algo a ver com atenção nos jipes...apoios de motor e caixa estragados. Nem sempre é fácil perceber o estado deles, convém olhar com alguma atenção
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostUm motor limpo também requer algum tempo e é sempre uma boa maneira de detectar outras avarias.
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Originalmente Colocado por joo Ver PostEra mesmo um trabalho desses que precisava de fazer no meu. Há quem lave directamente com o jato de água mas fico com algum receio de estragar. Andei com um pano a limpar o que consegui.
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Originalmente Colocado por joo Ver PostEra mesmo um trabalho desses que precisava de fazer no meu. Há quem lave directamente com o jato de água mas fico com algum receio de estragar. Andei com um pano a limpar o que consegui.
Com um pulverizador destes podes colocar água no motor que não há problema
Nas lavagens do motor não esquecer a limpeza dos radiadores, principalmente no fundo onde é mais difícil chegar e onde se acumula mais lixo.
Lama, folhas, etc com o tempo vão diminuindo a passagem do ar. Nalguns casos é mesmo preciso remover o mesmo.
Aqui o radiador de refrigeração do motor e o mais fino o do ar condicionado - TerranoII
Editado pela última vez por TerranoII; 31 August 2020, 11:07.
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Além do óleo a bateria é outra das coisas que se pode mudar sem nada de especial
Ter em natação às dimensões e posição dos bornes no ato da compra.
Nunca tocar nos 2 bornes com uma chave pois dá estoiro e poderão ter uma queimadura grave ou pior...
Nesta mudança convém sempre ver como está a base da bateria e se necessário tratar, pois por norma vai ganhando corrosão pelo derrame do ácido.
Nesse caso é utilizar produto para descascar isso tudo e voltar a aplicar primário e tinta.
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Algo que também é muitoc acessível a quem tenha jipes da velha guarda na maioria dos casos...
Mudar amortecedores:
Por norma por olhal ou por espigão também qualquer chave de boca ou luneta dá para fazer este serviço
Na frente convém tirar a roda
Na traseira só debaixo do jipe é possível ter acesso
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Originalmente Colocado por fpniva Ver PostBelas dicas... Olha que nunca tinha pensado em tratar a base da bateria... mais um ponto a verificar
O meu velhinho Corsa A tinha um buraco debaixo desta, fazia ventilação forçado ao habitáculo. [emoji23]
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continuando na mesma zona, existe uma coisa que irrita o pessoal, mas pouca gente liga...o esguicho limpa vidros.
Com os anos ficam entupidos, não custa nada mudar e ajudam muito a uma boa visibilidade seja em TT seja em estrada
Editado pela última vez por TerranoII; 01 September 2020, 08:35.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostSe calhar até nem me ficava mal um P38 lá na garagem... pouco acrescentaria o trabalho ao que já invento não ?
Fora de brincadeiras, tem 2 ou 3 coisas que são mais complexas e exigem conhecimentos+hardware+software mas de resto é tudo igual.
Este sábado devemos ir dar mais uma volta......fica com isso em mente e depois falamos melhor.
Abraço.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostNão vai ser tão bruto porque já está habituado a fazer alguma coisa no Terrano mas ias notar um ligeiro acréscimo .
Fora de brincadeiras, tem 2 ou 3 coisas que são mais complexas e exigem conhecimentos+hardware+software mas de resto é tudo igual.
Este sábado devemos ir dar mais uma volta......fica com isso em mente e depois falamos melhor.
Abraço.
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Excelente Tópico!
Que macaco usam para levantar o carro? O que recomendam?Editado pela última vez por diogobike1; 04 September 2020, 06:39.
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Originalmente Colocado por Xkoviak Ver PostTambém uso desses macacos mas coloco uma preguiça como segurança caso o macaco perca pressão.
Tenho umas todas "pipis" mas baixas que vinham no set do macaco e tenho outras heavy duty
Conforme os trabalhos a efetuar até posso usar todas. Pensar sempre na nossa segurança é o 1º a ter em conta.
Aqui a instalação de tacos de 4cm nas molas traseiras do Pajero.
Tacos de madeira também dão um jeitão.
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Ultimamente não tem havido muito tempo para isto.. mas a garagem ja é pequena para tanta tralha
Material de substituição compro na AutoDOC. Lido com casas de peças profissionalmente e em lado nenhum arranjo os preços da autoDOC.
Ao longo dos anos tenho comprado, em lojas da especialidade / Amazon, Ebay, Chave Vertical, Norauto etc etc etc..
- Prensa
- Compressor
- Grua de Motores
- Cavalete de Motores
- Máquina manual de desmontar pneus
- Rampas de Metal
- Macaco de Rodas Facom
- Preguiças Várias, Hi-Lift, Muitos cepos de madeira
- Chaves de todos os tipos, Torx, Sextavadas, Interiores, Exteriores, Tubos de Travão, Longas, curtas etc etc...
Isto para alem de berbequins, rebarbadoras, maquina de soldar, alicates, serra juntas,
Basicamente, se preciso de algo que seja especifico, prefiro comprar do que andar a pedir a A ou B
Nem faço ideia de quanto está investido, mas é raro precisar de alguma peça e não me safar...
Depois vêm outro tipo de coisas em que se gastam euros... os manuais Haynes, Material OBD, Sites X e Y de manuais técnicos... etc
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Um destes dias lá me meti debaixo do jipe para dar mais uma olhadela...lá descobri uma ponteira que tinha o selo de vedação solto, ou seja não retia a massa no seu interior e era uma questão de tempo até gripar.
Lá comprei duas ponteiras exteriores e mudei uma delas. o processo fica no tópico dos Pajeros. Obviamente nesta operação detetei que o próximo deverá ser os casquilhos dos triângulos superiores. aproveitei e lubirfiquei tudo naquela zona, além de dar uma limpeza de massa velha agarrada.
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Originalmente Colocado por FastLee Ver PostUltimamente não tem havido muito tempo para isto.. mas a garagem ja é pequena para tanta tralha
Material de substituição compro na AutoDOC. Lido com casas de peças profissionalmente e em lado nenhum arranjo os preços da autoDOC.
Ao longo dos anos tenho comprado, em lojas da especialidade / Amazon, Ebay, Chave Vertical, Norauto etc etc etc..
- Prensa
- Compressor
- Grua de Motores
- Cavalete de Motores
- Máquina manual de desmontar pneus
- Rampas de Metal
- Macaco de Rodas Facom
- Preguiças Várias, Hi-Lift, Muitos cepos de madeira
- Chaves de todos os tipos, Torx, Sextavadas, Interiores, Exteriores, Tubos de Travão, Longas, curtas etc etc...
Isto para alem de berbequins, rebarbadoras, maquina de soldar, alicates, serra juntas,
Basicamente, se preciso de algo que seja especifico, prefiro comprar do que andar a pedir a A ou B
Nem faço ideia de quanto está investido, mas é raro precisar de alguma peça e não me safar...
Depois vêm outro tipo de coisas em que se gastam euros... os manuais Haynes, Material OBD, Sites X e Y de manuais técnicos... etc
Para os jipes é das coisas que dá mais jeito e sempre que tenho de fazer aquilo chateia-me de fazer com as ferramentas específicas para tal.
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