Viver sozinho

Quero viver sozinho por que estou farto de condicionar tudo aquilo que faço por causas das bebedeiras do meu pai.
eu entendo. o meu tb é alcoolico
qd vivia aqui portava-se bem se não ia dormir para o quintal [:D]

Como entendo esse filme, vai já amanhã e nem que andes à rasca. Isso vai-te atrofiar todo e não tem preço saíres daí.

Estou a ver que o problema é mais delicado do que parece...assim a coisa é um pouco diferente, pois não sabemos, com base no que referiste em cima, se a tua presença é ou não importante para outros elementos da tua família. Na maioria dos casos, diria que é.

Tenho ideia que Barcelos, e toda essa região não deverá ser tão cara para viver, como por exemplo Lisboa ou Porto, e o que não faltam são famílias com 3, 4 ou 5 elementos que têm de viver com ordenados a rondar os valores que apresentas, ou pouco mais.

De qualquer modo, é sempre mais complicado se fores só tu a ter de pagar as contas todas, sendo uma boa alternativa partilhar casa com alguém, dividindo a despesa, ou alugar quartos a outras pessoas.

Contudo, tendo em conta a nossa realidade, o ideal parece-me permanecer o mais tempo possível em casa dos pais, que dependendo da situação familiar, sempre dá para poupar um bom dinheiro, centenas mesmo!

pensa bem no que vais fazer!

Esta começa a ser das melhores alturas para procurar apartamento.

Muita gente troca nesta altura com a ajuda do subsídio de Natal.

Muitos senhorios no geral exigem dois meses de renda (primeiro mês mais a renda de caução).
Portanto, primeiro tratas de ver se tens poupança para a primeira transferência.

Tem que ter contrato de arrendamento e que os termos do contrato sejam cumpridos, senão um dia lixas-te.

Confirmar as leituras da água luz e gás para quando activares para ti os respectivos contadores.

Tens de ter em conta se tens mobília essencial para víveres, ou se o apartamento que vais alugar incluí recheio.

Fazer despesa em cafés restaurantes e afins é para abrandar e bem. Não significa que deixes de frequentar.

Fumas? É a melhor altura para largares. A mudança de sítio é das melhores ajudas ao combate ao tabagismo. Para além do alívio na conta bancária.

Portanto, os "vícios" que tenhas são para reduzir ou mesmo cortar.

Alimentação, higiene, limpeza, vestuário, entre outros a considerar sempre nas contas.

Tens carro? Mais despesas no orçamento.

Vais meter SportTV? Se é só para meia dúzia de jogos do campeonato, esquece a SportTv, pega nesse dinheiro e mete TV NET tlf com contrato de 24 meses a 30 e poucos euros.

Consegues viver desde que tenhas cabeça e vais mentalizando que o dinheiro não estica. Sempre que podes "mete para o lado".

São problemas familiares e pessoais que nem tinha intenção de mencionar e muito menos discutir. Apenas me escapou pelo comentário do jktfah que foi tudo menos mal intencionado mas que dada a situação atual, afectou me um bocadinho.

O DBB já focou no que realmente interessa, deves arranjar uma mulher que ganhe bem, garantes logo o sexo e as tarefas na cozinha alem de dividires as despesas.

Se fosse eu arranjava era duas mulheres bissexuais que gostassem de pinar a três. As despesas eram a dividir por três, elas iam aquecendo a grelha uma da outra enquanto eu vinha ao fórum ver as novidades e beber uma cervejinha, com um smartphone caterpillar CAT S60 ia vendo pela câmara térmica se elas já tinham as grelhas quentes e quando estivessem no ponto era só ir lá meter a carne toda no assador.

Eu viver sozinho é que nem pensar, tenho medo. Basta verem o filme "sozinho em casa" para perceberem que não é boa ideia viver sozinho.

São problemas familiares e pessoais que nem tinha intenção de mencionar e muito menos discutir. Apenas me escapou pelo comentário do jktfah que foi tudo menos mal intencionado mas que dada a situação atual, afectou me um bocadinho.
Eu sei o que é isso. O meu pai sempre foi assim. É muito mau.
Por isso sai dai enquanto podes, qt mais tempo ficares ai mais tempo ficas marcado para a vida, se é que não já estás.
Se achas que sim, procura ajuda.
Trabalhas e tal, mas sempre podes tentar falar junto da camara municipal, nao que aconteça algo, mas podes candidatar a habitação social por ex.

