[Estradas] Viagem Lisboa-Montalegre

Ora bem o meu destino é no concelho de Montalegre mas uns KM a sul da sede de concelho.

Então, o que acham disto ?

LX-Coimbra pela A1 com portagens , a partir de coimbra sem portagens pelo IP3 , Santa Comba , Viseu, Castro D'aire ( N2 ) , resende, N108 e N 101 , Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto e depois destino final.

Isto dá qualquer coisa como LX-Coimbra 1h50 e depois 4h30 num total de cerca de 6h20.

O cálculo total sem portagens, inicialmente de LX-Porto-Braga-destino fica em 6h46

Acham que vale a pena pagar as portagens até coimbra ? Ou vice versa ou seja de IC2 até coimbra e daí de IC2 até ao Porto ?

Foi isso que fiz quando fui para Chaves.

A1 até Coimbra e depois IP3 até Viseu e A24, até Termas do Carvalhal/Castro daire, e depois sempre nacional até Chaves, mas foi mesmo para ir a passear.

Semanas...credo [:p]

Mas de facto não sou nada adepto do IC2 .

A sugestão do MetalKing talvez seja uma das melhores porque LX-Coimbra de A1 - 1h50 e depois 4h30 até ao concelho de montalegre.

Se for LX-Porto por A1 e depois nacionais dá tipo 3h +2h10 num total de cerca de 5h00 / 5h15

Sendo que serão 2 viagens ( ida e volta né ) a A1 sai-me para cima de 40 euros, raisparta.

Até coimbra saiu-me ir e vir tipo 30 euros

no total gastaria mais 10 euros para poupar cerca de 2h30 em ir e vir....

Certamente já viste as opções no Maps... são 7h ou mais por EN tentanto evitar portagens ou 4h30 pelos percursos normais com AE e portagens.

Isto excluindo paragens para xixi e café ou uma refeição.

O IC2 está muito degradado em todo o lado mas especialmente entre Aveiras e os 100 km seguintes. Raramente se consegue andar a 130! Ou sem tirar 4 anos de vida aos amortecedores e futuros ruídos parasitas!

De noite ainda pior porque nunca vemos onde estão os buracos.

Zona de Coimbra (100 km abaixo e outros tantos acima) é só rotundas e 50's... daí ter perguntado quantas semanas tinhas...

Pois é verdade camarada o IC2 não agrada a ninguém, só estava com alguma " fé " visto ir relativamente cedo tipo sair de LX as 6 da manhã evitando assim alguns camiões e trânsito.

Mas as rotundas e localidades estão sempre lá.

Estive a ver e como aliás já aqui tinham dito , se for tudo com portagens dá cerca de 30 euros.

Possivelmente ainda farei Ida de portagens e regresso pela nacional, mas ainda vou sondando alternativas embora não haja muitas e o mala aqui é mesmo o IC2.

Mas se optar por coimbra-montalegre de nacionais, o trajecto para lá do IP3 faz-se bem ou é penoso?

Pois é verdade camarada o IC2 não agrada a ninguém, só estava com alguma " fé " visto ir relativamente cedo tipo sair de LX as 6 da manhã evitando assim alguns camiões e trânsito.

Mas as rotundas e localidades estão sempre lá.

Estive a ver e como aliás já aqui tinham dito , se for tudo com portagens dá cerca de 30 euros.

Possivelmente ainda farei Ida de portagens e regresso pela nacional, mas ainda vou sondando alternativas embora não haja muitas e o mala aqui é mesmo o IC2.

Mas se optar por coimbra-montalegre de nacionais, o trajecto para lá do IP3 faz-se bem ou é penoso?

Desde o Carvalhal/Castro Daire até Peso da Régua, faz-se bem pela N2.

Do Peso até Vila Real, o GPS mandou-me pela N313, ao invés da N2, e apesar das curvas, o piso é bom.

De Vila Real até Chaves a N2 é muito boa, apesar da travessia de diveras localidades.

Eh lá...Peso da Régua é ideal para fazer o troço da N222 a melhor estrada do mundo [:cool:] Calha em caminho se for por aí.

Se fizeres a N222, estás a afastar-te do teu destino, visto que a N222 se dirige para Este de Pêso da Régua e o teu destino é para Noroeste.[:D]

Bem, acho que já está decidido, gostava do vosso veredito hehe

A1 até Aveiras , saída para IC2 até Coimbra , depois IP3 e A24 a partir da zona de viseu até Vila Pouca de Aguiar , depois A7 até arco de baúlhe e de resto = nacional pois já não há AE para a zona para onde vou.

