Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por LPCobris Ver Post
    Boas!
    Penso que já não era original o Líquido que lá tinha, visto ser já cor de rosa...
    Não sei se era G12 ou não (penso que fosse), aquilo foi tudo vazado e colocado G12 todo novo...

    O circuito apresenta-se limpinho sem sinais de corrosão (alias o reservatório está perfeito e sem marcas castanhas...

    Em relação ao G13 o da Motul presta para alguma coisa?

    Faz sentido até mexer no que lá está agora? Ou não me preciso preocupar nos próximos anos?

    Obrigado e cumprimentos,

    LPC
    Não te preocupes o G13 da Motul é de boa qualidade (em geral a base química é fornecida pela BASF para todos os fabricantes aqui na Europa).

    Mas podes comprar concentrado G13 original da VW (VAG),e fazeres tu mesmo a mistura,em certos sites nacionais sai mais barato,e ainda por cima a embalagem mais pequena contém 1.5l,e consegues fazer um preparado acabado 50/50 de 3l.

    O Illusion explicou-te tudo muito bem explicadinho.

    Comentário


      Boas!
      Portanto será compatível com o meu Citroen C4 1.6 HDI de 2008?
      Sei que o lá tem dentro é o G12 (agora qual não me recordo...).

      Foi colocado no verão aquando da troca do kit de distribuição.
      Fará sentido ir lá mexer agora?

      Quanto tempo dará o G12 que lá está?

      Isto porque não fará sentido estar a gastar dinheiro numa nova troca de líquido se aquele estiver bom...
      Pelo que vi o meu carro é assim:

      Capacity: Capacity 6,5 liter
      Intervals: Check 20000 km / 24 months

      Cumprimentos,

      LPC

      Comentário


        Originalmente Colocado por LPCobris Ver Post
        Boas!
        Portanto será compatível com o meu Citroen C4 1.6 HDI de 2008?
        Sei que o lá tem dentro é o G12 (agora qual não me recordo...).

        Foi colocado no verão aquando da troca do kit de distribuição.
        Fará sentido ir lá mexer agora?

        Quanto tempo dará o G12 que lá está?

        Isto porque não fará sentido estar a gastar dinheiro numa nova troca de líquido se aquele estiver bom...
        Pelo que vi o meu carro é assim:

        Capacity: Capacity 6,5 liter
        Intervals: Check 20000 km / 24 months

        Cumprimentos,

        LPC
        Em teoria o G12 deveria ter vida indeterminada.

        Agora o bom senso manda que vas vendo tempo a tempo, se ficar com mau aspeto troca

        Comentário


          Originalmente Colocado por LPCobris Ver Post
          Boas!
          Portanto será compatível com o meu Citroen C4 1.6 HDI de 2008?
          Sei que o lá tem dentro é o G12 (agora qual não me recordo...).

          Foi colocado no verão aquando da troca do kit de distribuição.
          Fará sentido ir lá mexer agora?

          Quanto tempo dará o G12 que lá está?

          Isto porque não fará sentido estar a gastar dinheiro numa nova troca de líquido se aquele estiver bom...
          Pelo que vi o meu carro é assim:

          Capacity: Capacity 6,5 liter
          Intervals: Check 20000 km / 24 months

          Cumprimentos,

          LPC
          O tempo é dado pelo construtor,mas o ideal são 5 anos/100000km.

          Em motores mais recentes que contêm mais aluminio na sua concepção e contrução os espaços de mudança do liquido de refrigeração são mais espaçados em relação a motorizações mais antigas e outras técnologias.

          Com a técnologia OAT;SI-OAT,SI-OAT HYBRID,conseguimos anticongelantes de longo expectro com capacidades de limpeza,nivel anticorrosão enorme e sobretudo ajudam amelhor combater o efeito de cavitação devido ao uso dos metais que podem originar isto mesmo.

          Com os 5 anos que te disse o anticongelante mantém estas propriedades todas,isto já a partir de uma concentração minima de 35%,ideal é mesmo 40/50%,preferindo a 50%.

          Mas atenção misturar outro tipo de fórmula (outro tipo de anticongelante),ou diminuir a sua concentração (adicionar água),influência diretamente para a degradação e performance deste mesmo.

