Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post

    Mas repara que a temperatura ambiente nada tem a ver com o óleo. Salvo erro costuma andar entre os 80/90º independentemente de estarem 0 graus na rua ou 40
    Isso é a temperatura do anticongelante, em relacao a temperatura do oleo é mais alta

    Em relação a um oleo mais fino proteger mais do desgaste, duvido muito olhem este video aos 1:30... banha de porco protege muito mais o metal que oleo de motor porque é mais grosso...
    Claro que este video é um pouco idiota, se colocares isto no motor vai estragar o motor porque não circula como deve ser entre outras coisas, mas é apenas para provar o ponto que oleos mais finos não protegem mais do desgaste...
    Mas há outras variaveis que podem jogar a favor dos oleos mais finos, são mais eficazes a arrefecer o motor, entre outras coisas

    Editado pela última vez por mok; 02 July 2023, 21:19.

    Comentário


      OS óleos finos mais finos têm mais aditivos, a banha de porco não
      O PSoares explica-te isso tudo

      Quanto às temperaturas, a do óleo num 520d F11 que "acompanho" de perto está sempre entre os 80/90º. Quando está a regenerar é que sobre quase para os 100

      Comentário


        Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
        OS óleos finos mais finos têm mais aditivos, a banha de porco não
        O PSoares explica-te isso tudo

        Quanto às temperaturas, a do óleo num 520d F11 que "acompanho" de perto está sempre entre os 80/90º. Quando está a regenerar é que sobre quase para os 100
        eu disse que o video era idiota, e apenas postei porque achei curioso....

        mas repara que o desgaste ocorre pela fricção entre partes de metal, não é pela fricção com o oleo... à partida uma pelicula de oleo mais grossa vai evitar melhor essa fricção, principalmente em condução agressiva...2

        deixo outro video, ele até pode estar completamente errado mas é interessante o que diz:


        Editado pela última vez por mok; 02 July 2023, 21:59.

        Comentário


          Acho que esse video da banha faria sentido se o óleo não tivesse aditivos

          Comentário


            Originalmente Colocado por mok Ver Post

            eu disse que o video era idiota, e apenas postei porque achei curioso....

            mas repara que o desgaste ocorre pela fricção entre partes de metal, não é pela fricção com o oleo... à partida uma pelicula de oleo mais grossa vai evitar melhor essa fricção, principalmente em condução agressiva...2

            deixo outro video, ele até pode estar completamente errado mas é interessante o que diz:


            Parai de ver esses vídeos e tirar conclusões por vocês mesmos.

            Sabes que a Toyota usa 0w16 não só por ecónomia de combustivel,mas também porque este mesmo ajuda a em que as calorias sejam melhor dissipadas em relação a um 0w20 por exemplo.

            A bomba de óleo é pilotada por comando elétrico,fluxo variável precisa da mais baixa viscosidade a quente,repara bem neste pormenor justamente para poder manter a pressão no ponto certo.

            Com este pormenor nunca na vida terás problemas de desgaste por contacto metal/metal,pois não há quebra de pressão em nenhum momento de marcha do motor.

            Um motor quando é projetado é sujeito a vários testes inclusive a que tipo de lubrificante este mesmo deve funcionar.

            Já vi falhas mecânicas devido ao uso de um mau lubrificante/viscosidade ,mas nunca um motor falhar devido ao uso do lubrificante recomendado.

            Comentário


              O último parágrafo explica tudo.

              Comentário


                Eu percebo o que dizem e obrigado pela explicação, mas o propósito da conversa também nunca foi usar oleo não recomendado, mas sim quando este recomenda/permite várias viscosidades.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                  Eu percebo o que dizem e obrigado pela explicação, mas o propósito da conversa também nunca foi usar oleo não recomendado, mas sim quando este recomenda/permite várias viscosidades.
                  Isso é diferente e aí deves sempre utilizar a "menor" viscosidade recomendada.

                  Exemplo,0w20,5w30,0w40 como agora nos RN.

                  Utiliza o 0w20.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                    Liqui Moly Top Tec AA 0W20.
                    Já esta a rolar com o Liqui Moly

                    Obrigada a todos.

                    Comentário


                      Boas! Qual o óleo mais indicado para um astra 1.4 gasolina de 99 e que já tem algum consumo.
                      No manual aparece as normas acea a3-96 e api sj, mas não estou a encontrar.

                      obrigado

                      Comentário


                        Dexos 2 5w30/0w30.

                        Ou então algum com as antigas normas GM 5W40/0W40.

