Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida fap, egr/ kilometros feitos por mês.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
    Não conheço nenhum carro que tenha chumbado por anular o fap. Conheço muitos com fap e egr anulados e passam sem problemas. Agora caso o carro seja euro 6 não sei!
    E como é q sei se o meu focus é euro 6?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por casta20 Ver Post
      E como é q sei se o meu focus é euro 6?
      Pelas gramas de monoxido de carbono. Acho que está no livrete.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Hipocrisia???? Um carro projectado para ser "mais amigo do ambiente do que os seus antecessores" e para longas deslocações, preparado e afinado para tal, é comprado para curtos percursos e então vai daí e faz-se um conjunto de alterações ilegais, e que prejudicam todos, só porque se quer? Isto não é hipocrisia. Deixa-te dessas lições e conta para quem quer ouvir. Eu já as ouvi vezes sem conta nos últimos anos neste fórum. Se todos tirássemos o FAP sempre que dá problemas, a evolução no capítulo ambiental seria zero. Mas eu já sei que é só mais um e é muito mais barato e tal, e é fácil, não chumba na IPO (espero que comece a acontecer).

        Quanto à parte do post que realmente interessa, retirar o FAP pode não aumentar a fiabilidade do carro, especialmente quando este foi todo projectado para funcionar com o mesmo. O que não falta são relatos de problemas depois de FAP-off, nomeadamente no turbo. Mas isso causa preocupação quando lá se chega...e não fica mais barato que um FAP.

        OK, estou esclarecido. O teu carro é a GPL ou eléctrico?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por casta20 Ver Post
          E como é q sei se o meu focus é euro 6?
          O teu carro é EURO 5. Mas não retires o filtro anti partículas nem alteres nada no motor. Isso é disparate. Usa o carro, evita andares sempre a arrancar e a parar, faz percursos de estrada ou de AE regularmente, tem atenção ao óleo, e vais ver que vais andar muitos quilómetros sem stress. Se fazes cerca de 4000 por ano irás vender o carro antes de ter de trocar o FAP se tiveres cuidado e sorte. Mas aconselho-te vivamente no futuro a não comprares diesel.

          Comentário


            #35
            Duvida fap, egr/ kilometros feitos por mês.

            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            Hipocrisia???? Um carro projectado para ser "mais amigo do ambiente do que os seus antecessores" e para longas deslocações, preparado e afinado para tal, é comprado para curtos percursos e então vai daí e faz-se um conjunto de alterações ilegais, e que prejudicam todos, só porque se quer? Isto não é hipocrisia. Deixa-te dessas lições e conta para quem quer ouvir. Eu já as ouvi vezes sem conta nos últimos anos neste fórum. Se todos tirássemos o FAP sempre que dá problemas, a evolução no capítulo ambiental seria zero. Mas eu já sei que é só mais um e é muito mais barato e tal, e é fácil, não chumba na IPO (espero que comece a acontecer).

            Quanto à parte do post que realmente interessa, retirar o FAP pode não aumentar a fiabilidade do carro, especialmente quando este foi todo projectado para funcionar com o mesmo. O que não falta são relatos de problemas depois de FAP-off, nomeadamente no turbo. Mas isso causa preocupação quando lá se chega...e não fica mais barato que um FAP.
            Repara numa coisa, falas como só pudesse ou devesse comprar carros diesel recentes quem faz uma média de 100 km dia, compramos este carro porque primeiro gosto do carro e segundo porque me falaram bem destes motores, como não sou grande entendido em Mecanica e desde já peço desculpa por não o ser porque parece que ofende, decidi comprar, só mais tarde a ler o fórum me apercebi desta peça/componente que devido à utilização do carro pode dar problemas.

