Viatura Encomendada

Viatura Encomendada

• Citroen C3

Votes: 2 5.0%
  • Dacia Sandero

Votes: 3 7.5%
  • Mazda 2

Votes: 1 2.5%
  • Hyundai i20

• Mitsubishi Colt

Votes: 1 2.5%
  • Opel Corsa

Votes: 0 0.0%
  • Peugeot 208

• Renault Clio

Votes: 8 20.0%
  • Seat Ibiza

• Skoda Fabia

Votes: 4 10.0%
  • Suzuki Swift

• Toyota Yaris

Votes: 13 32.5%
  • Outro - Qual?

Votes: 2 5.0%

• Total voters
    40

Omega

Well-known member
Ora, bem vamos aqui a uma sondagem.

- Viatura nova
- 1.0 ou no máximo 1.2
- Gasolina
- 50/50 cidade/AE
- Sem pressas na aquisição. Provavelmente até ao verão.

Info adicional: O carro é para uma jovem de 22 anos.

Last edited:
É dificil comparar sem os ter experimentado todos, mas....eu diria que apontar para o melhor negocio, preço, condições de garantia, etc.

No séc XXI moderno, qq um deles será competente.

Atenção só ao Sandero, sendo low cost tem algumas questões que convem experimentar 1º, e não tem nada a ver com materiais ou ruidos parasitas nem outras " estórias " mas sim com ergonomia diferente do habitual que para uns é OK mas para outros pode ser chato, ruido de fundo em AE acima dos 120 não demasiado notório mas em viagens longas ( ou mesmo em EN ) pode chegar ao fim da viagem com a ligeira sensação de fadiga auditiva, já mt reduzida na actual geração mas certamente diferente face a outros.

Computador de bordo sem algumas chiquesses como pressão dos pneus em tempo real.

São espaçosos e têm tablier com partes em tecido inclusive nas portas e diversos comandos de tacto quase premium, para disfarçar, mas convém ter em conta.

Em condiçõ€s iguais para mim a escolha é sem duvida o Yaris.
Para mim i20 e Ibiza não seriam sequer considerados face ao que a concorrência trás.

Em condiçõ€s iguais para mim a escolha é sem duvida o Yaris.
Para mim i20 e Ibiza não seriam sequer considerados face ao que a concorrência trás.

O Yaris é um bom produto, mas parece-me que é o mais caro.

Porque não o i20? 7 anos de garantia não são relevantes? No caso seris provavelmente o 1.2.

O Ibiza até nem seria uma opção há uns tempos, mas parece-me que os preços estão razoávelmente bons e também vem bem equipado.
Em alternativa ao Ibiza, o Skoda parece ser uma melhor opção, mas...

O Yaris é um bom produto, mas parece-me que é o mais caro.

Porque não o i20? 7 anos de garantia não são relevantes? No caso seris provavelmente o 1.2.

O Ibiza até nem seria uma opção há uns tempos, mas parece-me que os preços estão razoávelmente bons e também vem bem equipado.
Em alternativa ao Ibiza, o Skoda parece ser uma melhor opção, mas...

A razão da minha exclusão do i20 e do Ibiza deve-se a serem projetos mais antigos. O i20 não tanto é verdade mas o facelift pouco trouxe face à concorrência.

O meu preferido seria o Yaris, mas está caro, a gasolina já vai para cima dos 23/24k, julgo :sh)

Votado no Clio, com o motor a GPL, com provas dadas e muito poupadinho [:D]

O Fiat Grande Panda não entra na equação?

Outro modelo que deve chegar ao mercado português durante este ano e que tradicionalmente apela ao cliente feminimo é o Lancia Ypsilon.

Last edited:
Tantos modelos que poderia escrever um testamento[:D], mas deixo um post mais pequeno.

Se a ideia é economia de consumo, clio a gpl. Acho que pelo preço e produto, e em particular no custo/km não deverás ter melhor (isto colocando EVs de lado). Também me agrada o I20 1.2 pela suposta fiabilidade, design e garantia. O Ibiza 1.0 seria algo que também considerava.

No verão passado aluguei um Yaris 1.0 e gostei mesmo muito do carro. Obviamente que não tem grande habitabilidade nos lugares traseiros, mas o pequeno propulsor com 70 cv é muito agradável de conduzir, com uma caixa curtinha. A posição de condução é porreira, a caixa, direção, tudo muito fácil de usar. Fiquei deveras surpreendido, que fiquei logo com vontade de comprar um cá para casa para a minha filha quando tirar a carta. No configurador da Toyota já não aparece…não sei se foi descontinuado. O híbrido já se manda para outros valores que, na minha opinião, deixam de fazer sentido para um carro destes com o uso pretendido.

Tantos modelos que poderia escrever um testamento[:D], mas deixo um post mais pequeno.

Se a ideia é economia de consumo, clio a gpl. Acho que pelo preço e produto, e em particular no custo/km não deverás ter melhor (isto colocando EVs de lado). Também me agrada o I20 1.2 pela suposta fiabilidade, design e garantia. O Ibiza 1.0 seria algo que também considerava.

No verão passado aluguei um Yaris 1.0 e gostei mesmo muito do carro. Obviamente que não tem grande habitabilidade nos lugares traseiros, mas o pequeno propulsor com 70 cv é muito agradável de conduzir, com uma caixa curtinha. A posição de condução é porreira, a caixa, direção, tudo muito fácil de usar. Fiquei deveras surpreendido, que fiquei logo com vontade de comprar um cá para casa para a minha filha quando tirar a carta. No configurador da Toyota já não aparece…não sei se foi descontinuado. O híbrido já se manda para outros valores que, na minha opinião, deixam de fazer sentido para um carro destes com o uso pretendido.

Neste momento a análise anda essencialmente pelos 3 que referes, além do Mitsubishi Colt que tenho que perceber melhor a comparação com o Clio - vantagens/desvantagens.
Estranhamente consigo melhor preço no Clio gasolina + GPL do que no Clio a gasolina.

Quanto ao Yaris, eu hesitei um pouco em colocá-lo aqui porque sei que é um bom produto, mas atualmente apenas existe de facto a versão hibrida o que encarece bastante o preço final.

C3, Sandero, Corsa, 208, Swift e na sequência do que refiro, Yaris, estão .... em principio ... descartados.

Fui eu: Fiat Grande Panda ou Lancia Ypsilon.

Ok, obrigado.

Lancia onde é que se vende?

Fiat G Panda realmente não me tinha lembrado, mas fica descartado pelo preço acima do pretendido, além dos mesmos motivos pelos quais descartei os restantes do grupo Stellantis

Back