                        Comentário


                          Será que presta?

                          You do not have permission to view this gallery.
                          This gallery has 1 photos.

                          Comentário


                            Conforme à norma RN 0720,ou tem mesmo a homologação RN?

                            Vê o que diz o *

                            Comentário


                              Tenho de lá passar outra vez.

                              Para PSA não tinham nada, bah...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Tenho de lá passar outra vez.

                                Para PSA não tinham nada, bah...
                                Está à vista..

                                Também tem PSA e VW

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  Será que presta?
                                  Esse era óleo da AVIA, salvo erro.

                                  A respeito do código EMB.

                                  http://raidersofthelostscent.blogspo...-code.html?m=1
                                  Editado pela última vez por nferrari; 12 July 2023, 21:37.

                                  Comentário


                                    Olá. O meu carro, na última revisão levou Shell helix 0w-30. Neste momento, o nível de óleo está um pouco baixo. Acontece que tenho em casa um pouco de óleo total quartzo 0w-30. Posso misturar para completar o nível? Ou o melhor será mesmo comprar igual ao da revisão?

                                    Comentário


                                      Se podes misturar, à partida sim.

                                      O que pode acontecer em pequena escala. Por exemplo, tens um óleo ACEA C3 agora no carro e agora adicionas esse que é um C2. Ou seja, vais colocar um óleo com uma viscosidade menor. Vai reduzir ligeiramente a viscosidade do óleo do teu carro, mas como deve ficar dentro dos intervalos aceitáveis. Não terás problema.

                                      Mesmo sendo de bases diferentes, o Shell penso que seja de GTL e o Total apenas óleo hidrocraqueado. À partida não existirá incompatibilidade, o mesmo com os aditivos incluídos. Os pacotes acredito que sejam quase sempre do mesmo tipo, com pequenas variações, nos óleos de utilização corrente.

                                      Pessoalmente, prefiro manter o mesmo óleo de motor. Mais para conseguir isolá-lo caso alguma coisa corra fora do preconizado e também ter a possibilidade de comparar com outros óleos. Mas é uma preferência pessoal.


                                      Edit: Estou a assumir que são o Shell Helix Ultra 0W30 ECT C2 C3 e o Total Ineo First 0w30.


                                      Editado pela última vez por nferrari; 14 July 2023, 15:41.

                                      Comentário


                                        É melhor ter óleo do que não ter óleo.....

                                        Depois agendar a revisão.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                          Se podes misturar, à partida sim.

                                          O que pode acontecer em pequena escala. Por exemplo, tens um óleo ACEA C3 agora no carro e agora adicionas esse que é um C2. Ou seja, vais colocar um óleo com uma viscosidade menor. Vai reduzir ligeiramente a viscosidade do óleo do teu carro, mas como deve ficar dentro dos intervalos aceitáveis. Não terás problema.

                                          Mesmo sendo de bases diferentes, o Shell penso que seja de GTL e o Total apenas óleo hidrocraqueado. À partida não existirá incompatibilidade, o mesmo com os aditivos incluídos. Os pacotes acredito que sejam quase sempre do mesmo tipo, com pequenas variações, nos óleos de utilização corrente.

                                          Pessoalmente, prefiro manter o mesmo óleo de motor. Mais para conseguir isolá-lo caso alguma coisa corra fora do preconizado e também ter a possibilidade de comparar com outros óleos. Mas é uma preferência pessoal.


                                          Edit: Estou a assumir que são o Shell Helix Ultra 0W30 ECT C2 C3 e o Total Ineo First 0w30.

                                          Obrigado pela resposta. Sim, são esses os óleos.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                            Dexos 2 5w30/0w30.

                                            Ou então algum com as antigas normas GM 5W40/0W40.
                                            Assim foi, obrigado!

                                            O que se passou com os óleos da BP Visco? Usava muito e deixou-se de ver nas lojas habituais.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                              Assim foi, obrigado!

                                              O que se passou com os óleos da BP Visco? Usava muito e deixou-se de ver nas lojas habituais.
                                              BP = Castrol

                                              Mera estratégia comercial.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                                Assim foi, obrigado!

                                                O que se passou com os óleos da BP Visco? Usava muito e deixou-se de ver nas lojas habituais.
                                                Os óleos BP deixaram de ser comercializados (passou a ser ARAL) e agora só vês a Castrol e ARAL tudo o mesmo grupo.

