Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Relato de uma limpeza ao FAP com Liqui Moly e agora também da Admissão/EGR/MAP-Fotos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    ecoflex,

    tens toda a razão na tua pergunta e tanto se aplica ás baterias, filtros ( qualquer um ) etc.

    se por uma lado os FAP limpam ou retiram a maior parte das maiores partículas, temos depois as regenerações normais que vão expelindo ( num formato diferente ) uma boa parte do que andaram a filtrar.

    pior é mesmo no fim de vida, quem trata e até que ponto é bem feito.

    um coisa é certa, os carros estão menos poluentes e mais amigos do ambiente ( pelo menos na utilização ) mas durante o processo de fabricação ?

    tudo tem os seus prós e contras - espero que estejamos a caminhar no bom caminho para minimizar a poluição e o mal que todos vamos fazendo ao planeta.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
      ecoflex,

      tens toda a razão na tua pergunta e tanto se aplica ás baterias, filtros ( qualquer um ) etc.

      se por uma lado os FAP limpam ou retiram a maior parte das maiores partículas, temos depois as regenerações normais que vão expelindo ( num formato diferente ) uma boa parte do que andaram a filtrar.

      pior é mesmo no fim de vida, quem trata e até que ponto é bem feito.

      um coisa é certa, os carros estão menos poluentes e mais amigos do ambiente ( pelo menos na utilização ) mas durante o processo de fabricação ?

      tudo tem os seus prós e contras - espero que estejamos a caminhar no bom caminho para minimizar a poluição e o mal que todos vamos fazendo ao planeta.
      A resposta é mais que óbvia! Vai no "open day" visitar a AutoEuropa e percebes logo!

      Neste momento todo os fabricantes (ou quase) têm áreas enormes com painéis fotovoltaicos, toda a água que é usada é devidamente tratada e não simplesmente "despejada" como no passado, reutilizam-se cada vez mais materiais (têxteis, borracha, metais...) pelo que o processo de produção dos automóveis é bem menos inimigo do ambiente do que já foi no passado!

      Não é perfeito, nem lá perto, mas já foi bem pior!

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Acredita que deves ter mesmo problemas de leitura. Além de gostares de incendiar todos os tópicos em que participas, qual foi a parte de que me expliquei de forma incompleta que não percebeste? Simplesmente não terminei a frase anterior e já expliquei isso. Chiça, que és de uma implicância atroz.
        Tu é que escreves de forma "incompleta" e eu é que tenho problemas de leitura... É bem!

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Tu é que escreves de forma "incompleta" e eu é que tenho problemas de leitura... É bem!
          Além de estares com problemas de leitura, ainda achas que este facto está relacionado com a minha pessoa. Não completei uma frase, expliquei isso mesmo, mas implicas, implicas, implicas.

          Faz-me um favor. Vai meter nojo para outro lado. Obrigado.