          Comentário


            Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
            Em teoria o G12 deveria ter vida indeterminada.

            Agora o bom senso manda que vas vendo tempo a tempo, se ficar com mau aspeto troca
            Tudo é defenido pelo construtor,anticongelantes tirando por exemplo o g13,tem em duração uma média de vida de 4/8anos

            Tirando fórmulas,expecificações construtor

            Comentário


              Boas!
              Obrigado pela ajuda..

              Portanto aqui o paradigma é...

              Eu não sei qual é o G12 usado. Existe G12 já diluído e pronto a aplicar?
              Eu vi que foi isso que foi colocado no meu... Já vinha num bidon de 5 ou 10L e foi colocado no carro.

              Visto que eu não tenho forma de saber qual é, e não sei se tudo o que é G12 obedece ás mesmas specs (ou seja qualquer marca que faça um G12, pode ser usada para recolocar liquido no circuito).

              Mais vale não mexer agora nestes próximos anos, ou se mais vale na próxima revisão, pedir para tirar todo o líquido, fazer uma "lavagem" com água destilada e depois repor novamente mas por exemplo usar:
              Motul G13 com 50% 50% com agua bi-destilada da tudor por exemplo?

              Eu gosto de fazer revisões anuais preventivas no sentido em que troco sempre todos os filtros e óleo do motor mesmo sem ser já preciso.
              Os custos dos consumíveis não são assim tão altos para não fazer essa troca anual.

              A questão que tenho dúvidas sobre se faz sentido trocar anualmente são:

              Líquido de Refrigeração do Carro
              Oleo dos Travões
              Oleo da Caixa de Mudanças


              Como nota adicional, quando tive um problema no meu Citroen C4, onde o líquido de refrigeração se estava a perder na sofagem do carro, eu fui á norauto e comprei o G12 da Arbo que lá está...

              - https://www.norauto.pt/produto/antic...goryName=48605

              Usei o mesmo para repor os níveis do actual líquido de refrigeração.

              Pelo que verifico na imagem e na embalagem isto é tão bom como qualquer outro G12 no mercado correcto?

              Obrigado e cumprimentos,

              LPC
              Editado pela última vez por LPCobris; 07 October 2017, 13:45.

              Comentário


                Originalmente Colocado por LPCobris Ver Post
                Boas!
                Obrigado pela ajuda..

                Portanto aqui o paradigma é...

                Eu não sei qual é o G12 usado. Existe G12 já diluído e pronto a aplicar?
                Eu vi que foi isso que foi colocado no meu... Já vinha num bidon de 5 ou 10L e foi colocado no carro.

                Visto que eu não tenho forma de saber qual é, e não sei se tudo o que é G12 obedece ás mesmas specs (ou seja qualquer marca que faça um G12, pode ser usada para recolocar liquido no circuito).

                Mais vale não mexer agora nestes próximos anos, ou se mais vale na próxima revisão, pedir para tirar todo o líquido, fazer uma "lavagem" com água destilada e depois repor novamente mas por exemplo usar:
                Motul G13 com 50% 50% com agua bi-destilada da tudor por exemplo?

                Eu gosto de fazer revisões anuais preventivas no sentido em que troco sempre todos os filtros e óleo do motor mesmo sem ser já preciso.
                Os custos dos consumíveis não são assim tão altos para não fazer essa troca anual.

                A questão que tenho dúvidas sobre se faz sentido trocar anualmente são:

                Líquido de Refrigeração do Carro
                Oleo dos Travões
                Oleo da Caixa de Mudanças


                Como nota adicional, quando tive um problema no meu Citroen C4, onde o líquido de refrigeração se estava a perder na sofagem do carro, eu fui á norauto e comprei o G12 da Arbo que lá está...

                - https://www.norauto.pt/produto/antic...goryName=48605

                Usei o mesmo para repor os níveis do actual líquido de refrigeração.

                Pelo que verifico na imagem e na embalagem isto é tão bom como qualquer outro G12 no mercado correcto?

                Obrigado e cumprimentos,

                LPC
                Sim existe G12 diluido e pronto a aplicar,como o da Motul.

                Motul G13 50/50% com água destidada,presumo que te estejas a referir 50% de puro e 50% água.