            Relativo a eliminação será uma coisa que irei ponderar pois não posso andar a meter fap novas regularmente, mas concordo com o que disse um user uns posts atrás, quem se preocupa com o ambiente nao compra diesel, vou até mais longe, não anda de carro.
            Editado pela última vez por casta20; 11 April 2016, 15:13.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por RUICAL Ver Post
              O teu carro é EURO 5. Mas não retires o filtro anti partículas nem alteres nada no motor. Isso é disparate. Usa o carro, evita andares sempre a arrancar e a parar, faz percursos de estrada ou de AE regularmente, tem atenção ao óleo, e vais ver que vais andar muitos quilómetros sem stress. Se fazes cerca de 4000 por ano irás vender o carro antes de ter de trocar o FAP se tiveres cuidado e sorte. Mas aconselho-te vivamente no futuro a não comprares diesel.
              Claro que não tomarei nenhuma decisão até ver como as coisas correrão, até porque tenho o carro ainda não fez 10 dias, e sinceramente estou a adorar a condução e a prestação do motor.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por casta20 Ver Post
                Repara numa coisa, falas como só pudesse ou devesse comprar carros diesel recentes quem faz uma média de 100 km dia, compramos este carro porque primeiro gosto do carro e segundo porque me falaram bem destes motores, como não sou grande entendido em Mecanica e desde já peço desculpa por não o ser porque parece que ofende, decidi comprar, só mais tarde a ler o fórum me apercebi desta peça/componente que devido à utilização do carro pode dar problemas.

                Relativo a eliminação será uma coisa que irei ponderar pois não posso andar a meter fap novas regularmente, mas concordo com o que disse um usar uns posts atrás, quem se preocupa com o ambiente nao compra diesel, vou até mais longe, não anda de carro.
                casta20, keep cool. A malta está aqui para se entre-ajudar. Tu colocaste a questão, nós estamos aqui para te aconselhar na medida dos nossos conhecimentos e da nossa experiência. Já te disse para não te preocupares muito. já tive um carro com esse tipo de motor. Hoje em dia já não comprava um carro a diesel mas tudo bem. Goza a viatura.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por RUICAL Ver Post
                  casta20, keep cool. A malta está aqui para se entre-ajudar. Tu colocaste a questão, nós estamos aqui para te aconselhar na medida dos nossos conhecimentos e da nossa experiência. Já te disse para não te preocupares muito. já tive um carro com esse tipo de motor. Hoje em dia já não comprava um carro a diesel mas tudo bem. Goza a viatura.
                  E eu agradeço a vossa ajuda / conselhos nesta questão.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
                    OK, estou esclarecido. O teu carro é a GPL ou eléctrico?
                    Em que é que isso é interessa?

                    Faz-me um favor, e digo-te isto sem qualquer demagogia, discute o tema e tenho todo o gosto em partilhar o que sei. Entrar em picardias idiotas não é para mim. Já amadureci nestes anos de fórum e já dei muito para esse peditório.

                    Quanto aos meus carros, tenho um diesel que faz cerca de 500/600 kms por semana com 280 mil kms e com FAP, sem nunca me ter chateado. E tenho um gasosas que faz actualmente 300 kms por semana. Se não fosse de injecção directa, já estava a GPL há muito. Mas também já fez metade desta marca e em percursos de 2/3 kms de cada vez.

                    Repara que eu não sou hipócrita, nunca fui, mas não consigo aconselhar uma via fácil e ilegal, quando há alternativas. Não façam de mim o moralista ou o bicho papão deste tópico.


                    Originalmente Colocado por casta20 Ver Post
                    Repara numa coisa, falas como só pudesse ou devesse comprar carros diesel recentes quem faz uma média de 100 km dia, compramos este carro porque primeiro gosto do carro e segundo porque me falaram bem destes motores, como não sou grande entendido em Mecanica e desde já peço desculpa por não o ser porque parece que ofende, decidi comprar, só mais tarde a ler o fórum me apercebi desta peça/componente que devido à utilização do carro pode dar problemas.