          Comentário


            #95
            Não digam que em tempos de crise os DPF não vieram ajudar a economia deste pais, multiplica-se como cogumelos firmas que curam o problema, desde a simples remoção ao recondicionamento e agora as lavagens.
            Já vi lavagens idênticas a serem anunciadas por 50€ até porque 200€ dá para fazer a reconstrução do filtro em algumas casas especializadas, julgo eu que será um trabalho muito mais durável pois é suposto ter a mesma duração de um novo, isto quando bem feito.
            Esta lavagem não é mais que tirar um sensor para ter acaso ao interior do filtro e mandar um produto que remove as partículas, mas quando o filtro começa a ficar saturado e não consegue regenerar de forma normal é porque o elemento de filtragem esta a ficar danificado com o uso e as frequentes esfregas a mais de 600º c e nesse caso não há lavagem que o restitua, se o filtro estiver bom a melhor limpeza é uma bela esfrega em AE.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
              Não digam que em tempos de crise os DPF não vieram ajudar a economia deste pais, multiplica-se como cogumelos firmas que curam o problema, desde a simples remoção ao recondicionamento e agora as lavagens.
              Já vi lavagens idênticas a serem anunciadas por 50€ até porque 200€ dá para fazer a reconstrução do filtro em algumas casas especializadas, julgo eu que será um trabalho muito mais durável pois é suposto ter a mesma duração de um novo, isto quando bem feito.
              Esta lavagem não é mais que tirar um sensor para ter acaso ao interior do filtro e mandar um produto que remove as partículas, mas quando o filtro começa a ficar saturado e não consegue regenerar de forma normal é porque o elemento de filtragem esta a ficar danificado com o uso e as frequentes esfregas a mais de 600º c e nesse caso não há lavagem que o restitua, se o filtro estiver bom a melhor limpeza é uma bela esfrega em AE.
              Esta é a suspeita que tenho. Nesta oficina, a limpeza do FAP da Astra (varia de acordo com alguns modelos) fica em 150 € (IVA incluído). Se por 200 já se coloca um miolo reconstruído, efectivamente pode não justificar a limpeza, pela incerteza do resultado. Aliás, na altura foi falado com os técnicos e de uma forma diferente, foi-me explicado que quando o filtro já está muito saturado, a limpeza só por si, pode não resultar. Felizmente não tenho tido problemas desta natureza.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                Não digam que em tempos de crise os DPF não vieram ajudar a economia deste pais
                Aliás as marcas desenvolveram esta tecnologia a pensar no contexto económico português...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por MAzdaNIAx Ver Post
                  Aliás as marcas desenvolveram esta tecnologia a pensar no contexto económico português...

                  Mas os "alemões" estão a preparar-se para vir cá estragar o negócio e impedir a retoma... veja-se a pág. 3...
                  http://www.pierburg-service.de/ximag...100_pt_web.pdf

                  (citado originalmente por cuíca)
                  Editado pela última vez por Vitoy; 01 December 2014, 00:10.

                  Comentário


                    #99
                    "desaconselhamos a limpeza e aconselhamos a substituição por uma nova"

                    assinado: o fabricante das novas

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MAzdaNIAx Ver Post
                      "desaconselhamos a limpeza e aconselhamos a substituição por uma nova"

                      assinado: o fabricante das novas
                      Porque será?...

                      Comentário


                        Fazendo um balanço dos últimos 2 meses, as regenerações rondam a média de 400/450, mas volta e meia pelo percurso e velocidade praticada, sai destes parâmetros, tanto para ciclos mais curtos (mais cidade e/ou andar mais devagar para tentar gastar menos) ou mais longos (mais AE e velocidades mais elevadas). Esta média é bastante boa para o que conheço dos FAPs dos 1.7.

                        Após a limpeza do FAP e da admissão notei (e continuo a notar) melhorias nas baixas, regime de ralenti mais baixo e estável, maior facilidade em fazer bons consumos. E a 6ª mantém-se com mais fulgor que antes, ainda que seja algo fraca dado o seu escalonamento. Quando foi feita a limpeza do FAP em Julho tinha 5.6 de média anual, e terminei o ano com 5.4. Bem notória a redução...

                        Em suma, estou bastante satisfeito com o que vou experienciando com estas intervenções. Este ano penso fazer uma limpeza do turbo, na altura da revisão em Setembro. Está nesta fase com 245 mil kms e uns trocos e vai respirando fiabilidade por todos os poros, além de consumir pouco. Assim se mantenha.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Fazendo um balanço dos últimos 2 meses, as regenerações rondam a média de 400/450, mas volta e meia pelo percurso e velocidade praticada, sai destes parâmetros, tanto para ciclos mais curtos (mais cidade e/ou andar mais devagar para tentar gastar menos) ou mais longos (mais AE e velocidades mais elevadas). Esta média é bastante boa para o que conheço dos FAPs dos 1.7.

