Então e depois disto tudo não é necessária uma inspecção extraordinária?
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Homologação de nova medida de pneumáticos e/ou jantes - Procedimentos no post #45
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Homologar jantes e pneus
Boa tarde, gostaria de saber se me podem explicar como posso homologar umas jantes e uns pneus diferentes das que tenhos no livrete, que processo tenho que fazer, se calhar e uma pergunta uma pouco basica mas nao sei como funciona o processo, sera que me podem ajudar?
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Boas, agora surgiu uma entidade que mediante um teste efectuado por 1 ou 2 engenheiros passa a homologação de novas medidas de jante/pneu.
Paga-se cerca de 150€ e se se passar no teste eles dão um certificado que posteriormente deve ser entregue na DGV para que esta trate da emissão de um novo livrete já com as ñovas medidas.
Laboratório de Tecnologia Automóvel, Lda.
Rua do Carregal - Lugar da Aldeia
4700-687 Palmeira
BRAGA
Tel.: +351 253 627 409 / 10
Fax: +351 253 627 411
E-mail: geral@lta.pt
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homologaçao de pneumaticos
Boas
Amanha irei a seat aqui no norte pedir uma declaraçao para depois ir a loja do cidadao homologar a actual jante para 16.As minhas duvidas sao 3:
1 qual a medida que seja standard , sendo assim a mais barata para r16? 195/50/r16 ?
2 já agora alguem que tenha alguma experiencia neste caso sabe me dizer o preço da tal declaraçao.? :=)
3 é necessrio uma inspecçao ao veiculo como diz no documento modelo 9 imtt ? Porque a senhora da loja do cidadao nao foi claro neste ponto.
Abraços
Comentário
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Originalmente Colocado por zeef Ver PostBoas
Amanha irei a seat aqui no norte pedir uma declaraçao para depois ir a loja do cidadao homologar a actual jante para 16.As minhas duvidas sao 3:
1 qual a medida que seja standard , sendo assim a mais barata para r16? 195/50/r16 ?
2 já agora alguem que tenha alguma experiencia neste caso sabe me dizer o preço da tal declaraçao.? :=)
3 é necessrio uma inspecçao ao veiculo como diz no documento modelo 9 imtt ? Porque a senhora da loja do cidadao nao foi claro neste ponto.
Abraços
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Eu tenho um Rover 214 Si de 1996, com umas rodinhas de bicicleta de origem (ja' nao me lembro bem a medida, era 14").
Quando o meu avo me deu o carro, troquei para umas jantes 15" da Norauto com pneus 195/45 R15. Nunca tratei de legalizar, mas ia sempre 'as inspeccoes com os pneus/rodas de origem.
Passado uns tempos, pesou-me a consciencia, e fui ate' 'a Rover, ali para os lados de Oeiras (Lagoa's Park, acho) pedir uma declaracao para legalizar essa medida. Expliciaram que o maximo que podia ter no carro, legalmente, era 185/55 R15 pois uma das versoes deste carro tinha essa medida homologada, e por isso o meu carro tambem poderia usar essa medida (pelo que percebi, a diferenca de medidas era apenas por uma questao de niveis de equipamento).
Pedi entao a tal cartinha, que recebi passado pouco tempo pelo correio. Na mesma carta pediam para eu passar por la' e pagar 32 euros pela cartinha. Logo a seguir a Rover foi 'a falencia, pelo que nunca cheguei a pagar a cartinha, mas fiquei contente de a conseguir antes da marca acabar.
Fui 'a DGV para legalizar, mas coincidiu com o fecho da DGV e criacao do IMTT (ou la' como se chama agora), pelo que aquilo estava um caos. Dei meia volta (porque tenho mais que fazer), e continuei a conduzir com 195/45 R15 ate' ir trabalhar para fora da Europa, altura em que devolvi o carro ao meu avo. Como ele esta' num lar e raramente conduz, o carro ficava parado 'a porta do lar muito tempo. Uns FDP de uns atrasados mentais devem ter achado engracado cortar dois pneus sem qualquer razao (nem sequer por estar a ocupar um lugar raro, pois e' numa zona com bastantes lugares de estacionamento) e o meu avo teve que desenrascar voltando a montar as rodas/pneus de origem.
