Vectra GTS

É ridícula a participação de alguns users em alguns tópicos. Mais ridículo ainda é que se acham a um tal nível superior que podem dizer o que lhes apetece... enfim

Quanto aos multijet e o gasóleo normal, tenho um em casa que só levou normal, mas também já levou um volante do motor aos 90 mil, por isso não é exemplo e é 1.3 90 cv

Boa tarde

Pois bem, como já referi anteriormente, o carro foi, durante 5 anos, abastecido com gasóleo premium, coisa que deixou de acontecer há mais ou menos 2 meses. Fui na passada sexta meter 90€ de Galp Gforce, vou mais ou menos a meio do depósito e não é que o raio do carro deixou de ter os soluços e as quebras de potência que tinha?

É o mesmo posto de abastecimento onde levo o Fiesta e o Toledo, que levam sempre gasóleo normal e nunca tiveram problemas semelhantes.

Será que o carro não tolera tão bem o diesel normal, devido a uma possível acumulação de sujidade a nivel de EGR/injectores?

Caro LuisPedro.

O meu leva com o que calhar, depende da carteira, excepção feita a bombas de "origem" desconhecida ou que estão no meio de nenhures.

Mas sempre que posso privilegio a BP. Parece que é aquele com que se dá melhor, quer seja gasóleo regular ou premium.
O gasóleo premium-bio da prius também era muito bom, mas desapareceu de circulação.[s)]

Quanto a gasóleos o premium que mais desiludiu foi o da Galp.
O gasóleo regular mais fraco foi o da prius, quando meti, senti o carro a desenvolver menos, mais notório num 1.6D que também tenho.

Por norma meto dois ou três depósitos de regular seguido de um de premium, de vez em quando umas "gazadas" até hoje sem problemas.

Acho estranho que em apenas 2 meses tenhas ficado com os injectores ou EGR sujos, pode é ser gasóleo regular menos bom ou que tenha apanhado impurezas ou água...

Quanto à EGR, verifica e dá-lhe, ou manda dar, uma limpeza. A minha sofreu uma operação de "restrição de gases"[:D] para evitar chatices.

Boa sorte!

Cumps

Este tópico tinha-me passado ao lado.

Embora não possa ajudar o user, vou arriscar (de forma consciente) a infracção por fazer off-topic.

Acho impressionante a falta de respeito e a forma incendiária de "falar" (escrever!) que pude ler nas páginas deste tópico.

Não entro em guerrinhas, nem quero entrar, porque estou-me a defecar para combates marca X Vs marca Y.
Se, em certas alturas, as discussões entre fans se tornam engraçadas, neste tópico assistiu-se a um ataque desmesurado que, porventura, poderia ter sido atenuado de forma a manter um ambiente agradável.

Deixo aqui um exercício para todos:

Imaginem-se possuidores de um Vetcra GTS e têm tido problemas semelhantes aos do autor do tópico.
Por essas internetes fora, na procura de mais opiniões, vêm aqui parar.
Lêem 1, 2, 3 páginas.

O que vão ficar a pensar deste fórum e dos respectivos users?

Se calhar vale a pena repensar comportamentos e formas de actuar.

Digo eu. :)

Boa tarde

Venho fazer um update importante neste tópico e aproveitar para responder e explicar várias situações.

Sendo este um tópico que criei como forma de critica e descontentamento em relação ao Vectra, fiquei surpreendido que uma simples opinião / adjectivação fizesse tanta comichão em vários utilizadores (ainda mais perplexo fiquei por ser simpatizante e, de certa forma, fã da Opel no geral e ter que levar com as parvoíces que por aqui estão escritas por fanáticos da Opel/Fiat/Alfa aos quais deixei simplesmente de responder apenas por ter mais que fazer)

Após reparar no aparecimento deste tópico, http://forum.autohoje.com/forum-geral/103165-os-multijet-sao-alergicos-ao-gasoleo-normal.html surgiu uma ideia.
Pois bem, como já referi anteriormente, o carro foi, durante 5 anos, abastecido com gasóleo premium, coisa que deixou de acontecer há mais ou menos 2 meses. Fui na passada sexta meter 90€ de Galp Gforce, vou mais ou menos a meio do depósito e não é que o raio do carro deixou de ter os soluços e as quebras de potência que tinha?

