E se acabassem os combustíveis fósseis? Nova Pergunta: Post #20 - Página 7

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Título: E se acabassem os combustíveis fósseis? Nova Pergunta: Post #20

  1. #181
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    Penso que existam adaptações posteriores que usam uma percentagem de gás natural, mas os autocarros de origem a gás natural tenho quase a certeza que usam 100% de gás natural, tal como os da STCP do Porto. Mas não quero perder mais tempo hoje a fazer pesquisas para te contrariar.
    A motivação não deveria ser essa, mas tu lá sabes.


  2. #182
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    Oficialmente não existem dados concretos, mas estimativas dão o custo de cada FCX Clarity a rondar os 250 000€.
    Fazem os 35 000€ de um Leaf parecerem uma pechincha.
    Hidrogéneo em automóveis ligeiros só mesmo a longo, longo prazo.
    Mais valia desenvolver a tecnologia em coisinhas maiores e mais caras, como navios.
    É uma tecnologia prometedora, mas estão a aplicá-la nos veículos errados.
    Não duvido, só a massificação poderia tornar os custos mais razoáveis.

    O desenvolvimento pleno da tecnologia estará longe mas parece ser uma boa solução para armazenar energia com mais capacidade que as baterias.

  3. #183
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    Citação Originalmente Colocado por PP Ver Post
    Não duvido, só a massificação poderia tornar os custos mais razoáveis.
    "Massificação" não costuma acontecer em torno de metais nobres...

  4. #184
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    O que falta ver, é a foto do depósito. Ou é um atrelado?
    Não, vai um camião ao lado, e vai abastecendo através de um tubo...

    Eu já te mostrei que não conhecias e que estavas errado, agora vê lá se tens tu um bocadinho de trabalho para ver aonde eles colocaram os depósitos.
    dwight12 gosta disto.

  5. #185
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    Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Não, vai um camião ao lado, e vai abastecendo através de um tubo...

    Eu já te mostrei que não conhecias e que estavas errado, agora vê lá se tens tu um bocadinho de trabalho para ver aonde eles colocaram os depósitos.
    Já vi as fotos todas (bela perda de tempo, btw).


  6. #186
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    Já vi as fotos todas (bela perda de tempo, btw).
    Imagino que sim, estavas à espera de ver lá um depósito a ocupar a mala, ou melhor não estavas à espera de nada, porque pensavas que nem existiam carros a GN.

  7. #187
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    Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Imagino que sim, estavas à espera de ver lá um depósito a ocupar a mala, ou melhor não estavas à espera de nada, porque pensavas que nem existiam carros a GN.
    Se em vez de falares do que não sabes (já vi bastantes carros a GN, fyi), mostrasses exemplos onde apareçam os depósitos? E, já agora, complementados com a autonomia dos veículos? Podias fazer alguma coisa de útil, para variar.

  8. #188
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    Se em vez de falares do que não sabes (já vi bastantes carros a GN, fyi), mostrasses exemplos onde apareçam os depósitos? E, já agora, complementados com a autonomia dos veículos? Podias fazer alguma coisa de útil, para variar.
    Tu na página anterior deste a entender que seria impossível haver carros normais a GN por supostas "limitações fisicas", e agora vens dizer que já viste muitos carros a GN? Onde anda a tua coerência?
    Ainda não disseste que limitações fisicas são essas. Eu mostro-te fotos de um carro normal com a bagageira igual ao mesmo carro a diesel ou gasolina, e o teu argumento é dizer que eu não sei do que falo. Então se eu não sei do que falo não adianta estares à espera de mais informações minhas.

  9. #189
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    Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Tu na página anterior deste a entender que seria impossível haver carros normais a GN por supostas "limitações fisicas", e agora vens dizer que já viste muitos carros a GN? Onde anda a tua coerência?
    Ainda não disseste que limitações fisicas são essas. Eu mostro-te fotos de um carro normal com a bagageira igual ao mesmo carro a diesel ou gasolina, e o teu argumento é dizer que eu não sei do que falo. Então se eu não sei do que falo não adianta estares à espera de mais informações minhas.
    Se não sabes ler, o problema não é meu!

