Silence 4

Acho alguma piada aos Silence 4, mas rapidamente fico cansado. Na minha modesta opinião eles têm 4 ou 5 músicas muito boas, mas o resto não tem ponta por onde se lhe pegue. Ainda assim, vou ver se consigo ir a um dos concertos.

Pelo que se vai ouvindo aqui nos ultimos posts a sensação que fica é que os Silence4 foram uma brincadeira que deu muito certo, e de repente o David Fonseca percebe que se quer levar a coisa a outro patamar tem que "largar" os "amadores" do resto da banda e seguir solo por "não estarem ao seu nível".
É a minha sensação depois dos motivos pelos quais eles se separaram e pelos vossos comentarios...

A nostalgia.

Estou nos 40, foi uma banda que me marcou e penso que a minha geração, quem diz que os silence 4 não era uma banda de massas... , e penso que as bandas tem muito essa questão de impactar mais umas gerações que outras, a avaliação é sempre subjetiva, para mim foi a melhor banda portuguesa de sempre, com os Linkin Park a ocupar o lugar da melhor de sempre.

Só queres 1 que cobra mais, pop alternativo de autor? Pedro Abrunhosa.
Até no fado há quem cobe mais que ele... Mais, até no pimba há quem cobre mais que ele...
Comparação com os blind zero, foi no sentido descendeste da carreira e na +-irrelevancia que têm hoje no panorama português. Há mais exemplos.
Uma Correcção, eu não disse que ele precisava dinheiro, eu disse que a carreira dele estava pelas horas da morte para isto acontecer (artisticamente), e claro o dinheiro faz um jeito do caraças.

Pedro Abrunhosa dá 100 a zero aos Silence4 e provavelmente a todas as bandas portuguesas, excepção dos xutos e talvez um Rui Veloso e GNR de outros tempos, não é ao david Fonseca. Praticamente ninguém como ele ganhou (e continua a ganhar) dinheiro nestes 30 anos em Portugal. O que os silence 4 conseguiram com um album ele consegue com praticamente todos. Só deve ter aí uns 30 borrow´s para vender.
É um bom exemplo de um cantor de massas, música e tudo feito para massas, pouco ou nada a ver e para comparar com David fonseca.
Os blind zero nunca estiveram em carreira descendente, simplesmente porque ela nunca foi nada de especial. Uma banda alternativa e pouco mais que isso.

Quem cobra mais nos pimba que o David fonseca? Ou seja mais que 20mil euros.
Tirando Tony Carreira (outro que se farta de ganhar dinheiro, musica de massas também)que cobra mais que todos incluindo algumas grandes bandas, mais que 20 mil euros, acho que só estou a ver 1 grupo que no limite o poderá ser, embora o que é pimba é muito subjetivo.
Haver no fado quem cobre mais é assim algo tão extraordinário? Temos fadistas a facilmente ter 20 e 30 mil pessoas em concertos nas grandes festas por esse país fora.
Ainda há semanas tiveste Carminho em Braga com mais que isso. Uma Mariza chama milhares de pessoas, porque não havia de cobrar?
David Fonseca está num patamar intermédio, não é uma grande banda, nem está ao lado dos grandes nomes. Mas é reconhecido e tem o seu lugar.
Os bons artistas cobram-se. 20 mil em Portugal é um bom cachet para a maioria das bandas. Embora os grandes nomes cobram ainda mais que isso, alguns mais do dobro.

Lamento, mas agora já só é birra.
Ter um disco como um dos mais vendidos de todo o sempre em Portugal, ter os temas nos tops de todo o lado, ter concertos sempre esgotados, toda a gente conhecer as musicas de cor, é a definição de banda de massas, nem o dicionário definiria melhor.

Salvador Sobral teve um sucesso fugaz e acabou em menos de nada (os motivos não interessam para o caso), nesse pequeno período e com apenas uma música foi um cantor de massas, hoje é completamente irrelevante, e até me parece que é assim que ele quer ser.
Jorge Palma é óbvio que não é um cantor de massas!
David Fonseca, foi nos primeiros anos de carreira, hoje já não o é, perdeu esse estatuto.

Como Jorge Palma não é cantor de massas se cumpre todos os critérios que citas para um cantor de massas? Concertos esgotados, músicas no top há décadas, milhares de discos e cds vendidos, músicas conhecidas por toda a gente, alguma coisa não bate certo nesses teus critérios.
Mesmo david Fonseca aos dias de hoje e não lançando um album há anos continua a selo, se der um concerto numa cidade qualquer diria que facilmente mete 5/10mil pessoas. Não é isto que tu dizes que é "massas". Ou o "massas " é ao critério do freguês, consoante dá jeito ou não?

E ainda te deixo outro que acho não é de massas no seu estilo musical, nem lá perto e cumpre todos os teus critérios para ser de massas, Zambujo...
E sim, para mim há cantores que não são de massas, não têm músicas que naturalmente seriam de massas, mas chegam a muita gente.
O Salvador sobral escreveu/tem uma música que não é de massas na sua essência, e é reconhecida por todos. É apenas a isto que me refiro.

