Não sei o que é massas para ti. A última vez que o vi há pouco mais de 1 ano estavam 20 mil pessoas ou mais no concerto... Nos últimos 10 anos nos concertos que esteve em Braga (foram vários nos mais diversos eventos) teve sempre dezenas de milhares de pessoas.
Neste momento não tem um álbum praticamente há 6 anos (o de 2022 não o considero um álbum no verdadeiros sentido da palavra) e continua a encher salas. Vai dar 2 concertos no coliseu de Lisboa em novembro, com maior parte dos bilhetes esgotados. Continua a cobrar um cachet elevado para os seus concertos.
Não está nos tops? Sem lançar álbuns é um pouco difícil que o esteja. Não passa na rádio? Não passa ele como não passa GNR, como não passa Xutos, como não passa Jorge palma, José Cid, como não passa mais umas dezenas de bandas. E vê lá tu bem como não passa Silence 4, mesmo com o sucesso estrondoso que tiveram e sendo uma banda com imensos sucessos e com milhares de fãs.
Na realidade na rádio passa o que pagam para passar...
No resto e em resumo, acho mesmo sem pés nem cabeça que a justificação para os Silence 4 voltarem é porque a carreira do david fonseca está menos boa. Como se fosse só ele querer e os outros 3 comiam e calavam. Mais ainda quando falamos de 3 ou 4 concertos.
Dito isto tudo, para mim nem Silence 4 nem david fonseca foram ou são bandas de massas, nem com música para massas, mesmo com muita gente nos seus concertos, acho uns e outros bastante alternativos.
David fonseca a solo, muito mais. acho que faz música para ele ao gosto dele, sem pensar muito no que os outros vão achar.
E por fim, não é um músico que me faça pagar 35 € por um bilhete, nem os silence 4.
Tu gostas de uma boa discussão e eu também gosto.
Vamos lá centrar a discussão no que era suposto, eu disse, que bom os silence4 voltarem a dar concertos, mas que partilhava a fofoquice que a carreira do David Fonseca devia estar menos boa para ele aceitar fazer isto. Que é uma coisa normal e imensas bandas o fazem regularmente, Portuguesas e Estrangeiras, todas pelo mesmo motivo, fazer negócio.
Depois disso queres à força querer que não, por um lado que a carreira dele não está em declínio e que eles não se juntam para fazer negócio. Claramente não conheces a carreira dos silence4, claramente não conheces, eles terminaram porque o David Fonseca assim o quis, os outros membros sempre mostraram interesse em trabalhar com os silence4, e isto era algo falado abertamente e com muita força, vai procurar entrevistas antigas para perceberes o que se passou com a banda, podes ver o documentário que fizeram há uns tempos atrás sobre a reunião prometida após a cantora ter-se safado da leucemia, aquele sempre foi o final finalíssimo dos silence4.
A carreira dos silence4 não está em declínio nem em ascensão, não está nada, porque eles terminaram, ao contrário do David Fonseca que continua ativo e mesmo assim, os silence4 mesmo terminados há décadas continuam a ter mais "sucesso", onde estão presentes, que o David Fonseca, no caso, nas rádios e nas plataformas de streaming, ainda agora abri o spotify só para ter uma percepção e os Silence4 com 2 discos com décadas de idade, sendo que 1 deles é +- irrelevante, têm quase o dobro dos ouvintes dos do David Fonseca com uma catrafada de discos. Comparo muito com os Blid Zero.
Antes que se ofendam, não está em causa a qualidade musical, é apenas o caminho que os artistas fazem, e neste momento o David Fonseca tem um caminho descendente. Porque começou muito forte, teve uma entrada a solo fortíssima, embalado pela popularidade dos silence4 e com uma imprensa muito positiva, era um artista presente e foi durante bastantes anos, presença assídua na cena artística portuguesa em todo o lado. Hoje toca para um grupo de fãs. (se não conseguir encher os coliseus mais vale arrumar as botas, nas salas grandes é que coiso.
Tanto que falas numa coisa que não sabes, o cachet da organização dele, é um cachet "barato" para um concerto standard (+-20000€) comparado com outros artistas com carreiras tão antigas como a dele.
Comparar a importância dele a solo no panorama musical com os silence4 é água e vinho. Os silence4, a reunião, tem estatuto para passar em telejornal (ontem) e ele paga spots publicitários na comercial como ainda ouvi mesmo ao bocado, e não há nenhum mal nisso. Por isso é que os silence4 podem cobrar bilhetes a 80€ e ele não.
Não é o que era, mas não está morto, tem os fãs dele.