É o mesmo posto de abastecimento onde levo o Fiesta e o Toledo, que levam sempre gasóleo normal e nunca tiveram problemas semelhantes.

Será que o carro não tolera tão bem o diesel normal, devido a uma possível acumulação de sujidade a nivel de EGR/injectores?

Atenção que já tenho avisado muita gente que abastecer sempre com gasóleo premium não é uma boa prática. É um gasóleo com muitos aditivos e um bocado seco, não lubrificando certos componentes como deve ser. Deve-se fazer abastecimentos intercalares de gasóleo normal e gasóleo premium. Ou fazer como eu, 20€ do mais barato (pingo doce, eleclerc, etc) e 10€ de premium. Consigo com esta mistura fazer imensos km e consumos baixos, e problemas nem vê-los em muitos milhares de km.

NOVO PROBLEMA

Boa tarde.

Depois dos problemas descritos no 1º tópico, o carro tem vindo a andar de forma 'normal', safe modes de vez em quando, uns pequenos soluços e no outro dia ouvi uma pancada bem forte algures no compartimento do motor, nenhuma anomalia extra foi encontrada.

Na semana passada surge um novo problema : quando se liga o carro de manhã ou depois de algumas horas parado, durante os primeiros 15 ou 20 segundos, sempre que se acelera, acompanhado do assobio espalhafatoso do turbo há também um ruído metálico, tipo rebarbadora , entre as 1500 e as 2000 rotações. Será a geometria do turbo a raspar dos lados?

tou a ver que o carro ainda continua a dar chatices... [s)] espero que não seja nada de grave... mas provavelmente terá relacionado com o turbo (e possivelmente arranjo dispendioso)... o que vale é que não gastas dinheiro em problemas com o toledo [;)] o meu também ainda está bom... tá com quatrocentos e poucos mil quilometros. Em principio amanha vai mudar oleo e filtros...

NOVO PROBLEMA

Boa tarde.

Depois dos problemas descritos no 1º tópico, o carro tem vindo a andar de forma 'normal', safe modes de vez em quando, uns pequenos soluços e no outro dia ouvi uma pancada bem forte algures no compartimento do motor, nenhuma anomalia extra foi encontrada.

Na semana passada surge um novo problema : quando se liga o carro de manhã ou depois de algumas horas parado, durante os primeiros 15 ou 20 segundos, sempre que se acelera, acompanhado do assobio espalhafatoso do turbo há também um ruído metálico, tipo rebarbadora , entre as 1500 e as 2000 rotações. Será a geometria do turbo a raspar dos lados?

Tipo rebarbadora? Penso que pode ser algum problema com o turbo, mais especificamente um problema nas pás da ventoinha do mesmo, que pode fazer esse barulho, já aconteceu parecido a um astra de um conhecido. Levou turbo novo..

Sim, parece-me estar relacionado com o turbo, esse e outros problemas do carro :/

o Toledo teve agora uma despesa (170€) pois o imobilizador por vezes não deixava o carro ligar. Deu-se o problema crónico da chuva no interior do carro, que entrava pela porta junto ao vidro e escorria pelo fundo devido à deterioração de um selante qualquer. Para além disso tenho a fechadura da porta do condutor a fazer mau contacto e por vezes a luz da porta não acende quando aberta para além de não fazer o 'BEEP BEEP' quando saio do carro e tenho os mínimos/médios acesos. De resto, médias 5.5 e sempre a andar. Provavelmente irá levar uma repro dentro de pouco tempo :)

Last edited:
Pelo que descreves, deverá ser o turbo.

Corres o sério risco de partir a compressora do turbo... e os seus fragmentos serem sugados para a admissão...

Está na hora de reparar esse problema!

LuisPedro,

A solução é simples! ; )

'Btw', tem um avatar lindíssimo, IMO!

Cumprimentos.

Last edited:
LuisPedro,

A solução é simples! ; )

'Btw', tem um avatar lindíssimo, IMO!

Cumprimentos.

vender? pois...

É um carro que nunca teve nenhum acidente, apenas 1 ou 2 toques. De interiores não há qualquer ruído. Continua a ser um carro robusto e agradável de conduzir. Gostamos tanto do carro que não apetece nada vender! E, para além disso, ainda há pouco tempo se comprou um Fiesta novo e não tá muito bom para investim€ntos :(

Existe a esperança que desta vez as avarias deixarem o carro em paz.

