"Validade" dos amortecedores

Os amortecedores são eternos como os diamantes![:)][:)]

Não e bem assim pois o efeito barco com q o carro fica quando eles já ter desgaste não e agradável. Mandei vir do site oscaro as molas e amortecedores da marca TRW para o eixo traseiro pois já tem mais de 217000km. Não sei qual a marca OEM da Space Star 1.9 di-d 102cv de 2004.

Existem. Geralmente destinados a mercados do 3º mundo Áfricas etc...

Em relação à duração dum amortecedor, normalmente os centros de inspecção detectam um amortecedor em mau estado pelo que não há grande motivo de preocupação.

Um sinal típico é o carro entrar em subvibração e patinar ao curvar a mais alta velocidade. Eu noto bem qd estão nas lonas mas há quem não tenha noção disso pq se habituam-se às reacções dos carros e não percebem que o amortecedor já deu o berro.

Muitos mudam pneus pq pensam que o carro patina por causa do piso do pneu...

O sinal tipico q referes de subviraçao e patinar ao curvar e dos amortecedores da frente ou de trás?Já mudaste tambem as molas?

Entre os amortecedores Kyb Excel-G e os TRW quais o melhores? As molas substituem-se de quanto em quanto tempo?

Com os Kyb Excel ficas bem servido, foram os que meti no meu Megane e acho que equipam varias marcas de origem..os TRW não opino que não conheço
Não te esqueças que se mudares os dianteiros muda também os cabeçotes (muito importante e rolamentos se for preciso).

Já tive kyb num octavia e como marca recomendo. No meu caso era os dourados, is Ultra-Sr... Conforto e segurança era um mimo... Ficaram mais barato que os Bilstein b6 mas mais em conta

pq compraste molas ?

Ainda posso alterar o pedido da aquisição das molas pois ainda nao paguei mas foi naquela do carro ja ter os amortecedores traseiros com mais de 200000km ou será que só é preciso quando ver que o carro esta tombado mais para um lado do que para o outro? Comprei no site do Oscaro um Juego de 2 amortiguadores traseros TRW JGS183T por 98,38€ já com 2,9€ de envio a cobrança incluidos e não encontrei estes amortecedores mais baratos em lado nenhum. Sendo assim vou cancelar o pedido de molas. Se opta-se pelos KYB ficavam 10€ mais caros que os TRW. Há frente tenho KYB Excel-G com 115000km feitos mas gostava que o carro tive-se um comportamento mais rigido para nao notar tanto o efeito barco a curvar.

Last edited:
Ainda posso alterar o pedido da aquisição das molas pois ainda nao paguei mas foi naquela do carro ja ter os amortecedores traseiros com mais de 200000km ou será que só é preciso quando ver que o carro esta tombado mais para um lado do que para o outro? Comprei no site do Oscaro um Juego de 2 amortiguadores traseros TRW JGS183T por 98,38€ já com 2,9€ de envio a cobrança incluidos e não encontrei estes amortecedores mais baratos em lado nenhum. Sendo assim vou cancelar o pedido de molas. Se opta-se pelos KYB ficavam 10€ mais caros que os TRW. Há frente tenho KYB Excel-G com 115000km feitos mas gostava que o carro tive-se um comportamento mais rigido para nao notar tanto o efeito barco a curvar.

mais vale comprar tb os da frente e esquecer as molas a não ser q sejam especiais
os da frente com 115 000 kms , nem vale a pena testar , podes trocar

os amortecedores melhores q eu jà vi ERAM ( quando os fabricavam ) os PEUGEOT q aguentavam muitos kms , agora jà não os fabricam é tudo uma porcaria q não dura nada , então se os teus teem 115 000 kms , não digas a nimguem q estão bons [;)]

Last edited:
KYB fabrica milhões para muitas marcas

monroe : sempre me fizeram rir , mas hà quem acredite neles

SACHS : boa reputação , jà coloquei em versão desportiva com as molas da mesma marca para rebaixar

Last edited:
mais vale comprar tb os da frente e esquecer as molas a não ser q sejam especiais
os da frente com 115 000 kms , nem vale a pena testar , podes trocar

os amortecedores melhores q eu jà vi ERAM ( quando os fabricavam ) os PEUGEOT q aguentavam muitos kms , agora jà não os fabricam é tudo uma porcaria q não dura nada , então se os teus teem 115 000 kms , não digas a nimguem q estão bons [;)]

Mas os amortecedores da frente nao estao babados de oleo logo posso deduzir que estao bons? Os amortecedores da frente tambem noto que quando empurro o carro para baixo no lado da roda ele nao saltita. Os amortecedores de traz é que sao de origem ja com 218000km.

nunca percebi o efeito barco, sei que é baixar mais de um lado do que outro, mas como se sente isso ao certo? quais os sintomas?

nunca percebi o efeito barco, sei que é baixar mais de um lado do que outro, mas como se sente isso ao certo? quais os sintomas?

Se empurrares para baixo o lado esquerdo e o direito do guarda lamas podes verificar se quando sobe para ou se continua a oscilar. O ideal é parar assim que sobe. E o efeito barco nota-se ao curvar pois o carro tomba para um dos lados em vez de ficar quase nivelado ao solo.

Comprei no site do Oscaro um Juego de 2 amortiguadores traseros TRW JGS183T por 98,38€ já com 2,9€ de envio a cobrança incluidos e não encontrei estes amortecedores mais baratos em lado nenhum. Se opta-se pelos KYB ficavam 10€ mais caros que os TRW.

Em termos de amortecedores só mandei vir uma única vez da Oscaro justamente um Juego de 2 amortiguadores traseros TRW quando recebi a encomenda veio um par de amortecedores KYB.

Porque voces nao compram KONI sport reguláveis que duram uma vida inteira, sáo reparaveis,e a manutençao é barata?
Talvez pq se compre 4 amortecedores na ordem dos 320eur (comprei a 1.5 ano) da sach para o w211 220cdi, carro bem pesado por sinal (1930kg com condutor em cima da balança para camiões). E se durarem 5 anos ainda sobra outro tanto para uns novos... E n estou a colocar encargos de manutenção.
Mas ada um sabe de si... Por isso respeito as escolhas da cada um.

Talvez pq se compre 4 amortecedores na ordem dos 320eur (comprei a 1.5 ano) da sach para o w211 220cdi, carro bem pesado por sinal (1930kg com condutor em cima da balança para camiões). E se durarem 5 anos ainda sobra outro tanto para uns novos... E n estou a colocar encargos de manutenção.
Mas ada um sabe de si... Por isso respeito as escolhas da cada um.

Os de origem q tenho atras ja contam com 12 anos e 218000km e vou agora trocar só porque sim tal como troquei já a frente quando os da frente tinham 100000km e o mecânico disse q ainda estavam bons. O carro faz 90% de autoestrada e como tal os amortecedores duram bastante.

Os de origem q tenho atras ja contam com 12 anos e 218000km e vou agora trocar só porque sim tal como troquei já a frente quando os da frente tinham 100000km e o mecânico disse q ainda estavam bons. O carro faz 90% de autoestrada e como tal os amortecedores duram bastante.
Por isso é q duram tanto tempo. Eu faço 80℅ cidade... Mas mudando de 5 em 5 anos basicamente fixam ao mesmo preço ai fim de 10 anos e como referi sem custos manutenção. Permita-me outra observação 100.000km por amortecedores é pouco pois mesmo fazendo 80℅ de cidade, com buracos arranques e travagens em média mudo de 120 em 120mkm...

Back