VW Golf GT TDI vs VW Golf GT TSI

citação:Originalmente colocada por RedHeart

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

Eu escolhia o TSI nem que fosse mais lento do que o TDI, sempre gostei mais de conduzir motores a gasolina, com uma faixa de rotações alargada para poder explora-lo e isso dá-me gozo. TDI só por motivos de economia caso não pudesse ou fosse justificável manter o otto.

Qual é o prazer de explorar um carro mais lento??!!
Existe um aspecto alem dos numeros... a paixão!

citação:Originalmente colocada por Taveirada

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

Eu escolhia o TSI nem que fosse mais lento do que o TDI, sempre gostei mais de conduzir motores a gasolina, com uma faixa de rotações alargada para poder explora-lo e isso dá-me gozo. TDI só por motivos de economia caso não pudesse ou fosse justificável manter o otto.

Qual é o prazer de explorar um carro mais lento??!!

A ideia nao é ter o melhor tempo, mas passar um bom tempo! ;)

Sim, esse aspecto percebo ;)

De qualquer maneira, a minha definição de passar um bom bocado é recuperar o mais rapidamente possível e com o mínimo de barulho, independentemente de serem precisas, ou não, muitas rotações (não da condução a "esganar" típica dos carros a gasolina).
Para mim o gozo está na luta que um motor dá!
O fazer uma redução e ver o conta rotações a galgar por ali acima enquanto o motor ruge e em seguida leva-lo até ao redline é para mim passar um bom bocado.

Daqui a uns bons anos vamos ter carros eléctricos, provavelmente mais rápidos e vais ver as saudades que os otto nos vão deixar.;)

citação:Originalmente colocada por Avant

citação:Originalmente colocada por Gavela

citação:Originalmente colocada por Avant

A pedrada no charco dos 1.4 TSI são os baixissímos consumos que fazem para a potência que desenvolvem. Um 1.4 de 170cv que numa utilização normal gasta 8,0l/100 de média? Fantástico. pouco menos do que isso fazia o meu Corsa 1.4 de 82cv e 860kg...

De facto, podem falar mal da VAG, mas que de vez em quando saem-se com umas pérolas, isso saem.

Estranho!!!
Eu numa utilização normal fazia sempre +- 6,0L/100km com esse motor 1.4i de 82cv numa Astra com 1005kg...

6l aos 100 em plano e a 80km/h não...:D Esse Corsa fazia em consumo misto 7,5/100, 7,0 com muiiiito pouca cidade e a pisar ovos. Mas a minha rotina em tempos de estudante era viagem viseu - coimbra, 1 semana em cidade e depois coimbra - viseu, e nesta utilização a média eram sempre 8,5 certinhos. Mesmo assim ainda era dos 1.4 mais poupadinhos na altura. E com gasolina 95 a 140 e tal escudos (bons tempos), até ficavam baratas as viagens.

6 litros numa astra com o mesmo motor, só mesmo numa longa viagem a velocidades estabilizadas, não?

Comparando isso com médias ponderadas (testado pela AH) de 8,3/100 num carro de 170cv com 1350kg de peso, acho uma evolução perfeitamente notável e inédita em carros a gasolina. É só comparar com o primo Leon TFSI de 185cv que bebe 10,7/100 de consumo médio, aqui sim, o que seria de esperar num 2000cc de 185cv.

Acho que é perfeitamente legítimo afirmar que os TSI estão agora para os motores a gasolina como os TDI estiveram para os motores a gasóleo nos anos 90, em que aquele TDI de 110cv cilindrava a concorrência e ainda gastava pouco mais de 5l/100...

O normal que fazia de misto com essa carrinha eram os tais 6,0L/100km, lembro-me perfeitamente de fazer variadas vezes 730km com o depósito e depois levava 44L na bomba. As médias andavam sempre por aí, às vezes 6,2/6,3L mas também chegou a fazer algumas vezes 5,8/5,9L. É claro que não andava a abrir...
E isto na deslocação do Barreiro para Alfragide em que tinha de passar a ponte 25 Abril todos os dias com bastante tráfego. Não andava era muito em cidade.
A carrinha tinha e tem (porque ainda está na familia) a caixa e velocidades em 4ª e 5ª muito longa e isso ajudava e muito.
Em 5ª a 120km/h ia nas 3000rpm.
Para fazer mais de 6,5L/100km já tinha de utilizar umas quantas vezes a "venenosa" da 4ª e estica-la bem. Já referi aqui isto noutro tópico mas essa 4ª dava 190km/h às 6400rpm, mesmo na entrada do redline ;)

Por ventura o Corsa tinha uma caixa mais curta nessas últimas relações e o tipo de condução devia ser outro...!

