Walkie Talkies

Eu faço muitas viagens com 2 carros, e costumo fazer umas experiências de fotografia em movimento q requerem comunicação imediata e não muito distante, o alcance maior seria para deixar um dos aparelhos em casa de um amigo a cerca de 3kms, mas tou a ver q esta última exigência é para esquecer. Foi uma pena o Push-To-Talk através dos telemóveis não ter vingado em Portugal...

Hoje vou deitar o olho à worten para ver o q por lá existe, e amanhã dou um salto à decathlon. É q para estar a dar mais dinheiro não tendo a certeza do resultado, prefiro comprar mais baratito e render-me às evidências.

Essa da antena curva do Motorola realmente tem a sua lógica, se calhar é já a primeira opção a ir ao ar.

...

Quanto aos 4-6 kms de alcance, isso é muito subjectivo. Os tais 6 kms só se for no alentejo numa zona "limpa". Na minha zona, que é muito acidentada e com muitíssimas árvores, tudo o que é acima de 1 km já é muito bom.

http://img11.imageshack.us/i/motorola5522.jpg/

Vejam no site indicado o que se "pode fazer" (distâncias alcançadas [;)]) com uns simples rádios, walkie-talkies PMR 446.

http://www.pmr446.org/records.php

Esses Talkabout T5522 são muito bons...mas acho que já não fabricam :confused:
Existem depois rádios mais profissionais (+ caros) Yaesu, Alinco etc.. também para utilização PMR446

Isso é tudo muito relativo, e depende da utilização que se dá às coisas.

No meu caso os walkie talkies dão muito jeito. Aos fins de semana, no campo, nas vinhas, em passeios TT, etc ... em diversas situações os uso, sobretudo com o meu irmão.
A bateria dura muito e caso acabe posso meter pilhas e continuar as aventuras. Até já tive situações no meio do maTTo onde não tinha rede nenhuma de telemóvel e os walkies talkies é sempre a bombar.

.

Sim a real vantagem face a um tlm é que ainda nao percebi...
é que eu faço isso tudo mas falando por telm e até em vez de falar só com uma pessoa com outras.

ou seja ainda nao percebi o que ganhava concretamente em ter um walkie Talkie no bolso em vez de um telm[;)]

Claro que para andar de barco e tal existe equipamento de comunicação proprio mas nao é diisso que me refiro.[;)]

é que eu faço isso tudo mas falando por telm e até em vez de falar só com uma pessoa com outras.

ou seja ainda nao percebi o que ganhava concretamente em ter um walkie Talkie no bolso em vez de um telm[;)]

Claro que para andar de barco e tal existe equipamento de comunicação proprio mas nao é diisso que me refiro.[;)]

Ele explicou porque para ele é uma vantagem.
Obviamente que para o uso comum tens o telemóvel e que permite falar com N pessoas.

O WT é para comunicar especificamente entre duas pessoas (ou para mais um cb), o que estar sempre a ligar por um telemóvel é perda de tempo e gastos (se não forem da mesma rede).
Ou pensas que num passeio TT 20 carros são todos da TMN e mouches.

Eu tenho uns cobra mt 975 12KM (aquela marca de alarmes que antigamente se via muito) e são bons, mas os 12km serão em linha perfeitamente recta (nunca medi que não tenho uma fita assim tão grande) [:D]

ja houve sitio onde func mt bem (e dias) e outros nem por isso...

acho que por 50€ não peço muito mais, porque mais que isto so mesmo aqueles de 150/300 € a unidade

Vejam no site indicado o que se "pode fazer" (distâncias alcançadas [;)]) com uns simples rádios, walkie-talkies PMR 446.

PMR446.org

Mas isto são distâncias alcançadas apenas com os walkie talkies ou com algum amplificador de sinal???

Nas caixas dos q estive a ver há pouco não vi nenhuma referência a PRM446, mas suponho q também seja a gama de frequências em q eles operam.

Entretanto nesse site descobri um link para uma loja de rádio comunicações, com muito por onde escolher da marca Midland, vou dar uma vista de olhos no q têm por lá. Não referem é o alcance dos aparelhos :sh)

Ele explicou porque para ele é uma vantagem.
Obviamente que para o uso comum tens o telemóvel e que permite falar com N pessoas.