Ao voltar a precisar do carro, desta vez por ter mudado para a Holanda e querer trazer o carro, la' fui eu comprar uns pneus novos para por nas jantes de 15. Comprei uns 185/55 R15 com a intencao de legalizar quando tivesse tempo. Como o meu conceito de tempo nao e' o mesmo do da funcao publica, nao achei por bem ficar um dia inteiro na fila para entregar 5 papeis, pelo que mais uma vez dei meia volta e vim embora com os pneus ainda "ilegais" e com os papeis todos na mao.
Continuo a andar com esses pneus, mas ando com o papel da Rover no carro. Se a policia me chatear, digo que em Portugal posso andar com outros pneus desde que tenha uma declaracao do fabricante. Sabem la' eles (os policias holandeses) o que e' verdade, pode ser que acreditem!
No Natal, quando for a PT, vou por o carro em meu nome, atraves do ACP (o meu avo e' socio) e nessa altura vou tentar que eles tratem deste assunto tambem. Se nao tratarem, continuarei a andar "ilegal".
Mas ao menos ando mais seguro que com as rodinhas de bicicleta, e isso para mim conta muito mais que as letrinhas num papel verde e azul.Editado pela última vez por Synd; 21 October 2008, 12:28.
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Originalmente Colocado por Synd Ver PostEu tenho um Rover 214 Si de 1996, com umas rodinhas de bicicleta de origem (ja' nao me lembro bem a medida, era 14").
Quando o meu avo me deu o carro, troquei para umas jantes 15" da Norauto com pneus 195/45 R15. Nunca tratei de legalizar, mas ia sempre 'as inspeccoes com os pneus/rodas de origem.
Passado uns tempos, pesou-me a consciencia, e fui ate' 'a Rover, ali para os lados de Oeiras (Lagoa's Park, acho) pedir uma declaracao para legalizar essa medida. Expliciaram que o maximo que podia ter no carro, legalmente, era 185/55 R15 pois uma das versoes deste carro tinha essa medida homologada, e por isso o meu carro tambem poderia usar essa medida (pelo que percebi, a diferenca de medidas era apenas por uma questao de niveis de equipamento).
Pedi entao a tal cartinha, que recebi passado pouco tempo pelo correio. Na mesma carta pediam para eu passar por la' e pagar 32 euros pela cartinha. Logo a seguir a Rover foi 'a falencia, pelo que nunca cheguei a pagar a cartinha, mas fiquei contente de a conseguir antes da marca acabar.
Fui 'a DGV para legalizar, mas coincidiu com o fecho da DGV e criacao do IMTT (ou la' como se chama agora), pelo que aquilo estava um caos. Dei meia volta (porque tenho mais que fazer), e continuei a conduzir com 195/45 R15 ate' ir trabalhar para fora da Europa, altura em que devolvi o carro ao meu avo. Como ele esta' num lar e raramente conduz, o carro ficava parado 'a porta do lar muito tempo. Uns FDP de uns atrasados mentais devem ter achado engracado cortar dois pneus sem qualquer razao (nem sequer por estar a ocupar um lugar raro, pois e' numa zona com bastantes lugares de estacionamento) e o meu avo teve que desenrascar voltando a montar as rodas/pneus de origem.
Ao voltar a precisar do carro, desta vez por ter mudado para a Holanda e querer trazer o carro, la' fui eu comprar uns pneus novos para por nas jantes de 15. Comprei uns 185/55 R15 com a intencao de legalizar quando tivesse tempo. Como o meu conceito de tempo nao e' o mesmo do da funcao publica, nao achei por bem ficar um dia inteiro na fila para entregar 5 papeis, pelo que mais uma vez dei meia volta e vim embora com os pneus ainda "ilegais" e com os papeis todos na mao.
