Viver no rés-do-chão? Bom ou mau?

Sempre morei em R/C. Primeiro numa moradia térrea, depois em 2 apartamentos em R/C, se bem que o último tem altura de 1º andar. Nca tive problemas de segurança, mas como é óbvio tento manter sempre o forte fechado. Penso que o único grande inconveniente é não se poder deixar descançado as janelas abertas, mas conhecendo-me como conheço, nem morando num 10º andar me deixava em segurança em manter as janelas abertas. Tenho vidros duplos e escurecidos e já vi de fora que ng vê nada lá para dentro.

Por acaso na ultima muda de casa, tb pretendia algo mais alto, mas pesou o menor valor da casa, o facto de ter uma garagem maior que as restantes e o facto de o andar mais alto no mesmo prédio era à frente tendo uma estrutura habitacional diferente.

citação:Originalmente colocada por AlCoEntre

Explica lá isso?

Como é possivel se criticar a qualidade de construção sem se estar a ver o imóvel?:(

[8)]

a qualidade de construção em portugal,por norma,é péssima!!!!

é alguma novidade???:(

[/quote]

Trabalho na area da construção e não posso concordar contigo minimamente e não tens bases para afirmar isso.

ora vejamos a qualidade dos materiais em portugal é bastante boa de topo até ao nivel e em alguns casos igual ao que melhor se faz no mundo.

-Betão --- controlado por computador (igual em outros paises)
-alvenarias , isolamentos, revestimentos , ceramicas e loiças---bastante boas

a tecnica de construção tambem é das melhores desde sempre pois portugal tem tradições a nivel de construção.

É rarissimo se ver em portugal um predio cair até mesmo os de habitação social já com 30anos como tal não posso aceitar esta suposta falta de qualidade na construção.

Pois sei o que se faz cá e noutros países e se há coisaa em que os portugueses sao bons é na construção.:)

citação:Originalmente colocada por smithico

citação:Originalmente colocada por SOneca-II

citação:Originalmente colocada por smithico

E depois quem mora no R/C paga as contas do elevador como os outros :D:D

Isso é mentira e existe lei própria. Qdo mto as pessoas que o pagam estão a ser enganadas pelo condominio ou administração do mesmo.

RR

Isso é muito comum acontecer. Conheço muitos casos.
O meu prédio esta agora levar grandes obras, e vão por um elevador, eu como moro nu R/C não vou pagar a instalação do elevador, nem as futuras manuntenções e eletricidade, a lei diz isso! Os q moram num R/C ou cave não pagam nada do elevador

São menos 5000€ q tenho q pagar! [:p]

As fracções do R/C não pagam elevador se potencialmente
não precisarem dele.
O que isto quer dizer é que se a fracção tiver uma garagem na cave,
e o elevador for até à cave, então existe
o potencial de a pessoa poder usar o elevador, e neste caso
é obrigada a pagar o elevador como as outras fracções.
E a pessoa não pode alegar que anda a pé, desde que exista
um potencial uso tem que pagar.

Se a fracção for no R/C, e o elevador não for até à cave,
ou a fracção não tiver garagem ou arrumos na cave,
então não terá que pagar elevadores.

E isto aplica-se a tudo, não só a elevadores.
Tudo o que tenha um potencial uso tem que se pagar, mesmo
que não se use.

Quanto à qualidade de construção, ela até pode ser boa no que
respeita à parte do esqueleto, betão e assim.
Mas quanto a revestimento exterior, isolamento
térmico e acústico, parece-me bem pior que os
outros países europeus.

citação:Originalmente colocada por XlPower

outros países europeus.

Quando á qualidade em portugal é elevada como já disse.