O WT é para comunicar especificamente entre duas pessoas (ou para mais um cb), o que estar sempre a ligar por um telemóvel é perda de tempo e gastos (se não forem da mesma rede).
Ou pensas que num passeio TT 20 carros são todos da TMN e mouches.

O Valium já te respondeu à pergunta.
Mas atenção, o WT não é só para comunicar entre duas pessoas. Pode ser entre tantas quantas as que tenham WT, desde que programados dentro da mesma frequência.
E sempre de borla.

Eu tenho uns cobra mt 975 12KM (aquela marca de alarmes que antigamente se via muito) e são bons, mas os 12km serão em linha perfeitamente recta (nunca medi que não tenho uma fita assim tão grande) [:D]

ja houve sitio onde func mt bem (e dias) e outros nem por isso...

acho que por 50€ não peço muito mais, porque mais que isto so mesmo aqueles de 150/300 € a unidade

Já encontrei à venda online, mas estão a 80€. Se bem q o alcance seja apetecível, já são demasiado caros.

Comprei uns DORO WT87 no Ebay (UK) por 28 libras. Ainda agora fui ver e andam pelas 39 libras (43,6 euros).

Faz uma pesquisa no Google por DORO WT87 e analisa as características.

Eu fiquei muito satisfeito com eles.

Só agora é q encontrei esse modelo à venda, passando ao lado do aspecto estranho, até li bem sobre eles e gostei das características. Estão a 39€ + portes.

Mas no site onde os encontrei refere q não têm "tonalidades CTCSS", enquanto q outros q tenho visto costumam ter. O q é isso e para q serve?
Para além disso, não encontro a gama de frequências em q estes operam...

007288.jpg

Last edited:
Só agora é q encontrei esse modelo à venda, passando ao lado do aspecto estranho, até li bem sobre eles e gostei das características. Estão a 39€ + portes.

Mas no site onde os encontrei refere q não têm "tonalidades CTCSS", enquanto q outros q tenho visto costumam ter. O q é isso e para q serve?

007288.jpg
Também não te sei responder quanto à questão das tonalidades. Alguém daqui poderá saber e informar ou então uma pesquisa na net certamente dará resposta.

Tem várias frequências dentro da gama de frequências standard e está também dentro da norma PMR 446.

Sobre o CTCSS

CTCSS -Coded Tone Control Squelch System, cada Canal principal de PMR é dividido em 38 tons/subcanais CTCSS.

Os rádios não-CTCSS operam sempre no subcanal 0, ou seja, não possuem filtros, o que faz com que oiçam todas as comunicações do Canal Principal em que estão sintonizados, independentemente do subcanal dessas comunicações

in [FONT=Arial,Helvetica,Geneva,Sans-serif,sans-serif]O que é o PMR446? (Uma explicação breve)[/FONT]

[;)]

Sobre o CTCSS

CTCSS -Coded Tone Control Squelch System, cada Canal principal de PMR é dividido em 38 tons/subcanais CTCSS.

Os rádios não-CTCSS operam sempre no subcanal 0, ou seja, não possuem filtros, o que faz com que oiçam todas as comunicações do Canal Principal em que estão sintonizados, independentemente do subcanal dessas comunicações

in [FONT=Arial,Helvetica,Geneva,Sans-serif,sans-serif]O que é o PMR446? (Uma explicação breve)[/FONT]

[;)]
Obrigado pela tua informação.

O DORO WT87 tem 8 Canais e 38 Subcódigos. Então ao contrário do que foi referido pelo edge, terá CTCSS, certo?

Malta, desculpem o desenterranço. Mas por ser o mais adequado à temática e penso que aqui serve para responder às minhas questões, uma vez que a malta percebe de informática, telemóveis e estes aparelhos no geral.

Estou aqui com uma dúvida. Estou num serviço em que várias pessoas necessitam de estar sempre contactáveis (durante o horário de serviço) tendo em vista a gestão de stocks, armazenagens, controlo de pessoas (saber o número de pessoas em cada sector), ou por qualquer outra razão, mesmo que substituição temporária da pessoa num posto.
O sistema a adoptar é para ser usado numa área bastante grande (sem exagero uns 500 metros de distância e mais de 30 metros em altura) e com muitas paredes (muitas delas extremamente grossas) e varias cotas de terreno (declives e outras imperfeições)

Agora os problemas:
Telemóveis: Ficam sem bateria logo. Demoram a carregar e esbarra na questão da rede. É que em muitos sítios necessários não apanha.
Walkie-Talkies: Não sei quais os melhores, nem a duração das baterias, muito menos os custos. Também não sei como funciona essa questão das "barreiras".
Internet: O problema da rede mantém-se.