Continuo a andar com esses pneus, mas ando com o papel da Rover no carro. Se a policia me chatear, digo que em Portugal posso andar com outros pneus desde que tenha uma declaracao do fabricante. Sabem la' eles (os policias holandeses) o que e' verdade, pode ser que acreditem!
No Natal, quando for a PT, vou por o carro em meu nome, atraves do ACP (o meu avo e' socio) e nessa altura vou tentar que eles tratem deste assunto tambem. Se nao tratarem, continuarei a andar "ilegal".
Mas ao menos ando mais seguro que com as rodinhas de bicicleta, e isso para mim conta muito mais que as letrinhas num papel verde e azul.
Pois agora com a criaçao do imtt o que gostaria de saber era se no preenchimento do impresso tenho de ir a uma nova inspecçao.
Abraço
Comentário
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Originalmente Colocado por zeef Ver PostOlá
Pois agora com a criaçao do imtt o que gostaria de saber era se no preenchimento do impresso tenho de ir a uma nova inspecçao.
Abraço
Na proxima IPO verificarao se os pneus correspondem ao que esta' no DU, e nao ao que tinhas montado aquando da ultima inspeccao, pelo que nao me parece fazer sentido nenhum teres que ir la' depois.
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Originalmente Colocado por Synd Ver PostEu nao tenho a certeza, mas acho que nao tem logica. Se tens no Doc. Unico que as medidas sao aquelas (novas), e tens pneus nessas medidas, a inspeccao anterior continua valida (ou seja, continuas legal).
Na proxima IPO verificarao se os pneus correspondem ao que esta' no DU, e nao ao que tinhas montado aquando da ultima inspeccao, pelo que nao me parece fazer sentido nenhum teres que ir la' depois.
Quando comecei a conduzir, o meu pai "deu-me" o carro dele, pois ele tinha o da empresa para o dia-a-dia. Era um Renault 19 1.4, dos primeiros.
Claro que o carro ja' era velhote quando veio para as minhas maos, e passado pouco tempo partiu a bicha do conta-quilometros. Eu, 'a boa maneira portuguesa, deixei andar.
Quando chegou ao dia da primeira inspeccao apos a quebra da dita bicha, lembrei-me da situacao, mas nao tinha tempo para ir arranjar isso. Pensei: olha, que se lixe, vou assim e pode ser que nao reparem! Relembro o pormenor que sem essa bicha, o carro nao adiciona quilometros ao odometro, nem marca a velocidade em circulacao (ou seja, marca sempre 0 km/h).
Pois bem... passou a inspeccao sem nenhuma anotacao! Optimo, pensei eu, ja me safei. Agora tenho de ir trocar a bicha.
Passado um ano, la' estava eu na mesma situacao: 'a porta da inspeccao, e com a bicha (ainda) partida. Pensei: da outra vez safei-me porque nao viram o velocimetro sempre no zero, mas desta vez vao ver que os Km marcados sao os mesmos desde a ultima inspeccao, no ano passado.
Resultado: passou a inspeccao sem nenhuma anotacao!
Escusado sera' dizer que nunca mais mudei a bicha do velocimetro/conta-quilometros, e ainda fui 'a inspeccao mais 3 vezes/anos antes de dar (sim, foi oferecido) o carro a uma outra pessoa. Essa pessoa despistou-se com o carro passado uns meses, e foi parar 'a sucata, pelo que ninguem ficou prejudicado com os mais de 30.000 km que fiz sem marcar no conta-quilometros.
Isto serve para vermos como funciona o nosso pais...
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Originalmente Colocado por Synd Ver PostJa' agora, por falar em "o que estava na ultima inspeccao", deixo aqui uma historia curiosa.
Quando comecei a conduzir, o meu pai "deu-me" o carro dele, pois ele tinha o da empresa para o dia-a-dia. Era um Renault 19 1.4, dos primeiros.
Claro que o carro ja' era velhote quando veio para as minhas maos, e passado pouco tempo partiu a bicha do conta-quilometros. Eu, 'a boa maneira portuguesa, deixei andar.