    Nunca disse que era impossível have carros a GN. O que continuo a dizer é que o facto de ser necessária uma grande pressão/temperaturas muito baixas para o armazenamento no estado gasoso, e ainda mais, no estado líquido, condiciona grandemente os depósitos e a autonomia.

    E volto a dizer: se queres realmente contribuir com alguma coisa de útil, para variar, dá exemplos de carros a GN onde se vejam os respetivos depósitos, e complementa a informação com a autonomia a GN.

  10. #190
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  11. #191
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Se não sabes ler, o problema não é meu!

    Nunca disse que era impossível have carros a GN. O que continuo a dizer é que o facto de ser necessária uma grande pressão/temperaturas muito baixas para o armazenamento no estado gasoso, e ainda mais, no estado líquido, condiciona grandemente os depósitos e a autonomia.

    E volto a dizer: se queres realmente contribuir com alguma coisa de útil, para variar, dá exemplos de carros a GN onde se vejam os respetivos depósitos, e complementa a informação com a autonomia a GN.
    Eu já contribui com algo de útil, e tu continuaste a trollar como sempre, portanto agora podes esperar sentado...

  12. #192
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    Eu já contribui com algo de útil, e tu continuaste a trollar como sempre, portanto agora podes esperar sentado...
    Terá sido noutro fórum, certamente.

  13. #193
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    Terá sido noutro fórum, certamente.
    Sem dúvida...

    Toma lá o teu prémio, é bem merecido e é todo teu.

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  14. #194
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    Afinal muito distante dos 250k:

    Hyundai quer mil carros a hidrogénio por ano 16 Abril 2012 15:17




    A Hyundai vai avançar com o fabrico do SUV ix35 FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle), que se tornará no primeiro modelo de produção híbrido que combina a célula de combustível e um motor elétrico. O SUV, também conhecido por Tucson (na Coreia) e JM (no Japão) recorre a uma célula de hidrogénio e um motor elétrico de 100kw (equivalente a 134 cavalos de potência).

    Esta nova versão do ix35 estará disponível em primeira instância no mercado europeu já no ano que vem, segundo o site Torque News. Recorde-se que a Hyundai assinou um acordo de cooperação com quatro países europeus para realizar testes com uma frota de veículos movidos a célula de combustível. O preço anunciado para cada unidade é de 68 mil euros, sem ajudas do Estado. Caso de confirme a comercialização de mil unidades/ano a Hyundai compromete-se a baixar o valor de aquisição para os 40 mil euros. Será de prever que estes preços oscilem consoante os países.
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  15. #195
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    Para Portugal é mais de 68 mil € certamente.

  16. #196
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    Afinal muito distante dos 250k:
    A Honda irá produzir um máximo de 200 FCX Clarity.
    E estamos a falar de um modelo concebido de raiz.

    Pelo que vejo a Hyundai tem objectivos bem maiores, que devem permitir diluição de custos por unidade e aproveita uma base com custos já amortizados.
    Mesmo assim, se chegar às 1000 unidades/anuais, retirar perto de 1/3 do preço do carro dá que pensar.
    Ou descobriram a pólvora, ou a rentabilidade do modelo não entra na equação.

    Mas talvez o follow-up dessa notícia permita trazer alguma luz a esses números.

    Last week Torque News reported that Hyundai was to roll out 1,000 of the fuel cell variant of its ix35 SUV later this year for distribution primarily in Europe where hydrogen infrastructure is available. Fuel Cell Today contacted Hyundai Motor Company for a statement and received the following:

    “Hyundai has completed development of its next-generation hydrogen fuel cell vehicle -- the Tucson ix Fuel Cell Electric Vehicle -- and is testing them with an eye toward 2015 mass production. Hyundai is also willing to provide a sufficient number of FCEVs where Hydrogen infrastructure is available during 2012~2015. Beyond 2015, Hyundai is targeting to have mass production capacity of 10,000 FCEVs annually. This can be influenced by global readiness of Hydrogen infrastructure. Regarding the 1,000 unit figure in some media stories, all we can say is that we have said we will make a limited supply in 2012, and anticipate thousands will be available globally through 2014. These vehicles will be part of test fleets around the globe.”

