Velas queimadas

paulo56

New member
Boas, alguem sabe se existe algum problema andar com as velas encandescentes de um carro a diesel queimadas? Eu sei custa muito mais a pegar, mas Pode danificar alguma coisa? Que consequências graves pode causar ao motor??

Muito mal não faz, estás é "meia hora" para o meter a trabalhar e depois é uma fumarada descomunal.

Se fores ao pormenor, de facto não convém estar muito tempo a rodar o motor a seco (desgaste dos segmentos e outros componentes que ainda não estão lubrificados) e esforçar demasiado a bateria.

Arranja umas velas baratas, ao menos para desenrascar. Norautos ou algo do género já têm velas em conta, é escusado andar assim.

Cumprimentos.

Muito mal não faz, estás é "meia hora" para o meter a trabalhar e depois é uma fumarada descomunal.

Se fores ao pormenor, de facto não convém estar muito tempo a rodar o motor a seco (desgaste dos segmentos e outros componentes que ainda não estão lubrificados) e esforçar demasiado a bateria.

Arranja umas velas baratas, ao menos para desenrascar. Norautos ou algo do género já têm velas em conta, é escusado andar assim.

Cumprimentos.

Obrigado pela resposta, isso ñ está acontecer com o meu carro, perguntei para confirmar e ter certezas daquilo que estou a falar à pessoa que anda assim com o carro há mais de 3 meses........

A longo prazo pode trazer consequências, como já foi dito. Andar assim 1 mês não tem problema... Agora meses e meses...

Pois é isso, foi o que eu disse, já anda assim perto de 4 meses, até o fumo já começa a deixar de ser tão preto, ou seja, já se nota a começar a queimar óleo.........

troca o quanto antes!

imagina que tens duas velas queimadas, pq se notas que já demora algum tempo...é pq é mais que uma!

o que acontece é que tens dois cilindros a fazer o trabalho de quatro no arranque, (pq depois de estar a trabalhar é td igual com ou sem vela...) imagina o esforço extra que estás a fazer na cambota, vielas, etc....eu não arriscava!

uma vela custa entre os 6E e os 25...se te pedirem 50€ por cada muda de mecânico..lol

Boas pessoal. É possível um carro diesel pegar bem com as velas de todos os cilindros queimadas?

Depende de um Diesel, mas tem que pegar SEMPRE, mesmo com as velas queimadas. Se não pega é porque o motor já ta a dar as ultimas, se é que ainda não deu. Ou tem outro problema qq. As velas servem para auxiliar a combustão do gasóleo, que se dá a quente, pra pegar mais facilmente. A frio tem que se insistir mais.

O meu clio DCi andou meses e meses com as velas todas queimadas e não demonstrava quaisquer sintoma.
Há carros sensíveis, outros nem por isso

Há tempos fui com um amigo ao meu electricista de "esquina", porque o 206 HDi dele custava um pco a pegar, e levei-o lá porque podia ser velas. Ele nem mexeu no carro, disse que se era assim, tinha que liga-lo à maquina porque aquele carro mesmo com as velas todas queimadas, tem que pegar bem, por causa da eletronica, e nao sei que mais. As velas depois é que são usadas para ajustar nao sei que... Por isso é que se calhar o teu carro pegava bem na mesma.

Há tempos fui com um amigo ao meu electricista de "esquina", porque o 206 HDi dele custava um pco a pegar, e levei-o lá porque podia ser velas. Ele nem mexeu no carro, disse que se era assim, tinha que liga-lo à maquina porque aquele carro mesmo com as velas todas queimadas, tem que pegar bem, por causa da eletronica, e nao sei que mais. As velas depois é que são usadas para ajustar nao sei que... Por isso é que se calhar o teu carro pegava bem na mesma.

tem mais a ver com a injecção directa

Boas, alguem sabe se existe algum problema andar com as velas encandescentes de um carro a diesel queimadas? Eu sei custa muito mais a pegar, mas Pode danificar alguma coisa? Que consequências graves pode causar ao motor??

Pode levar a um maior esforço dos componentes do motor e periféricos, por ex se o carro custar mais a pegar devido a não dar o pré aquecimento, o motor de arranque tem de se esforçar mais, dar mais voltas que o necessário podendo dar cabo das escovas.

O meu clio DCi andou meses e meses com as velas todas queimadas e não demonstrava quaisquer sintoma.
Há carros sensíveis, outros nem por isso

Pois o meu também está na mesma situação. Fui esta semana ao electricista e ao ligar à maquina é que me foi detectado que todas as velas estão queimadas. Optei por não mudar já, porque mudar as 4 ainda é uma nota. [;)]

Já agora, com as velas queimadas o motor não terá tendência a consumir ligeiramente mais? Ainda para mais agora com o tempo mais frio?

Vou aproveitar o topico para perguntar qual a ferramenta necessaria para substituir as velas.
E já agora para lhe tirar aquele parte de cima, a parte do fio aquilo é só puxar? O carro em questao é um clio 1.5dci.

Muito cuidado a tirar as velas! No outro dia numa oficina que fui iam tirar a cabeça a um 1.3 cdti porque partiu a vela rente à cabeça. Eu quando troquei do meu (Endura DE) parti duas, mas deu para tirar... Quando o construtor monta os motores não colocam massa termoresistente na rosca, o que faz com que o calor as solidifique bem no sitio.

O que é preciso para mudar as velas? um roquete com a medida certa, e quase certamente uma chave de bocas. De qualquer maneira muito cuidado no primeiro desaperto. E claro depois massa termoresistente (não é fácil de encontrar, mas há umas marcas que vendem a oficinas onde é fácil encontrar)

Muito cuidado a tirar as velas! No outro dia numa oficina que fui iam tirar a cabeça a um 1.3 cdti porque partiu a vela rente à cabeça. Eu quando troquei do meu (Endura DE) parti duas, mas deu para tirar... Quando o construtor monta os motores não colocam massa termoresistente na rosca, o que faz com que o calor as solidifique bem no sitio.

O que é preciso para mudar as velas? um roquete com a medida certa, e quase certamente uma chave de bocas. De qualquer maneira muito cuidado no primeiro desaperto. E claro depois massa termoresistente (não é fácil de encontrar, mas há umas marcas que vendem a oficinas onde é fácil encontrar)

Já me tinham falado do perigo de partir uma vela e cair lá pra dentro. Depois é o caraças para tirar o que caiu... Mas nunca tinha ouvido falar de colocar massa termoresistente na rosca. Isso é para que? Para depois desenroscar mais facilmente?

E cuidado também a aperta-las! Não é até partir! Só fazer um pouco de força para garantir que ficam bem seguras. Mas se tens tantas dúvidas é melhor ires a um electricista de confiança para te fazer isso. E se ele deixar ficas a ver como é, e da proxima vez já sabes.

Voltar
Superior