Vendedores e as aparências

vou então relatar a pouca experiencia que tenho nestes assuntos...

Em Vila real, ano de 2003 o meu pai queria comprar um mercedes (panca) e por acasa até estava um lindissimo num stand de carros usados na zona Industrial de vila Real, era um C220 cdi avangarde e estava por trinta e poucos mil
Uma dada sexta-feira o meu pai convidou-me a mim e a mais dois amigos dele para ir almoçar a um restaurante que tem perto, a adega O senhor vinho, la fomos nós comemos a bela da posta á mirandesa...depois de bem comidos e bebidos fomos ver o carro, entra-mos os 4 por la a dentro todos de calças de ganga, camisa por fora, etc etc, vamos ter com o vendedor que por acaso creio que era o dono e o meu pai diz: quero comprar aquele carro!
ao que o senhor reponde: tem a certeza, olhe que são 31.000€
O meu pai, pegou no livro de cheques, pousou-o no capot e preencheu tudo menos a ordem, 31.000, data, local, nome etc...no fim de o preencher olha para o vendedor(ou dono) e onde tem a ordem escreve: Z.sousa & camilo Lda..e sai do stand e foi á citroen buscar um C5

Pelo outro lado, comprei mês passado o meu leonzinho, entrei no stand irmãos leite e disse ao vendedor (SR. Mario Muito obrigado por tudo) quero comprar um FR, tenho esta proposta de um outro Stand do Porto, O senhor Mario analisou a proposta e desfez-se em cuidados pa vender um Leon a um puto e o que é certo é que o vendeu!

O busilis da questão: Se os Stands tivessem noção do dinheiro que lhes sai todos os dias porta fora pa ir a outro lado, mudavam radicalmente a sua forma de actuação!

é curioso que sempre que fui a stands e a concessionarios ver carros fui sempre muito bem tratado.

Ok, eu é raro andar de fato de treino[:D] , e o facto de perceber mais de automoveis que a media permite-me começar a encavar facilmente qualquer vendedor, de modo que os obrigo a puxar dos galoes. eheh

Sempre fui bem educado e recebi boa educaçao.

Mas se calhar tenho tido sorte.[:blush:]

DA minha parte só digo que já foram VÁRIAS as vezes que tive que dar a entender ao funcionário QUEM está ali para COMPRAR e quem está ali para VENDER!!

Pura e simplesmente não admito falta de profissionalismo, qualquer que seja o ramo, muito menos em negócios que envolvem dezenas de milhar de euros.

Muitos desses funcionários de pose mais altiva, nem sequer se apercebem que não podem vir a comprar muitos dos veículos que estão a vender...

O que vocês dizem é bem verdade, mas vamos lá ver uma coisa... a 1ª imagem que deixam numa pessoa é fulcral para o relacionamento imediato que ela vai ter com vocês. E não pensem que só se passa com os outros... quer queiram quer não acontece exactamente o mesmo com vocês em relação aos outros. Infelizmente o ser humano é assim e não há nada a fazer.

Imaginem um gajo com aspecto de basofe e outro todo engravatado a entrar num stand... à primeira vista (e isto é tudo inconsciente) qual é que será o principal potencial cliente? É óbvio que mesmo sem querer se vai olhar para o engravatado de outra maneira... embora na pratica isso não signifique nada... mas no geral a maneira como as pessoas se apresentam diz muito da condição social da mesma.

No entanto hoje em dia os vendedores têm que passar a olhar mais para a postura do que para a apresentação, porque os tempos estão a mudar... ;)

infelizmente tb ja passei alguns mas situaçoes deste genero. Vendedor de carros é como outra profissao qualquer, convem gostar do q se faz e entender o q se esta a vender e a quem. Os bons profissionais deste ramo acabam por ter de aturar clientes q ja veem "escaldados" de outros stands onde foram mal atendidos.