                                                Comentário


                                                  Olá Pessoal,
                                                  Necessitava aqui de uma ajuda vossa por favor.
                                                  O carro da moça, um honda JAZZ II 1.2 i-DSI 57kW (G) (2007) com 205.000 kms, comprado em segunda mão pelo historial que vi, andou com 10w40 alternado com 5W30 e é o que tem usado ultimamente.
                                                  Vi que já tinham respondido a outra pessoa mas era referente ao motor 1.4, perguntava eu que viscosidade é a mais indicada, e que normas tem de respeitar o lubrificante, não temos livro proprietário
                                                  Em termos de marcas, estou a pensar em repsol, cepsa ou total, algo fácil de arranjar e que não esteja inflacionado, até porque a ideia é trocar mais frequentemente entre os 7.500 a 10000 kms.
                                                  Em termos de modelo é um bom carro para se retirar óleo por aspiração ou é daqueles que fica lá mais de meio litro de oleo?

                                                  Obrigado e bons kilometros

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Tavira Ver Post
                                                    Olá Pessoal,
                                                    Necessitava aqui de uma ajuda vossa por favor.
                                                    O carro da moça, um honda JAZZ II 1.2 i-DSI 57kW (G) (2007) com 205.000 kms, comprado em segunda mão pelo historial que vi, andou com 10w40 alternado com 5W30 e é o que tem usado ultimamente.
                                                    Vi que já tinham respondido a outra pessoa mas era referente ao motor 1.4, perguntava eu que viscosidade é a mais indicada, e que normas tem de respeitar o lubrificante, não temos livro proprietário
                                                    Em termos de marcas, estou a pensar em repsol, cepsa ou total, algo fácil de arranjar e que não esteja inflacionado, até porque a ideia é trocar mais frequentemente entre os 7.500 a 10000 kms.
                                                    Em termos de modelo é um bom carro para se retirar óleo por aspiração ou é daqueles que fica lá mais de meio litro de oleo?

                                                    Obrigado e bons kilometros
                                                    0W20

                                                    Troca pelo cárter.

                                                    Comentário


                                                      Pessoal,

                                                      Tenho um garrafão de 5L deste óleo da Motul:

                                                      SPECIFIC_LL-12_FE_0W-30_pt_PT_motul_59561_20220209.pdf

                                                      Dá para usar num Honda Civic 1.6 a Diesel de 2013 ? Segundo o site da Motul, a recomendação seria o 8100 0w30 e parecem-me mesmo muito parecidos em termos de caracteristica técnicas..

                                                      8100_ECO-CLEAN_0W-30_es_ES_motul_20210323.pdf

                                                      Usavam ou compravam um que cumprisse a norma ?

                                                      Comentário


                                                        Qual é a norma?

                                                        Comentário


                                                          O manual fala em ACEA C2/C3 0w30 ou se não estiver disponível 5W30.

                                                          Este que tenho era para um 116d, que acabou por não ser usado. Parece cumprir essa norma e em termos de valores técnicos quase igual ao outro, daí ter perguntado.

                                                          Se desse, sempre poupava uns trocos no óleo..

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Revolution Ver Post
                                                            O manual fala em ACEA C2/C3 0w30 ou se não estiver disponível 5W30.

                                                            Este que tenho era para um 116d, que acabou por não ser usado. Parece cumprir essa norma e em termos de valores técnicos quase igual ao outro, daí ter perguntado.

                                                            Se desse, sempre poupava uns trocos no óleo..
                                                            O que podes pensar é no qual melhor óleo 0W30 ACEA C2 que podes colocar no motor sem te destruir a conta bancária. A partir daí depois logo vês as escolhas que tens disponíveis.

                                                            Esse óleo parece-me que é uma solução válida da mesma forma tantos outros lubrificantes que correspondam à categoria.


                                                            Atenção que muitas vezes isto são apenas acordos comerciais.

                                                            https://posvenda.pt/castrol-unico-fo...dado-da-honda/

                                                            Ainda há o da marca, mas não encontrei a ficha técnica.

                                                            https://ato24.de/de/honda-0w-30-acea-c2-motorol.html#
                                                            Editado pela última vez por nferrari; 17 July 2023, 20:46.

                                                            Comentário


                                                              Curioso...Honda em concessão Santogal, pelo menos até 2019, só metiam este Galp - Galp Formula fe mh 0w-20 ( 1 Lt ) (solostocks.pt)
                                                              Pelo menos no meu ex-Jazz e no Civic 1.8 do meu pai, era esse que vinha nas faturas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X