                          Após a limpeza do FAP e da admissão notei (e continuo a notar) melhorias nas baixas, regime de ralenti mais baixo e estável, maior facilidade em fazer bons consumos. E a 6ª mantém-se com mais fulgor que antes, ainda que seja algo fraca dado o seu escalonamento. Quando foi feita a limpeza do FAP em Julho tinha 5.6 de média anual, e terminei o ano com 5.4. Bem notória a redução...

                          Em suma, estou bastante satisfeito com o que vou experienciando com estas intervenções. Este ano penso fazer uma limpeza do turbo, na altura da revisão em Setembro. Está nesta fase com 245 mil kms e uns trocos e vai respirando fiabilidade por todos os poros, além de consumir pouco. Assim se mantenha.
                          Não há dúvida que os cuidados com os carros compensam. Então a manutenção preventiva pode fazer milagres.

                          Comentário


                            Bom, na passagem pelos 247 mil kms, aparece o 1º problema. O tubo que liga o turbo ao intercooler está a rasgar, porque a malha protectora saiu do sítio, fazendo com que ficasse a roçar no radiador. Está a ser reparado neste momento, e a malha será presa na abraçadeira para não acontecer o mesmo. O tubo custou cerca de 150 € OEM.

                            Não cheguei a ficar apeado, nem tão pouco acendeu a luz do safe mode, porque não chegou a romper completamente. Comecei a ouvir um sopro extra quando pisava o acelerador, portanto em carga, e levei-o logo ao mecânico para resolver. Espero tê-lo de volta na 4ª feira.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Bom, na passagem pelos 247 mil kms, aparece o 1º problema. O tubo que liga o turbo ao intercooler está a rasgar, porque a malha protectora saiu do sítio, fazendo com que ficasse a roçar no radiador. Está a ser reparado neste momento, e a malha será presa na abraçadeira para não acontecer o mesmo. O tubo custou cerca de 150 € OEM.

                              Não cheguei a ficar apeado, nem tão pouco acendeu a luz do safe mode, porque não chegou a romper completamente. Comecei a ouvir um sopro extra quando pisava o acelerador, portanto em carga, e levei-o logo ao mecânico para resolver. Espero tê-lo de volta na 4ª feira.
                              150€ o tubo ou a intervenção, já com material?

                              Comentário


                                fosgasse...tubo feito em ouro....

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Bom, na passagem pelos 247 mil kms, aparece o 1º problema. O tubo que liga o turbo ao intercooler está a rasgar, porque a malha protectora saiu do sítio, fazendo com que ficasse a roçar no radiador. Está a ser reparado neste momento, e a malha será presa na abraçadeira para não acontecer o mesmo. O tubo custou cerca de 150 € OEM.

                                  Não cheguei a ficar apeado, nem tão pouco acendeu a luz do safe mode, porque não chegou a romper completamente. Comecei a ouvir um sopro extra quando pisava o acelerador, portanto em carga, e levei-o logo ao mecânico para resolver. Espero tê-lo de volta na 4ª feira.
                                  Apenas a título de comparação... Um familiar fez a mesma reparação num concessionário Mercedes, numa S203 220 CDI (2004). Preço: 125€

                                  Comentário


                                    Num E220 CDI 2.2 143cv em que o turbo já assobia o que aconselham, reparar o turbo ou deixar andar até rebentar?

                                    E num 307 1.6 110, com 200.000, vale a pena limpar a EGR, apesar de não ter sintomas de "entupimento" (desenvolve bem e gasta pouco, como se fosse novo, aliás nunca andou tanto).

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                      150€ o tubo ou a intervenção, já com material?
                                      Só o tubo comprado na Opel.

                                      Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                                      fosgasse...tubo feito em ouro....
                                      Deve ser...

                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      Apenas a título de comparação... Um familiar fez a mesma reparação num concessionário Mercedes, numa S203 220 CDI (2004). Preço: 125€
                                      Rui estas coisas são chatas de comparar. Que é caro, não há dúvida (já me tinham avisado), mas são carros diferentes, os tubos devem ser diferentes. Já o tensor do alternador, na Opel, custa mais de 300 € com montagem. Acho que é mais ou menos o preço dos 220 cdi...O que é que um gajo vai fazer? Há-de haver outras coisas mais baratas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por murgto Ver Post
                                        Num E220 CDI 2.2 143cv em que o turbo já assobia o que aconselham, reparar o turbo ou deixar andar até rebentar?

