Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

... é uma das boas opções das muitas disponíveis para o teu carro. [;)]

ok , está já decidido , a próxima muda de óleo será este motul x-clean 8100 a entrar , mas lá para a altura do natal , talvez nessas ferias , isto se nessa altura houver stock :sh)
obrigado draper [;)]

aproveito para dizer que o mannol casa bem com o meu motor , fiquei mais impressionado com as diferenças deste mannol do que com o castrol fst titanium 0w30 , por incrível que pareça , o mannol só precisava de ser um pouquinho mais full-economy de resto impecável , recomendo [;)]

Alguém me consegue dissipar a seguinte dúvida:

A Castrol tipicamente usa garrafões de 4 litros, mas também há de 5 litros.

Isto é suposto ser assim ?

Existem embalagens de 1L, 2L, 4L, 5L, 20L, 60L, 205L e 1000L.
Em Portugal a BP Portugal distribui 1L e 4L.
Com o aparecimente dos sites com embalagens 'europeias', existe 1L, 4L e 5L.

motul_8100_x_clean_fe_5w30_5_litros_promocao_mot.jpg

Boas draper,

Este óleo da Motul também será uma boa opção para o meu motor pois também é um C2\C3 e cumpre a norma da Fiat 9.55535.S1 desculpa esta pergunta [;)]

Existem embalagens de 1L, 2L, 4L, 5L, 20L, 60L, 205L e 1000L.
Em Portugal a BP Portugal distribui 1L e 4L.
Com o aparecimente dos sites com embalagens 'europeias', existe 1L, 4L e 5L.

As de 1l e 4l conheço. Os formatos "profissionais" imagino como sejam...

As de 5l, que volta e meia aparecem "por aí", é que estavam a fazer confusão...

Na quarta-feira foi dia de mudar o óleo, saiu o Shell AG e entrou o Total MC3 5w30, posso dizer que para já estou muitíssimo satisfeito com a minha escolha, ainda fez poucos quilômetros com o Total, mas já deu para ver que é superior.

Se com o passar dos quilômetros, continuar assim satisfeito com ele, encontrei o óleo certo para o meu motor, não é um óleo muito caro e é fácil de encontrar à venda online.

Não é um verdadeiro sintético nem feito de GTL, mas parece ser de grande qualidade, é um Api Group III muito bom.

Na quarta-feira foi dia de mudar o óleo, saiu o Shell AG e entrou o Total MC3 5w30, posso dizer que para já estou muitíssimo satisfeito com a minha escolha, ainda fez poucos quilômetros com o Total, mas já deu para ver que é superior. Se com o passar dos quilômetros, continuar assim satisfeito com ele, encontrei o óleo certo para o meu motor, não é um óleo muito caro e é fácil de encontrar à venda online. Não é um verdadeiro sintético nem feito de GTL, mas parece ser de grande qualidade, é um Api Group III muito bom.
já deu para ver como? Esta 4ªf também foi dia de mudar ao GTC...saiu o GM 5w30....e entrou o GM 5w30. a única mudança... foi que saiu um CLEAN filter e entrou um Wix ref wl7294

Última edição:
já deu para ver como? Esta 4ªf também foi dia de mudar ao GTC...saiu o GM 5w30....e entrou o GM 5w30. a única mudança... foi que saiu um CLEAN filter e entrou um Wix ref wl7294

Ruído do motor, suavidade em andamento, até acho o motor mais "livre" (menos esforço), mas também pode ser do óleo ainda ser novo; mas o shell ainda só tinha 5 meses de uso, por isso não devia notar tanta diferença.

Já com o shell tinha notado diferenças, quando tirei o Magnatec C3 e entrou shell.

Ao passar do shell para o total, nem queria acreditar que nota-se diferença alguma, o shell já era muito bom e não achei que este ou outro o consegui-se superar.

Ainda pensei que fosse placebo, mas o meu pai diz que também notou. O carro ia em 5° que era um mimo.

O Célio falou no fuel economy do shell que era excelente, se usasse este então :-)

O GM Original não sei, porque já não leva à muitos anos, e por isso não me recordo muito bem dele, mas do pouco que me recordo, o motor ficava barulhento.

Eu acho que a malta do Dexos 2, até nem pega muito em total. Eu até o escolhi porque é barato, tem uma ficha técnica quase igual ao GM, é fácil de encontrar, e o marketing convenceu-me.

Última edição:
Ruído do motor, suavidade em andamento, até acho o motor mais "livre" (menos esforço), mas também pode ser do óleo ainda ser novo; mas o shell ainda só tinha 5 meses de uso, por isso não devia notar tanta diferença.

Já com o shell tinha notado diferenças, quando tirei o Magnatec C3 e entrou shell.

Ao passar do shell para o total, nem queria acreditar que nota-se diferença alguma, o shell já era muito bom e não achei que este ou outro o consegui-se superar.

Ainda pensei que fosse placebo, mas o meu pai diz que também notou. O carro ia em 5° que era um mimo.

