These are the first crystal-clear shots of the next-generation Porsche 911 – internally called the 998 – that will replace the current model in 2011. Few days ago we reported that this here (same car, but from a farther distance in heavy rain) was the new 911 Turbo, but on these pictures you can see that the side air-intakes in front of the rear wheels are fakes – and so is the huge rear wing which hides the shape of the smaller spoiler of the standard 911s.
Compared to the current model, the front lights are standing more upright and the side mirrors have moved from the side window corner to the side of the door. Don’t get confused by the rear lights as these are just temporary. The next-generation 911 will feature the same flat-six engine that surely gets a power boost and the new PDK dual-clutch gearbox.
The next Porsche 911, due in summer 2012, will be an all-new model. Porsche is not prepared to take any revolutionary steps with the styling, so while it might look similar to the current 911 don’t be fooled; nearly every panel on this 911 coupé and cabrio will be new. The car will be slightly longer (almost 4500mm across the range) and wider (around 1860mm on the base Carrera and 25mm extra on the Turbo). These alterations are down to a modified steel floorpan, which has a wheelbase extended by 50mm to 2400mm, and new suspension.
The next Porsche 911, due in summer 2012, will be an all-new model. Porsche is not prepared to take any revolutionary steps with the styling, so while it might look similar to the current 911 don’t be fooled; nearly every panel on this 911 coupé and cabrio will be new. The car will be slightly longer (almost 4500mm across the range) and wider (around 1860mm on the base Carrera and 25mm extra on the Turbo). These alterations are down to a modified steel floorpan, which has a wheelbase extended by 50mm to 2400mm, and new suspension.
Com tanto plástico ainda dá mais nas vistas. Se não tivesse nada ainda passava por um 997 ou talvez por um 996
Ainda com os parachoques muito tapados e as luzes traseira por desenhar, ainda não se vêem muitas diferenças.
A maior são mesmo os espelhos na chapa das portas e não do canto do vidro.
E o interior que parece vir tipo panamera, com a consola central bem elevada e o AC e botões na "horizontal" em vez da tradicional consola vertical!
Engraçado é a entrada de ar falsa traseira à Turbo. E isso é que por acaso é estranho...
Porque fingir uma entrada de ar que os carrera não têm? E o facto de ser um pseudo cabrio, tem o corte na traseira e a lona, mas parece ser montado em cima de uma capota rígida!
E o mais estranho parece ser não haver lugares traseiros! será que o motor avançou?
Editado pela última vez por SilverArrow; 07 November 2009, 18:56.
Alguns pontos que me parecem importantes referir, a dimensão da jante e pneu traseiro é qualquer coisa de gigantesco.
Se se especula que a posição do motor avançe segundo o eixo posterior, o acesso ao cofre do motor será dificultado o que implica mudanças também na forma da tampa e no vidro traseiro.
Pode ser que a Porsche lentamente esteja a passar o 911 de motor traseiro a motor central.
Se tivermos em conta que a Porsche com a configuração actual consegue excelentes desempenhos graças a ajudas electronicas e mecanicas, ao colocar o motor no seu sitio "certo" (central) terá o seu trabalho facilitado dando ainda mais dores de cabeça à concorrência.
Por outro lado ao avançar a posição do motor obrigatoriamente todos os modelo terão de ter entradas de ar laterais, não me parece que a captação de ar vinda do tejadilho seja suficiente, digo eu...
Editado pela última vez por jackboot; 09 November 2009, 14:15.
fizeram o cayman fizeram o cayenne e fizeram o panamera , ate fizeram patilhas no volante que ainda ninguem percebeu para que servem, eu gosto da tradição mas acho que o facto de ja se preocuparem tanto com amortecedores do motor para o chassis demonstra o quão longe estão a investir numa tradição que esta completamente obsuleta.
fizeram o cayman fizeram o cayenne e fizeram o panamera , ate fizeram patilhas no volante que ainda ninguem percebeu para que servem, eu gosto da tradição mas acho que o facto de ja se preocuparem tanto com amortecedores do motor para o chassis demonstra o quão longe estão a investir numa tradição que esta completamente obsuleta.
Não percebi um boi do que escreveste...Gostas ou não gostas?
Quanto a este 998, está em estado de desenvolvimento mais avançado do que imaginava - este já parece um carro de pré-serie.
A Porsche anda a encolher demasiado o ciclo dos produtos, o que quanto a mim só joga contra - o fiel cliente Porsche gosta de ter o carro actualizado durante uns aninhos.
Conheço um cliente Porsche há 30 anos que vai no 4º 911. Troca-os +/- de 10 em 10 anos, sempre pelo modelo seguinte. Comprou o 997 no ano passado, mas acho que vai falhar este 998...
fizeram o cayman fizeram o cayenne e fizeram o panamera , ate fizeram patilhas no volante que ainda ninguem percebeu para que servem, eu gosto da tradição mas acho que o facto de ja se preocuparem tanto com amortecedores do motor para o chassis demonstra o quão longe estão a investir numa tradição que esta completamente obsuleta.
O facto de terem adicionado apoios dinâmicos de motor demonstra que o layout actual é obsoleto?
Melhora o comportamento, ainda bem que os tem
Já não me lembro bem do ano do primeiro 911, mas sei que era algures entre 79 e 82. Depois teve um 964, no final da década de 80 (era dos primeiros 964, ainda com os retrovisores quadrados, mas não me recordo da matricula).
A seguir o 993, em finais de 95 e o 996 já foi com o restyling, em finais de 2002.
O 997 foi adquirido já este ano, mas o carro é do ano passado. Não sei ao certo se é uma retoma ou um carro de serviço, mas sei que o comprou no Entreposto depois de ter deixado o 996 na revisão.
Envenenaram-no com um carro de empréstimo de caixa auto e ficou perdidinho.
Este foi o que durou menos tempo, mas ele alega que foi só pela caixa.
Em média foram 8 anos - como dizes - mas estão a encurtar...
A tese dele é a de que "gasta menos a trocar de Porsche de 10 em 10 anos do que a trocar um BMW de 5 em 5" (dixit).
E os 911 foram todos daily-drive puros.
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