                Eu não me encontro em Portugal,não sei o que valem os produtos da Arbo.

                G12 é uma denominação VW,simplesmente é um anticongelante orgânico homologado por eles

                Liquido de refrigeração muda-se consoante a preconização construtor,em caso de dúvida 100000km/5 anos que aguentam sempre sem perderem grandes performances.

                Fluido dos travões muda-se em principio a cada 24 meses 40000km em serviço normal,mas o construtor também tem previsto a sua mudança em tempo/km e tipo de fluido.

                Depois existe também o serviço severo,muito percurso de montanha,e track days,a titulo de exemplos.

                Óleo da caixa de velocidades,também é o construtor que dá o tempo/km e tipo de óleo e viscosidade.

                Se o construtor disser que é vitalicio,que só é preciso verificar o nivel,isso não existe na realidade.

                O que se pode fazer,é a cada 60 meses fazer uma análise ao óleo da transmissão/caixa e verificar a sua degradação.

                Caso de dúvida,fazer uma mudança a cada 100000km/60 meses,deve dar conta do caso.

                Comentário


                  Boa Noite,
                  Obrigado pelas respostas.

                  Portanto pelo que eu percebo...
                  Se mudei recentemente e meti G12 novo no circuito, não faz qualquer sentido andar a mexer nisso se está tudo ok e o liquido parece-me cor de rosa e limpo...

                  Levou também novamente óleo de caixa (na verdade levou duas vezes... a primeira quando mudei a embraiagem na Norauto e a segunda quando fui á Citroen e ele mudaram-me o óleo da norauto para o oleo de caixa recomendado da Citroen... Ou seja passei de 75w80 para 75w apenas).
                  portanto caixa também não é preciso mexer tão cedo...

                  Ou seja vendo bem em termos de uma revisão dita normal e anual, apenas terei que mudar os filtros e o óleo de motor correcto?

                  Obrigado e cumprimentos,

                  LPC

                  Comentário


                    Boas!
                    Aqui fica a folha dos fluídos recomendados para o meu carro (e não só...).



                    Alguém percebe ou sabe quais são as referências para:

                    - O Anti-Congelante
                    - O Liquido de Limpa-Vidros

                    Obrigado e cumprimentos,

                    LPC

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                      Sim exacto, tendo tubo de retorno a purga é automatica normalmente.
                      Bom dia,

                      Queria colocar uma questão sobre a purga, se alguém se souber responder. Já troquei o liquido nalguns carros, mas em todos eles tinham uma torneira no radiador, para retirar o liquido. Torneira essa que aquando do abastecimento final eu só fecho depois de deixar sair algum liquido que é para sair um ar. Mesmo assim que costuma acontecer é que baixa um pouco o nível no vaso de expansão, indicativo da expulsão do restante ar no circuito.
                      Agora queria fazer esta operação no C3 1.4 HDI de 2009 da minha esposa, este não tem torneira no radiador pelo que para o fazer vou precisamente tirar o tubo inferior, mas gostaria de saber se alguém sabe como fazer para o sangrar. Tem algum truque ou é pelo vaso de espansão, que acaba por ir expulsando as bolhas e depois é só repor o nível? Obrigado a quem me puder responder.

                      Comentário


                        Penso que há uma pequena torneira debaixo do reservatorio do liquido dos travoes.

                        Mas como o permutador do habitaculo nao vai ser mudado, muito provavalmente apenas ira sair agua e nao ar.

                        Comentário


                          Boa noite,

                          Obrigado pela resposta.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                            Tres razões simples,

                            Não tiras a sujidade do motor depositada no fundo, nunca retiras a totalidade do liquido antigo e nunca consegues o nivel de concentracao de anticongelante correcto, porque estás a colocar e a tirar ao mesmo tempo.

                            Mais, o teu circuito tem deposito de expansão por vacuo, logo nunca iria funcionar.

                            Resumindo, uma asneira.


                            Não há metodo mais simples do que, a frio tiras a a abracadeira do tubo inferior do radiador, (o maior) tiras o tubo e deixas a agua sair.

                            Esse radiador até pode ter uma torneira, por isso verifica antes, assim nao tens de tirar o por o tubo.

