WI FI em casa: satisfeitos?

em WiFi só se consegue uma velocidade muito próxima à contratada via 5ghz, nunca em 2ghz

o problema do 5ghz é que tem muito menos alcance do que 2ghz

assim um bom equipamento powerline que emita em 5ghz pode fazer maravilhas na velocidade wifi

Bem andei a ver e os E4 são para esquecer, a porta é apenas 100Mbps pelo que castra todo o sistema.

Por isso estou aqui de volta dos M4 ou M5.
Os M5 é chato porque o pack de 2 custa quase o mesmo que o pack de 3. E eu acho que só preciso de dois.
Os M4 estão com preço canhão e deixam a pensar se não são suficientes, 89€ pelo pack de 2.

A casa é um T3 com 130m2 pelo que teoricamente dois deviam chegar (dizem que dá para 250m2, mas duvido...)

Depois também há a parte estética. O M5 consigo esconder pq é pequeno. Os m4 já não consigo.

Desde que mandei vir o Google Nest Wifi (o novo) que a minha internet ficou um espetáculo!

O mono do router da Vodafone está escondida dentro do armário, e tenho este sistema (1 + 2) espalhados pela casa, com as vantagens de ainda serem colunas de som. Cobertura de mais de 500 m2 super estável, sem problemas de passagens de um para o outro à medida que ando pela casa. Tudo seamless.

Mandei vir dos EUA: https://store.google.com/us/config/nest_wifi?hl=en-US

Desde que mandei vir o Google Nest Wifi (o novo) que a minha internet ficou um espetáculo!

O mono do router da Vodafone está escondida dentro do armário, e tenho este sistema (1 + 2) espalhados pela casa, com as vantagens de ainda serem colunas de som. Cobertura de mais de 500 m2 super estável, sem problemas de passagens de um para o outro à medida que ando pela casa. Tudo seamless.

Mandei vir dos EUA: https://store.google.com/us/config/nest_wifi?hl=en-US

Os Google são optimos. São é um pouco caros.

Acabei de instalar, super rápido.
No sítio pior da casa passei de 30Mbps Instáveis para 170.

O meu problema nem era tanto a velocidade, era a estabilidade.
No escritório consegui 80, depois 60, depois 80. Agora com os M4, pimbas, 170/180 sempre.

Estes sistemas mesh basta os repetidores apanharem um pouco da rede do primeiro aparelho mesh que faz a distribuiçao e depois transmitem o Wifi com muita velocidade? Ou quanto mais perto estiverem uns dos outro melhor?
Agora tenho 500 Mbps de velocidade mas os meus powerlines só dão á volta de 20 Mbps em cada piso pelo que gostava de aumentar essa velocidade até porque tenho um escritório no sotão.
A minha ideia seria colocar o transmissor mesh na sala onde tenho o router e depois um transmissor no corredor do 1º Andar e outro no sotão, o sinal passa bem as placas dos pisos da casa? Se passa bem os pisos às tantas até 2 aparelhos chegava...
Que aparelhos mesh têm a melhor relaçao preço qualidade?

Estes sistemas mesh basta os repetidores apanharem um pouco da rede do primeiro aparelho mesh que faz a distribuiçao e depois transmitem o Wifi com muita velocidade? Ou quanto mais perto estiverem uns dos outro melhor?
Agora tenho 500 Mbps de velocidade mas os meus powerlines só dão á volta de 20 Mbps em cada piso pelo que gostava de aumentar essa velocidade até porque tenho um escritório no sotão.
A minha ideia seria colocar o transmissor mesh na sala onde tenho o router e depois um transmissor no corredor do 1º Andar e outro no sotão, o sinal passa bem as placas dos pisos da casa? Se passa bem os pisos às tantas até 2 aparelhos chegava...
Que aparelhos mesh têm a melhor relaçao preço qualidade?

Tive anos com repetidores e o Wi-Fi uma *****
Desde que meti os Deco nunca mais me lembrei de Wi-Fi, simplesmente funciona sempre e rápido

Continuo muito satisfeito

Tenho os Deco M4

Boas..

Estou em vias de ampliar a casa. Na imagem abaixo, resido no T3 da esquerda há 10 anos e agora vou juntar com o T2 que aparece à direita na imagem como Fracção G.

A parede a verde será derrubada e os apartamentos ficam ligados por aí.

A caixa da MEO está onde aparece a bola amarela.

O router está onde aparece a bola azul.

No quarto que aparece no canto superior esquerdo da imagem, já a net chega às vezes com alguma dificuldade.

E é importante que depois da obra, chegue até ao quarto do canto inferior direito, que fica na outra ponta do prédio.

jack47-albums-varias-3-picture154467-img-3256.jpg

Qual a melhor solução?

De notar que provavelmente renovarei com a MEO, estou sem fidelização já há uns 4 anos, mas como vou ficar nesta casa certamente mais uns bons anos, desde que me consigam melhores condições que as actuais, renovarei. Mas não sei se lhes digo também isto, de estar com 2 apartamentos juntos e de pretender ter apenas um contrato com eles desde que me garantam que o wi-fi chega a todas as divisões da casa.

-

Eu na minha casa, de 3 pisos, comprei 3 DECO M4. E coloquei 1 por piso, sensivelmente a meio de cada andar.

O do rés do chão e sotão estão ligados por cabo à tomada e o do piso 1 (intermédio), apanha a rede entre ele.

Tenho neste piso a taxa mais baixa é na ordem dos 150M. Tenho contratado 500M.

Boas..

Estou em vias de ampliar a casa. Na imagem abaixo, resido no T3 da esquerda há 10 anos e agora vou juntar com o T2 que aparece à direita na imagem como Fracção G.

A parede a verde será derrubada e os apartamentos ficam ligados por aí.