                    Relativo a eliminação será uma coisa que irei ponderar pois não posso andar a meter fap novas regularmente, mas concordo com o que disse um user uns posts atrás, quem se preocupa com o ambiente nao compra diesel, vou até mais longe, não anda de carro.
                    Eu não falo de maneira nenhuma o que dizes, nem tão pouco estou ofendido com nada. Que mania que se tem de ler os posts dos outros de forma enviesada. Já te dei a minha opinião e que é simples: provavelmente terás problemas de FAP (espero que não) mais tarde ou mais cedo, ainda por cima nem sabes o histórico para trás. O meu conselho para essa utilização é não teres um carro a diesel moderno. Se não o queres trocar por toda uma série de motivos, então não o troques. Nada mais há a dizer e, como dizes, se o FAP der problemas, então anulas. Esta é a tua solução, a minha não a seria. Não temos que ter a mesma opinião de forma alguma.

                    E não precisas de pedir desculpa por nada, como é óbvio.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por casta20 Ver Post
                      Bem pelo que leio só tenho 2 opções: vender o carro ou anular a fap.

                      Vender está fora de questão pois gosto do carro e ainda agora adquiri empréstimo para o comprar, por isso a médio prazo vou ter de anular a fap. Obrigado pelas respostas
                      É sempre uma boa solução e, todos os que respirarem o fumo também têm uma solução: anular os pulmões!

                      Comentário


                        #41
                        Não ligues aos profetas da desgraça, sim 10km é curto para fazer uma regeneração, mas na pratica só deverias intervir neste processo quando a luz do DPF acender, ai terás obrigatoriamente de andar até a luz apagar senão o carro entra em safe-mode e terás de o lavar a uma oficina para fazer uma regeneração forcada, mas essa luz só liga quando o filtro já está muito saturado o melhor é prevenir e não deixar isso acontecer.
                        Não conheço os motores Ford mas há truques para detectar as regenerações e assim evitar problemas maiores, deves tentar sempre acabar a regenerações, essas acontecem periodicamente e duram cerca de 20km, é chato mas não há volta a dar pois o filtro precisa de limpar.
                        Terás também de ter atenção também à contaminação do óleo e quando acontecer troca-lo para evitar males maiores para isso basta ir vendo o nível e se subir demasiado troca-lo mas não tenho conhecimento que isso seja vulgar nestes motores Ford\PSA.
                        Deste um bom passo em tentar informa-te de certeza que desde que tenhas estes cuidados não terás problemas de maior.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                          Não ligues aos profetas da desgraça, sim 10km é curto para fazer uma regeneração, mas na pratica só deverias intervir neste processo quando a luz do DPF acender, ai terás obrigatoriamente de andar até a luz apagar senão o carro entra em safe-mode e terás de o lavar a uma oficina para fazer uma regeneração forcada, mas essa luz só liga quando o filtro já está muito saturado o melhor é prevenir e não deixar isso acontecer.
                          Não conheço os motores Ford mas há truques para detectar as regenerações e assim evitar problemas maiores, deves tentar sempre acabar a regenerações, essas acontecem periodicamente e duram cerca de 20km, é chato mas não há volta a dar pois o filtro precisa de limpar.
                          Terás também de ter atenção também à contaminação do óleo e quando acontecer troca-lo para evitar males maiores para isso basta ir vendo o nível e se subir demasiado troca-lo mas não tenho conhecimento que isso seja vulgar nestes motores Ford\PSA.
                          Deste um bom passo em tentar informa-te de certeza que desde que tenhas estes cuidados não terás problemas de maior.
                          Nos motores PSA nao ha contaminação do óleo com gasóleo. O filtro usa aditivo (eolys). são sistemas diferentes e não usam o 5 injector.

                          O carro quando está a regenerar liga a ventoinha e o consumo instantâneo com o carro engatado e sem os pés nos pedais não vai a zero. Os consumos também aumentam.

                          Convém mesmo ir passear o carro quando ele está a regenerar.

                          O filtro até nem é caro e não tens o risco do óleo contaminar mas continua a ser chato, só te livras desse tipo de problemas comprando gasolina.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                            Não ligues aos profetas da desgraça,
                            Presente. Então agora um diesel com FAP adequa-se a uma utilização de curtos percursos? Não me parece, de todo, e o FAP é só um dos componentes que sofre com isso.

