V60 D4 vs 320d

Na empresa há alguns colegas que têm a sorte de ter essa indecisão.
A mim, conhecendo apenas a Volvo, e sabendo que a 3 melhorou em muito do que achava ser má, gosto da sueca, o motor é suave, o conforto muito bom, o interior tirando um pormenor é óptimo e vê-se menos que a a alemã que será sempre muito mais vista que a chinesa/escandinava.

Boa tarde,

estou em negociações para a aquisição de um destes modelos, novo.

Já vi tudo quanto é comparativo e review, já experimentei a V60, e o amargo de boca é o seguinte:

Para mim, a Volvo é mais exclusiva, mais bonita, preco por preço e tendo em conta os descontos, a BMW para vir minimamente equipada (mas com menos umas coisas que a volvo), ficará uns 3500-4000 eur mais cara. A BMW tem contudo traccao traseira e um feeling de direcção, segundo a critica muito superior.
É uma carrinha para transportar a família vários anos, mas eu gosto de conduzir. Tenho um E46 cabrio straight six, e adoro o,feeling do volante.

Escolheriam a Volvo sabendo que satisfaz em quase todos do domínios, com excepção da direcção/chassis e da bagageira?

Estou muito em cima do negócio e mais inclinado para a Volvo, mas se for experimentar a F31 se calhar troco me todo...

o preco é importante mas não é deal breaker. A corrente de distribuição idem....

alguém já guiou os 2??

Achas (acham) que a V60 vale mais essa diferença?
Se estás indeciso em tudo, esse pormenor pode fazer a diferença...

Acho que o ideal é pegares num papel e tentares ver aquilo que realmente queres, porque hoje em dia as possibilidades são quase infinitas.

Se já o fizeste e a tua short list são essas 2, o melhor mesmo que tens a fazer é experimenta-las. Conhecendo bem as 2 marcas e já tendo conduzido F30 20d e V60 D3, não acho que haja uma melhor do que a outra. São diferentes: a BMW mais interactiva e com mais feeling de conducao em curva. A Volvo mais confortável e mais cruiser. Haverá certamente uma que se adaptara melhor a ti. So experimentando.

A única incógnita da Volvo para mim é a caixa auto. Antigamente eram de fugir. Diz-se que esta nova não da problemas...mas é demasiado recente para tirar conclusões. Se fores para Volvo, manual. Se fores para BMW e fizeres muita cidade, automática.

A Volvo na D4 é uma ZF de 8 como julgo que a S3 também tem a ZF.
Não tem na a ver com a antiga caixa auto da volvo, que ainda é utilizada na d5 ena hibrida.

Se for para fazer track days a BMW deve ser melhor. Para o uso diário será assim tão importante? Eu acho que não.

podes elaborar?

Claro que tenho de comparar directamente, mas num curto contacto com um modelo que não se conhece, há tanta coisa para avaliar, que de facto se torna difícil absorver tudo...
lembro que quando comprei o civic da minha Maria, achei que o motor cumpria, porque fui enganado pela elasticidade e boas baixas e médias que tem... Depois veio a desilusão.

Não quero gastar esta quantia num carro e depois ficar a olhar para a vizinha o resto do tempo.

Se o User acha que os test drives são curtos por que não, procurar uma rent a car que tenha series 3 e alugar um por um fim de semana?

Na minha opinião e equipamentos e preços à parte, o grande problema desta geração do série 3 são, os fracos resultados no Small Overlap crash test realizado pelo IIHS

BMW serie 3
http://www.iihs.org/iihs/ratings/vehicle/v/bmw/3-series-4-door-sedan

api-rating-image.ashx

api-rating-image.ashx

api-rating-image.ashx

Volvo S 60
http://www.iihs.org/iihs/ratings/vehicle/v/volvo/s60

api-rating-image.ashx

api-rating-image.ashx

api-rating-image.ashx

Last edited:
Optaria sem qq hesitação pela V60... Exclusividade e qualidade.

O "plus" dinâmico que a F31 terá, dificilmente é "extraível" pela esmagadora maioria daqueles que tanto o valorizam.

Em AE são dois grandes motores e, à partida, o Volvo não será uma "bomba relógio".

Tive um XC60 D3 que "odiei ter que comprar" e carro conseguiu "vergar me" pela qualidade e competência que demonstrou.

Seguramente voltarei a ser cliente da marca, é uma questão de tempo.

Eu esperava uns 4 meses (caso o user possa).

Isto pq parece-me que tanto uma como outra estarão perto de receber um restyling..

Pelo menos a S3 em Janeiro fará 3 anos

podes elaborar?

.

Isto é muito pessoal, e concordo com o que alguns dizem em relação à preferência de mais conforto em detrimento de dinâmica, aliás, foi um dos fatores que me afastou do serie 1 (favorece mais o posto de condução) em favor do V40 (mais conforto e habitabilidade) Nota: Para mim na prática V40 não é uma carrinha. Quanto à série 3 vs. V60, achei o D4 bom a partir das 3000, mas abaixo disso estava à espera de mais. Se calhar ia com as espetativas muito elevadas... Os bancos da V60 são bem melhores que os do V40, muito mais apoio que no último mas os do série 3 são melhores ainda, mais envolventes, posição de condução melhor. Um dos "problemas" da bmw são mesmo os extras. Por exemplo, os estofos base são horríveis, inaceitáveis para mim num carro deste segmento.

