Mais uma marca de lubrificantes a chegar..
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Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]
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Originalmente Colocado por Angolano Ver PostPeugeot 607 2.2hdi de 2006
5w30 ou 5w40? A norma é psa b71 2290?
Caixa de velocidades manual 75w80?
Anticongelante, aqui não consegui chegar a nenhuma conclusão? Coloração azul? Qual a norma?
Direcção assistida? chf 11s?
- 5w30 PSA B 71 2290
- 0W30 PSA B71 2312 (preferência utiizaria este).
Lubrificante de caixa,nada como o bom,velho e original Total Gear 8 75w80,ou o novo que o veio substituir que não sei de cor o nome,mas é a mesma coisa.
Senão qualquer API GL4 serve.
Anticongelante,sim o azul original da PSA pode ser usado.
Ou qualquer G12,G12+,G12++ .
Direção assistida,norma PSA S712710 ,obrigatório.
Estilo AHF 22 M ,se encontrares porreiro.
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Originalmente Colocado por PSoares Ver Post0w20 RN17 FE / 0W20 MB 229.71
5W30 RN17
0W40 RSA17 .
O meu Duster com esse motor de 150cv anda com 5w30 RN17.
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Originalmente Colocado por mok Ver PostPorquê 5w30 num carro de 2002 sendo que o motor não mudou nada desde que saiu da fabrica em 2002.
É uma pergunta genuina, gostava de perceber quais os beneficios em relação a um 5w40 por exemplo. (Supondo que o carro pode levar ambos, não conheco o modelo)
- 0w30
- 0w40
- 5w30
- 5w40
- 10w40
Portanto acho o 5w30 a melhor opção em custo benefício. Com motores turbo e de injeção direta (este motor não é assim tão arcaico face aos atuais) não adoro o 10w40.
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Originalmente Colocado por mok Ver PostPorquê 5w30 num carro de 2002 sendo que o motor não mudou nada desde que saiu da fabrica em 2002.
É uma pergunta genuina, gostava de perceber quais os beneficios em relação a um 5w40 por exemplo. (Supondo que o carro pode levar ambos, não conheco o modelo)
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Originalmente Colocado por mok Ver PostPorquê 5w30 num carro de 2002 sendo que o motor não mudou nada desde que saiu da fabrica em 2002.
É uma pergunta genuina, gostava de perceber quais os beneficios em relação a um 5w40 por exemplo. (Supondo que o carro pode levar ambos, não conheco o modelo)
Menos atrito por arrasto hidráulico a quente em comparação com um ×W40,aqui terás menos desgaste do motor.
Tens veículos deste ano que usam 0w20,portanto... .
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https://www.machinerylubrication.com...%20and%20wear.
este artigo é muito bom.
achei muito interessante a parte de por cada ~10ºC e mais de temperatura ambiente a viscozidade equivale a subir 10, ou seja um W30 a 20ºc é a mesma coisa que um w40 a 30ºc
se calhar não deviamos usar os mesmos oleos que na Alemanha, etc...
resumindo eu pessoalmente fazendo muita autoestrada num motor a gasolina que saiu pela primeira há mais de duas décadas (mas o carro tem 15 anos) entre as 3000rpm e 3500rpm durante várias horas sinto-me mais confortavel com um 5W40 que um 5W30, mas posso estar completamente enganado.
curisosamente quando este carro ia a marca nos primeiros anos levava 10W40, hoje em dia todas as simulações que faço de revisões e na marca usam 5W30 neste motor... mas o motor em si não mudou nada, acho que é mais uma questão de comodidade da marca de ter o menor numero possível de variação nas recomendações de oleo entre os varios motores...
Deixo o meu manual:
Editado pela última vez por mok; 24 June 2023, 22:41.
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Vou-te dar o exemplo da Honda...desde 2000 que o lubrificante motor recomendado é o 0w20,à excepção de dois,ou três motores,isto falando de motores otto.
Atualmente praticamente todas as marcas recomendam 0w20,0w16 não importa para qualquer lugar do mundo.
Mesmo na Alemanha de verão não te preocupes que as temperaturas por vezes também andam a rondar os 40C.
Ainda ontem na Suiça,no meu cantinho estavam 35C.
E hoje aterrei no Porto e estava nevoeiro e temperaturas amenas.
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Originalmente Colocado por mok Ver Posthttps://www.machinerylubrication.com...%20and%20wear.
este artigo é muito bom.
achei muito interessante a parte de por cada ~10ºC e mais de temperatura ambiente a viscozidade equivale a subir 10, ou seja um W30 a 20ºc é a mesma coisa que um w40 a 30ºc
se calhar não deviamos usar os mesmos oleos que na Alemanha, etc...
resumindo eu pessoalmente fazendo muita autoestrada num motor a gasolina que saiu pela primeira há mais de duas décadas (mas o carro tem 15 anos) entre as 3000rpm e 3500rpm durante várias horas sinto-me mais confortavel com um 5W40 que um 5W30, mas posso estar completamente enganado.
curisosamente quando este carro ia a marca nos primeiros anos levava 10W40, hoje em dia todas as simulações que faço de revisões e na marca usam 5W30 neste motor... mas o motor em si não mudou nada, acho que é mais uma questão de comodidade da marca de ter o menor numero possível de variação nas recomendações de oleo entre os varios motores...
Deixo o meu manual:
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Originalmente Colocado por amtlc Ver PostBom dia, qual o óleo recomendado para um Honda Zazz 1.4 de 2004?
Passei num mecânico, para agendar e disse que leva 10w40 mas tenho muitas duvidas se será o indicado.
Podes confirmar aqui » https://www.castrol.com/pt_pt/portug...ed8e336823a70d .
Mas, aguarda pela opinião de opiniões de mais entendido. Por exemplo PSoares
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Originalmente Colocado por amtlc Ver PostBom dia, qual o óleo recomendado para um Honda Zazz 1.4 de 2004?
Passei num mecânico, para agendar e disse que leva 10w40 mas tenho muitas duvidas se será o indicado.
ILSAC GF-5 /GF6/GF-6a.
Em segundo plano tens 0w30 / 5w30 ACEA C2 / C3.
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