Os revestimentos exteriores são variaveis desde o ladrilho ou pedra até á tinta...tudo é bom

Qto aos isolamentos são iguais ao que se fazem no estrageiro.... mas o problema é que como em portugal existe temperatura amena os construtores preferem abdicar de um bom sistema termico (pk é caro)e colocam antes uma lareira que lhes custa cerca de 160euros por fogo e o cliente fica maravilhado como se tivesse um objecto de luxo:D

portanto digamos que o problema da construção em portugal não se trata de falta de qualidade mas sim a falta de isolamento termico e acustico em alguns imóveis mas isto tb porque o cliente não exige;)

XlPower o q é o meu caso, não tenho arrecadações no telhado ou na cave pq o p´redio não tem, mas um dia o condominio vai fazer arrecadações no telhado, falamos isso na reunião, dizeram q eu n posso usar o elevador na mesma, mesmo q eu passe a pagar a eletricidade, na reunião dizeram se eu quiser usufruir o elevador dq uns anos se tivermos arrecadações, teria q pagar os custo da instalações mais os juros.
Será verdade?

Um rés do chão é muito mau, acreditem, propicio a roubos, a bicharada, barulho, barulho do vizinho de cima (se bem que por cima de nós vive um velhote que coitado nunca sai da casa, é doente)

Resumindo e baralhando, viver num rés-do-chão não aconselho a ninguém

citação:Originalmente colocada por Tuaregue

XlPower o q é o meu caso, não tenho arrecadações no telhado ou na cave pq o p´redio não tem, mas um dia o condominio vai fazer arrecadações no telhado, falamos isso na reunião, dizeram q eu n posso usar o elevador na mesma, mesmo q eu passe a pagar a eletricidade, na reunião dizeram se eu quiser usufruir o elevador dq uns anos se tivermos arrecadações, teria q pagar os custo da instalações mais os juros.
Será verdade?

se estas isento de pagar o elevador é pk não o usas...logo se tiveres uma arrecadação no sotão vais ter de usar...é um caso delicado mas ter uma arrecadação é diferente de se viver...

depende do acordado por condominio mas podem implicar e aí ou pagas ou sobes a pé.

Quando comprei casa tb tive esse dilema, escolher entre o r/c ou o 2º andar que eram os únicos disponíveis. O r/c, claro era o mais barato, mas não o escolhi só por causa da privacidade e escolhi o 2º andar paguei mais mas estou descansado, ninguém passa a minha porta, não oiço a porta de entrada sempre a bater e não tenho vizinhos porque a casa ao lado é casa de férias, tou na paz dos anjos. quanto a bixarada eu tb tenho e moro no 2º, tenho é um pinhal perto, se agora no Inverno há imagino no Verão

Cumps

citação:Originalmente colocada por Tuaregue

Será verdade?

Isso já não sei, é uma situação um bocado complexa.
Para começar nem sei se será legar andarem
a fazer arrecadações no telhado. O melhor por agora é mesmo
não pagares nada, até porque não sabes o futuro, e quando
essa altura chegar logo vês.

citação:Originalmente colocada por Nephilim

outros países europeus.

Quando á qualidade em portugal é elevada como já disse.

Os revestimentos exteriores são variaveis desde o ladrilho ou pedra até á tinta...tudo é bom

Qto aos isolamentos são iguais ao que se fazem no estrageiro.... mas o problema é que como em portugal existe temperatura amena os construtores preferem abdicar de um bom sistema termico (pk é caro)e colocam antes uma lareira que lhes custa cerca de 160euros por fogo e o cliente fica maravilhado como se tivesse um objecto de luxo:D

portanto digamos que o problema da construção em portugal não se trata de falta de qualidade mas sim a falta de isolamento termico e acustico em alguns imóveis mas isto tb porque o cliente não exige;)

Decide-te, afinal a construção é boa ou não?
É que nos últimos parágrafos fiquei com a ideia que afinal
concordas que o isolamento é mau em muitos casos.

Quanto ao cliente exigir, é verdade que em geral deviamos
ser mais exigentes, mas a lei devia ajudar mais.
Afinal de contas os clientes não deviam ter que perceber de construção
civil para poderem comprar uma casa...

