WRC/ERC - Ralis internacionais

Obrigado. Uma prova mitica como essa, e deixaram de a fazer.

Foi mesmo para manterem a prova mítica que mandaram o WRC dar uma volta, foi a organização que recusou o WRC e não o contrário.

Vou só referir que a kilometragem deste rally é superior à de qualquer prova do Mundial, o Monte Carlo ainda se desenrola com troços nocturnos (sexta-feira não podem perder), uma das especiais de hoje tinha 45 kms, etc, etc. No WRC isto não seria possível.

Para quem nunca tinha guiado no Monte Carlo, para quem fez "apenas" poucas centenas de kms de testes e quando se está no meio daqueles nomes todos dos Rallys, acabar em 6º o primeiro dia é muito bom.

Se o Bruno acabasse no Top5 é que era... [:cool:][:cool:]

hirvonen50.jpg

maurin5.jpg

magalhaes20.jpg

magalhaes22.jpg
sarrazin17.jpg

ogier24.jpg

ogier35.jpg

Os Fiestas são mesmo lindos, estou completamente rendido a esta versão super 2000...

Ainda por cima não podia estar a correr melhor a estreia. Para já........

[:cool:]

Foi mesmo para manterem a prova mítica que mandaram o WRC dar uma volta, foi a organização que recusou o WRC e não o contrário.

Vou só referir que a kilometragem deste rally é superior à de qualquer prova do Mundial, o Monte Carlo ainda se desenrola com troços nocturnos (sexta-feira não podem perder), uma das especiais de hoje tinha 45 kms, etc, etc. No WRC isto não seria possível.

Para quem nunca tinha guiado no Monte Carlo, para quem fez "apenas" poucas centenas de kms de testes e quando se está no meio daqueles nomes todos dos Rallys, acabar em 6º o primeiro dia é muito bom.

Se o Bruno acabasse no Top5 é que era... [:cool:][:cool:]

Tinham que se adaptar às regras do WRC, e como tal o figurino alterava-se? Não fazia ideia disso, sendo assim, acho que fizeram bem.

Os Fiestas são mesmo lindos, estou completamente rendido a esta versão super 2000...

Ainda por cima não podia estar a correr melhor a estreia. Para já........

[:cool:]

Gosto mais do 207.. ou do Punto... ou do Fabia [:p] Mas nacionalidades à parte, a pintura do Bruno é a mais bonita de todas apr:)apr:)apr:)

Sim, as regras do WRC são cada vez apertadas (e algumas, estúpidas) e simplesmente Monte Carlo estava a perder a sua essência.

Deixaram os troços nocturnos, deixaram de ir aos picos, se não estou em erro, deixaram de fazer aquela parte lindíssima e perigosa na montanha... ou seja, do original, restava o nome e estar o centro na cidade de Monte Carlo.

Agora, simplesmente o rally voltou às origens. Etapas nocturnas, longas e, acima de tudo, percorrendo todas as estradas de montanha que eram míticas.

Sim, as regras do WRC são cada vez apertadas (e algumas, estúpidas) e simplesmente Monte Carlo estava a perder a sua essência.

Deixaram os troços nocturnos, deixaram de ir aos picos, se não estou em erro, deixaram de fazer aquela parte lindíssima e perigosa na montanha... ou seja, do original, restava o nome e estar o centro na cidade de Monte Carlo.

Agora, simplesmente o rally voltou às origens. Etapas nocturnas, longas e, acima de tudo, percorrendo todas as estradas de montanha que eram míticas.

Ou seja, mais ou menos o mesmo que aconteceu com um Rally mais a ocidente na Europa [:p]

Tenho ideia de a FIA ter aprovado este ano algumas alterações a essas limitações que não faziam sentido mas não sei quando isso entra em vigor. Para já, Monte Carlo está muito bem onde está e só tenho pena que Portugal não faça o mesmo.

Falando do Rally propriamente dito, espero amanhã estar aqui a dar os parabéns ao Bruno por ter chegado ao top-5 :)

P.S.: a decoração do Pug do Bruno está qualquer coisa de fantástica! [:cool:]

Ou seja, mais ou menos o mesmo que aconteceu com um Rally mais a ocidente na Europa [:p]

Tenho ideia de a FIA ter aprovado este ano algumas alterações a essas limitações que não faziam sentido mas não sei quando isso entra em vigor. Para já, Monte Carlo está muito bem onde está e só tenho pena que Portugal não faça o mesmo.

Falando do Rally propriamente dito, espero amanhã estar aqui a dar os parabéns ao Bruno por ter chegado ao top-5 :)

P.S.: a decoração do Pug do Bruno está qualquer coisa de fantástica! [:cool:]

Basicamente.

Seria muito interessante que o IRC voltasse aos troços de Fafe... mas está complicado.