                            Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post

                            sim 10km é curto para fazer uma regeneração, mas na pratica só deverias intervir neste processo quando a luz do DPF acender, ai terás obrigatoriamente de andar até a luz apagar senão o carro entra em safe-mode e terás de o lavar a uma oficina para fazer uma regeneração forcada, mas essa luz só liga quando o filtro já está muito saturado o melhor é prevenir e não deixar isso acontecer.
                            Afinal 10 kms é curto. E se eu percebi bem eram 10 kms divididos por algumas viagens, mas isto também não interessa nada, pouca diferença faz.

                            Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                            Não conheço os motores Ford mas há truques para detectar as regenerações e assim evitar problemas maiores, deves tentar sempre acabar a regenerações, essas acontecem periodicamente e duram cerca de 20km, é chato mas não há volta a dar pois o filtro precisa de limpar.
                            Isso depende e é até bastante variável. Certamente o grau de saturação, temperatura, velocidade, rpms, e todo um conjunto de parâmetros previamente estabelecidos e programados na centralina, controlam o tempo/kms da regeneração.


                            Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                            Terás também de ter atenção também à contaminação do óleo e quando acontecer troca-lo para evitar males maiores para isso basta ir vendo o nível e se subir demasiado troca-lo mas não tenho conhecimento que isso seja vulgar nestes motores Ford\PSA.
                            Eu não sei qual é série do carro em questão, mas se tiver o EOLYS pode não se notar o nível de óleo a subir. Além do mais esse parâmetro, que é importante e uma boa dica, é um parâmetro indirecto e como pode haver outros factores a influenciá-lo, pode induzir o proprietário em erro. Imagina uma fuga de óleo que acaba por compensar a contaminação de gasóleo (a acontecer) no óleo. Um tipo vai ver o nível e está sempre bom, quando na verdade não é bem assim.

                            Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                            Deste um bom passo em tentar informa-te de certeza que desde que tenhas estes cuidados não terás problemas de maior.
                            É sempre bom saber mais, mas fazia mais sentido se fosse antes da compra e tenho a convicção que se informasse, hoje não teria um diesel com FAP. Quanto aos cuidados, além da questão sorte neste caso (carro usado) com este quotidiano não antevejo um caso de ficha limpa, mas desejo que tudo corra pelo melhor.

                            Comentário


                              #44
                              Depois admiram-se, e chamam de chulos e oportunistas aos que um dia irão criar uma maneira de chumbar carros, dar multa e/ou apreensão a quem andar a retirar FAP's.
                              Não sabem o propósito, criticam porque vocês é que sabem, os gajos que inventaram e os que implementaram como regras é que são burros.
                              Fixe fixe é "no smoke no fun".

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por casta20 Ver Post
                                Repara numa coisa, falas como só pudesse ou devesse comprar carros diesel recentes quem faz uma média de 100 km dia, compramos este carro porque primeiro gosto do carro e segundo porque me falaram bem destes motores, como não sou grande entendido em Mecanica e desde já peço desculpa por não o ser porque parece que ofende, decidi comprar, só mais tarde a ler o fórum me apercebi desta peça/componente que devido à utilização do carro pode dar problemas.

                                Relativo a eliminação será uma coisa que irei ponderar pois não posso andar a meter fap novas regularmente, mas concordo com o que disse um user uns posts atrás, quem se preocupa com o ambiente nao compra diesel, vou até mais longe, não anda de carro.
                                Não ligues... O que não faltam aqui são heróis, com o dinheiro dos outros!

                                Uns mandam-te retirar o FAP, outros mandam-te vender o carro (é melhor, diz ele...), outros só te faltam insultarem-te por teres comprado um carro a gasóleo para essas condições de utilização. Eu na vida dos outros também mando muito bem. Até sou o melhor (conforme alguém diz por aí...).

                                Conselho de um leigo:

                                - tenta aperceber-te de quando o carro está a regenerar. Geralmente os consumos instantâneos aumentam, as rotações do relanti aumentam, o barulho do motor fica mais grave, alguns ligam o desembaciador traseiro, outros a ventoinha de refrigeração e todos ele deitam um cheiro a queimado!

