Vou dar aqui umas dicas de ajuda , de quem tem redes wifi com mais 10 ml utilizadors em simutaneo, e explicar que muitas das vezes o problema nao é dos equipamentos .
A primeira coisa a saber é que quanto menor a frequencia, maior a distancia, e isso é um problema , devido a sobreposiçao de canais, quem vive em zonas urbanas os espectro de 2.4GHZ esta superlotado, sendo que apenas os canais1,6 e 11 nao tem sobreposiçao, é impossivel ter em predios uma boa qualidade na rede 2.4 , no entanto muitas apliances utilizam apenas esta rede, alem disso os dispositivos liga-se á que te melhor sinal, e , neste aspecto a rede 2.4 normalmente tem "sinal mais forte" que a 5GHZ.
Como é que se resolve, a primeira coisa a fazer é tornar a rede 5GHZ mais "atraente", e como se faz isso ?
POis bem comecemos por perceber que mais db de nem sempre é melhor, para isso eu configuro as atenas seja igual ao dos dispositos, uso como standart iPhone 4 , cuja potenca do transissor é 12.5 db , assim nao serve de nada ter uma AP com potencia de 40db , é como ter a atena aos gritos e o telefone a sussurar[

]
entao a coniguraçao que coloco é sempre a rede 2.4 na MENOR potencia possivel a volta dos 6db e a 5GHZcom 13 db, desta forma a rede 5Ghz vai ser preferida pelos aparelhos dual band e mantenho compatibilidade com os 2.4GHz .
A Saber 2.4Ghz no minimo , num canal desimpedido , e a rede 5Ghz com mais 7/8 db que a rede 2.4.
Canass DFS, na rede 5Ghz podemos usar canais DFS , sao canais que as APs nao escolhem automaticamente, tem que ser voces a escolher, porque podem ser usados por radares, e outros equipamentos civis e militares, a ei diz que quando se usa um canal DFS a AP deve em caso de interferecia a AP deve mudar para um canal de uso livre.
Assim configurem a AP num canal DFS se no dia seguinte ela tiver mudado significa que ese canal é usado por alguma entidade ai perto e escolham outro .
Notas as Aps como a unifi em automatico a escolha de canal é feita no boot, e poranto so depois de algum tempo é que se vai saber se existe inteferencia e nesse caso escolham outro canal ..
Se tiverem muitos devices desagragem largura de banda, algures na config deve ter VHT20, VHT40, VHT80 , VHT160, qando maior mais largura de banda mas menos devices .
Escolham APs MU-MIMO (AC wave 2)[

]
A minha configuraçao de casa faz muito deste tuning automatico, tenho Cisc Mobility Express com duas aps AIR-AP2802I
Com Clean air e como tenho muitos appel em casa, fast lane activo
Resumindo antes de criticar os aparelhs
Reduzam a area para eleminar interferencias
escolham os canais
utilizem equipamentos MIMO , preferencialmente MU-MIMO