"Validade" dos amortecedores

Os amortecedores de traz do meu carro ja tem 216000km e 12 anos e ainda passam na inspecção e não sei se será ou não boa ideia de os trocar ou sera que podem ainda durar mais tempo dado que os percursos q faço são autoestrada na sua maioria?
Eu trico os meus qd atengem os 35% da sua capacidade, pois o carro já baloiça imenso e numa travagem de emergência é acidente garantido. No IPO só se estiver a 20% se n estou em erro é q chumba

Já agora para uma Space star 1.9 DI-D 102cv de 2004 qual a referência dos amortecedores de marca Kyb que devo comprar?Pois verifiquei que tambem existe o modelo de amortecedor para estradas degradadas.

Já agora para uma Space star 1.9 DI-D 102cv de 2004 qual a referência dos amortecedores de marca Kyb que devo comprar?Pois verifiquei que tambem existe o modelo de amortecedor para estradas degradadas.
WTF?, existem referências de amortecedores para estradas degradadas? também quero.[kiss]

WTF?, existem referências de amortecedores para estradas degradadas? também quero.[kiss]

Existem. Geralmente destinados a mercados do 3º mundo Áfricas etc...

Em relação à duração dum amortecedor, normalmente os centros de inspecção detectam um amortecedor em mau estado pelo que não há grande motivo de preocupação.

Um sinal típico é o carro entrar em subvibração e patinar ao curvar a mais alta velocidade. Eu noto bem qd estão nas lonas mas há quem não tenha noção disso pq se habituam-se às reacções dos carros e não percebem que o amortecedor já deu o berro.

Muitos mudam pneus pq pensam que o carro patina por causa do piso do pneu...

Dizes bem, os centros de inspecção detectam um amortecedor ou mais em mau estado, mas só quando existe um desiquílibrio entre alguns deles, se estiverem todos nas lonas por igual, ficas aprovado.[:D]

Em relação à duração dum amortecedor, normalmente os centros de inspecção detectam um amortecedor em mau estado pelo que não há grande motivo de preocupação.

Um sinal típico é o carro entrar em subvibração e patinar ao curvar a mais alta velocidade. Eu noto bem qd estão nas lonas mas há quem não tenha noção disso pq se habituam-se às reacções dos carros e não percebem que o amortecedor já deu o berro.

E como sabe se são os da frente ou os de traz q estão nas lonas? Qual a percentagem apartir da qual tem-se q trocar de amortecedor para eu depois perguntar ao sujeito da inspecção o resultado obtido. Alem do amortecedor é preciso trocar mais alguma coisa?

Last edited:
Eu trico os meus qd atengem os 35% da sua capacidade, pois o carro já baloiça imenso e numa travagem de emergência é acidente garantido. No IPO só se estiver a 20% se n estou em erro é q chumba
Não te guies pelas percentagens da IPO! Já me aconteceu de amortecedores novos não chegarem a 70% por isso para mim vale +/- 0 o que mostra no IPO...

Eu também não guio pela IPO, nos meus percursos diários consigo notar quando já estão a perder eficácia, em mau piso e com curvas é onde faz a diferença.
Quando vejo que está na altura troco independentemente do resultado desses testes, pois num dos carros troquei os 4 com cerca de 240K kms e na IPO ainda estavam bons.

Eu também não guio pela IPO, nos meus percursos diários consigo notar quando já estão a perder eficácia, em mau piso e com curvas é onde faz a diferença.
Quando vejo que está na altura troco independentemente do resultado desses testes, pois num dos carros troquei os 4 com cerca de 240K kms e na IPO ainda estavam bons.

O meu ainda so tem 216000km feitos a traz e portanto ainda os posso ter por mais um cadito. Notaste muita diferença após a troca? So trocaste os amortecedores ou tb foram mais peças?

Quem diz Africa diz Portugal :rolleyes:

noutro dia numa rotunda sem travar senti o meu carro a abanar nao lateralmente mas para a frente e para trás, serão os dito cujos?

O meu ainda so tem 216000km feitos a traz e portanto ainda os posso ter por mais um cadito. Notaste muita diferença após a troca? So trocaste os amortecedores ou tb foram mais peças?

"Só têm 216000 km?" Já devias ir no terceiro jogo de amortecedores e não no primeiro. Como já disseram acima, a duração dos amortecedores anda pelos 80000-100000 km, não mais do que isso.

Os testes da IPO são completamente inúteis. Se puseres amortecedores novos, vão dizer que estão a 70 ou 80% de eficácia. Se estiverem velhos, o resultado é o mesmo. A IPO só serve para analisar discrepâncias entre os dois amortecedores do mesmo eixo. Aliás, só dessa forma é que o carro chumba e não por existir falta de eficácia.

Em termos concretos, podes ter, no máximo, 30% de diferença entre os amortecedores do mesmo eixo. Acima disso, o carro chumba. Se ambos tiverem 1% de eficácia, passa.

Os testes da IPO são completamente inúteis. Se puseres amortecedores novos, vão dizer que estão a 70 ou 80% de eficácia. Se estiverem velhos, o resultado é o mesmo. A IPO só serve para analisar discrepâncias entre os dois amortecedores do mesmo eixo. Aliás, só dessa forma é que o carro chumba e não por existir falta de eficácia.

Em termos concretos, podes ter, no máximo, 30% de diferença entre os amortecedores do mesmo eixo. Acima disso, o carro chumba. Se ambos tiverem 1% de eficácia, passa.

Por acaso eu sabia que o ensaio é comparativo mas acho que é pouco relevante. Se de facto houver essa tal discrepância a substituição faz todo o sentido e portanto a utilidade é óbvia nesses casos em que 1 amortecedor está nas lonas.

Mas tb diga-se que tlvz em mais de 90% dos casos há sempre um que se lixa primeiro do que o outro. Provavelmente o da direita.

Por acaso eu sabia que o ensaio é comparativo mas acho que é pouco relevante. Se de facto houver essa tal discrepância a substituição faz todo o sentido e portanto a utilidade é óbvia nesses casos em que 1 amortecedor está nas lonas.

Mas tb diga-se que tlvz em mais de 90% dos casos há sempre um que se lixa primeiro do que o outro. Provavelmente o da direita.

Os batentes dos amortecedores é preciso mudar? Os da frente mudei aos 110000km mas ainda estavam bons segundo o mecânico. Os de traz como raramente levo carga e o carro so tem 2 lugares ainda nao os troquei.

Claro que sim com aqueles kms nota-se bem apesar de até aquela altura só fazia boas estradas.
No meu atrás são só amortecedores mas à frente tenho cabeçotes estavam em bom estado mas na proxima é garantido trocar.

Alguem sabe se é preferivel colocar amortecedores para veículos adaptados a estradas em mão estado? A Kyb tem este modelo http://www.autopecasstore.pt/kyb/amortecedor-833907

O veiculo em questão é uma mitsubishi space star 1.9 di-d 102cv de 2004.

Entre as marcas Monroe,Kyb,Sachs, JapanParts qual a melhor? Qual destas marcas é a de origem da Space Star de 2004?

As molas substituem-se de quanto em quanto tempo?

quando partem

95955Amortisseur.jpg

Back