Não, o backdoor de base (a primeira versão) é de 2005, mas continuam a haver ocurrencias hoje em dia usando variações, e ainda é o unico a usar nomes derivados de Ash, entre todo o malware, e os sintomas não deixa muitas margens para especulações nem apenas para um geitoso que só sabe meia duzia de truques como eu.
E esta solução data de lá, mas todos os sites de antivirus que vi já não fornecem a ferramenta de reperação nem a de limpeza porque já está incluida nos produtos deles, mas o uso do cd de um antivirus para recuperar o sistema não oferece esperanças pois o pc não tinha actualizado, muito menos instalado antes da tragédia.
Só resta a remoção manual, apagar os ficheiros e as entradas de registo como usual, apagar os ficheiros é facil de fazer apartir da consola de recuperação ou outro pc, mas o ficheiro que este backdoor avariado infecta o explorer.exe é um ficheiro crucial para o windows dai depois de o apagares ir ser necessário recuperar o pc apartir do cd.
Não estou a ver como apagar as entradas do registro sem teres o pc a funncionar, pelo que me ocurreu esta minha invenção da meia solução, de apenas corrigir o explorer.exe no desespero que tal seja suficiente para iniciares o pc e utilizares a funcionalidade de backup do programa de facturação.
Até porque eu estou muito consciente das dificuldades e gastos que haverá ao usar os ficheiros do programa para recuperar os dados.