Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Clio II 1.2 1999 8v

Óleo para caixa de velocidades pode ser o TOTAL TRANSMISSION GEAR 8 75W80 GL4+?

Ou convém ser ELF?

No caso de ser melhor o ELF (TRANSELF 75W80 GL4+) qual a referência mais adequada?

NFJ ou NFP?

Algures no tópico falei apenas em "ELF GL4 75W80"

A minha dúvida é, "no caso de ser melhor o ELF (TRANSELF 75W80 GL4+) qual a referência mais adequada? NFJ ou NFP?"

(nunca eu em lado nenhum/tópico nenhum falei em NFJ vs NFP)
Na caixa JB podes usar óleos API GL-4, GL-4+ ou GL-4/GL-5, independentemente da marca.
Não deves usar óleo API GL-5.

Das refªs ELF a indicada é a NFJ (API GL-4+) - caixas Jxx, NDx, TL4
O ELF NFP é para as caixas Pxx.

Quem produz os óleos Yamaha Lube?
Eneos
eneos_logo2.jpg

Não te chores! Para de te chorar! Só em iva arrecadas umas massas!
... pelo menos 23%...[;)]
Boas a todos
Que óleos recomendam para hyundai Getz 1.1 2004.
Obrigado desde já.
Recomendo preferencialmente um destes:
OM81EN5W305.jpg
OSHUPAF5W305.jpg

...existe um específico para esse motor:
1831109253.jpg

obrigado a todos por aconselharem óleos para o mx-5.

não tinha conhecimento desse site OEL, os óleos são bem baratos. bem que procurei lá Shell hx7 10w40 e não aparece.

moro nos açores e a maioria dos sites nacionais não enviam para cá, e o Shell é caríssimo cá. alguém conhece sites internacionais que enviem óleos a bons preços (o tal shell também claro) para toda a europa ? nacional só conheço o texoleo e este envia, mas quanto mais pesado mais caro for.

Parece que não há por aqui muitos fans do Liquimoly... eu meti agora e até ver estou satisfeito.
E gosto muito da cor e consistência do óleo (o que nada quer dizer)
Sou fã da liquimoly apenas em aditivos para combustível e oleo pois se for para escolher a marca do oleo prefiro Shell com a tecnologia GTL que e um oleo mais limpo para o motor e nesta matéria de marca de oleos ja estou esclarecido.

obrigado a todos por aconselharem óleos para o mx-5.

não tinha conhecimento desse site OEL, os óleos são bem baratos. bem que procurei lá Shell hx7 10w40 e não aparece.

moro nos açores e a maioria dos sites nacionais não enviam para cá, e o Shell é caríssimo cá. alguém conhece sites internacionais que enviem óleos a bons preços (o tal shell também claro) para toda a europa ? nacional só conheço o texoleo e este envia, mas quanto mais pesado mais caro for.

Os portes esses não te livras. Encomendes por cá ou lá fora pior.

Por exemplo, se encomendares este:

http://www.autopartslogistic.com/total-energy-quartz-9000-5w40-5l_id-34_pid-TE5W40*5_ta-TOT

tens de adicionar 16.5€. Se encomendares mais do que uma, pagas o mesmo. Se juntares com mais gente, poupam todos.

só um pequeno reparo, o Shell hx7 10w40 é para o meu honda, todos aconselham e dizem que o fabricante também aconselha.

para o mx-5 é para o meu irmão, não encontrei nada de esclarecedor nos fóruns internacionais, usam diferentes óleos e estão satisfeitos.

é porreiro encomendar vários e pagar o mesmo, só é pena não ter shell para mim.

só um pequeno reparo, o Shell hx7 10w40 é para o meu honda, todos aconselham e dizem que o fabricante também aconselha.

para o mx-5 é para o meu irmão, não encontrei nada de esclarecedor nos fóruns internacionais, usam diferentes óleos e estão satisfeitos.

é porreiro encomendar vários e pagar o mesmo, só é pena não ter shell para mim.

Só porque tem o autocolante Honda/Shell? [:p]

attachment.php

Entretanto passaram a usar Total e agora viraram-se para a Castrol. Acordos comerciais..

Anexos

• hondas.jpg
    hondas.jpg
    22KB · Visualizações: 0
Paulo tens uma enorme responsabilidade de dar o feedback desse motul [;)]

Boa escolha[;)]
Ainda vai demorar, pois enquanto não resolver o problema do FAP não vou estragar mais óleo.
Em ultimo caso, meto o GM. Motul é mal empregue.[;)]

Meti esta foto para te picar visto que andas curioso com o Motul. [:D][:p]
Esta embalagem não está nova, tem cerca de 3 l e é a tal que falei à pouco tempo que o meu amigo tinha lá de quando lhe troquei o óleo no corsa.
Quando chegar ~a altura de fazer a revisão compro uma nova.