Bom, mas isto também não tem muito a ver com o tópico.

Eu tambem gostava muito dos carros a gasolina e detestava os diesel, até que com o passar dos anos os diesel ficaram mais potentes e eu fui ganhando juizo. Não levem a mal a brincadeira :)

A questão é simplesmente esta: os diesel gastam muito menos que os carros a gasolina. Não podemos comparar apenas os dados do fabricante para velocidades de 90 ou 120 km/h, porque aí as diferenças até são curtas. A realidade é que a partir dos 140 km/h, enquanto um diesel continua a ser economico, um carro a gasolina começa a gastar "desalmadamente", chegando a partir dos 170/180 a gastar mais 7 ou 8L que um diesel equivalente. Seja qual for o modelo a gasolina isto acontece e é válido mesmo para baixas cilindradas.
Claro que haverá sempre os espertos que irão alegar os limites de velocidade, que raramente são cumpridos.
Por ultimo continua-se a cair no erro de apenas dizer que a diferença de preço são 8.000€ e que isso dá para muita gasolina. Esquecem-se tambem de referir que quando quiserem vender o diesel ele irá valer bem mais que o gasolina e será mais fácil de vender. Isso tambem conta!
Para quem aqui parece ter fobia aos diesel, como o nosso caro amigo SilverArrow, deixo aqui uma pequena foto do vencedor das 24H de Le Mans e da ultima prova há 15 dias em Salt Lake City:

PicFetch

motorsport.Par.0275.Image.jpg

e o video:

http://video.google.com/videoplay?docid=-3704130114630224232

e o site:

http://www.autoblog.com/2006/07/16/audi-r10-narrowly-beats-porsche-rs-spyder-in-salt-lake-city/

Os Porsches atrás dos TDI?? [:0][:0][:0][:0]

Isto está a tornar-se um vicio, desde Le Mans que os diesel ganham tudo...:(:(

citação:Originalmente colocada por Lisboa_PT

Eu tambem gostava muito dos carros a gasolina e detestava os diesel, até que com o passar dos anos os diesel ficaram mais potentes e eu fui ganhando juizo. Não levem a mal a brincadeira :)

A questão é simplesmente esta: os diesel gastam muito menos que os carros a gasolina. Não podemos comparar apenas os dados do fabricante para velocidades de 90 ou 120 km/h, porque aí as diferenças até são curtas. A realidade é que a partir dos 140 km/h, enquanto um diesel continua a ser economico, um carro a gasolina começa a gastar "desalmadamente", chegando a partir dos 170/180 a gastar mais 7 ou 8L que um diesel equivalente. Seja qual for o modelo a gasolina isto acontece e é válido mesmo para baixas cilindradas.
Claro que haverá sempre os espertos que irão alegar os limites de velocidade, que raramente são cumpridos.
Por ultimo continua-se a cair no erro de apenas dizer que a diferença de preço são 8.000€ e que isso dá para muita gasolina. Esquecem-se tambem de referir que quando quiserem vender o diesel ele irá valer bem mais que o gasolina e será mais fácil de vender. Isso tambem conta!
Para quem aqui parece ter fobia aos diesel, como o nosso caro amigo SilverArrow, deixo aqui uma pequena foto do vencedor das 24H de Le Mans e da ultima prova há 15 dias em Salt Lake City:

PicFetch

motorsport.Par.0275.Image.jpg

e o video:

http://video.google.com/videoplay?docid=-3704130114630224232

e o site:

http://www.autoblog.com/2006/07/16/audi-r10-narrowly-beats-porsche-rs-spyder-in-salt-lake-city/

Os Porsches atrás dos TDI?? [:0][:0][:0][:0]

Isto está a tornar-se um vicio, desde Le Mans que os diesel ganham tudo...:(:(

Boas,

relativamente ao valor da venda do carro em usado, isso é coisa que relego para 2º plano. Um carro per si é um péssimo investimento tem uma desvalorização brutal, do ponto de vista meramente económico é um péssimo negócio. A não ser que tenha um empresa, compre o carro em nome da empresa e aquilo vai para despesas!