                                - tanta aperceber-te de quantos em quantos quilómetros é que ele entra neste modo e vai controlando a coisa.

                                - nunca interrompas a regeneração. Isto é o mais importante. Se interromperes ele vai voltar a realizar o processo e depois voltas a interromper e depois volta a reiniciar.... Até que o filtro fica colmatado e já não há nada a fazer.

                                - tenta aperceber-te de quanto tempo é que demora a fazer a regeneração. Até tudo voltar ao normal, cheiro, rotações, consumos, etc.

                                - não precisas de ir para a AE. Basta deixares ao relanti por, sim podem ser alguns minutos...

                                Comentário


                                  #46
                                  nunca compraria um diesel para tão poucos kms, eu faço 10.000 e ainda me compensa a gasolina

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                    nunca compraria um diesel para tão poucos kms, eu faço 10.000 e ainda me compensa a gasolina
                                    Se trocares de carro frequentemente tens razão mas quem comprar um carro para fazer mais de 50.000km a gasolina vai ser sempre mais dispendioso.

                                    Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                                    Comentário


                                      #48
                                      Olha, desfruta do carro e faz o que te recomendam para evitar problemas com o FAP. Um dia quando este tiver de ser substituido ou der problemas logo decides o que fazer. Até lá não te rales com isso.

                                      Uma coisa é defender o ambiente e acho bem, outra é dizer que o FAP não faz mal ao carro e que os carros foram desenvolvidos para levar FAP etc...isso é mentira. Os motores não foram desenvolvidos para levar FAP, dai os problemas, o FAP foi uma imposição da UE e só da UE. Um carro que te obriga a andar quando queres parar não é normal acho eu.
                                      Por curiosidade, já alguém viu uma regeneração forçada numa oficina? Os grandes defensores do ambiente desmaiavam.
                                      Com isto digo que respeito e zelo pelo ambiente, sempre o fiz mas com coisas que sei que resultam e valem a pena. Eu pessoalmente nem acredito muito na eficácia dos FAPs em compensar as coisas más aderentes a este, ás tantas é como as emissões. Não comam tudo o que lhes põem á frente.
                                      Proibir mais o fabrico de motores diesel sim, resultava. Agora pensos rápidos numa ferida que tem de ser suturada? É só sujar pensos.
                                      Editado pela última vez por DMEM; 12 April 2016, 07:41.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                        quem comprar um carro para fazer mais de 50.000km a gasolina vai ser sempre mais dispendioso.
                                        No exemplo do tópico um focus diesel custa 27382€ e o gasolina custa 20662€, são 6720€ que "sobram", se os gastares em gasolina a 1,209€ (pingo doce aqui perto de mim por ex.) dá para 5558 litros, tendo o focus consumo anunciado de 5,1L/100 dá para 108.986km's!!!
                                        Isto ainda o diesel não começou a andar...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Sim é verdade, mas junta lá a diferença na venda em usado e isso reduz para metade dos km e se ficares com ele a partir dai é perder dinheiro.

                                          Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                                          Comentário


                                            #51
                                            Junta a despesa com revisões, eloys, injectores, embraiagens, volantes de motor, fap's, etc... e vê lá se sobra alguma coisa na venda...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                              Junta a despesa com revisões, eloys, injectores, embraiagens, volantes de motor, fap's, etc... e vê lá se sobra alguma coisa na venda...
                                              Esqueceste dos turbos!
                                              Tens toda a razão quando a compra são carros novos. Se forem usados depende do preço.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
                                                Esqueceste dos turbos!
                                                O gasolina também tem e penso que não é mais barato, assumi que seria uma despesa, a acontecer, equivalente...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                  O gasolina também tem e penso que não é mais barato, assumi que seria uma despesa, a acontecer, equivalente...
                                                  Sim, mas os carros a gasolina com turbo são máquinas! Para a casa sos 110/140 cv num carro a gasolina não precisas de turbo a não ser que seja um 1.0 ou 1.2.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Que é o caso do focus 1.0 turbo de 125cv's (ou 100)...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      eu revejo-me no user... tambem comprei e só depois descobri a porcaria do FAP...