E quanto ao revestimento exterior, como é que tudo é bom
quando vemos tantas casas em Portugal
com humidades e infiltrações? Quando olhamos para tantos
prédios relativamente novos e estão com um aspecto miserável?

Decide-te, afinal a construção é boa ou não?
É que nos últimos parágrafos fiquei com a ideia que afinal
concordas que o isolamento é mau em muitos casos.

Quanto ao cliente exigir, é verdade que em geral deviamos
ser mais exigentes, mas a lei devia ajudar mais.
Afinal de contas os clientes não deviam ter que perceber de construção
civil para poderem comprar uma casa...

E quanto ao revestimento exterior, como é que tudo é bom
quando vemos tantas casas em Portugal
com humidades e infiltrações? Quando olhamos para tantos
prédios relativamente novos e estão com um aspecto miserável?
bem vamos por partes...

o problema não é o isolamento ser mau mas sim mtas vezes inexistente, ou seja os isolamentos são bons mas os construtores optam por não os fazerem para pouparem dinheiro;)

No entanto já se fazem por norma algumas coisas importantissimas a nivel de isolamento como:

---vidros duplos...dão um isolamento sonoro bastante bom e tb termico.

----paredes duplas de alvenaria com hallmate no interior...isolamento termico bastante bom , quer do calor quer do frio.

e nas casas tipo moradia tb o isolamento de telhados e de chão com caixa de ar mtas vezes.

se uma casa tiver estes isolamentos que frizei (que já é o normal actualmente) já se pode dizer que tem o minimo exigido e já se nota uma boa(mta diferença)

Qto ao comprador não ter de perceber... olha que qdo se compra seja o k for sem se ter conhecimento é meio caminho andado para se levar um barrete...seja o que for...é a triste realidade em todo o mundo.[xx(]
convem sabermos minimamento o que estamos a comprar pois minimiza o risco.

Sobre revestimentos exteriores miseraveis em casa até recentes... acontece as vezes mas repara um predio é pintado é logico que terá que ter manutenção ou seja terá que ser pintado de 10 em 10 anos ou de 8 em 8 , pois isso compete ao condominio a manutenção NORMAL de um edificio.
Acontece que mtos predios nem condominio tem e ninguem pinta a tinta cai a humidade infiltra-se...o betão apodrece o aço das armaduras oxida e o predio pode entrar em ruínas.[xx(]

Um predio com uma boa manutenção a nivel de pinturas etc...tem uma duração ilimitada...mas se ninguem ligar é como um carro sem manutenção.[xx(]

O Nephilim tem a sua razão.

Trabalho numa empresa de instalações especiais, que em tempos já trabalhou o segmento da construção (estamos a abandoná-lo progressivamente).

Regra geral a construção feita por empresas nacionais é, em termos de qualidade superior À costrução dos "nuetros hermanos". Grandes empresas espanholas como Ferrovial, a Acciona ou a San Luis (qq uma delas bem maior q a maior empresa de construção nacional) q estão implantadas em PT têm indices de qualidade de construção inferior. Contudo, as obras por estas realizadas sao muito mais rapidas.

Não sei se a n/ construção é melhor q a q se faz no resto da Europa ou não. Mas tenho a certeza q é melhor q a espanhola.

Vou o dar um exemplo:

- Empresa Nacional: Tela de isolamento, tijolo, wallmate, tijolo, estuque, tinta.
- Empresa Espanhola: Tela de isolamento, tijolo, pladour, tinta (sim, há pelo menos 3 prédios em Lx assim).

os jovens que aluguem, o mercado imobiliario está parado e existem muito boas familias que aderiram aquela porcaria de compre casa nova agora e vende a velha depois, só que ninguém lhes pega.

vantagens :

se não gostar da casa ; vizinhos ; local; localização; se mudarem de emprego; ou coisa do genero, mudam de casa e acabou, não se chateiam com o constructor para arranjar os defeitos da casa nova (e todas tèm), não paga facturas de reparações de elevadores e afins, não se preocupa com o pagar impostos pela casa,, etc,, etc,, etc,, e podem benefeciar da "ajuda" do estado para aluguer de casa.

desvantagens : ainda estou á procura

citação:Originalmente colocada por hpventura

Não sei se a n/ construção é melhor q a q se faz no resto da Europa ou não. Mas tenho a certeza q é melhor q a espanhola.