O Célio falou no fuel economy do shell que era excelente, se usasse este então :-)

O GM Original não sei, porque já não leva à muitos anos, e por isso não me recordo muito bem dele, mas do pouco que me recordo, o motor ficava barulhento.

Secalhar tinhas o motor todo atrofiado/sujo por dentro devido a maus óleos e a terem passado do prazo lá dentro (kms e/oou tempo a mais) e agora como colocas oleos bons e mudas o óleo a tempo (ou até antes do tempo) o motor vai ficando cada vez mais limpo e com melhor funcionamento[;)]

... é uma das boas opções das muitas disponíveis para o teu carro. [;)]

ok , está já decidido , a próxima muda de óleo será este motul x-clean 8100 a entrar , mas lá para a altura do natal , talvez nessas ferias , isto se nessa altura houver stock :sh)
obrigado draper [;)]

aproveito para dizer que o mannol casa bem com o meu motor , fiquei mais impressionado com as diferenças deste mannol do que com o castrol fst titanium 0w30 , por incrível que pareça , o mannol só precisava de ser um pouquinho mais full-economy de resto impecável , recomendo [;)]

Então mas já vais tirar o Mannol? Vai sair no final do ano pelos km ou por curiosidade pela Motul? Só falta testares o Motul & L. Moly [;)]

Boas! Estou a equacionar comprar um QQ (1.6 Dci). Num fórum indicam que, alguns concessionários, estão a "meter" óleo Galp 5W40. Pergunto: é bom óleo ou nem por isso?

Ruído do motor, suavidade em andamento, até acho o motor mais "livre" (menos esforço), mas também pode ser do óleo ainda ser novo; mas o shell ainda só tinha 5 meses de uso, por isso não devia notar tanta diferença. Já com o shell tinha notado diferenças, quando tirei o Magnatec C3 e entrou shell. Ao passar do shell para o total, nem queria acreditar que nota-se diferença alguma, o shell já era muito bom e não achei que este ou outro o consegui-se superar. Ainda pensei que fosse placebo, mas o meu pai diz que também notou. O carro ia em 5° que era um mimo. O Célio falou no fuel economy do shell que era excelente, se usasse este então :-) O GM Original não sei, porque já não leva à muitos anos, e por isso não me recordo muito bem dele, mas do pouco que me recordo, o motor ficava barulhento. Eu acho que a malta do Dexos 2, até nem pega muito em total. Eu até o escolhi porque é barato, tem uma ficha técnica quase igual ao GM, é fácil de encontrar, e o marketing convenceu-me.
obrigado pelo feed. seria a minha 2ª opção se arranjasse , já que o AG já se sabe....

Secalhar tinhas o motor todo atrofiado/sujo por dentro devido a maus óleos e a terem passado do prazo lá dentro (kms e/oou tempo a mais) e agora como colocas oleos bons e mudas o óleo a tempo (ou até antes do tempo) o motor vai ficando cada vez mais limpo e com melhor funcionamento[;)]

É provável [;)] até porque achei borra no motor. Mas mesmo assim, o total surprendeu e muito, nunca pensei.

Nas minhas mãos o óleo era mudado aos 12 meses e antes dos 10mil km.

O carro foi comprado usado, veio para as minhas mãos com 7 anos e meio, nas minhas mãos levou uma vez shell 10w40 [8b] bidon do stand, 1x GM 5w30 na oficina da terra, 1x GM 10w40 [8b] na Opel, e 1x galp 5w30 na Opel.

E depois, mandei lixar as oficinas que nem sei se mudavam o óleo, agora mudo eu, e escolho eu o óleo. Já levou comigo, Castrol, Shell e Total Dexos 2.

P.s.: Desconfio que o antigo dono durante 4 anos apenas mudou o óleo duas vezes por ter andando pouco com ele :-( o carro nas mãos dele foi quase sempre à Opel, exceto duas vezes. A Opel diz que era 30 mil ou 2 anos :sh)

O motor desde que leva o óleo mudado em casa, de boa qualidade, apareceu-me borra na árvore de cames, vê-se muitos pontos pretos quando se tira a tampa de enchimento, e já me apareceu duas vezes bocados de borra no filtro.

Para não usar engine flush, porque não sei que borra ele tem por dentro, estou a mudar agora o óleo de 6 em 6 meses, e vai ser 6 em 6 meses sempre agora, o motor leva 3.5l apenas.

O filtro Mann também parece melhor que o OEM, levou um com o shell e agora com o total.

P.s.2: O carro levou a borboleta limpa na Opel, será que o spray de limpeza da borboleta contaminou o óleo e provocou a borra??????

Última edição:
Boas! Estou a equacionar comprar um QQ (1.6 Dci). Num fórum indicam que, alguns concessionários, estão a "meter" óleo Galp 5W40. Pergunto: é bom óleo ou nem por isso?

Para fritar batatas deve ser... Num motor desses, com faps e afins, não levar um 5w30 de qualidade com as normas certinhas é um crime. Mais um roubo dos concessionários. O mestre draper ou eblase já te vêm ai dizer qual a melhor solução pra esse motor.

Voltar
Superior