                            https://www.youtube.com/watch?v=0b6GM4dVTy8


                            Voltas a por o tubo e a abraçadeira.

                            Enches so com agua destilada, vais dar uma volta de 5-6km.

                            Voltas a tirar o tubo e tiras a agua. (Cuidado está quente!)

                            Voltas a por o tubo e a abraçadeira.

                            Adicionas, o mix 50/50 de agua e vw g13, ligas o motor vai dar uma volta e depois de esfriar verificar o nivel novamente
                            Boas! Mal adiciono o mix 50/50 fecho a tampa e vou dar uma volta com o carro? Ou deixo a tampa aberta ligo o carro espero por possíveis descidas de nível e quando estiver estável fecho a tampa e vou dar uma volta??




                            Outra coisa, já descobri 2 pontos de purga no mitsubishi carisma 1.9 td de 1997:
                            - Na tubagem que vem do radiador de sofagem (um parafuso vermelho de plastico)
                            - No corpo do termostáto tem lá um parafuso de metal que penso tb que seja para purgar o ar ---> https://cdn-yams.schibsted.com/api/v....jpg?rule=play

                            Será que existe mais algum??
                            Não há por aqui ninguém que tem acesso a programas de reparação de automóveis com acesso a esses dados? E já agora que explique o processo de troca do anticongelante passo a passo?

                            Obrigado e um abraço!
                            Editado pela última vez por razui; 12 October 2017, 09:10.

                            Comentário


                              Deixas a tampa aberta até o nivel estabilizar.

                              Comentário


                                Okok obrigado!

                                Relativamente aos pontos de purga existe mais algum? Alguém com documentação técnica que me possa ajudar? Já agora se disser o passo a passo de troca de anticongelante neste carro em especifico e não se importar de partilhar.

                                O carro é um mitsubishi carisma 1.9td de 90cv de 1997! (Motor renault)
                                Editado pela última vez por razui; 12 October 2017, 10:16.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por razui Ver Post
                                  Okok obrigado!

                                  Relativamente aos pontos de purga existe mais algum? Alguém com documentação técnica que me possa ajudar? Já agora se disser o passo a passo de troca de anticongelante neste carro em especifico e não se importar de partilhar.

                                  O carro é um mitsubishi carisma 1.9td de 90cv de 1997! (Motor renault)
                                  Ninguém tem manuais técnicos em especifico para este carro que me possa ajudar?

                                  Penso que existem aqueles guias para mecânicos onde se pode encontrar tudo em especifico para um carro em questão. Neste caso o que queria saber era se:
                                  - existem mais pontos de purga para além dos que referi
                                  - e o modo em específico de como trocar o anticongelante correctamente neste carro
                                  Editado pela última vez por razui; 13 October 2017, 08:26.

                                  Comentário


                                    Boas , vamos lá a acordar isto.

                                    Fiz limpeza ao meu circuito e coloquei 3 ltº de febi roxo g13 , a capacidade do circuito é de 7 ltº , correu tudo bem.

                                    Porem acho que quase não tem cor .

                                    Agora a duvida : posso colocar um pouco de g13 rosa 8 motul por ex. ) só para dar alguma cor ?

                                    Ou é preferivel ou frasco de g13 roxo, não fica demasiado concentrado?

                                    Em lisboa há mais calor que frio e prevelegio a boa transferencia de calor, correcto ?

                                    O objectivo é ver-se melhor.

                                    Agradeço desde já aos cranios deste excelente topico.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por toze1 Ver Post
                                      Boas , vamos lá a acordar isto.

                                      Fiz limpeza ao meu circuito e coloquei 3 ltº de febi roxo g13 , a capacidade do circuito é de 7 ltº , correu tudo bem.

                                      Porem acho que quase não tem cor .

                                      Agora a duvida : posso colocar um pouco de g13 rosa 8 motul por ex. ) só para dar alguma cor ?

                                      Ou é preferivel ou frasco de g13 roxo, não fica demasiado concentrado?

                                      Em lisboa há mais calor que frio e prevelegio a boa transferencia de calor, correcto ?

                                      O objectivo é ver-se melhor.

                                      Agradeço desde já aos cranios deste excelente topico.
                                      Quase não tem côr?

                                      Decerto o teu vaso de expansão está com uma côr mais opaca....