Na caixa JB podes usar óleos API GL-4, GL-4+ ou GL-4/GL-5, independentemente da marca.
Não deves usar óleo API GL-5.

Das refªs ELF a indicada é a NFJ (API GL-4+) - caixas Jxx, NDx, TL4
O ELF NFP é para as caixas Pxx.

Eneos

... pelo menos 23%...[;)]

Recomendo preferencialmente um destes:

...existe um específico para esse motor:

foto2.jpg

Dizes que é a caixa JB. Como é que se descobre (ou onde é que se vê) qual o tipo de caixa, neste caso dos renaults?

NFJ - caixas JXX, TL4 e NDX (tal como disseste)

NFP - caixas JXX, TL4, NDX e ainda caixas PXX e caixas P de nissan.

Informação visto nas referidas fichas técnicas

http://www4.total.fr/Europe/Spain/PDF/FichTec_Elf_Tranself_ NFJ_ 75w80.pdf
http://www4.total.fr/Europe/Spain/PDF/FichTec_Elf_Tranself_ NFP_75w80.pdf

O que eu vejo, pelas fichas técnicas, é que o NFP dá para todas as caixas referidas do NFJ e dá para mais outros tipos de caixa.

Comparando as fichas técnicas verifica-se que as caracteristicas do NFP são muito melhores (viscosidades, densidade, indice viscosidade, etc)

Sendo assim, e sendo o preço igual, existe alguma vantagem (ou "obrigação") em optar pelo NFJ (que tem caracteristicas inferiores) em vez de optar pelo NFP que parece ser muito superior em todos os aspectos? (neste caso para a caixa do clio2)

Ver anexo 132449

Dizes que é a caixa JB. Como é que se descobre (ou onde é que se vê) qual o tipo de caixa, neste caso dos renaults?

http://www4.total.fr/Europe/Spain/PDF/FichTec_Elf_Tranself_%20NFJ_%2075w80.pdf

O que eu vejo, pelas fichas técnicas, é que o NFP dá para todas as caixas referidas do NFJ e dá para mais outros tipos de caixa.

Comparando as fichas técnicas verifica-se que as caracteristicas do NFP são muito melhores (viscosidades, densidade, indice viscosidade, etc)

Sendo assim, e sendo o preço igual, existe alguma vantagem (ou "obrigação") em optar pelo NFJ (que tem caracteristicas inferiores) em vez de optar pelo NFP que parece ser muito superior em todos os aspectos? (neste caso para a caixa do clio2)

Tens uma chapa junto ao sensor de velocidades/bicha onde diz "Jxxxxxx".

Ainda vai demorar, pois enquanto não resolver o problema do FAP não vou estragar mais óleo.
Em ultimo caso, meto o GM. Motul é mal empregue.[;)]

Meti esta foto para te picar visto que andas curioso com o Motul. [:D][:p]
Esta embalagem não está nova, tem cerca de 3 l e é a tal que falei à pouco tempo que o meu amigo tinha lá de quando lhe troquei o óleo no corsa.
Quando chegar ~a altura de fazer a revisão compro uma nova.

ok , pensava que já tinhas a questão do fap resolvida [;)]

Parece que não há por aqui muitos fans do Liquimoly... eu meti agora e até ver estou satisfeito.
E gosto muito da cor e consistência do óleo (o que nada quer dizer)

Ver anexo 132449

http://www4.total.fr/Europe/Spain/PDF/FichTec_Elf_Tranself_ NFJ_ 75w80.pdf

caracteristicas do NFP são muito melhores :confused::confused::confused:

NFJ - API GL-4+

NFP - API GL-4

Se tens tantas dúvidas em escolher entre essas 2, porque não optar por uma terceira?
VMMG75W801.jpg

Última edição:
Vivam.

Ainda a respeito dos filtros de óleo ando com a dúvida se a chamada "overflow valve" no fundo do filtro é benéfica ou não?

É que o filtro original trá-la os outros não.Aqui no site da filtron não falam bem dela!http://en.filtron.eu/site.php/site/menu?cat=83

Agradeço a vossa ajuda.
se não fosse benéfica não trazia...

Quando o óleo está mais viscoso o óleo tem dificuldade em passar pelo elemento filtrante. A "overflow valve" abre (devido ao acumular de pressão que comprime a mola) e deixa o óleo passar de modo a chegar a todo o motor para sua lubrificação.
Apartir de uma determinada temperatura, o óleo estabiliza a sua viscosidade e por consequência a sua pressão desce e a "overflow valve" fecha. O óleo passa a ser filtrado pelo elemento filtrante garantindo que o óleo não está contaminado com partículas.

É preferível o óleo nos primeiros momentos de funcionamento do motor não ser filtrado, mas não por em causa a protecção ao desgaste do motor (garantir a lubrificação do motor).

Filtros sem "overflow valve" afectam a a protecção ao desgaste do motor nos arranques a baixas temperaturas...:(

Voltar
Superior