Já me defendi vezes demais neste tipo de topicos, para mim deixou de fazer sentido andar constantemente a fazê-lo. O que digo e sempre direi é....cada vendedor lida com 10X mais clientes em media do que voces com vendedores a vida inteira. A maior parte só que chatear porque nada têm que fazer em casa, querem andar a cravar test-drives quando não fazem a minima intenção de comprar o carro etc etc etc....sempre achei natural que se fique de pé atrás....já tive "n" clientes com comportamentos deploraveis, pouco eticos, agressivos e grosseiros assim como voces tiveram a mesma experiência com vendedores. Falo por mim e por mais ninguem, deste forum já tive com varias pessoas pessoalmente, o que elas acharam da minha postura, podem certamente avançar seja bom ou mau.

No entanto hoje em dia os vendedores têm que passar a olhar mais para a postura do que para a apresentação, porque os tempos estão a mudar... ;)

Concordo contigo neste ponto. Já o facto de ele vir de fato ou de calças de ganga para mim não me diz nada sobre ele.
Qualquer pessoa pode comprar um fato por 100€. Já a educação e o respeito pelo trabalho dos outros não se compra.

Eu fui extremamente educado e profissional, lá por não fazer a barba não quer dizer que não saiba manter a postura que a situação exige, não cheguei lá com um ar superior e arrogante e nunca fui mal educado, tratei o vendedor com o respeito que ele merece, no entanto não recebi o mesmo respeito.

Tenho muitas reuniões de negócios assim como reuniões semanais com os meus superiores que se encontram nos Estados Unidos e sei manter a postura e o respeito, mas o que se passou aqui foi pura e simples discriminação pela imagem, e desculpem a teimosia mas isso não tem desculpa em qualquer situação.

Eu podia ter-me apresentado como "Engenheiro", ou até como "Mestre" mas escolhi não o fazer (escolho sempre) porque não sinto a necessidade de mostrar os galões nem de "inferiorizar" o outro. Para mim apresentar estas "patentes" apenas mostram insegurança por parte de quem as apresenta.

Já me defendi vezes demais neste tipo de topicos, para mim deixou de fazer sentido andar constantemente a fazê-lo. O que digo e sempre direi é....cada vendedor lida com 10X mais clientes em media do que voces com vendedores a vida inteira. A maior parte só que chatear porque nada têm que fazer em casa, querem andar a cravar test-drives quando não fazem a minima intenção de comprar o carro etc etc etc....sempre achei natural que se fique de pé atrás....já tive "n" clientes com comportamentos deploraveis, pouco eticos, agressivos e grosseiros assim como voces tiveram a mesma experiência com vendedores.

Percebo o teu ponto de vista, mas acho que isso não desculpa nada. Trabalhas no atendimento público, portanto como profissional tens que saber aguentar essas atitudes e atender o próximo com o profissionalismo que este merece.

Trabalhei 1 ano como pasteleiro e quando não havia bolos/pão para fazer ia para o atendimento ao público. Como de certo compreendes muitas vezes me apeteceu partir a cara a um cliente mais mal disposto que vinha descarregar as frustrações em quem o atendia, no entanto, e como profissional nunca o podia fazer, tinha que engolir e tratar o cliente seguinte com toda a simpatia e profissionalismo que ele merecia porque esse cliente não tinha culpa do comportamento do anterior.

Lidar com pessoas é dos trabalhos mais desgastantes e mais complexos, pena é que nem todos percebam isso e sejam maus profissionais.

O problema do Comércio Automóvel não é de agora.

A falta de investimento em formação e qualificação do pessoal, dá nisto.

E o problema não é só em Portugal.

Geralmente é um sector onde qualquer 'vadio' que não queira fazer puto na vida, pode ingressar facilmente.

Claro que há por lá excelentes profissionais, mas como já referido, é um problema do sector.

E paradoxalmente, os que têm mais sucesso são os que menos percebem de automóveis. Basta ter uma lista de contactos bem gerida.

