citação:Originalmente colocada por AF147
já agora, diz-me também porquê que a distancia de travagem aumenta com a velocidade?
Eu nem devia responder-te, mas numa atitude pedagógica vou perder uns minutos a elaborar a resposta.
A travagem de um veículo não é mais que a variação da sua velocidade através da aplicação de uma força. Por exemplo, uma travagem de 100 Km/h para 0 Km/h é feita, exercendo uma força no sentido contrário ao do movimento.
De onde vem essa força? Do contacto (atrito) dos pneus com o solo. Obviamente
quanto maior for o peso do carro, maior vai ser essa força de atrito e a correspondente força de travagem.
Se tens dúvidas, coloca duas garrafas de água ao alto, lado a lado, uma cheia e outra vazia. A seguir tenta empurrá-las com um dedo. A garrafa cheia tem como é óbvio um atrito superior, porque é mais pesada.
Nos pneus acontece o mesmo. Quanto maior for o peso do carro, mais força de travagem podem exercer os pneus.
Mas isto não basta. A energia cinética tem que ser dissipada de alguma forma, e isso é a função dos travões, que basicamente transformam essa energia em... calor. Quanto maior for a massa, mais energia tem que ser dissipada, por isso, carros mais pesados exigem travões mais potentes.
Após esta explicação, a resposta directa à tua pergunta é simples: quanto maior for a velocidade mais tempo é necessário para reduzir a velocidade até zero, porque a força de travagem máxima que os pneus exercem é mais ou menos constante e independente da velocidade.
Ora, se a travagem demora mais tempo, então o veículo percorre uma distância maior. Simples, não é?
Ora pensa lá um bocadinho. Se a tua teoria estivesse correcta, um BMW série 7 de duas toneladas tinha uma distância de travagem MUITO SUPERIOR a um Toyota Yaris, o que não é obviamente verdade.
Ah.. ainda não me explicaste porque é que os carros têm travões mais potentes à frente.
Quanto a ti, Eliselotus, uma vez que andas a estudar Engenharia, se pensares um bocadinho (o que nem sempre fazes) também chegarás à conclusão que dentro dos limites de capacidade dos travões, a massa pouco influencia a distância de travagem.[

]