                                        E num 307 1.6 110, com 200.000, vale a pena limpar a EGR, apesar de não ter sintomas de "entupimento" (desenvolve bem e gasta pouco, como se fosse novo, aliás nunca andou tanto).
                                        Eu não sou mecânico, mas eu ía procurar ajuda para ver o turbo.

                                        Agora na 307, eu aconselharia uma limpeza da EGR, admissão e MAP (eu também não tinha sintomas nenhuns, assim como dizes, e notei diferenças depois da intervenção).

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Rui estas coisas são chatas de comparar. Que é caro, não há dúvida (já me tinham avisado), mas são carros diferentes, os tubos devem ser diferentes. Já o tensor do alternador, na Opel, custa mais de 300 € com montagem. Acho que é mais ou menos o preço dos 220 cdi...O que é que um gajo vai fazer? Há-de haver outras coisas mais baratas.
                                          Sim, o objectivo era apenas termos a comparação entre uma marca dita generalista e uma dita premium.

                                          Esse surpreendeu-me por ser caro e o Mercedes por ser barato... Olhando à marca, porque a qualidade do tubo pouco deverá diferir (é hábito danificar-se nesta motorização).

                                          Comentário


                                            estás a reportar isso neste tópico até pensei que tivesse sido alguma consequência da limpeza....

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Esta é a suspeita que tenho. Nesta oficina, a limpeza do FAP da Astra (varia de acordo com alguns modelos) fica em 150 € (IVA incluído). Se por 200 já se coloca um miolo reconstruído, efectivamente pode não justificar a limpeza, pela incerteza do resultado. Aliás, na altura foi falado com os técnicos e de uma forma diferente, foi-me explicado que quando o filtro já está muito saturado, a limpeza só por si, pode não resultar. Felizmente não tenho tido problemas desta natureza.
                                              Pelo que me foi explicado por um mecânico que também faz esse tipo de trabalhos, o problema será quando a obstrução já não seja tratável, por não ser já lixo mas sim uma deterioração/deformação interna dos "poros" do FAP (ele utilizou uma expressão melhor).

                                              Julgo que existem também limpezas por ultrasons (removendo do carro, claro).

                                              Aqui fico só com uma dúvida de tentar entender em que circunstâncias isto faz sentido exactamente, pois quando um FAP se começa a portar mal, tem poucos km e a regeneração forçada não resolve, uma limpeza costuma ser eficaz. Nesse cenário o dono do carro já pode ter ido para a oficina em "safe-mode", e as vantagens são evidentes.

                                              Nos casos em que o FAP já levou "muita tareia", não me parece que seja eficaz e se não for avaliado antes, é chato pagar 200€ para atrasar apenas um pouco a substituição.

                                              Como acto preventivo fico com dúvidas. Diria que faz sentido que um FAP mais limpo possa diminuir os ciclos de regeneração, baixar consumos e melhorar um pouco o rendimento.
                                              Mas como é que o condutor comum avalia essa necessidade antes de começar a sentir problemas no carro?

                                              Comentário


                                                fácil. usa o modulo checo...com as devidas modificações, se necessárias.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por murgto Ver Post
                                                  Num E220 CDI 2.2 143cv em que o turbo já assobia o que aconselham, reparar o turbo ou deixar andar até rebentar?
                                                  Se o turbo fizer o carro entrar em safe-mode antes de algo mais grave acontecer, terás sorte.

                                                  Se ele partir em carga (por exemplo em AE ou numa via rápida) e partir "mal", facilmente mandas o motor todo para o lixo.

                                                  Resumidamente, esse é o risco que tens de ponderar.