Relativamente ao gasolina vs diesel, eu para mim, compraria um diesel se o nº de km's por ano o justificasse. Comprar pagando à cabeça mais 8000€ a pensar no valor de venda em usado e não indo dar uma utilização que fosse efectivamente aproveitar o facto de ser um diesel, eu não faria isso.

Quanto a consumos, creio que isso não é bem assim, é que os diesel para andar também gastam. E depois dos 140 acabou-se a economia.

Mas já agora por curiosidades esses valores de mais 7/8l são para que carros/motores ?

Cumprimentos

Lisboa_PT

a 180 como? Em plano e a manter a velocidade? Depois digo quanto gasta em plano um 120d e um carro a gasolina de 200cvs... e depois vamos comparar.

citação:Originalmente colocada por Lisboa_PT

Por exemplo, um 120D a 180 gasta +- 8L e um 120i à mesma velocidade manda-se para os 15/16L

Depende. O meu 120d a subir a A25 a 180 em 5ª é 10 litros a mais do que isso... :D

citação:Originalmente colocada por Gavela

O normal que fazia de misto com essa carrinha eram os tais 6,0L/100km, lembro-me perfeitamente de fazer variadas vezes 730km com o depósito e depois levava 44L na bomba. As médias andavam sempre por aí, às vezes 6,2/6,3L mas também chegou a fazer algumas vezes 5,8/5,9L. É claro que não andava a abrir...
E isto na deslocação do Barreiro para Alfragide em que tinha de passar a ponte 25 Abril todos os dias com bastante tráfego. Não andava era muito em cidade.
A carrinha tinha e tem (porque ainda está na familia) a caixa e velocidades em 4ª e 5ª muito longa e isso ajudava e muito.
Em 5ª a 120km/h ia nas 3000rpm.
Para fazer mais de 6,5L/100km já tinha de utilizar umas quantas vezes a "venenosa" da 4ª e estica-la bem. Já referi aqui isto noutro tópico mas essa 4ª dava 190km/h às 6400rpm, mesmo na entrada do redline ;)

Por ventura o Corsa tinha uma caixa mais curta nessas últimas relações e o tipo de condução devia ser outro...!

Bom, mas isto também não tem muito a ver com o tópico.

Eh, eh, isso é que era mesmo suavidade.... a caixa do corsa era muiiiito curta, aquilo em 5ª a 120 ia quase nas 4000 rpm... não andava assim tão depressa, mas também nunca conduzi muito preocupado com os consumos. Achava até os consumos muito razoáveis, em média gastava mais 0,5 L/100 do que um polo 1000cc de um colega. Agora 6 L/100 num carro familiar a gasolina com 1400cc, é obra...

Já viram o teste do Autohoje desta semana?

Golf GT (170) vs Leon Tdi (170).

Quanto ao tópico eu escolhia o Golf GT sem qualquer dúvida ou hesitação.

Opinião do Jeremy Clarkson sobre o Volkswagen Golf GT TSI

- On roads as good as this, the GT handles well too. But that’s it, I’m afraid, so far as good news is concerned. The rest of it is rubbish.

- I like the power delivery of an engine to be smooth, like a ball bearing rolling down a child’s playground slide. In the GT it’s delivered with the smoothness of someone in a wheelchair falling down some stairs.

- Time and again I had to change down on hills, and once, with my foot welded to the floor, I was overtaken by a Mercedes van.

- By the time I arrived in Falmouth I was fairly ready to push it into the sea.

- I decided that it was one of the five worst cars I’d ever driven.

Ok, abstraindo-me do facto de se tratarem de VW's, eu votei na versão
a gasolina, precisamente por ser... a gasolina.
Tenho muito mais confiança nos motores a gasolina do que nos actuais
diesel (que, ao contrário dos antigos, são umas florezinhas de estufa),
e a condução não tem nada a ver.

Nem mais... os motores a gasolina so nao superam os diesel nos consumos.. Hj parece que estamos perante uma febre pelo diesel, mas claro que cada um tem os seus gostos e depende tb do uso que o carro vai ter... Mas para quem puder, gasolina, isso sim...
Cumps...

Voltar
Superior