Pelas minhas contas seriam necessários uns 8 aparelhos.
Alguém sabe qual a melhor solução? Ainda que esta dos walkie-talkies me pareça a melhor (apesar de às vezes também avariarem, como já aconteceu).

Last edited:
Dentro das telecomunicações tens várias opções...

Nenhum operador de telecomunicações tem rede móvel? e serviço por cabo e/ou Fibra? os Utilizadores vão necessitar andar por toda essa zona ou basta terem um telefone fixo (sem fios por exemplo da pra ir pelo menos do 2º andar pro R/C) ?

Se for necessária completa mobilidade dentro desse espaço e não houver rede móvel tens os Walkie-Talkies
Se houver algum operador de telecomunicações que consiga ter rede móvel é outra opção
Se houver algum operador por cabo/fibra podes fazer tipo central telefónica interna com extenções
Depois (e como tu falaste disso) se já tiverem internet podem sempre usar power lines (sinal da net atraves da instalaçao electrica e depois podem ou não usar wireless) ou extensao de sinal wireless

Tens de ter em atenção se já tem (e o que) algum operador de telecomunicações, analisar o custo de cada opção, as paredes grossas pra tudo o que é sem fios não ajudam... mas muito provavelmente a longo prazo o que acaba por sair mais barato sera os
Walkie-Talkies

espero ter ajudado (dentro do possível)

Malta, desculpem o desenterranço. Mas por ser o mais adequado à temática e penso que aqui serve para responder às minhas questões, uma vez que a malta percebe de informática, telemóveis e estes aparelhos no geral.

Estou aqui com uma dúvida. Estou num serviço em que várias pessoas necessitam de estar sempre contactáveis (durante o horário de serviço) tendo em vista a gestão de stocks, armazenagens, controlo de pessoas (saber o número de pessoas em cada sector), ou por qualquer outra razão, mesmo que substituição temporária da pessoa num posto.
O sistema a adoptar é para ser usado numa área bastante grande (sem exagero uns 500 metros de distância e mais de 30 metros em altura) e com muitas paredes (muitas delas extremamente grossas) e varias cotas de terreno (declives e outras imperfeições)

Agora os problemas:
Telemóveis: Ficam sem bateria logo. Demoram a carregar e esbarra na questão da rede. É que em muitos sítios necessários não apanha.
Walkie-Talkies: Não sei quais os melhores, nem a duração das baterias, muito menos os custos. Também não sei como funciona essa questão das "barreiras".
Internet: O problema da rede mantém-se.

Pelas minhas contas seriam necessários uns 8 aparelhos.
Alguém sabe qual a melhor solução? Ainda que esta dos walkie-talkies me pareça a melhor (apesar de às vezes também avariarem, como já aconteceu).

No caso dos rádios portáteis seria importante saber que tipo de atenuação produziriam as barreiras à que te referes.

Não existindo problema com as barreiras os rádios portáteis (não walkies) penso que seriam uma opção válida; estes tem a mais valia da conversação em grupo.

A duração da bateria dos portáteis varia muito com a utilização, se estiver apenas em escuta a bateria dura dias, se for um serviço que exija muita emissão, dependendo da potência que estiver a utilizar para tx, a duração vem " por aí abaixo".

Obrigado pelas respostas[;)]
Amanhã a ver se mando mail aos chefes a dar conta das soluções!

Realmente, nem me lembrei de um sistema desses de rádios portáteis[:cool:][;)] Isso era excelente, sobretudo para o Verão que é a época mais complicada ali.

Uma dúvida, os rádios portáteis dão para conversação só entre 2 aparelhos sem que os outros ouçam?

Uma dúvida, os rádios portáteis dão para conversação só entre 2 aparelhos sem que os outros ouçam?

Ora bem, eu acho que isso não é garantido...

A propósito de rádios, tenho 4 do Lidl, para trabalho em equipa. Máquinas do aço! Loool!!!

Back