Vírus

quer-me parecer que a única coisa que não está a arrancar é o explorer.

ctrl-alt-del > ficheiro > nova tarefa > explorer.exe

quer-me parecer que a única coisa que não está a arrancar é o explorer.

ctrl-alt-del > ficheiro > nova tarefa > explorer.exe

Foi logo o q fiz Luis... nada. Quando descobrir digo porque isto vai começar a aparecer. E formatar neste momento não é solução.

Mete nada em risco outro pc... o problema é mesmo a facturação.
Como já disse o problema não é tirar uams fotos ou umas músicas.

Programa de facturação sem antivirus e antyspyware, nem backup?...
Se havia outros pc em rede na mesma situação possivelmente estão todos infectados e não se sabe bem porquê, porque o meu suspeito é um backdoor avariado e quando funciona bem serve apenas para garantir acesso a programas maliciosos checos a partir de outro pc....

Bom, se decidires tentar recuperar os ficheiros, uma coisa que podes fazer para aumentar a segurança do computador que usares (alem de teres software de segurança actualizado) é usar uma máquina virtual, (ai fica praticamente à prova de tudo) mas ai não te posso aconcelhar porque não sei fazer.

Depois de recuperar os ficheiros provavelmente vais precisar da ajuda da assistência tecnica do programa de facturação para substituir as entradas nas bases de dados, os ficheiros... isso é um tanto ou quanto complexo...não é certo que assim seja, mas... tem os contactos á mão

Um Backdoor é um programa que serve apenas para garantir que um outro programa tenha acesso indevido ao computador, pelo que como não há antivirus o pc deve estar minado

O PC é dum cliente não é meu. Mas no meu não uso anti virus...

Vamos começar o dia de volta daquilo novamente...:sh)

Correcção são Romenos e não Checos os programas que usam o Styci.B

Lembrei-me agora de num acto de desespero consultar a base de dados do Bitdefender (o meu pacote de segurança), e o resultado foi o esperado, diz para apagar ficheiros e a respectiva entrada no registo, pelo que nesta situação (não coseguires arrancar) não ajuda, mas fica aqui para se conseguires por o pc a funcionar.

e lá diz que é em modo de segurança apagar o %system32%\\explorer.exe que poderá estar oculto e depois limpar a respectiva chamada no registo em HKLM\\Software\\Microsoft\\Windows\\CurrentVersion\\Run

Apagar o ficheiro podes apagar apartir do cd do windows, problema é que não estou a ver como chegar ao ao regedit sem o sistema arrancar.
Começando a inventar podes apartir do cd do windows apagar somente o ficheiro explorer.exe depois obviamente não vais conseguir arrancar (porque falta o explorer) pelo que terás que fazer uma recuperação de sistema, e ai reside a minha esperança que consigas pelo menos por o pc a funcionar para usar a funcionalidade de backup do programa de facturação e formatação logo a seguir.

Ora bom, já se consegue aceder mas dá erro smp no explorer. Ou seja, tá smp a abrir e fechar o explorer...:sh)

Não, o backdoor de base (a primeira versão) é de 2005, mas continuam a haver ocurrencias hoje em dia usando variações, e ainda é o unico a usar nomes derivados de Ash, entre todo o malware, e os sintomas não deixa muitas margens para especulações nem apenas para um geitoso que só sabe meia duzia de truques como eu.
E esta solução data de lá, mas todos os sites de antivirus que vi já não fornecem a ferramenta de reperação nem a de limpeza porque já está incluida nos produtos deles, mas o uso do cd de um antivirus para recuperar o sistema não oferece esperanças pois o pc não tinha actualizado, muito menos instalado antes da tragédia.
Só resta a remoção manual, apagar os ficheiros e as entradas de registo como usual, apagar os ficheiros é facil de fazer apartir da consola de recuperação ou outro pc, mas o ficheiro que este backdoor avariado infecta o explorer.exe é um ficheiro crucial para o windows dai depois de o apagares ir ser necessário recuperar o pc apartir do cd.
Não estou a ver como apagar as entradas do registro sem teres o pc a funncionar, pelo que me ocurreu esta minha invenção da meia solução, de apenas corrigir o explorer.exe no desespero que tal seja suficiente para iniciares o pc e utilizares a funcionalidade de backup do programa de facturação.
Até porque eu estou muito consciente das dificuldades e gastos que haverá ao usar os ficheiros do programa para recuperar os dados.

:confused: Todos os meses?:confused: O meu fez agora 3 anos q nao é formatado [;)][:blush:]

Calma lá.... [:D] quase todos os meses o PC DE TESTES porque o portátil...

esse formate-o de 2 em 2 0u de 3 em 3 meses... [:D] [;)]

Claro, se usarem o pc para aceso à Net, Fazer uns docs no word ou no CAD/Photoshop/Outro(s) não precisa de ser formatado com tanta regularidade.. mas eu ando smpr a testar software, fazer programação, (daí que tenha vários SO's, prefiro isso a máquinas virtuais) e de vez em quando qdo o disco lá está mto cheio de info, passo tudo para um HD externo e format no animal !! [:D] [:D] [;)]

Back