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Honda rebenta o motor aos 120 mil km

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    Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
    Essa Zafira ao contrário do Honda é capaz de indicar no CB o baixo nível de óleo, por isso qdo estiver a "secar", o carro avisa e leva mais óleo. Assim acredito que esse Opel não parta/gripe
    Conclusão: Ter algo tão simples como o computador de bordo é um elemento de fiabilidade!

    Se calhar aconteceu o mesmo ao Accord das fotos por não ter CB...
    Afinal as "mariquices" dos carros europeus servem mesmo para alguma coisa!

    Cumprimentos

    Comentário


      Existe também uma coisa que se chama vareta. Serve para medir o nivel de oleo.

      Comentário


        Originalmente Colocado por lamborghini_ Ver Post
        Isso é uma estupidez!

        Um carro que ande a "seco" é impossivel aguentar-se por muito tempo. Sorte teve o teu amigo do motor nºao partir mais cedo!

        Falta de óleo = fricção. São coisas básicas! Sorte tem ele do ~motor não ter partido á muito tempo a andar a 120.

        É a mesma coisa de dizerem que um carro gasta pouca gasolina e o dono meter 10 centimos e dizer que o carro não anda.

        Se juntarmos a isto o facto do carro não conhecer revisões (tirando aquela feita á pouco tempo, que é o mesmo de nada), então temos uma perfeita obra de arte.

        Quando dizem ao teu amigo que tens os pneus cheios de mais, o que ele faz? tira os pneus e anda só com as jantes?

        Posto isto, penso que ninguém tem duvidas que os motores Honda são dos ou os motores mais fiáveis que existem.
        Já disse aí para trás que o carro nunca andou sem óleo e apesar de não ter feito revisões entre os 15 e os 52 mil km, depois foi sendo mantido de forma mais ou menos regular

        Comentário


          Originalmente Colocado por lamborghini_ Ver Post
          Existe também uma coisa que se chama vareta. Serve para medir o nivel de oleo.
          Que hoje em dia 90% dos utilizadores comuns não utiliza nem sabe que existe...

          Uma coisa é a malta aqui do forum que se interessa por estas coisas, outra coisa é o resto do mundo, cuja preocupação de manhã é as horas a quem tem de levar os putos à escola, a reunião que tem pouco tempo depois, a consulta marcada para depois de almoço, o sitio onde vão almoçar, o facto de terem de passar no banco e na seguradora, telefonar para o não sei quem, ir não sei onde e fazer não sei quê depois.
          Verificar o óleo, a pressão dos pneus, as luzes e o nível do liquido da bateria não faz parte da rotina de quase ninguém nos dias de hoje...
          É mil vezes preferivel ligar o motor e no CB dizer "Pressão dos pneus OK", "Nivel do oleo OK", "próxima revisão dentro de x mil kms ou x meses".
          Além disso é baratissimo para um fabricante meter electrónica desta...

          Cumprimentos

          Comentário


            Agora que falam em varetas... o actual serie 5, pelo que me disseram, já não tem vareta...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
              Que hoje em dia 90% dos utilizadores comuns não utiliza nem sabe que existe...

              Uma coisa é a malta aqui do forum que se interessa por estas coisas, outra coisa é o resto do mundo, cuja preocupação de manhã é as horas a quem tem de levar os putos à escola, a reunião que tem pouco tempo depois, a consulta marcada para depois de almoço, o sitio onde vão almoçar, o facto de terem de passar no banco e na seguradora, telefonar para o não sei quem, ir não sei onde e fazer não sei quê depois.
              Verificar o óleo, a pressão dos pneus, as luzes e o nível do liquido da bateria não faz parte da rotina de quase ninguém nos dias de hoje...
              É mil vezes preferivel ligar o motor e no CB dizer "Pressão dos pneus OK", "Nivel do oleo OK", "próxima revisão dentro de x mil kms ou x meses".
              Além disso é baratissimo para um fabricante meter electrónica desta...

              Cumprimentos

              Infelizmente, é a realidade.
              E a pensar nisso tudo (... preocupação de manhã é as horas a quem tem de levar os putos à escola, a reunião que tem pouco tempo depois, a consulta marcada para depois de almoço, o sitio onde vão almoçar, o facto de terem de passar no banco e na seguradora, telefonar para o não sei quem...) por vezes até se esquecem que têm um carro nas mãos, e fazem as maiores barbaridades na estrada, ... quanto mais ver o óleo, e o ar dos pneus ...

              Comentário


                Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                Agora que falam em varetas... o actual serie 5, pelo que me disseram, já não tem vareta...

                A sério ?