A caixa da MEO está onde aparece a bola amarela.

O router está onde aparece a bola azul.

No quarto que aparece no canto superior esquerdo da imagem, já a net chega às vezes com alguma dificuldade.

E é importante que depois da obra, chegue até ao quarto do canto inferior direito, que fica na outra ponta do prédio.

Qual a melhor solução?

De notar que provavelmente renovarei com a MEO, estou sem fidelização já há uns 4 anos, mas como vou ficar nesta casa certamente mais uns bons anos, desde que me consigam melhores condições que as actuais, renovarei. Mas não sei se lhes digo também isto, de estar com 2 apartamentos juntos e de pretender ter apenas um contrato com eles desde que me garantam que o wi-fi chega a todas as divisões da casa.

-

Mas vais fazer obra grande?
Se fizeres é instalar tomadas de rede em todo o lado. Depois lá é só ligar um equipamento tipo o M4 e tens net em todo o lado.

Eu também uso o Deco M4 da tplink. Finalmente resolvi os problemas de wifi no meu apartamento (que é razoavelmente grande = 150mts2).

Uso apenas 2 Deco M4 e no quarto mais afastado consigo 100/150 mbps, no meu quarto consigo 400 por exemplo!

Muito bom mesmo! [;)]

Também tenho um Mesh da TP-Link, penso que deve ser esse M4, com 3 módulos, e a cobertura por wi-fi em casa pura e simplesmente deixou de ser tema. Já nem me lembro há quantos meses não o reinicio.

É fantástico como todos dizem o mesmo.

De sistemas manhosos e quebras constantes e reinicios para um sistema simples e 100% funcional.

Em casa dos meus pais tinha um powerline que só dava problemas e tinha velocidades de 10/20Mb.
Com dois anos e 1 ou 2 meses queimou... fora da garantia.
Meti dois M4, tenho 70/80 no pior local da casa sempre estáveis.

Noutra casa de uma familiar já lá tinha ido um "técnico" meteu um powerline e um router Xpto da asus a servir de AP.
A casa tinha duas redes... nunca se sabia em qual se estava. Para além que acima dos 5 ou 6 equipamentos ligdos, não havia net.
Desligou-se tudo, meteu-se também os M4 (3 unidades porque a casa tem 3 pisos). E Voiláaa perfeito. Não há qulquer quebra, sempre acima dos 200Mb em qualquer lado. [kiss]

Eu tenho um sistema baratuxo de powerline (TP-Link TL-WPA4220) já há alguns anos e não podia estar mais satisfeito.

Para aí de 6 em 6 meses bloqueia bastando desligar da corrente e voltando a ligar. Além disso não tenho nada a apontar.

Pelo preço...

Aqui em casa também tinha uns TP-Link DECO M4.

Foi para substituir um sistema de expansão wifi do tipo powerline/wifi que volta e meia dava problemas e não era tão estável e rápido.

Como este apartamento é mais para o comprido e o router principal está num dos cantos da casa e o escritório no canto oposto, o processo de espalhar o sinal wi-fi de forma estável estava algo comprometido, mesmo com um sistema powerline supostamente bom.

Com 2 Deco M4 (comprei o pack de 3 mas bastam 2) acabaram-se com grande parte dos problemas, mas surgiram outros, menos chatos... Se com o sistema powerline tinha cerca de 70 Mbps ou menos no escritório, com uma conexão que por vezes caía e nem sempre estável, passei a ter uma conexão de 100 Mbps, (na banda 5 GHz) no escritório mas acima de tudo, completamente estável, em qualquer lado da casa! A ligação contratada é de 200/100 Vodafone.

No entanto há um pequeno defeito em relação aos DECO M4, ele não permite separar AP's com as bandas 2,4 GHz e 5,0 GHz e a banda 2,4 GHz deste modelo específico é muito lenta.

O problema é que por vezes os equipamentos ligavam-se a 2,4 GHz em vez de ligarem-se na banda 5 GHz, em termos práticos, a velocidade de 100 Mbps passa para 30 Mbps, às vezes menos. Se desligar a banda 2,4 GHz nos Deco, de modo a forçar a ligação a 5 GHz, a velocidade e qualidade WI-FI ficam TOP em toda a casa!!
Mas... há aparelhos que funcionam apenas na banda 2,4 GHz, como por exemplo a impressora, os Garmin, etc... e precisam dessa rede disponível. :sh)

Dei a volta a isso com a rede principal a funcionar exclusivamente a 5 GHz de forma a forçar essa conexão, e abrindo a rede de convidados com ambas as frequências e outro nome. O único problema é que agora, quando queria imprimir alguma coisa, tinha que estar ligado ao mesmo AP, da impressora (ambos os AP's não comunicam entre si).

Mais tarde deu-me para brincar com uns Routers da Xiaomi que comprei no OLX e que andava curioso para experimentar há muito tempo... o modelo AX1800 e o AX3000 que configurei-os de forma a trabalharem em modo Mesh.
Resumindo, gastei cerca de 75 € pelos dois aparelhos, tenho um sistema mesh WI_FI 6, com canais 2,4 e 5,0 em AP's separados e passei a ter esta velocidade no escritório:

Os unicos problemas: Estética (têm de ficar escondidos) e o firmware estar em chinês [:D]

Hoje tenho os Deco num outro apartamento que está a ser rentabilizado, onde a ligação à net é 500 Mbps. A ligação ficou excelente, configurei a rede de convidados, com um AP diferente e exclusivamente a 5 GHz. Antes também tinha uma solução powerline, instavél e lenta. Agora, consegue-se cerca de 300 Mbps, no mínimo, desde que ligado à rede 5GHz.
Para o preço que estão, são muito bons mesmo!

Last edited:
Back