O avatar é engraçado ! Máquina de guerra esta

garage_attachment.php

(sorry pelo offtopic)

Last edited:
vender? pois...

É um carro que nunca teve nenhum acidente, apenas 1 ou 2 toques. De interiores não há qualquer ruído. Continua a ser um carro robusto e agradável de conduzir. Gostamos tanto do carro que não apetece nada vender! E, para além disso, ainda há pouco tempo se comprou um Fiesta novo e não tá muito bom para investim€ntos :(

Existe a esperança que desta vez as avarias deixarem o carro em paz.

O avatar é engraçado ! Máquina de guerra esta

(sorry pelo offtopic)
Isso e, no caso de ser a gasóleo, comprar um automóvel que não seja 'alemão'! [;)]

Torço para que assim seja.

Obrigado pela partilha!, gosto muito, mesmo muito do Leon I na configuração 'original', não entendo o 'fascínio' pelos outros dois 'choques'.

Cumprimentos.

Last edited:
Isso e, no caso de ser a gasóleo, comprar um automóvel que não seja 'alemão'! [;)]

Torço para que assim seja.

Obrigado pela partilha!, gosto muito, mesmo muito do Leon I na configuração 'original', não entendo o 'fascínio' pelos outros dois 'choques'.

Cumprimentos.

Este é um Leon comprido aka Toledo. Da frente até ao fim das portas de trás são iguais :)

Este é um Leon comprido aka Toledo. Da frente até ao fim das portas de trás são iguais :)
'Opsss'.[:p]

Simpatizo mesmo, mesmo é com o Leon.

Agora olhando para a foto pequena em pormenooor, vislumbra-se, realmente, parte da lateral final do Toledo. ; )

Cumprimentos.

Sim, parece-me estar relacionado com o turbo, esse e outros problemas do carro :/

o Toledo teve agora uma despesa (170€) pois o imobilizador por vezes não deixava o carro ligar. Deu-se o problema crónico da chuva no interior do carro, que entrava pela porta junto ao vidro e escorria pelo fundo devido à deterioração de um selante qualquer. Para além disso tenho a fechadura da porta do condutor a fazer mau contacto e por vezes a luz da porta não acende quando aberta para além de não fazer o 'BEEP BEEP' quando saio do carro e tenho os mínimos/médios acesos. De resto, médias 5.5 e sempre a andar. Provavelmente irá levar uma repro dentro de pouco tempo :)

o meu toledo também está a precisar dos switch's das fechaduras e de tentar detectar de onde entra a água da chuva...

o meu toledo também está a precisar dos switch's das fechaduras e de tentar detectar de onde entra a água da chuva...

A fechadura, pelo sei, tem que levar uma nova.

A água por dentro pode ser da acumulação de lixo no filtro de habitáculo (ou a tampa mal fechada), ou então, certamente, na porta do condutor. Está aqui um DIY de como resolver ambas as infiltrações:
Water leak into footwell - dodgy seal info and DIY repair guide - SEAT Cupra.net - SEAT Forum

A fechadura, pelo sei, tem que levar uma nova.

A água por dentro pode ser da acumulação de lixo no filtro de habitáculo (ou a tampa mal fechada), ou então, certamente, na porta do condutor. Está aqui um DIY de como resolver ambas as infiltrações:
Water leak into footwell - dodgy seal info and DIY repair guide - SEAT Cupra.net - SEAT Forum

obrigado pelo link, vou dar uma vista de olhos...
a fechadura em 99% dos casos o problema não está em toda a fechadura, está num switch desta... por norma, basta trocá-lo e a fechadura passa a dar as informações correctas [;)] no forum dos leons há disso à venda

obrigado pelo link, vou dar uma vista de olhos...
a fechadura em 99% dos casos o problema não está em toda a fechadura, está num switch desta... por norma, basta trocá-lo e a fechadura passa a dar as informações correctas [;)] no forum dos leons há disso à venda

Ahh... No meu , se insistir no puxador da porta dezenas de vezes, ele acaba por fazer contacto de novo... Passados 20 ou 30 fechos de porta deixa novamente de funcionar.

Back