Bem, tamos a falar de ser mal atendidos e só me consigo lembrar das repartiçoes publicas.... :-) Brincadeira....
Essa atitude existe em todos os negócios e os stands não fogem à regra.
Ja me aconteceram situações identicas. Comprei o astra gtc num stand onde fui bem tratado desde o inicio do processo e só tenho a dizer bem. Mas antes de ter tomado a decisão, fui por ex à Ford onde fui observar de perto o focus. O preço até estava bem, e tava a ver o interior do carro. O vendedor tava à minha beira a olhar pra mim com cara de quem não estava pra me aturar. Eu comentei que gostava mais do interior do focus anterior, pra ver se ele defendia o seu carro, como um bom vendedor faz. Ele apenas me disse uma coisa: s gostas mais do anterior, tens que ir a um stand de usados... Isso é o que se diz qd se quer vender um carro???!!! Acho que não...
Também na VW fui saber o preço de uma caddy pra empresa do meu cunhado. O vendedor que me atendeu não me deu atenção nenhuma. Teve o tempo todo sentado pra traz na sua cadeira como se fosse o presidente da camara.... :-) Apenas no fim deu-me um cartão pra não ir de maos a abanar. Dias mais tarde meu cunhado foi lá e comprou a caddy com outro vendedor. Qd a fomos buscar outro dia e o 1º vendedor me viu, digamos que se deve ter arrependido de não me ter atendido.. Enfim, mas isto acontece em todo lado em todos os negocios.
Haja sorte e os vendedores são humanos. Podem estar em dia não, como nós tambem estamos às vezes...
Abraço

Eu sei que esse é o reflexo da sociedade portuguesa, que o diga a minha gestora de conta que cada vez que me manda um cartão com o "Eng." antes do nome é obrigada a anular o cartão e a emitir um com o meu nome de baptismo, mas aos poucos e poucos quem vende tem que se capacitar que aspecto não é igual a capacidade económica senão estão a perder grandes oportunidades de negócio (é o meu conselho).

Um exemplo: A minha empresa (uma gigantesca multinacional alemã) fundiu-se recentemente com outra (uma gigantesca multinacional finlandesa), uma das primeiras regras resultante da fusão: acabaram-se as gravatas e as vestimentas formais, cada um veste o que quer.

Acabaste de concluir que foste mal atendido por andar "mal vestido e gadelhudo", dizes que vais continuar com o teu estilo e ficas contente pq na tua empresa cada um vai poder andar como quer.

Só tenho uma coisa a dizer. O gajo q se lembrou disso é um génio pá!
Provavelmente os gestores de topo vão continuar formais, e por milagre vai criar-se uma barreira real entre técnicos ( podem até ser mestrados e doutorados) e gestores/directores. Chamemos-lhe clãs facilmente distinguiveis ( é de génio essa[:)]).

Quem sabe um pouco de história, sabe que o fardamento em qualquer época significa alguma coisa. É uma questão cultural muito antiga. Não é agora que o significado da farda vai deixar de existir e passa a contar competência só.

Eu se fosse director intermédio na tua empresa ira seguramente apoiar essa fabulástica decisão, então não apr:). Deixa lá os engenheiroszécos no seu galho vestidos como eles gostam, q a gente aqui orienta o esquema.

Mas passa-te pela cabeça um gajo mal vestido e gadelhudo fazer impor um ponto de vista numa reunião cheia de "pinguins"??? Então se nem para comprar um carro tem crédito?

E mais. Acho muito bem q acabes com o teu prefixo. Isso é excelente para os teus colegas q não o fazem. Não tarda muito és confundido com um estagiário da escola profissional...

Acorda, estás em Portugal. Se queres chegar a algum lado tens q abrir os olhos à realidade portuguesa. Ou então sai do país.

Acabaste de concluir que foste mal atendido por andar "mal vestido e gadelhudo", dizes que vais continuar com o teu estilo e ficas contente pq na tua empresa cada um vai poder andar como quer.

Só tenho uma coisa a dizer. O gajo q se lembrou disso é um génio pá!
Provavelmente os gestores de topo vão continuar formais, e por milagre vai criar-se uma barreira real entre técnicos ( podem até ser mestrados e doutorados) e gestores/directores. Chamemos-lhe clãs facilmente distinguiveis ( é de génio essa[:)]).

Quem sabe um pouco de história, sabe que o fardamento em qualquer época significa alguma coisa. É uma questão cultural muito antiga. Não é agora que o significado da farda vai deixar de existir e passa a contar competência só.

