[Estradas] Viagem Lisboa-Montalegre

Obrigado Lino.

Não conhecia de facto esse troço do IC2 entre Carregado e Aveiras/Alcoentre mas sem fui agora ver algumas imagens de rua do Google Maps e de facto parece mesmo muito interessante e com paisagem bonita.

Atenção se fores por aí, na localidade de Cheganças, e na recta da Ota, costuma haver sessão fotográfica.

Na zona das Marés, podes aliviar os tintins.[:D]

Estou sempre a dizer à minha maria " epá se eu não der conta, avisa-me sempre que há sinais de velocidade abaixo de 90 ou sinais de localidades "

Costumo andar sempre na CO Leve no máximo, pelo que se numa zona de 90 for a 120 é " tranquilo " já se entrar a 120 numa localidade ( isto é, a placa de localidade ainda que sem casas ) e for fotografado estou bem tramado.

Atenção só na Espinheira, que tem placa de entrada e saída de localidade, mas é um troço curto (uns 500m, talvez).

Atenção só na Espinheira, que tem placa de entrada e saída de localidade, mas é um troço curto (uns 500m, talvez).

Já aí fui "agrafado".

Para o autor do tópico:

Sais no Carregado e segues por aí acima: junto a Alenquer, Vale de Judeus... depois decides se entras na AE ou não em Leiria. Em caso afirmativo, podes sair em Condeixa e aproveitas o novo eixo rodoviário que te evita atravessar parte de Coimbra. Daí segues em direção a Viseu, passas pela terra do "homem das botas" e chegado a Viseu tens que tomar uma decisão: A24 ou não A24? Indo "por fora" a estrada tem troços muito bonitos, mas também demorados, veja-se entre Castro Daire e Lamego ou depois para Vila Real! Daí para Montalegre já é mais simples...

Vai com tempo, música e boa companhia. Só assim se faz bem e sem demasiado stress.

Já aí fui "agrafado".

Para o autor do tópico:

Sais no Carregado e segues por aí acima: junto a Alenquer, Vale de Judeus... depois decides se entras na AE ou não em Leiria. Em caso afirmativo, podes sair em Condeixa e aproveitas o novo eixo rodoviário que te evita atravessar parte de Coimbra. Daí segues em direção a Viseu, passas pela terra do "homem das botas" e chegado a Viseu tens que tomar uma decisão: A24 ou não A24? Indo "por fora" a estrada tem troços muito bonitos, mas também demorados, veja-se entre Castro Daire e Lamego ou depois para Vila Real! Daí para Montalegre já é mais simples...

Vai com tempo, música e boa companhia. Só assim se faz bem e sem demasiado stress.

Thanks Petrus [;)]

Há uns tempos que não passo em Coimbra mas calculo que te estejas a referir à A31 que liga tanto a A1 como o IC2 ao nó do Ip3 passando ao lado da cidade.

Mas é nestas situações que se vê o que a malta do interior centro e norte sofre em PT...quem quer deslocar-se sobretudo em trabalho, ou demora eternidades ou paga portagens que é bom para a tosse :sh)

Mas é nestas situações que se vê o que a malta do interior centro e norte sofre em PT...quem quer deslocar-se sobretudo em trabalho, ou demora eternidades ou paga portagens que é bom para a tosse :sh)

Para teres uma ideia neste preciso momento está um radar em Paredes do Alvão, numa zona de 50 kms/h, exatamente numa das alternativas à A7...
A probabilidade de te tirarem uma foto no interior centro é muito elevada!

Isto para não falar do já famoso Lexus JV [:D]

Last edited:
Depende muito de cada um mas o risco de ser "agrafado" numa viagem destas compensa qualquer gasto extra em AE.
Agora se for numa de passeio... já é outra coisa.

Tínhamos aqui uma resposta que dava pano para mangas...
A região interior Norte esta relativamente bem servida de redes viárias, o problema é o custo que as mesmas têm para quem faça delas um uso diário. para teres uma ideia em alguns percursos fica mais cara a portagem que o próprio combustível que o veiculo consome.
Assim muitos dos que se têm que deslocar nessas zonas diariamente continuam a usar as estradas nacionais, municipais, etc., são estradas na sua generalidade com excelente piso, bem construídas, e que agora sem a maioria dos pesados que lá circulavam permitem tempos de deslocação muito interessantes... o problema é que estão minadas de placas de 50, 70 kms/h... os amigos das "tiragens de tempos" limitaram-se a aproveitar este caldinho de particularidades.

