Eu não pagava mais para ter caixa automática, mas vou receber um carro automático na 2ª feira por opção minha, só pelo facto de não pagar mais por isso.
Eu passei em 3 meses de ter só manuais em casa para ter tudo automático ("ter" porque o último ainda não chegou)
Eu confesso que me rendi. Não pensei fazê-lo mas depois de ter passado a andar com um carro automático nos últimos 3 meses no pára arranca de Lisboa, dificilmente voltarei a ter um manual para o dia a dia
A minha mulher que dizia que nem sequer pensava no tipo de caixa do carro e que lhe era totalmente indiferente depois do meu quis agora o dela com caixa automática
Portanto em resposta à tua questão, acho que valer vale. Depende do uso e dos gostos da pessoa
Se a diferença de preço for baixa, sim, a caixa auto dá outro conforto, principalmente em cidade. Mas por mais de 1500 € de diferença de preço, eu nunca escolheria a auto; também se vive bem com a manual.
Diria que depende dos gostos, do preço e do caixa.
Há algumas tão, mas tão más, que chega a ser exasperante não ter uma alavanca de mudanças. Assim de repente, lembro-me de dois modelos da Peugeot e Citroën que me irritaram solenemente.
Se for uma CA em condições, normalmente quem experimenta não quer outra coisa.
Diria que depende dos gostos, do preço e do caixa.
Há algumas tão, mas tão más, que chega a ser exasperante não ter uma alavanca de mudanças. Assim de repente, lembro-me de dois modelos da Peugeot e Citroën que me irritaram solenemente.
Se for uma CA em condições, normalmente quem experimenta não quer outra coisa.
Sim, esse é um ponto muito importante
Falamos de automáticas de 2020, há alguns (poucos) anos atrás ter um automático era mais tortura que conveniência
Lembro-me bem de um Volvo S80 T5 de inícios de 2000 automático que passou lá por casa uns meses. A caixa era absolutamente horrorosa
Tenho preferência pela caixa manual e chateia-me que determinados modelos nem sequer tenham essa opção e tenha que ser obrigatoriamente uma automática.
No entanto, sendo uma boa caixa automática consegue ser suave, mais rápida que um qualquer humano a engrenar mudanças numa caixa manual, tem menores consumos (actualmente com a avançada gestão electrónica) e é tão mais cómoda em pára-arranca. Se tiver modo sequencial com patilhas "á home" ainda melhor.
Depois, pode ser menos fiável que a caixa manual e lá está, acresce uns bons euros ao preço da viatura em novo.
Não sou contra nem a favor, cada uma tem os seus prós e contras, dito isto aqui vai a minha opinião, pagar a mais pela cx automática, não, prefiro a cx manual, como existem carros só cx automática aqui não existe escolha e não me importo, agora existindo essa opção não vou pagar a mais para ter cx automática.
Para mim é um item obrigatório. Mas é preciso ter em atenção para além do preço de custo, as caixas automáticas têm manutenção de +-60mil em 60mil. Dependendo da caixas é um acréscimo de +-350€ a cada 60mil km.
Para mim é um item obrigatório. Mas é preciso ter em atenção para além do preço de custo, as caixas automáticas têm manutenção de +-60mil em 60mil. Dependendo da caixas é um acréscimo de +-350€ a cada 60mil km.
Ia dizer precisamente isso. Pessoalmente se fosse para um carro de fim de semana ou que fizesse poucos Km, era uma opção a ponderar.
Agora para um carro do dia-a-dia ou de trabalho que soma e soma KM à grande todos os dias era um não garantido por causa dos elevados custos de manutenção face a uma manual
Vejo aqui alguma informação na minha opinião errada.
Não conheço nenhuma caixa auto em 2020 que se possa considerar má, se existe gostava de saber qual é. Mesmo a Peugeot e a Citroen já abandonaram a automática robotizada ha uns anos, a nova EAT 6 ou 8 é uma boa caixa.
Manutenção de 60 em 60000km? Cada vez menos comum, aliás a norma é “sealed for life” que obviamente não é para levar a sério e convém mudar o óleo, mas diria acima dos 120000km, a minha 308 EAT6 com 157000km nunca lhe mudei o óleo e a caixa estava impecável.
Fiabilidade? Diria que pelos relatos de bimassas e embraiagens a tremer em carros manuais com menos de 60000km, a fiabilidade de uma caixa manual já não é o até era, se me disserem que os custos para reparar uma avaria numa manual são inferiores face a uma automática, aí concordo.
Resumindo, para o uso de dia a dia prefiro de longe uma caixa auto decente e acho que merece que se pague mais por esse extra.
Só a qualidade de vida e conforto que se obtém num carro vale por tudo!