                Comentário


                  pronto...ja nao compro mais honda (ainda so comprei um)

                  v7, isso é terrivel, realmente nao se admite rebentar o motor, ainda para mais sendo um honda, ao comprar-se um honda, acima de tudo fazemos um compromisso para com a palavra FIABILIDADE...no entanto andar sem oleo como esse teu amigo ja andou, nao há motor que que por mais fiavel que seja aguente...

                  mas como é honda, concordo que seja motivo para tanto alarido, afinal o meu tem 183000km e 10 anos e nao há semana que nao faça 7200rpm...qualquer dia parte, mas tem oleo sempre certinho...e se rebentar eu sei o porque...


                  so espero que esse Zafira seja mais fiavel, e o teu amigo mais competente, que por mais apitos e luzinhas que o carro tenha para avisar, qualquer dia tem de se por uma gaja a berrar, ESTA SEM OLEO VAI FO*ER O MOTOR NAO TARDA NADA...ou...TEM O PNEU SEM AR, VAI REBENTAR----JA REBENTOU !!

                  porque distraçao acontece a todos...mas depois nao se lamentem, ahh e tal nunca mais compro esta ou aquela marca...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                    Que hoje em dia 90% dos utilizadores comuns não utiliza nem sabe que existe...

                    Uma coisa é a malta aqui do forum que se interessa por estas coisas, outra coisa é o resto do mundo, cuja preocupação de manhã é as horas a quem tem de levar os putos à escola, a reunião que tem pouco tempo depois, a consulta marcada para depois de almoço, o sitio onde vão almoçar, o facto de terem de passar no banco e na seguradora, telefonar para o não sei quem, ir não sei onde e fazer não sei quê depois.
                    Verificar o óleo, a pressão dos pneus, as luzes e o nível do liquido da bateria não faz parte da rotina de quase ninguém nos dias de hoje...
                    É mil vezes preferivel ligar o motor e no CB dizer "Pressão dos pneus OK", "Nivel do oleo OK", "próxima revisão dentro de x mil kms ou x meses".
                    Além disso é baratissimo para um fabricante meter electrónica desta...

                    Cumprimentos
                    Bom post

                    A "vareta" é um ilustre desconhecido para a maior parte dos condutores das nossas estradas e se pensarmos em mulheres então, vão pensar em tudo, até num objecto com conotações sexuais, mas nunca vão associar isso ao óleo.

                    P.S.: Pelo menos ao oleo do carro

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                      A sério ?
                      Talvez quem tenha um serie 5 LCI confirme... mas pelo que me disseram, não tem, mas não vi com os meus olhinhos! ;) Mas daqui a uns dias confirmo isso, e se correr bem confirmo também no M3! :P

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por RPM Ver Post



                        Eu não sou mecanico e algumas das justificações que já deram são plausiveis.
                        O ter descurado revisões, muitos km's com o mesmo óleo, etc...

                        Agora acho estranho o dono da viatura não conseguir ser mais especifico sobre o que se passou e a própria marca não adiantar mais sobre o que realmente partiu, principalmente depois de ter visto o carro um mes antes.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                          Agora que falam em varetas... o actual serie 5, pelo que me disseram, já não tem vareta...
                          Nem o Mercedes E actual

                          Comentário


                            Já agora uma curiosidade: tenho um Polo 1.3 de 1994 com apenas 103 mil kms que embora não tenha CB, no display digital onde mostra os kms totais / parciais, quando se dá à chave avisa durante uns segundos se está tudo ok (IN00), se precisa de mudar o óleo (OEL), se precisa de uma revisão nível 1 (IN01) ou se precisa de uma revisão completa (IN02).
                            Como o carro não vai fazer as revisões à marca tive de ser eu a aprender como se faz reset aqueles avisos eheh...
                            Mas é incrivel como um VW utilitário de 1994 mesmo sem um CB propriamente dito já na altura tinha aviso electrónico da necessidade de ir à revisão ou mudar o óleo!
                            Não há desculpa para isto acontecer nos dias de hoje, passaram-se 14 anos...

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              em 1985 já os bmw tinham um sitema de luzinhas que dizia se estava tudo ok com o carro.

                              pena que por vezes os japoneses demorem algum tempo a incorporar equipamentos.


                              quanto à stream, a Honda aínda lhe deu um bom valor pelo carro

                              cumprimentos

                              Comentário


                                É verdade que há certas coisas como o CB ou painéis de diagnóstico que podem dar jeito. Muita gente não faz ideia de quais os pontos a controlar num carro entre revisões, e esses dispositivos ajudam.

                                Nesse aspecto os japoneses falham. O meu japonês segmento C de 1998 não tem essa ferramenta útil que o alemão segmento B de 1994 do Jeandré tem! Porquê? Será que eles levam à exaustão a filosofia de colocar nos carros apenas o que é essencial e comprovadamente fiável?