Quando chegou ao dia da primeira inspeccao apos a quebra da dita bicha, lembrei-me da situacao, mas nao tinha tempo para ir arranjar isso. Pensei: olha, que se lixe, vou assim e pode ser que nao reparem! Relembro o pormenor que sem essa bicha, o carro nao adiciona quilometros ao odometro, nem marca a velocidade em circulacao (ou seja, marca sempre 0 km/h).
Pois bem... passou a inspeccao sem nenhuma anotacao! Optimo, pensei eu, ja me safei. Agora tenho de ir trocar a bicha.
Passado um ano, la' estava eu na mesma situacao: 'a porta da inspeccao, e com a bicha (ainda) partida. Pensei: da outra vez safei-me porque nao viram o velocimetro sempre no zero, mas desta vez vao ver que os Km marcados sao os mesmos desde a ultima inspeccao, no ano passado.
Resultado: passou a inspeccao sem nenhuma anotacao!
Escusado sera' dizer que nunca mais mudei a bicha do velocimetro/conta-quilometros, e ainda fui 'a inspeccao mais 3 vezes/anos antes de dar (sim, foi oferecido) o carro a uma outra pessoa. Essa pessoa despistou-se com o carro passado uns meses, e foi parar 'a sucata, pelo que ninguem ficou prejudicado com os mais de 30.000 km que fiz sem marcar no conta-quilometros.
Isto serve para vermos como funciona o nosso pais...
Liguei agora para a seat fica em 32eur + iva.
vou la de tarde.
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Originalmente Colocado por Baiones Ver PostTDS - Engenheria e Gestão Automovel, Lda.
Rua Julieta Ferrão, 10 B - Loja 29
1600-131 Lisboa
21 799 35 22
Trabalham com:
ALFA ROMEO
FIAT
LANCIA
MAZDA
Comerciais apenas:
ISUZU
IVECO
( esta informação foi-me dada pelo sr. que lá se encontrava a atender )
Dá para homologar duas medidas, e a declaração fica em 40€.
Depois é necessario ir com a declaração a DGV e legalizar as novas medidas no livrete / DUA, e paga-se mais, cerca de, 25€.
Sai mais barato, e obtem-se a declaração na hora, indo la directamente.
eu meti recentemente a declaração para mudar no DU os pneus do meu Chrysler, a declaração custou-me 50€ e veio por correio, por acaso foram rápidos, em 24h estava cá a declaração.
o carro ja vinha com uns 225/50R 16, que o antigo dono tinha colocado, mas no DU estava 205/65R 16, falai com a Chrysler que me indicaram este gabinete e agora é esperar que o IMTT se despache.Editado pela última vez por Luis_Ramos; 21 October 2008, 18:15.
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Boa noite, tenho uma almera n16 van de 02, alguem tem experiencia na obtenção da declaração da nissan?
O carro pode "calçar" até 195/60 R15, k e o k tem agora, mas estava a pensar alterar para 195/55 R15 ou 205/55 R16..será q é complicado obter a declaração da marca para alguma destas medidas?
pgt isto ainda sem contactar a nissan.
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Originalmente Colocado por DTrack Ver PostBoa noite, tenho uma almera n16 van de 02, alguem tem experiencia na obtenção da declaração da nissan?
O carro pode "calçar" até 195/60 R15, k e o k tem agora, mas estava a pensar alterar para 195/55 R15 ou 205/55 R16..será q é complicado obter a declaração da marca para alguma destas medidas?
pgt isto ainda sem contactar a nissan.
Manda um mail á renault- Nissan Portugal quem trata disso é o serviço de relação clientes mas tenta saber se é possivel homologar essa medida e só depois é que avanças com o pedido
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Homolgação de medidas na LTA
Boas,
alguém sabe como andam as homologações na LTA?
Já me informei do que é necessário para a homologação, e quero homolgar a medida 195/50R15 (a única que tenho no livrete é 195/60R14 ), e como a citroen não me dá a homologação o LTA é a minha única hipotese.