Última edição:
Bom, acho que já tens algumas opiniões sobre quem já passou e quem nunca passou pelo mesmo, agora é uma questão de avaliares se podes suportar ou não.

Mas é fácil, vê quanto precisas de pagar de contas na zona onde vais viver, se der saldo positivo, força.

A escolher, eu procuraria um local próximo do trabalho, parecendo que não mas se puderes dispensar o carro e deslocar-te a pé, é uma boa quantia que poupas por mês!

Tendo em conta o sitio onde vives e conseguindo arranjar casas para esses valores de renda dá para viveres, não dá para fazer grandes extravagancias nem vai sobrar muito ao final do mês, mas dá...

Um dia vão perceber que o mal necessário desta vida é avançar sozinho e deixar os outros para trás, se os outros nem com ajuda se impõem.

Faz denúncia do teu pai ( e indica que os outros em casa nada fazem e compactuam) e sai.

Ambientes venenosos são pior que pobreza.

Um user perguntou se fumo. A resposta é não e também não tenho uma vida social muito activa. Saio de vez em quando mas é raro porque os meus amigos mais próximos estão a viver fora do país. Falei na sporttv porque é se calhar o meu grande vício. Gosto muito de ver bola. Mais uns filmes e umas series e vou ocupando grande parte do meu tempo livre dessa forma.

Viver sozinho

Vivo e trabalho em Barcelos e pretendo que continue assim. O meu salário são 730 euros líquidos. As contas que fiz baseadas na situação de um familiar que vive sozinho foram:

250e renda
150e agua + lixo + luz + gás + tlf + NET + TV + sporttv
150e alimentação e manutenção (detergentes , produtos de higiena,etc)
40e gasolina

Não gasto nada com tlm pq uso o do trabalho.

Se assim for, estamos a falar de 590 euros. Sobram 140e para do despesas que possam aparecer.

Com jeitinho consegues metade desses €150 em contas da casa*, mas como é óbvio sem Sportv (pessoalmente acho um luxo, a não ser que vivas para a bola) e cartão móvel que dizes ter do trabalho.

*gás e eletricidade é variável mas se somares tudo e fizeres o anual e dividires por 12 deves conseguir os €75/mês, em média.

Eu com tudo elétrico e duas pessoas gastava num T1 ~€40 de edp (só 3.45 kVa de potência, que para ti sozinho chega) e ~€10 de água.

Portanto tu sozinho deves conseguir €40/mês ou no máximo €45 em energia e água.

Depois net TV ja depende, só pago €25,90, mas isso já não consegues sendo novo cliente. Portanto conta com €32/33 para um pacote 3P.

Em hiper se quase nunca comeres fora e sem grandes luxos consegues na boa orientar-te com €150 (a poupar bem até €100 devem dar).

Se comeres mais fora gastas menos em hiper, mas claro que gastas mais no geral

Eu considerava como já disseram as despesas com o carro e fazia o anual de tudo e dividia por 12.

É preciso ter muita atenção a estas despesas "fantasma" que como são anuais as pessoas não contam no orçamento mensal.

Ou então falem sempre de tudo em anual, salário e despesas.

Os subsídios eu nem os considerava para despesas obrigatórias. Ficava para poupança, roupa, saúde ou algum pequeno luxo.

E mensalmente o ideal é poupares pelo menos €100. Até porque há sempre imprevistos e vai haver meses que és bem capaz de gastar mais do que recebes.

Os nossos "amigos" carros são não raras vezes os maiores responsáveis por esses meses...

É pneus, IUCs, IPO, revisões, avarias etc.

Pago 92 euros de seguro de 3 em 3 meses. Tenho cerca de 1000 euros de lado, por agora. Em relação ao recheio da casa, quero arranjar um apartamento já mobilado para não ter que me preocupar com isso.

Mesmo com apartamento mobilado era ideal teres mais algum de lado, mas se queres mesmo sair de casa dos pais "que saf0d@".

Há quem tenha menos de €100 ao fim do mês todos os meses...

Isso ainda são €368/ano ou ~€31 mês. Não é de todo negligenciável.

Não é por acaso que muita gente tem mota, gasta-se muito menos dinheiro em despesas correntes.