Complicada também está a vida para o Bruno. Já está em 5ºapr:) (Meeke despistou-se) mas a luta está renhida. Ele parece-me que está a tentar ser cuidadoso e espero que dê resultados. Força!apr:)

Para já vai a correr de feição! [kiss]

classp.jpg

Sim. Primeiro impingiram-nos que os culpados pela saída do nosso rally do Mundial foram os espectadores, depois impingiram-nos as zonas espectáculos em gaiolas tipo zoos e agora querem impingir-nos que só se pode fazer o Rally de Portugal no Algarve. Enfim.

É uma prova que tem todo o mérito do ACP e que foi feita a partir do zero mas neste momento se houvesse vontade podiam perfeitamente diversificar e de certo modo trazer o rally às origens.

Para já vai a correr de feição! [kiss]

classp.jpg

Sim. Primeiro impingiram-nos que os culpados pela saída do nosso rally do Mundial foram os espectadores, depois impingiram-nos as zonas espectáculos em gaiolas tipo zoos e agora querem impingir-nos que só se pode fazer o Rally de Portugal no Algarve. Enfim.

É uma prova que tem todo o mérito do ACP e que foi feita a partir do zero mas neste momento se houvesse vontade podiam perfeitamente diversificar e de certo modo trazer o rally às origens.

Magalhães com cuidado está agora em 7º.

Sim, WRC nas origens é para esquecer. O IRC seria a opção mais fácil, mas sendo Portugal um dos 2 países que alberga duas provas (Madeira e Açores) não me parece muito viável.[:D] A não ser que tirem os Açores mas mesmo assim...

de momento está em 8º o nosso campeão...
Vamos ver se ele amanhã mostra o que fez dele campeão...
semttulobi.png

Ele é notoriamente mais lento. Penso que essencialmente porque não conhece o Monte Carlo, é muito traiçoeiro e com variações esquisitas (asfalto seco, molhado, neve e gelo) e assim, o objectivo será chegar ao fim.

Vamos ver como corre amanha.

É pena a descida de posições.

Quer queiramos quer não, a unica hipotese que um piloto Português tem de singrar no desporto internacional é ser igual ou melhor que os melhores, independentemente do material ou conhecimento das pitas/troços que tenha.

Por isso o objectivo dele deve ser terminar em 5.º, objcetivo este que inclui naturalmente chegar ao fim

O dia começou bem para o Bruno, ou melhor, começou mal para alguns dos pilotos da frente.

classl.png

Depois a tarde foi bem pior. Nota-se que do 1º ao 4º lugar estão os pilotos que lutam pela vitória e estão todos juntos, depois há um fosso e vêm os pilotos que ou estão a jogar à defesa ou tiveram problemas.

Eu por um lado compreendo o Bruno mas por outro não... Não porque se não tivessem sido os tais problemas ele estava em 10º para aí. Leva 20s dos adversários que estão directamente à sua frente ou atrás, às vezes batem e mesmo assim fazem melhor que ele.

Pronto... É melhor chegar ao fim do que desistir depois de tanto esforço para poder chegar aqui, isso é verdade, mas este Bruno está longe daquela agressividade que demonstra nas provas nacionais.

Pontos positivos é que dois ou três dos pilotos à sua frente não irão fazer o IRC todo, portanto, à partida não entram nas contas.

Hoje vi um bocado de uma das especiais.

Enquanto os outros rodavam acelerador a fundo em curvas pequenas, ele tirava um bocado o pé (com receio de apanhar gelo na pista).

Pelo menos foi a sensação que fiquei.

Outro é, na sua condução (neste rally), não há traseiras a fugir. Os que realmente lutam por posições, muitas vezes acontece.

Penso que ele é o único que está pela primeira vez no Monte Carlo, deve estar com medo de como correr naqueles pisos que não se sabe se está seco ou se tem uma placa de gelo em cima.

Porque num rally normal (asfaltou sempre seco ou sempre molhado) ele corre bem mais rápido.

Talvez ver umas imagens da Eurosport o ajudem a melhor para amanhã.[:cool:]

meeke55.jpg

gardemeister70.jpg

gardemeister75.jpg

hirvonen101.jpg

ogier47.jpg

kopecky54.jpg

ogier56.jpg

wilks59.jpg

Quanto ao Rally em si, só tenho uma palavra: FANTÁSTICO!

Isto sim é um rally e a FIA devia olhar para esta organização como um exemplo.

É impressionante como os pilotos da frente ora ganham um 20s aos adversários directos, ora levam 20s e a seguir já estão ao ataque de novo. Isto em troços de 20 kms.

As posições estão constantemente a mudar e tudo muda de um troço para o outro. No WRC se o Loeb ganhar 20s num troço ao Hirvonen já praticamente pode descansar o resto do rally porque tem a vitória certa...

Ver as imagens onboard do Hirvonen e do Ogier a guiarem de noite é um luxo. É sempre ao ataque a limpar o interior das curvas todo.. Sem palavras, estes dois pilotos estão a dar show e andam sempre com a faca nos dentes.

Estou deleitado com eles os dois e pela maneira como atacam cada curva.

Amanhã não vou sair do PC para ver a mítica passagem nocturna por Turini..

Força Bruno e venham as provas em terra...

Back