A caixa manual (não conduzi a V60 com caixa automática) é muito suave, mas achei mal posicionada, pior que no V40. Em termos de conforto sim, mais confortavel que a série 3. A V60 que conduzi tinha kit R-Design e não achei desconfortável. É mais durinha a 318 do mano com pack M. Já agora, a caixa auto da bmw agradou-me.

Boas escolhas! Eu não gosto de carrinhas, mas a comprar, essas duas fariam parte do rol de escolhas. :)

Optaria sem qq hesitação pela V60... Exclusividade e qualidade.

O "plus" dinâmico que a F31 terá, dificilmente é "extraível" pela esmagadora maioria daqueles que tanto o valorizam.

Em AE são dois grandes motores e, à partida, o Volvo não será uma "bomba relógio".

Tive um XC60 D3 que "odiei ter que comprar" e carro conseguiu "vergar me" pela qualidade e competência que demonstrou.

Seguramente voltarei a ser cliente da marca, é uma questão de tempo.

Sem querer entrar em guerrinhas estéreis, até porque nunca conduzi nenhum dos 2, diria que mais do que o "plus" dinâmico, é o "plus" de feedback que está em causa. Agora um test-drive desfaz as dúvidas de qual a distância a que se encontram.

Tenho ideia que a direção do 3 do E46 para este não melhorou do ponto de vista do feedback, pelo contrário.

Quanto a qualidade, estão seguramente ambos num patamar que não comprometem, mas tens ideia que o Volvo se destingue nesse particular ?

Sem querer entrar em guerrinhas estéreis, até porque nunca conduzi nenhum dos 2, diria que mais do que o "plus" dinâmico, é o "plus" de feedback que está em causa. Agora um test-drive desfaz as dúvidas de qual a distância a que se encontram.

Tenho ideia que a direção do 3 do E46 para este não melhorou do ponto de vista do feedback, pelo contrário.

Quanto a qualidade, estão seguramente ambos num patamar que não comprometem, mas tens ideia que o Volvo se destingue nesse particular ?

Eu não questiono que a BMW terá melhor dinâmica, até porque é óbvio, faz parte do seu adn. ;)

O que eu questiono é se na grande maioria as pessoas acabam por usufruir disso ou se é realmente importante para as conversas de "café ".

O que eu vejo é que quando ando a abrir por essas estradas fora, muitos dos que constantemente falam dos tempos, cavalos e etc... Vao encostados na faixa da direita ou por causa da família, ou da "Maria", ou das multas ou do combustível, etc...

Portanto, na pratica não usufruem no elemento onde efectivamente a bimmer se destaca.

Para mim, (sublinho o "para mim"), o/a Volvo transmite uma exclusividade e uma qualidade que me seduzem.

Acho os carros muito completos, excelentes roladores em AE que é onde faZemos mts kms, um habitáculo sofosticado mas ao mesmo tempo simples, uma bancos óptimos que, se em pele, ainda melhoram o nível de conforto.

São ambos excelentes automóveis, nos ultimos dois anos fiz milhares de kms numa 318 d e, não teria dúvidas, optaria pela V60.

É uma opinião, não é uma verdade inquestionável é muito menos um rastilho para qq "guerrinha estéril ". [:D]

Agradecido pelos inputs!
vou tentar testar a s3 e inquirir o vendedor sobre o que é exactamente o opcional chassis sport na Volvo....
Queria finalizar a encomenda a tempo do Natal e a indecisão anda a comer-me o tempo e a cabeça... Mas é uma óptima dor de cabeça de se ter.

Excluindo a nova passat que parece ser das melhores opções hoje no mercado e olhando só para as duas em questão, se a necessidade do seu uso for andar muito quer em AE, quer em IP ou nacionais, então iria para a Volvo com uns bons bancos dianteiros e revestidos a pele. São dos melhores bancos em carros ditos comuns que há no mercado.

De facto a passat parece ser uma muito boa escolha, mas em termos estéticos é mais apagada e só tem o motor de 150cv. A patroa não gosta. Também ponderei a mazda 6 ( interior tristonho), o cla (o 220 é bem caro e só vem com caixa auto), o DS5 (patroa não gosta) e o xc60 (mais caro, gasta mais).
A política de extras da BMW põe me doente....

Conheço bem uma V60 de 2012!

É um excelente meio de transporte, confortável, bem equipado e seguro e bonito, contudo falta ali qualquer coisa!

A condução é normal, não é enfadonha mas anda muito longe da condução de um BMW.

O interior é mesmo pequeno para um carro com aquele tamanho, principalmente atrás! Tenho 1.79m e não vou à vontade atrás! Contudo é muito confortável!

Se o dinheiro não for problema compra a BMW!![;)]

A política de extras da BMW põe me doente....

Eu iria para a BMW mas sou suspeito...

Em relação a esta frase, é verdade, mas infelizmente pelo lado negativo.

Neste verão andei uns minutos numa 320d que nem sequer tinha saídas de ar - ventilação, para os lugares traseiros. Atrás, em baixo, por cima da zona central. Para não falar de outros pequenos pormenores/equipamentos básicos. Neste aspecto é muito pobre...

Boa sorte para a escolha!

Eu também iria para a 320d mas também sou suspeito.

Apesar de gostar muito da volvo v60. Com pack R design fica a matar.
Já a 320 não gosto do pack M, prefiro a linha Luxury.

De qualquer forma são 2 excelentes candidatos. Testa as 2 e no final vais saber qual comprar.

Atenção a uma coisa: o carro é para manter quantos anos? É que infelizmente a desvalorização dos volvos ainda é grande (apesar de ter vindo a mudar)

Back