente frio.

Temperatura ambiente agora mais quente do que quando o óleo era novo.

Mas o óleo agora está mais viscoso (não pinga da vareta como pingava em novo).
Se o carro anda pouco e faz poucos percursos em AE o oleo sofre ainda mais.
Podera ja estar fora do seu periodo de vida util, ou a chegar la.

Pergunto isso do óleo mais viscoso ou menos viscoso com a idade/kms por causa da seguinte situação:

clio 1.2 a gasolina dos antigos
quando o oleo era novo e se retirava a vareta ficava a pingar óleo da vareta
agora, com menos de 1 ano e cerca de apenas 3 ou 4 mil kms em cima, o óleo já tá mais escuro e não pinga (parece mais viscoso)
é normal isso ou é o oleo que já tá nas ultimas?
tenho ideia de ter lido algures há tempos atrás que o óleo com a idade/kms ficava menos viscoso (tipo aguado) mas neste caso tá a acontecer o contrário (tá a ficar mais viscoso).

Depende muito do óleo em questão, quer da sua estabilidade química, quer do tipo de combustível, quer do tipo de motor/utilização.
No caso que falas, está a falar de um motor a carburador ou com um sistema de injecção mono-ponto que tem quase sempre tendência para funcionar com excesso de gasolina.
Existem factores que contribuem para o aumento da viscosidade de um óleo, que poderá ser o caso em questão:
- contaminação do óleo por glicol (anticongelante), o que leva a uma aceleração da oxidação do óleo;
- a pouca capacidade dispersante do óleo devido à sua oxidação leva a que a % de matéria carbonosa (constituída por resíduos de partículas metálicas do motor e resíduos carbonizados de combustível) aumente e o óleo veja a sua viscosidade diminuída, tornando-se 'mais grosso'.

Quando o óleo fica 'mais fino', é geralmente devido a contaminação por água (condensação devido a condições climatéricas ou trajetos curtos) ou contaminação por combustível 'não queimado'.

Nesse caso dada a degradação do óleo, deve ser efectuada a mudança de óleo anual (1x/ano), e usar um óleo semi-sintético.
draper olha este :
imgres
É da linha OEM da Mannol.
MANNOL Diesel TDI 5W-30 - API SN/CF ACEA C3 BMW LL-04 MB 229.51 VW 505.01/505.00/502.00 GM Dexos 2 PSA B71 2290
MANNOL O.E.M. Chevrolet Opel 5W-30 - API SN/SM/CF ACEA C2/C3 GM dexos2
Boas,
Para um renault laguna de 1998 1900 a gasoleo, que oleo aconselham ?

Convem ter um 10w40 porque ja se ouve um pouco as tuchas a bater...
Escolhe um óleo ACEA B4 SAE 10w-40 ou 5w-40. A Renault recomenda ELF.

A Rugem Peças vende muitas referências de óleo Mannol e algumas que reparei eram a 60 e tal euros, fui lá comprar umas peças e vi a estante cheia. É um preço absurdo, mas quem o quiser mesmo tem onde comprar..

Boas pessoal, depois de já algum tempo acompanhar este topico decidi começar a fazer as revisões de mudança de oleo cá em casa.
Para um Renault Megane 3 1.5 dCi 90cv de 2011 com 180 000 km que bom óleo aconselham?

O Mannol é um produto do grupo SCT-Lubricants (marca alemã).
É produzido na Lituânia, nestas instalações:

A nível de mercado, nos mercados de leste é 'top' - basta irem ao Youtube e verem a quantidade de vídeos russsos sobre esse óleo.
Com o embargo russo, estão a voltar-se para o mercado ocidental.

Esse Astar é um ACEA C3 / BMW LL04 / MB-Approval 229.51 / VW 504 00 / VW 507 00

Na gama Astar o 5w40 C3 é que é Dexos2.

Draper, eu estava a perguntar se esse Astar mesmo sem a norma Dexos 2, não podia ser usado num motor Opel? Ele tem as normas e características do GM Dexos 2, mas sem ter escrito e pago os Royalties à GM.

É da linha OEM da Mannol.
MANNOL Diesel TDI 5W-30 - API SN/CF ACEA C3 BMW LL-04 MB 229.51 VW 505.01/505.00/502.00 GM Dexos 2 PSA B71 2290
MANNOL O.E.M. Chevrolet Opel 5W-30 - API SN/SM/CF ACEA C2/C3 GM dexos2

draper para o meu caso , acabam por ser óleos iguais sendo que o tdi dexos 2 atende a mais normas de construtores certo mas em termos de qualidade e especificações são iguais ?

encontrei um vendedor de mannol e os preços até são simpáticos .

Draper, eu estava a perguntar se esse Astar mesmo sem a norma Dexos 2, não podia ser usado num motor Opel? Ele tem as normas e características do GM Dexos 2, mas sem ter escrito e pago os Royalties à GM.
Sim pode ser usado... mas é por tua 'conta e risco'...
Draper qual o melhor óleo para uma Scenic 1.5 dci 105 cv? Obrigado
Se buscas o melhor, escolhe um óleo de especificação RN0710 que cumpra também a norma C3.
EX.:
- Motul X-Clean C3 5w30
- Liqui Moly 4100 5w40
- Castrol Edge 0w-40

Voltar
Superior