Excepção feita se for um carro de sim de semana, um pequeno desportivo ou carro de fazer poucos km!
Eu tenho um auto e um manual. A minha esposa é que anda com o auto e eu quando vamos de férias ou muito raramente ao fim de semana também o conduzo...é outra coisa!
Curiosamente faço 40000km por ano num manual...mas trocava bem por um automático...quem sabe a empresa me dá um automático na próxima rodada!
Eu prefiro sempre automática, pelo menos a partir do segmento C. Aliás já nem imagino segmento C em diante sem caixa auto. Já que é para gastar dinheiro que seja de forma decente.
Seja com conversor de binário seja as outras mais evoluídas.
Nos segmentos A e B já depende um pouco do preço extra.
Se for das manuais pilotadas tambem não me importo desde que sejam inteligentes.
Se prefiro uma boa caixa auto ( min 5 velocidades , nada das antigas de 4 que ja nem devem existir ) em vez da maioria dos equipamentos fúteis que a maioria dos carros hoje em dia tem? sem dúvida.
Convem tambem, quando corre mal, ir a casas da especialidade.
É caro? Pois mas sempre é melhor que levar barretes dos concessionários que por vezes querem logo meter 1 nova. ( esperemos que estes casos sejam raros ).
Mas uma caixa manual moderna tambem não fica barata na componente de embraiagem+bimassa.
Uma auto de conversor de binário não tem maior durabilidade na embraiagem hidráulica?
Convem tambem, quando corre mal, ir a casas da especialidade.
É caro? Pois mas sempre é melhor que levar barretes dos concessionários que por vezes querem logo meter 1 nova. ( esperemos que estes casos sejam raros ).
Mas uma caixa manual moderna tambem não fica barata na componente de embraiagem+bimassa.
Uma auto de conversor de binário não tem maior durabilidade na embraiagem hidráulica?
Boas ,
Estas um bocado confuso , numa caixa automatica verdadeira , que é a caixa de conversor de binario , nem sequer existe embraiagem , o acopulamento da caixa ao motor é feito atras
do conversor de binario, é feito hidraulicamente atraves do oleo , é a caixa mais resistente que existe , exemplos, Grupo PSA(caixas de 8V actuais), Ford(as de 8v Usadas actualmente no focus e no Kuga) , BMW.depois tens as caixas DCT que muita gente chama de automaticas, mas na realidade são robotizadas de duas embraiagens , também têm um modo completamente automatico , e funcionam para quem não sabe o que esta a usar , exactamente do mesmo modo que as automaticas só com dois pedais, exemplos caixas usadas pelo grupo Fiat , grupo Renault , kia e hyundai,grupo VAG - VW DSG também é DCT , são caixas que normalmente dão bastantes problemas , nos modelos em que as embraiagens são a seco, são muito usadas porque se obtem consumos baixos com estas caixas, mas e principalmente porque são bastante mais baratas de produzir que as de conversor de binario. Existem ainda as CVT , usadas principalmente por contrutores Japoneses , Existem ainda um 4º tipo de autmatica a robotizada de 1 embraiagem apenas , que praticamente já foi abandonada, aqui em Portugal ainda existam bastantes veiculos com essa caixa , foi usada principalemte pelo grupo PSA.
Editado pela última vez por fgarcia337; 07 November 2020, 19:44.
Eu tenho um série 5 com caixa auto e não está preconizada nenhuma manutenção pela marca.
Contudo eu vou mudar o óleo da caixa de 100,000 em 100,000 Kms, por indicação do fabricante da caixa (ZF).
Só fazes bem , certifica-te que quando mudarem , primeiro retiram a totalidade do antigo , e claro que metem o lubrificante com a especificação correcta.
Vale, se é carro para manter, andar na cidade e estás naquela fase da vida que meter mudanças já cansa [emoji14]
Eu tenho caixa manual , imagina que me sai o euromilhões , quero comprar o meu Ferrari e o meu Aston Martin , e nem sequer sei conduzir com caixa automatica, é um problema porque nenhum deles fabrica carros com caixa manual , caixa manual só no museu ...
Em carros como Seat Ateca, Leon, Mazda CX-5, 6, VW Golf, Tiguan.
Se sim, porquê?
Esquece grupo VW para automaticas, a não ser que vás para modelos topo de gama , que Têm as Embraiagens emersas em oleo, também não me metia em Mazda , porque vende poucos veiculos , a assistencia é cara e dificil...
Se querem começar nas automaticas , vai para uma caixas de conversor de binario para não teres problemas..., grupo PSA , Ford nos modelos focus e kuga, BMW se tiveres bastante deinheiro para gastar.
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