    It would seem that although thousands will be available by 2014, there may not be as many as 1,000 delivered this year. The information provided by Hyundai above matches closely with details reported by Fuel Cell Today in November last year; Jae Young Shim, a senior research engineer at Hyundai’s South Korean fuel cell vehicle technology centre, confirmed to WardsAuto.com that 1,000 cars were to be produced for lease between 2012 and 2014 with a 10,000 first-year full-scale commercial production run planned for 2015. A target price of $50,000 had been set.
    Ou seja, 1000 entre este ano e 2014 e apenas disponiveis por leasing, como já vimos na Honda, GM ou Toyota.
    A partir de 2015, o plano é produzir 10 000 com o preço previsto de 50000 dolares.
    Mesmo assim, acho um plano bastante ambicioso, tento em conta a infraestrutura existente.
    E como andam a anunciar a massificação dos fuell-cell a breve prazo desde os anos 90, talvez seja melhor refrear os ânimos.

  17. #197
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    Não percebo como não desistem dos carros a hidrogénio... Tantos projectos falhados não chegaram?

    E ainda por cima agora com os carros eléctricos a chegarem em força ao mercado, ainda menos sentido faz.

  18. #198
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    Os eléctricos estão a chegar em força, mas não passam ainda de uma minoria dentro das minorias

    Electric-vehicle lithium-ion battery-pack costs fell 14 percent during the past year and are down 30 percent from three years ago because of technological improvements and increased production capacity, Bloomberg News reports, citing a study from its sister entity Bloomberg New Energy Finance.

    EV battery costs fell to $689 per kilowatt hour (kWh) during the first quarter, down from $800 per kWh a year earlier. Bloomberg New Energy Finance also estimates that the battery industry has the capacity to supply as many as new 400,000 battery-electric vehicles this year, and that number may jump to almost 700,000 by the end of next year. Global vehicle makers sold about 43,000 EVs last year.

    Lithium-ion battery costs are important because they can account for 25 percent or more of an EV's total costs, and estimates have varied widely. Last month, green-technology firm Pike Research estimated that lithium-ion battery costs may fall by about a third to $523 per kWh by 2017, while the battery pack for the Nissan Leaf EV has been reported to cost as little as $375 per kWh. The U.S. Advanced Battery Consortium has said battery costs will have to fall to about $150 per kilowatt hour for EVs to be price-competitive with conventional vehicles.
    43 000 unidades no ano passado.
    Vamos ver com a chegada dos Twizi, Zoe e maior dispobilidade do Focus EV como agitam as águas.
    E segundo a Nissan, com a construção do Leaf em solo americano espera que as vendas subam de forma expressiva.

    Se dobrarem o valor de 2011 já será uma grande vitória, mas tenho muitas dúvidas

  19. #199
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    Não percebo como não desistem dos carros a hidrogénio... Tantos projectos falhados não chegaram?

    E ainda por cima agora com os carros eléctricos a chegarem em força ao mercado, ainda menos sentido faz.
    Estes também são carros eléctricos com a diferença de produzirem eles próprios a energia eléctrica que necessitam.

    No fundo o hidrogénio é apenas uma forma de transportar a energia, concerteza tem perdas superiores a um eléctrico puro mas consegue autonomias perfeitamente aceitáveis que as baterias tardam em conseguir.

    Para terem uma ideia, segundo o que encontrei em pesquisas na net, o IX35 fuel cell anuncia uma autonomia de 348milhas ou 557kms!

    Infelizmente não existe uma rede de distribuição de hidrogénio e as suas características tornam dificil a sua existência.
    A forma mais eficiente é o gasoduto, como um que liga a França e a Bélgica, mas a sua construção é muito dispendiosa e não seria viável cobrir o país com uma infraestrutura destas.