Total de cerca de € 12,5 em portagens ( para cada lado claro )

Tempo estimado ( não incluindo as paragens que obviamente existirão ) de 5h45 contra os cerca de 6h20 de LX-Destino final todo por nacionais.

Fica-me agora o dilema se compensa dar € 12.5 para poupar cerca de 40 min ( só por dizer que a viagem seria mais bonita via A24 que via até ao Porto de IC2 )

Eu preferia fazer a A1 até Coimbra Norte/IP3, ao invés do IC2, e depois fazer de Viseu até Vila Pouca de Aguiar pela nacional.

O trajecto na N2 parece-me interessante, mas se fores com tempo apertado, esquece...não sei exactamente a fórmula de cálculo do Google Maps, mas não esquecer que muitas destas estradas nacionais com limite de 90, se as fizeres à média de 50 já não é mau! (vê por exemplo o troço entre Lamego e a Régua, é muito fixe e vale a pena, mas não para pressas).

Mas não tens muitas alternativas, diria que ou desvias pelo IP3 e vais pela Régua até Vila Real, ou tens de atravessar o Porto para ires por Amarante, por Guimarães, ou por Braga, e aqui o melhor mesmo é fazeres um bocado de ae.

Um percurso alternativo de Coimbra sem portagens e a andar bem pode ser ir à Guarda e depois apanhar o IP2 e IC5 até Vila Real. Fazes facilmente sempre acima de 100 km/h e sem localidades (até mais, mas para prevenir surpresas...), o problema sãos os km's a mais.

https://www.google.com/maps/dir/Lis...ebbde4903c80!2m2!1d-7.7886089!2d41.825411!3e0

Porquê A7 até ao Arco?

Sais em Ribeira de Pena e fazes mais um bocado de nacional (ou mesmo a partir de Vila Pouca e poupas a A7).

O trajecto na N2 parece-me interessante, mas se fores com tempo apertado, esquece...não sei exactamente a fórmula de cálculo do Google Maps, mas não esquecer que muitas destas estradas nacionais com limite de 90, se as fizeres à média de 50 já não é mau! (vê por exemplo o troço entre Lamego e a Régua, é muito fixe e vale a pena, mas não para pressas).

Mas não tens muitas alternativas, diria que ou desvias pelo IP3 e vais pela Régua até Vila Real, ou tens de atravessar o Porto para ires por Amarante, por Guimarães, ou por Braga, e aqui o melhor mesmo é fazeres um bocado de ae.

Um percurso alternativo de Coimbra sem portagens e a andar bem pode ser ir à Guarda e depois apanhar o IP2 e IC5 até Vila Real. Fazes facilmente sempre acima de 100 km/h e sem localidades (até mais, mas para prevenir surpresas...), o problema sãos os km's a mais.

https://www.google.com/maps/dir/Lis...ebbde4903c80!2m2!1d-7.7886089!2d41.825411!3e0

Não é mau pensado mas aí temos a questão do tempo ser praticamente igual ao de ir de Aveiras até ao destino sem portagem nenhuma, embora na tua sugestão seja bem menos penoso acredito

Porquê A7 até ao Arco?

Sais em Ribeira de Pena e fazes mais um bocado de nacional (ou mesmo a partir de Vila Pouca e poupas a A7).

A nacional aqui faz-se bem ?

Entretanto quanto aos cálculos do Gmaps, espero que em estradinhas de curvas calculem uma velocidade média bem abaixo dos 90 km/h se não é um calculador aldrabão [:p]

EDIT : nada má ideia, assim ficava de portagens apenas € 6.80

Last edited:
Eu preferia fazer a A1 até Coimbra Norte/IP3, ao invés do IC2, e depois fazer de Viseu até Vila Pouca de Aguiar pela nacional.

Pois mas como o IC2 será ainda praticamente de madrugada.....mas a questão é mais pelos quase 15 euros de LX-Coimbra...:sh) Para isso mais 5 euros e ia até ao Porto

Não esquecer, como alguém já referiu, que há muitas estradas por aqui com limite 90km/h onde não se conseguem fazer médias acima de 40km/h, e convém ter um estômago forte, ou então trazer muitos saquinhos para o enjoo. Além disso, cuidado com os radares, por aqui é difícil saber onde começam e onde acabam as localidade, podes apanhar uma estrada no meio do mato onde o limite ainda é 50km/h...agora adivinha lá onde é que os cobradores de impostos vão colocar o radar em nome da segurança das formigas que estão a atravessar a estrada[:)]

Back