                                                      com a agravante que o meu começou logo a dar raia... o primeiro\s dono\s não o devem ter tratado muito bem...

                                                      optei por colocar um FAP da concorrencia signifivativamente mais barato que o da marca... 800€ em vez de 1300+IVA!!!!

                                                      faço cerca de 12000 a 15000 por ano... em percursos curtos + viagens e passeios ocasionais...

                                                      desde que meti o filtro novo (2014) faz uma regeneração a cada 300 ou 400 KM, sempre que dou pela regeneração a fazer meto o carro na A23 acima das 2500 RPM e tá pronto para outra...

                                                      Isso de fazer a regeneração ao relantin não me parece boa ideia... o FAP precisa de calor e pressão para uma limpeza eficaz!!! tanto que tem uma sonda antes do FAP e outra depois... precisamente para poder optimizar as regenerações... era um dos erros indicados no meu... temperatura sonda 2 não plausivel!

                                                      tens o carro agora desfruta dele... aproveita o facto do combustivel ser mais barato e passeia mais... pois o que o carro quer é KM rodados. tem os cuidados com as regenerações e ela vai aguentando. Interromper as regenerações é má ideia apesar de mais tarde o computador tentar regenerar novamente!

                                                      um dia que pares o carro e esteja a fazer a regeneração vais dar pelo barulho e especialmente pelo cheiro...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Volto a agradecer os conselhos, irei realmente ter atenção às regenerações e tentar não parar em nenhuma a meio, até porque o carro tem garantia de 1 Ano e se der algum problema com o fap posso sempre levar a garantia.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por casta20 Ver Post
                                                          Volto a agradecer os conselhos, irei realmente ter atenção às regenerações e tentar não parar em nenhuma a meio, até porque o carro tem garantia de 1 Ano e se der algum problema com o fap posso sempre levar a garantia.
                                                          Não contes com isso... é provavelmente considerado "consumível"!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                            No exemplo do tópico um focus diesel custa 27382€ e o gasolina custa 20662€, são 6720€ que "sobram", se os gastares em gasolina a 1,209€ (pingo doce aqui perto de mim por ex.) dá para 5558 litros, tendo o focus consumo anunciado de 5,1L/100 dá para 108.986km's!!!
                                                            Isto ainda o diesel não começou a andar...
                                                            E pegando no teu exemplo, só falta o acréscimo de juros, quando de compra a crédito. Seja como for, este tema (gasóleo vs gasolina) é algo já debatido por inúmeras vezes neste fórum, sendo que, como se vê, não se reune consenso.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
                                                              Olha, desfruta do carro e faz o que te recomendam para evitar problemas com o FAP. Um dia quando este tiver de ser substituido ou der problemas logo decides o que fazer. Até lá não te rales com isso.

                                                              Uma coisa é defender o ambiente e acho bem, outra é dizer que o FAP não faz mal ao carro e que os carros foram desenvolvidos para levar FAP etc...isso é mentira. Os motores não foram desenvolvidos para levar FAP, dai os problemas, o FAP foi uma imposição da UE e só da UE. Um carro que te obriga a andar quando queres parar não é normal acho eu.
                                                              Por curiosidade, já alguém viu uma regeneração forçada numa oficina? Os grandes defensores do ambiente desmaiavam.
                                                              Com isto digo que respeito e zelo pelo ambiente, sempre o fiz mas com coisas que sei que resultam e valem a pena. Eu pessoalmente nem acredito muito na eficácia dos FAPs em compensar as coisas más aderentes a este, ás tantas é como as emissões. Não comam tudo o que lhes põem á frente.
                                                              Proibir mais o fabrico de motores diesel sim, resultava. Agora pensos rápidos numa ferida que tem de ser suturada? É só sujar pensos.
                                                              Só é mentira na mesma medida do teu grau de leitura. Relê o que eu disse, se não te importares, e espero que percebas que eu não disse nada do que estás afirmar. Mais adianto que desde o início do tópico já insinuaste que sou hipócrita e agora mentiroso. Parabéns pela postura e pelo respeito pelos demais.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X