Bem hoje fui fazer o test drive ao Scirocco 1.4TSI 160 Sport, azul e com jantes de 18" que parece que vão ser uma raridade agora...
Primeira impressão, quando me aproximei do carro já estava a escurecer mas devo dizer que tem uma presença fabulosa. Aquele ar musculado, fazendo-me lembrar o mesmo tipo de ar que tem um Z3 M Coupé. Claro que são carros diferentes mas são algo parecidos nisso.
Ando à volta dele e agrada-me, tanto a dianteira como a traseira e também de perfil. Estética 5*. Quem diria que a VW ia sair com isto cá para fora e ainda por cima, feito em Portugal [

]
Parto para o interior e noto logo o bom ambiente a bordo. Aquele ambiente de alta qualidade que vocês sabem ser típico da VW. Posição de condução elevada mas logo pus o banco "todo lá em baixo" como se quer num desportivo e ajustei o volante. Tudo ao alcance da mão, permite uma dinâmica de moviento de braços/pernas quase perfeita. Volante com excelente pega, só não gosto dos comandos no volante. Mas isso não gosto em qualquer carro, porque agarro o volante de qualquer maneira e só gosto de sentir a pele perfurada e não botões na palma das mãos etc
Vou para os lugares traseiros e não sei se é de mim mas tenho 1.81m e não toquei com a cabeça no tejadilho nem com os joelhos no banco da frente. Havia quase 1 palmo de distância para o banco da frente. A largura pareceu-me a pior cota aqui mas nao é grave.
Bater de portas abafado com o sincronismo de subida e descida dos vidros para facilitar a abertura/fecho destas, perfeito.
Ligo o motor e noto a suavidade face ao meu 1.9 tdi [

] vibrações muito ligeiras e só no arranque. Um ponto logo que me surpreendeu foi a embraiagem, a perdoar bastante. Pensei que ia deixa-lo ir abaixo umas quantas vezes mas nem 1 vez o motor se calou.
Noto que a visibilidade traseira é reduzida e não ajuda nada a sair do parque de estacionamento...
A resposta em baixas (1500-2000) é boa sem nada de brusquidão. Bastante suave a subir de rotação mas sempre com decisão. Experimento a ir até as 4000 e já se começa a sentir o motor a cantar mais alto! Aproveitei para trabalhar com a caixa nessa altura e pareceu-me bastante suave.
Tive oportunidade de esticar até as 6000 por 2 vezes e achei bastante bom o motor. Claramente acima das 4000, começa a mostrar fulgor que vai para lá das 6000 certamente pois quando chegou lá, ainda ia com força.
Uma sequência de curvas e contra-curvas permite-me ver as reacções do chassis e feedback no volante. A direcção é directa e a dianteira obedece as ordens do condutor e num simples aliviar de acelerador em curva, senti a traseira a deslizar um pouco sem no entanto o ESP actuar. Facilmente proporciona diversão este carro sem comprometer.
Não houvi um único ruído parasita e olhem que passei por estradas bastante degradadas...
Como disse no início, tinha jantes de 18" e mesmo assim, achei o conforto bastante razoável. Mas eu também conduzo um Ibiza por isso um carro deste nível e acabado de sair tinha que ser melhor claro [

]
Conclusão: porque é que nós portugueses estamos como estamos? porque é que este País está assim? tudo bem, isto é um carro da VW, foi projectado por Alemães em maioria e os componentes vêm lá de fora MAS são os portugueses que o montam, cada pequena peça etc
Acho que não somos nada inferiores aos outros e que podíamos estar com um nível de vida bem melhor. È só esforçarmo-nos mais um bocado.
È um carro excelente e que cumpre perfeitamente o papel para o qual foi destinado: ser a referência entre os desportivos neste segmento. Eu acho que é a nova referência. Não encontrei nada que desgostasse no carro a não ser a reduzida visibilidade traseira.