Vou o dar um exemplo:

- Empresa Nacional: Tela de isolamento, tijolo, wallmate, tijolo, estuque, tinta.
- Empresa Espanhola: Tela de isolamento, tijolo, pladour, tinta (sim, há pelo menos 3 prédios em Lx assim).

No caso portugues é isso mesmo mas esqueceste o reboco tanto exterior como interior.
E ficamos com uma parede dupla mto boa.

Em espanha ás vezes é como dizes mas nem sempre como Espanha é grande eles tem formas mto variadas de construir.

O exemplo que destes de ter parede simples e pladur é o modelo rapido americano de se usar pladur para fazer a parede falsa e servir para ter isolamento e passar os cabos electricos , agua etc.

em termos construtivos de qualidade ambos sao bons pois o que conta é a estrutura e as paredes é subjectivo. Eu pladur não gosto pk com um murro partes a parede mas a mivel estrutural é igual o predio ter paredes duplas ou apenas 1 e pladur.

Sobre a construção em espanha é variavel consoante a zona mas é mto boa e bastante interessante em alguns aspectos(até tenho umas fotos porreiras que mostra a construção de qualidade de edificios na galiza)

No entanto em espanha existe é uma variedade enorme de materiais de acabamentos em que alguns sao bons mas mto sao uma porcaria.
Acabamentos como por exemplo sancas(remates de tecto) de plastico é frequente, estuques projectados mto manhosos etc...
Ou seja em espanha fazem mtos acabamentos a despanhar com materiais baratos e plasticos alguns de fraca qualidade, mas tb existe boa construção;)

A construção em Portugal não é má, mas os pormenores deixam muito a desejar.

Num apartamento de luxo, situado num condominio de luxo, tenho 5 min para tomar banho. Literalmente. Depois disso o esquentador XPTO entra em corte porque o camelo que o montou não respeito as distancias para a saida de fumos.
E depois vem o construtor dizer que o esquentador corta propositadamente, porque é amigo do meio ambiente[}:)][xx(].

citação:Originalmente colocada por ApenasEu

os jovens que aluguem, o mercado imobiliario está parado e existem muito boas familias que aderiram aquela porcaria de compre casa nova agora e vende a velha depois, só que ninguém lhes pega.

vantagens :

se não gostar da casa ; vizinhos ; local; localização; se mudarem de emprego; ou coisa do genero, mudam de casa e acabou, não se chateiam com o constructor para arranjar os defeitos da casa nova (e todas tèm), não paga facturas de reparações de elevadores e afins, não se preocupa com o pagar impostos pela casa,, etc,, etc,, etc,, e podem benefeciar da "ajuda" do estado para aluguer de casa.

pois também sou dessa opiniao ...
De momento sem nada certo na vida é o melhor, sem duvida!

citação:Originalmente colocada por pink_star

citação:Originalmente colocada por ApenasEu

vantagens :

pois também sou dessa opiniao ...
De momento sem nada certo na vida é o melhor, sem duvida!

Eu não, vejo o arrendamento como deitar dinheiro à rua, já o Marcelo Rebelo pelos vistos concorda com vocês.

Quando ao tópico, um amigo meu vive (temporariamente ) num res do chãoe só mete defeitos, desde vizinhos que tentam ouvir conversas, a janelas ao nivel do chão exterior, onde entra pó, etc etc, mas cada caso é um caso obviamente.

Voltar
Superior