    No entanto como o hidrogénio pode ser produzido localmente isto não seria um verdadeiro problema. Desde que exista electricidade (de fonte renovável de preferência), ou gás natural numa situação transitória, pode-se produzir o hidrogénio.
    Aquela solução da Honda, de produção a partir de energia solar, seria óptima por ter emissões zero e zero dependência energética mas não sei até que ponto poderia ser extrapolado para aplicação comercial.

    Por curiosidade sabiam que o maior consumidor de hidrogénio é a indústria petrolifera que o usa no processo de refinação de combustíveis?

  20. #200
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    Hydrogen Powered Hyundai Crosses Europe Using Existing Fuel Stations
    A team of European drivers have crossed the continent in a pair of hydrogen-powered cars using only Europe’s existing hydrogen fueling infrastructure.

    The Oslo to Monte Carlo trip hit the record books as the longest a hydrogen-fueled vehicle has ever travelled using only fuel from permanent hydrogen filling stations. Other cars have circumnavigated the globe and crossed North America, but did so with fuel trucks in tow. This team made the 1404 mile journey over the course of five days with a pair of Hyundai iX35 FCEVs, and never once ran out of fuel.

    The journey was the brainchild of Zero Emissions Resource Organization (ZERO), a Norwegian advocacy group that promotes fuel cells, EVs and other green technology. It highlighted just how far ahead of the rest of the world Europe’s hydrogen infrastructure is, and also how much more work needs to be done before hydrogen becomes a viable fuel source for vehicles.

    The route map was simple: The ZERO team searched for hydrogen fueling stations between Norway and Monaco at h2stations.org and put them in their vehicles’ navigation systems. Most of the trip went off without a hitch, but like any trailblazers the ZERO team encountered some obstacles.

    First was a station that was out of service. That meant the team had to ferry from Gothenburg, Sweden to Kiel, Germany. Even in Germany, which has some of the world’s most advanced hydrogen infrastructure, stations weren’t open to the public so ZERO had to call ahead and make appointments to refuel.

    In Frankfurt, the team also encountered a station that was down and had to change the route to Cologne. Unfortunately, the station there only dispensed fuel at 5000 psi, so they could only get a half tank.

    “We were pretty close to running out of fuel a couple of times and had to start hypermiling to get there,” said ZERO’s Bjørnar Kruse, who helped organize the trip. “When we arrived at the station in Karlsruhe, both cars were running on empty. Luckily the fuel cell cars have a great flexibility in hypermiling, probably much better than a ICE car.”

    Kruse found France and Sweden to be sorely lacking in hydrogen infrastructure, but he’s still optimistic. He’s advocating for more stations to be built in Norway and across Europe, and hopes that the growing number of stations in Germany will also mean more hydrogen fuel cell cars on the road.

    “With the new stations coming online in Germany later this year and more in the [future], long distance trips with hydrogen cars will be quite feasible especially in Germany,” Kruse said.
    in Wired



    It's getting easier and easier to ignore gas stations.

    Over in Europe, the H2 refueling infrastructure is apparently robust enough to allow a pair of hydrogen-powered Hyundai iX35 (Tuscon) FCEVs to drive from Oslo, Norway to Monte Carlo, Monaco. Almost, anyway.

    Yes, the 1,404-mile, cross-continental drive was, according to Wired, the "longest a hydrogen-fueled vehicle has ever travelled using only fuel from permanent hydrogen filling stations." As some readers may remember, similar previous tours have relied on refueling trucks to go the distance. The Oslo-Monte Carlo drive took five days and wasn't as easy as pie. An out-of-service station meant a ferry was needed for some of the trip. Also, since not all the H2 stations are open to the public, a few pre-arrival phone calls were needed. One lesson learned: Germany has the best network of H2 pumps; France and Sweden are less developed.

    The Norwegian Zero Emissions Resource Organization (ZERO) organized the trip, using h2stations.org to find the route. As Wired writes, the whole trip, "highlighted just how far ahead of the rest of the world Europe's hydrogen infrastructure is, and also how much more work needs to be done before hydrogen becomes a viable fuel source for vehicles."
    in autobloggreen

  21. #201
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    Conseguiram, mas andaram a marcar para abastecer com antecedência, entre outros problemas, não se pode dizer que foi um sucesso.

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