Pelo que se vai ouvindo aqui nos ultimos posts a sensação que fica é que os Silence4 foram uma brincadeira que deu muito certo, e de repente o David Fonseca percebe que se quer levar a coisa a outro patamar tem que "largar" os "amadores" do resto da banda e seguir solo por "não estarem ao seu nível".
É a minha sensação depois dos motivos pelos quais eles se separaram e pelos vossos comentarios...

Não andas longe da verdade.

Pedro Abrunhosa dá 100 a zero aos Silence4 e provavelmente a todas as bandas portuguesas, excepção dos xutos e talvez um Rui Veloso e GNR de outros tempos, não é ao david Fonseca. Praticamente ninguém como ele ganhou (e continua a ganhar) dinheiro nestes 30 anos em Portugal. O que os silence 4 conseguiram com um album ele consegue com praticamente todos. Só deve ter aí uns 30 borrow´s para vender.
É um bom exemplo de um cantor de massas, música e tudo feito para massas, pouco ou nada a ver e para comparar com David fonseca.
Os blind zero nunca estiveram em carreira descendente, simplesmente porque ela nunca foi nada de especial. Uma banda alternativa e pouco mais que isso.

Quem cobra mais nos pimba que o David fonseca? Ou seja mais que 20mil euros.
Tirando Tony Carreira (outro que se farta de ganhar dinheiro, musica de massas também)que cobra mais que todos incluindo algumas grandes bandas, mais que 20 mil euros, acho que só estou a ver 1 grupo que no limite o poderá ser, embora o que é pimba é muito subjetivo.
Haver no fado quem cobre mais é assim algo tão extraordinário? Temos fadistas a facilmente ter 20 e 30 mil pessoas em concertos nas grandes festas por esse país fora.
Ainda há semanas tiveste Carminho em Braga com mais que isso. Uma Mariza chama milhares de pessoas, porque não havia de cobrar?
David Fonseca está num patamar intermédio, não é uma grande banda, nem está ao lado dos grandes nomes. Mas é reconhecido e tem o seu lugar.
Os bons artistas cobram-se. 20 mil em Portugal é um bom cachet para a maioria das bandas. Embora os grandes nomes cobram ainda mais que isso, alguns mais do dobro.

Tu estás a dar-me razão... mas adiante.
Percebe-se que deves ter uma idade compreendida nos 30's dada a forma como abordas algumas bandas. Por exemplo, Blind Zero foram enormes, mas nessa altura devias andar na pré e passou-te ao lado.
Quem cobra mais de 20mil, dezenas, podes procurar no portal gov para ter uma ideia.

A tua ideia de massas é que continua meio obscura, parece que entendes o estilo de musica como a definição de artista de massas, o que é completamente ao lado. Pedro abrunhosa por exemplo, quando lança o Viagens, estarias tu na pré, lança um disco completamente ao contrário do que eram os discos de massas, pop carregado de influências de jazz e blues!! Só que quem define se é de massas ou não, são as massas, e o disco torna-se, à semelhança de silence becomes it, uma peça da história da cultura Portuguesa.
Uma curiosidade sobre silence becomes it, partilhado pela banda, este disco quase não nasceu, precisamente porque as editoras à epoca recusavam o albúm por não ter a sonoridade das bandas de massas da altura, que andavam mais pelas sonoridades electrificadas do pop rock, só que, mais uma vez, quem decide são as massas e torna-se num dos discos mais vendidos de sempre. De longe a longe, lá acontece uma proeza destas, como o 1º albúm do Pedro Abrunhosa e silence4, ou mesmo o 1º albúm de Rui Veloso (ainda tu não eras nascido), são fenómenos culturais inesperados.

Não me parece que foram uma brincadeira, porque eles andaram na estrada bastante tempo a tentar conseguir um contrato. A 2ª parte é que parece ser uma interpretação mais aproximada do que eventualmente motivou o David Fonseca a terminar os Silence4 e a repetidamente reafirmar o seu fim. Não é algo que seja dito por nenhum deles, mas os restantes membros lá mais atrás, transpareciam essa espécie de mágoa por não poderem continuar o projecto, afinal de contas o David Fonseca era a alma do grupo e sem ele não daria certo.

A nostalgia.

Estou nos 40, foi uma banda que me marcou e penso que a minha geração, quem diz que os silence 4 não era uma banda de massas... , e penso que as bandas tem muito essa questão de impactar mais umas gerações que outras, a avaliação é sempre subjetiva, para mim foi a melhor banda portuguesa de sempre, com os Linkin Park a ocupar o lugar da melhor de sempre.

Acho que não há ninguém, pelo menos não conheço, que tivesse entre 15/16 anos e uns 30's quando o silence becomes it foi lançado que não cante de cor meia dúzia de canções do álbum, pelo menos os refrões. Não é uma, é pelo menos meia dúzia.

Acho que não há ninguém, pelo menos não conheço, que tivesse entre 15/16 anos e uns 30's quando o silence becomes it foi lançado que não cante de cor meia dúzia de canções do álbum, pelo menos os refrões. Não é uma, é pelo menos meia dúzia.

Um aqui que não o fez. Nunca foi a minha onda.[;)]

Tenho os Silence 4 como uma boa banda e tiveram uma muito boa onda.

Gosto muito do David Fonseca como cantor e realizador.

Por exemplo, esta obra foi muito muito bem esgalhado!!

Voltar
Superior