                                                  Mas atençao, pois julgo que assobiar alguma coisa é normal nesses turbos (alguém que conheça esse modelo em particular poderá ajudar).

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por MAzdaNIAx Ver Post
                                                    estás a reportar isso neste tópico até pensei que tivesse sido alguma consequência da limpeza....
                                                    Bingo. Essa é que é a minha dúvida, daí ter colocado aqui essa questão. Habitualmente o DB é feito noutro lado.

                                                    Eu não sei até que ponto a regeneração forçada, com 3500 rpms durante meia-hora, não pode ter influenciado o tubo em questão fazendo com que a malha protectora tivesse ficado, de alguma forma solta ou folgada, de forma a sair do sítio com facilidade. É só uma ideia minha, e pode não ter nada a ver, mas registei a coincidência. A limpeza do FAP ocorreu há sensivelmente 13-14 mil kms, tempo mais que suficiente para um tubo sem protecção, começar a romper. Apenas e só uma especulação minha e nada mais.

                                                    Quanto a ciclos de FAP, já que falamos nisso, andam em torno dos 400 kms, em média.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                                                      fácil. usa o modulo checo...com as devidas modificações, se necessárias.
                                                      É carote, mas dá muito jeito.

                                                      Comentário


                                                        estou seriamente a pensar nisso

                                                        Comentário


                                                          Bom, o mecânico acha que a regeneração forçada não deve ter tido efeito nefasto no tubo em causa. Já a limpeza da admissão pode ter tido, especialmente pela maior pressão que o tubo começou a ser sujeito (desculpem, não sei explicar melhor). Depois posso colocar umas fotos a mostrar o tubo e o local em que roçava.

                                                          Comentário


                                                            ecoflex,

                                                            Sabes se depois da limpeza do fap da tua Astra, a centralina foi programada de modo a "pensar" que tinha um fap novo?

                                                            Isto é, se foram reiniciados os parâmetros de controlo do fap?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                              Pelo que me foi explicado por um mecânico que também faz esse tipo de trabalhos, o problema será quando a obstrução já não seja tratável, por não ser já lixo mas sim uma deterioração/deformação interna dos "poros" do FAP (ele utilizou uma expressão melhor).

                                                              Julgo que existem também limpezas por ultrasons (removendo do carro, claro).

                                                              Aqui fico só com uma dúvida de tentar entender em que circunstâncias isto faz sentido exactamente, pois quando um FAP se começa a portar mal, tem poucos km e a regeneração forçada não resolve, uma limpeza costuma ser eficaz. Nesse cenário o dono do carro já pode ter ido para a oficina em "safe-mode", e as vantagens são evidentes.

                                                              Nos casos em que o FAP já levou "muita tareia", não me parece que seja eficaz e se não for avaliado antes, é chato pagar 200€ para atrasar apenas um pouco a substituição.

                                                              Como acto preventivo fico com dúvidas. Diria que faz sentido que um FAP mais limpo possa diminuir os ciclos de regeneração, baixar consumos e melhorar um pouco o rendimento.
                                                              Mas como é que o condutor comum avalia essa necessidade antes de começar a sentir problemas no carro?
                                                              Com o aproximar do final de vida do FAP, as regenerações começam a ser mais frequentes.
                                                              Infelizmente não acho que exista qualquer carro com FAP, que faça a indicação que o processo de regeneração está em curso.
                                                              Ou seja, para muitos utilizadores, nem sequer reparam que o carro está em modo regenerativo, quanto mais aperceberem-se da sua frequência...

                                                              Uma regeneração nunca consegue devolver ao FAP um nível de colmatação zero. As regenerações vão deixando sempre alguns pequenos valores residuais. Quando a diferença entre a saturação do filtro e a regeneração é praticamente nula, o filtro encontra-se em fim de vida. Nessa altura só por processos mecânicos ou a aquisição de um filtro novo.

                                                              A manutenção, em particular a limpeza que se fala neste tópico, é importante para preservar e dilatar o ciclo de utilização do FAP.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X