Ontem em conversa com um amigo ele falou-me que agora está mais dificil eles fazerem a homologação, pois passaram a pesar as jantes também (jantes mais pesadas, mais problemas).
Alguém tem conhecimento dessas complicações?Editado pela última vez por MoRtYMer; 09 November 2008, 16:53.
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Averbamento de pneus?
Boas, tenho um Opel Corsa de 92 e quero mudar a jante mais pneu do bicho de 13" para 14". Ouvi dizer que se consegue fazer averbamento até à maior medida que o carro na altura levou (ou seja no Corsa GSi foi pneus 175/65 HR14) passando dos pneus que tenho agora, 145 SR13, para a referida dimensão (a divergência final fica em 3.7%).
- Quais são os passos e que papeis devo preencher para fazer o referido averbamento?
- Tenho também de ir à marca ou basta só a DGV?
- Quais sao os preços que devo ter de pagar? (tanto na marca (Opel), se tiver de la ir, como na DGV)
Já agora, outro ponto que tenho de alterar é um valor de diferença de pesos entre o que está no livrete e o que está na chapa do motor do carro! Tipo, passados 16 anos de ter o carro é que identificam a diferença!!! Consigo fazer isto tudo preenchendo somente um papel e pagando somente uma vez ou cada coisa que alterar vou ter de pagar?
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Originalmente Colocado por Joao_onyx Ver Postboas!!!
vim desenterrar este tópico para que me possam dar uma ajuda a preencher a declaração!!!
tem coisas que eu não sei.
é para averbar pneus, onde ponho as novas medidas?
onde diz data que está ao lado da matricula é a que está no livrete ou no registo de propriedade?
cumps
Isto no IMTT do Porto, porque acho que varia de cidade para cidade as exigências!
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Homologação LEGAL??
Boas pessoal,
Ajudem...
Tenho uma megane (97) e necessito legalizar uma jantes e pneus - medida 195/50/15.
A Renault não me passa um certificado para essa medida mas sim para 185/55/15, ou seja, uma medida em que os pneus custam o dobro.
Agora a questão é a seguinte: será possivel homologar legalmente as medidas que eu quero sem a respectiva declaração da marca?
Digo isto porque tenho uma casa de acessorioas auto que me legaliza a medida que eu quero..... sem qualquer declaração .
Opiniões precisam-se.
Obrigado
Comentário
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Olá!
Qual é a razão apontada pela Renault para não legalizar a situação?
Segurança?
Anteriores experiências negativas?
É que mudar os pneus/ jantes por vezes altera as relações de caixa, consumo, a "veracidade" da velocidade apresentada no velocímetro etc.
A física explica isso?
A Renalt tal como outras marcas com algum prestígio têm de se defender de altarações que eles podem achar que comprometem o comportamento, logividade e manutenção dos "seus filhos".
Obrigado
Fullman
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Originalmente Colocado por 128coupe Ver PostTenho um Renault Megane coupé e pretendo alterar a dimensão dos pneus, já tenho uma declaração da Renault a dizer que ele pode circular com 345/35 R 19:D:D:D
Fora de brincandeiras, a minha dúvida prende-se com o facto de o carro estar em nome do meu Pai e ser eu a ir à DGV. Será que tem de ser a pessoa na qual o carro está registado? Ou posso ser eu? Se sim, chega levar a declaração da Renault, o livrete, titulo de registo de propriedade e 30€?
Obrigado
Comentário
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Acabei ontem mesmo de pedir à Rover o averbamento da minha medida de pneumáticos, que diga-se, já utilizo desde que conduzo, há 7 anos atrás, sem problemas.
Ou seja, além das medidas que já tinha homologadas de origem, vou passar a ter averbado 205/50R15 e 205/45R16 (esta última é a que utilizo).
Infelizmente, recusam-se a homologar 195/50R15, tanto para o 214 como para o 400, por ter diâmetro total ligeiramente inferior. Apenas permitem /55.
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