Tínhamos aqui uma resposta que dava pano para mangas...
A região interior Norte esta relativamente bem servida de redes viárias, o problema é o custo que as mesmas têm para quem faça delas um uso diário. para teres uma ideia em alguns percursos fica mais cara a portagem que o próprio combustível que o veiculo consome.
Assim muitos dos que se têm que deslocar nessas zonas diariamente continuam a usar as estradas nacionais, municipais, etc., são estradas na sua generalidade com excelente piso, bem construídas, e que agora sem a maioria dos pesados que lá circulavam permitem tempos de deslocação muito interessantes... o problema é que estão minadas de placas de 50, 70 kms/h... os amigos das "tiragens de tempos" limitaram-se a aproveitar este caldinho de particularidades.

Sem a maioria dos pesados? Eu continuo a ver imensos pesados nas EN que foram substituídas por AEs, precisamente pelo preço absurdo delas.

Depende muito de cada um mas o risco de ser "agrafado" numa viagem destas compensa qualquer gasto extra em AE.
Agora se for numa de passeio... já é outra coisa.

Sim é numa de passeio, e só estou a equiacionar alguma AE porque poupar 1 horinha em 6 horas dava-me jeito.

Procuro sempre ter cuidado e só me estico dentro da CO leve, por exemplo em nacionais de 90 , só vou no máx até 120 km/h...nas zonas de 90 [:p] Em localidades é 70 no máx.

Sem a maioria dos pesados? Eu continuo a ver imensos pesados nas EN que foram substituídas por AEs, precisamente pelo preço absurdo delas.

É certo que é offtopic mas já que se fala neste assunto : Sou a favor dos pesados terem preço de portagens igual aos ligeiros.

É um absurdo pagarmos tantos impostos ( particulares e empresas ) , ter gasóleo tão caro ( um camião não gasta menos de 30 L/100 ) e ainda assim os pesados terem de fazer EN's e entupi-las porque as AE que deveriam servir o país...servem o bolso de alguém.

Estava a referir-me especificamente ao interior Norte, em que muitos pesados de médio e longo curso, seja de mercadorias ou passageiros passou a utilizar por exemplo a A24 em detrimento da N2.
Quanto ao preço absurdo, não poderíamos estar mais de acordo!

Para além de que muitas AE nem precisavam de ser AE's, bastava um bom perfil tipo IC8 , ou seja um EN melhorada que atravessasse montanhas e rios sem demasiadas curvas !

Mas assim não rendia tanto..

Pedindo desde já desculpa pela continuação do off topic... Acho que o IP2 ou IC5 são vias bem ajustadas ao interior do pais, sem o pagamento de portagens milionárias.
Só para terem uma ideia, e sem ir ao interior profundo, dos custos de deslocação, entre Braga a Vila Real utilizando autoestrada fica em 10 euros para fazer 100 kms, demorando cerca de uma hora. A alternativa sem pagamento de portagens num dia com muita sorte pode ir de duas horas e meia até três horas de viagem!

Pedindo desde já desculpa pela continuação do off topic... Acho que o IP2 ou IC5 são vias bem ajustadas ao interior do pais, sem o pagamento de portagens milionárias.
Só para terem uma ideia, e sem ir ao interior profundo, dos custos de deslocação, entre Braga a Vila Real utilizando autoestrada fica em 10 euros para fazer 100 kms, demorando cerca de uma hora. A alternativa sem pagamento de portagens num dia com muita sorte pode ir de duas horas e meia até três horas de viagem!

Sim, concordo, o IP2 e o IC5 são boas alternativas de deslocação, se bem que o IC5 tem algumas curvas que não lembram ao diabo

Pois, um pouco como fizeram com a A22 ( via do infante ) no Algarve ! Ou se paga ou se faz a miserável N125

O interior do País tava muito mal servido de estradas, tanto que as AE foram uma espécie de "obrigação" para o desenvolvimento do interior. Ainda são do tempo de se levar umas 8h quase de Lisboa à Guarda, e um dia inteiro até trás os montes. Neste aspecto as AE foram um belo beneficio.

Back