                                Talvez nem sempre seja a melhor política (veja-se o Accord sem CB ), porque até o mais cuidadoso dos condutores pode não topar com uma fuga qualquer que surge durante uma viagem, a não ser quando é tarde demais, no caso de não haver qualquer painel de diagnóstico.

                                Até me pode acontecer a mim, ir daqui a um lado qualquer e haver uma fuga que me deixa sem óleo, e eu só topo quando o motor já tem as bielas a cantar. Nem sei se o meu carro tem aviso de falta de óleo, duvido!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                  em 1985 já os bmw tinham um sitema de luzinhas que dizia se estava tudo ok com o carro.

                                  pena que por vezes os japoneses demorem algum tempo a incorporar equipamentos.


                                  quanto à stream, a Honda aínda lhe deu um bom valor pelo carro

                                  cumprimentos
                                  Incorrecto, esse sistema servia apenas para avisar do tempo até à revisão.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                    Incorrecto, esse sistema servia apenas para avisar do tempo até à revisão.
                                    Mas penso que o Check control também já existia! ;)

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Nem o Mercedes E actual

                                      Já o anterior não tinha e salvo erro o C também não.

                                      Comentário


                                        De facto sempre tive a idea que a honda andou sempre uns valentes anos atrasada em relação à concorrencia no que respeita a todos esses avisadores electrónicos, computadores de bordo e até mesmo equipamento! Até à chegada do "novo" civic, que aí parece ter recuperado alguma coisa...

                                        V7: Que o teu amigo tenha mais sorte com a nova carrinha, mas sobretudo, que a zafira tenha mais sorte em relação ao tratamento e atenção dispensada, que aquela que a stream teve!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          A questão que este facto coloca é que os motores têm "memória" e maus tratos numa determinada fase deixam "mazelas"

                                          Sortudos dos actuais donos dos meus carros
                                          Sem dúvida. Acho que aqui é que está o busilis da questão

                                          De qualquer forma, antes de estarmos todos para aqui armados em treinadores de bancada...já se sabe qual a real questão e o que originou a quebra? Se é que foi mesmo quebra?

                                          Convinha levar a questão a fundo...não?

                                          Eu acho mais importante para o problema a falta de manutenção passada (óleos e tudo o mais...para mim isso é fundamental estar 5*) do que possíveis esmifranços.

                                          Esmifranços, desde que com as coisas nos parametros correctos e seguindos as recomendações do fabricante...não tem como falhar. E se falha aí sim é culpa imputável à marca.

                                          O engraçado é que de facto raramente isso acontece

                                          Na Ondatec está lá um CTR, igual ao que tive, com um motor quanto a mim! indestrutível, um motor brilhante a vários níveis...partido. Bielas para o caneco...e porquê?

                                          Falta de óleo, quem o tinha "esqueceu-se" de seguir as instruções do fabricante e ver o óleo. Andou a puxar pelo motor sem ver se tinha óleo...ia a puxar e...pummm...bloco armado novo...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                            Mas penso que o Check control também já existia! ;)
                                            Sim, havia o Check Control, para a meia-dúzia de afortunados que a pediram, aquela coisa cheia de botões que aparecia no tecto dos E30 e no tablier do E24.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                              em 1985 já os bmw tinham um sitema de luzinhas que dizia se estava tudo ok com o carro.

                                              pena que por vezes os japoneses demorem algum tempo a incorporar equipamentos.


                                              quanto à stream, a Honda aínda lhe deu um bom valor pelo carro

                                              cumprimentos
                                              Luzinhas para ver o óleo?! Eu cá mesmo que tenha, e muitos têm-na, não me fiava muito nisso...mas pronto.

                                              Que eu saiba já carros de 1970, e antes?! , tinham um equipamento muito bom que actualmente continua a funcionar e a ser 5* -> vareta do óleo...é simples e até o Gervásio (o mesmo da reciclagem) deve saber usar

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por RGomes Ver Post
                                                De facto sempre tive a idea que a honda andou sempre uns valentes anos atrasada em relação à concorrencia no que respeita a todos esses avisadores electrónicos, computadores de bordo e até mesmo equipamento! Até à chegada do "novo" civic, que aí parece ter recuperado alguma coisa...

                                                V7: Que o teu amigo tenha mais sorte com a nova carrinha, mas sobretudo, que a zafira tenha mais sorte em relação ao tratamento e atenção dispensada, que aquela que a stream teve!
                                                Eu também espero que as coisas lhe corram melhor, embora na verdade ele só tenha tido os dois incidentes que eu relatei.

                                                Este último foi fatal

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                  Incorrecto, esse sistema servia apenas para avisar do tempo até à revisão.