Edit:

Só agora vi o último post, se realmente vives para a bola esquece o que disse. É um pequeno luxo, mas se usufruis e gostas é dinheiro bem empregue.

Atenção que se tiveres aquecimento (seja a gás ou elétrico) como é óbvio vais gastar bem mais do que eu gastava. Nesse T1 onde vivia antes não precisava de aquecimento, a casa não era fria.

Última edição:
Vivo e trabalho em Barcelos e pretendo que continue assim. O meu salário são 730 euros líquidos. As contas que fiz baseadas na situação de um familiar que vive sozinho foram:

250e renda
40e gasolina

Se assim for, estamos a falar de 590 euros. Sobram 140e para do despesas que possam aparecer.

Em Barcelos não tenho dúvidas que consigas viver com o teu ordenado sem problemas. E o meu conselho é: fá-lo o mais rápido possível. Ainda por cima de o ambiente que tens em casa não é o melhor.
Vivo fora de casa desde que fui para a faculdade e não consigo sequer imaginar ter que voltar para casa dos pais. Só se estivesse mesmo com muitas dificuldades. E não é por o ambiente ser mau, pelo contrário, sempre me dei, e dou, bem com eles.

Vivo numa cidade que terá +/- o mesmo custo de vida, pago um pouco mais de casa do que isso mas é dividido com a maria, ganho um pouco mais que tu e vivo sem problema nenhum. Ainda poupo sempre 100-200-300€ por mês.

Não gasto muito em saídas, mas como bastante fora e tenho vícios. Também não me privo de ir ao cinema quando me apetece e uma escapadinha num fds de vez em quando. Sem problema nenhum, vivo bem desafogado.

Com o carro não tenho grande despesas: é 30-40€ de combustível por mês e ~150€ de seguro por ano.

Portanto o meu conselho é: enquanto não sais vai juntando um pé de meia, para qualquer imprevisto, e tenta encontrar uma casa boa o suficiente pelo preço mais baixo possível. Quando estiveres preparado, faz a mudança e bem vindo ao mundo dos adultos [;)]

Boa noite.

Estou a pensar seriamente em sair da casa dos meus pais e encontrar a minha primeira casa. O meu salário é de 730 euros. Estou a pensar alugar um apartamento, de preferencia um t0 que é mais do que suficiente para mim. Gostava que pessoal com mais experiencia me desse uma ideia mais concreta (valores) que terei de fazer face todos meses. A maior extravagância que estou a pensar ter é sporttv de resto sou um gajo simples que não precisa de muito para estar bem.

Agradeço desde já as respostas e bom natal para todos.

Poupa o máximo possível enquanto puderes estar com os teus pais. Viver sozinho tem pouca piada a não ser pelo facto de poderes andar em boxers todo o dia pela casa e teres sitio para martelar uma gaja a qualquer hora do dia.

O melhor enquanto puderes é ficares com os teus pais e poupares o maximo possivel para depois teres um bom pé de meia para algo melhor quando quiseres juntar os trapinhos com alguém. Até lá compensa mais ires dar umas pinocadas de vez em quando para um hotel e ir dando outras no carro. Segue este conselho e daqui a 5 ou 6 anos vais ver que não podias ter feito melhor opção [:cool:]

Edit: Só li agora que afinal queres sair por problemas com os teus familiares, se é assim contas á vida e força, mas é importante pensar em 2 coisas:

Se precisares de voltar ele vai receber-te de volta sem problemas?

As outras pessoas (tua mãe ou irmãos menores por exemplo) ficarão em segurança com a tua saída?

Última edição:
A menos que trabalhe há pouco tempo ou ajudes muito em casa, 1000€ de poupança para esse salário líquido parece muito pouco.

Por isso das duas uma, ou se verifica umas das situações referidas ou parece-me que vai passar aperto, pois não demonstra muita capacidade de poupança.

Última edição:
Acho que estas a fugir de um problema, em vez de o enfrentar. O que poderá agravar esse problema familiar, e vais começar a viver no limite do teu salário.
Procura ajuda para o teu pai... e depois se não aceitar ser ajudado, faz a tua vida.

250e renda
40e gasolina

Se meteres "daquela" sporttv, já poupas mais uns € [:D]

Voltar
Superior