Eu se fosse director intermédio na tua empresa ira seguramente apoiar essa fabulástica decisão, então não apr:). Deixa lá os engenheiroszécos no seu galho vestidos como eles gostam, q a gente aqui orienta o esquema.

Mas passa-te pela cabeça um gajo mal vestido e gadelhudo fazer impor um ponto de vista numa reunião cheia de "pinguins"??? Então se nem para comprar um carro tem crédito?

E mais. Acho muito bem q acabes com o teu prefixo. Isso é excelente para os teus colegas q não o fazem. Não tarda muito és confundido com um estagiário da escola profissional...

Acorda, estás em Portugal. Se queres chegar a algum lado tens q abrir os olhos à realidade portuguesa. Ou então sai do país.

Bom post ! mesmo muito bom.

Há que saber jogar com as cartas que temos à disposição e não passarmos a vida a lamentarmo-nos das coisas.

Obviamente que todos avaliamos uma pessoa que não conhecemos pela "impressão" que nos causa.

Não me parece nada estranho que um vendedor de automóveis trate de forma diferenciada um "noivo" de um "arrumador de automóveis" [;)]

Tenho 21 anos e até agora só entrei em 3 stands para comprar carros. 1 deles para mim e 2 para o meu pai.

No ford fiesta, o meu, fui lindamente bem atendido e acho que fiz um optimo negocio....

Na porsche fui lindamente bem atendido, andei a ver Boxters e 911 e o gajo perdeu uma meia hr comigo (que tava de tenis, ressaca e acabado de acordar sem tomar banho)

Na VW, fui ver o GTI e o gajo foi bueda antipatico, obviamente o meu pai que queria um carro para a cidade mais porreirito desistiu da ideia...

Lamentável, a conduta de uma imensidão de vendedores de automóveis. Parece sempre que estão ali a representar um papel, sem convicção nenhuma e que a venda real é apenas um cenário muiiiiito distante. Mas, atenção: eu, quando entro num stand, é porque vou mesmo comprar carro... Pode é não ser ali, depende de:

- avaliação da retoma;
- discount;
- profissionalismo do vendedor.

Se qualquer dos pontos falhar, je passe mon chemin. [;)]

A imagem conta muito para tudo. Não há nada a fazer. Não é por acaso que é muito raro ver quadros superiores de empresas mal vestidos. Não digo um engenheiro andar de fato, mas andar com um roupa mais formal..

A imagem conta muito para tudo. Não há nada a fazer. Não é por acaso que é muito raro ver quadros superiores de empresas mal vestidos. Não digo um engenheiro andar de fato, mas andar com um roupa mais formal..

E depois há ainda a questão que andar "casual" não quer dizer andar descuidado. Embora haja muito boa gente que ache que sim.

Eu quando vejo um "remeloso" também não lhe faço grande julgamento. Acho isso perfeitamente normal. Da mesma forma que alguém de t-shir e jeans pode estar bem vestido e com um ar cuidado.

Mas também há os que andam de fatinho e valha-nos deus ...

E depois há ainda a questão que andar "casual" não quer dizer andar descuidado. Embora haja muito boa gente que ache que sim.

Eu quando vejo um "remeloso" também não lhe faço grande julgamento. Acho isso perfeitamente normal. Da mesma forma que alguém de t-shir e jeans pode estar bem vestido e com um ar cuidado.
querias dizer rameloso,não?

o aspecto a mim não me diz nada,não julgo as pessoas pelo aspecto,os valores humanos são infelizmente camuflados![s)]

Mas também há os que andam de fatinho e valha-nos deus ...

Plenamente de acordo.. Antes não me preocupava com isso.. Agora estou a acabar o curso começo a ter mais cuidado. Mais não seja quando for a entrevistas de emprego.

Bem, eu quando vou a algum stand ver carros só espero que os vendedores não se aproximem de mim...porque na verdade nunca vou para comprar carro, mas por curiosidade...mas já se têm abeirado de mim...mas quando se aproxima aviso logo que só estou a ver, porque não gosto de estar a dar trabalho quando sei que não vou comprar nem estou interessado...para mim é mais carros usados[;)]

Back