                                                  eu acho que o check control ja avisava do oleo.mas agora de repente não tenho como confirmar

                                                  cumprimentos

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                    Luzinhas para ver o óleo?! Eu cá mesmo que tenha, e muitos têm-na, não me fiava muito nisso...mas pronto.

                                                    Que eu saiba já carros de 1970, e antes?! , tinham um equipamento muito bom que actualmente continua a funcionar e a ser 5* -> vareta do óleo...é simples e até o Gervásio (o mesmo da reciclagem) deve saber usar


                                                    IMG179 (Medium).jpg



                                                    Este não tem, nem usa .

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                      Luzinhas para ver o óleo?! Eu cá mesmo que tenha, e muitos têm-na, não me fiava muito nisso...mas pronto.

                                                      Que eu saiba já carros de 1970, e antes?! , tinham um equipamento muito bom que actualmente continua a funcionar e a ser 5* -> vareta do óleo...é simples e até o Gervásio (o mesmo da reciclagem) deve saber usar

                                                      eu sei

                                                      mas para a maioria dos que não ligam a automóveis é a unica maneira de ver os níveis.

                                                      muitos nunca abriram o capot (eu conheço um assim!!)


                                                      cumprimentos

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                                        Que hoje em dia 90% dos utilizadores comuns não utiliza nem sabe que existe...

                                                        Uma coisa é a malta aqui do forum que se interessa por estas coisas, outra coisa é o resto do mundo, cuja preocupação de manhã é as horas a quem tem de levar os putos à escola, a reunião que tem pouco tempo depois, a consulta marcada para depois de almoço, o sitio onde vão almoçar, o facto de terem de passar no banco e na seguradora, telefonar para o não sei quem, ir não sei onde e fazer não sei quê depois.
                                                        Verificar o óleo, a pressão dos pneus, as luzes e o nível do liquido da bateria não faz parte da rotina de quase ninguém nos dias de hoje...
                                                        É mil vezes preferivel ligar o motor e no CB dizer "Pressão dos pneus OK", "Nivel do oleo OK", "próxima revisão dentro de x mil kms ou x meses".
                                                        Além disso é baratissimo para um fabricante meter electrónica desta...

                                                        Cumprimentos
                                                        Ainda não tinha lido estes posts quando escrevi o meu abaixo Mas já desconfiava que o tópico iria seguir para este lado...

                                                        São opiniões que eu respeito e tenho perfeita noção que a maioria do pessoal nem sabe o que é isso

                                                        Eu é que gosto de saber minimamente aquilo em que mexo ou que uso...ainda para mais algo tão importante para o nosso dia-a-dia. E digo o mesmo em relação ao pc, à tv, etc.

                                                        Há certos pormenores que são básicos. Ler o manual de instruções penso que é um!!! Não? Está lá explicito, pelo menos na Honda está...verificar o nível do óleo de 1000 em 1000 kms. e até ensinam aos mais distraídos como o fazer...no fim de contas até prestam um serviço à comunidade

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                                                          [ATTACH]24633[/ATTACH]



                                                          Este não tem, nem usa .
                                                          Tá-se mesmo a ver...é Ranhô!!! Super 5...máquina. Tirou a vareta para o motor respirar melhor

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                            eu sei

                                                            mas para a maioria dos que não ligam a automóveis é a unica maneira de ver os níveis.

                                                            muitos nunca abriram o capot (eu conheço um assim!!)


                                                            cumprimentos
                                                            Eu sei que sim...até conheço de perto alguns casos. O que não quer dizer que concorde.

                                                            É assim como o uso de computadores, da net, etc. Devia estar interdita a certas pessoas Aquelas que navegam sem saber o que estão a fazer, enchem-se de virus, contribuíem para disseminar mais, etc. E depois vão à PC Clinic pagar balurdios porque o pc tá lento...

                                                            Nos carros é o mesmo, ou se tem uma ideia minima, não é preciso perceber de mecanica para saber ver os níveis do óleo, àgua, óleo dos travões, etc. -> tá lá indicado e o manual explica, o mesmo a uma pequena inspecção visual do motor...de tempos a tempos não custa nada...perdem mais tempo a dar banho ao carro se calhar

                                                            Mas isto depende muito da filosofia de vida de cada um. Eu gosto de entender e manter aquilo que uso. Não numa de usar, estragar e deitar fora.

                                                            Sou um gajo interessado que ei de fazer

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                              Tá-se mesmo a ver...é Ranhô!!! Super 5...máquina. Tirou a vareta para o motor respirar melhor
                                                              Por acaso parece-me um Autobianchi Y10...
                                                              que para além de não usar vareta tinha os vidros traseiros com abertura de compasso eléctrica

                                                              Cumprimentos

                                                              Edit: E daí talvez seja um R5... mas de lado naquela altura são todos parecidos...

                                                              Comentário

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