                                      Podes adicionar outro g13 sem problema nenhum,são misciveis,mas cuidado que a concentração não ultrapasse os 55% de anticongelante.

                                      Um doseamento de 50/50 protege contra o gelo a cerca de -38C,e contra o calor o ponto de ebulição também sobe.

                                      A partir dos 55% como referi antes o que pode acontecer é que começa a perder a sua capacidade refrigerante,e em vez de ajudar a perder calorias térmicas pode ajudar a retêlas

                                      Comentário


                                        PSoares , obrigado pela ajuda.

                                        De facto o vaso apesar de limpinho começa a ter alguma opacidade, o que junto ao violeta clarinho, quase não se destingue da cor do vaso.

                                        Penso que a grande vantagem da cor roxo é que se sabe logo que é G13 o que ajuda os outros a destinguir.

                                        Tenho receio que ao adicionar mais roxo não ganhe muito mais cor e que fique muito concentrado.

                                        Daí achar que um pouco de rosa forte, dê um pouco mais de cor, logo se vê.

                                        Obrigado

                                        Fica bem

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por toze1 Ver Post
                                          Boas , vamos lá a acordar isto.

                                          Fiz limpeza ao meu circuito e coloquei 3 ltº de febi roxo g13 , a capacidade do circuito é de 7 ltº , correu tudo bem.
                                          Esse Febi era concentrado?

                                          Quanta agua adicionaste a seguir?

                                          Comentário


                                            Sim concentrado de 1.5 Ltº , puz 2 frascos para 4 de agua .

                                            Achei 3 demasiado.

                                            O que achas ?

                                            Edit

                                            De salientar que não ficou nenhum resto de cor , a agua estava limpinha limpinha.
                                            Editado pela última vez por toze1; 01 December 2017, 09:44.

                                            Comentário


                                              Não estou a perceber.

                                              Puseste 3 litros de concentrado para 4 litros de agua?

                                              E entrou tudo?


                                              Se entrou tudo, neste momento tens uma concentração de 43%.

                                              Se sobrou, é porque havia agua no circuito, e a concentração é menor.
                                              Editado pela última vez por Illusion; 01 December 2017, 10:03.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                                A partir dos 55% como referi antes o que pode acontecer é que começa a perder a sua capacidade refrigerante,e em vez de ajudar a perder calorias térmicas pode ajudar a retêlas
                                                É a partir dos 68% quando adicionar mais glicol do que agua, faz novamente aumentar o ponto de congelação.



                                                Aumentar o ponto de ebulição é sempre bom




                                                A condução termica depende do volume

                                                0.953 0.936 0.905 0.865 0.83

                                                Mesmo assim, os circuitos são dimensionados para esta pior performance.

                                                Comentário


                                                  Pus 1º o anticongelante, 3 ltº, depois acrescentei agua destilada, como o circuito leva 7 ltº , daí os 4 ltº agua.

                                                  Então posso e devo acrescentar mais 1 frasco que ainda melhoro o refrigeramento ?

                                                  A minha preocupação não é o custo , sim o melhor para o calor e protecção, onde vivo não há muito frio , Lisboa.

                                                  Obrigado

                                                  Comentário


                                                    O circuito leva 7, mas mediste os 4 que puseste?

                                                    É que já havendo agua no circuito tudo muda.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                      É a partir dos 68% quando adicionar mais glicol do que agua, faz novamente aumentar o ponto de congelação.



                                                      Aumentar o ponto de ebulição é sempre bom




                                                      A condução termica depende do volume

                                                      0.953 0.936 0.905 0.865 0.83

                                                      Mesmo assim, os circuitos são dimensionados para esta pior performance.
                                                      Tens razão,queria marcar 65%

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por toze1 Ver Post
                                                        Pus 1º o anticongelante, 3 ltº, depois acrescentei agua destilada, como o circuito leva 7 ltº , daí os 4 ltº agua.

                                                        Então posso e devo acrescentar mais 1 frasco que ainda melhoro o refrigeramento ?

                                                        A minha preocupação não é o custo , sim o melhor para o calor e protecção, onde vivo não há muito frio , Lisboa.

                                                        Obrigado
                                                        Pega num refractometro para ver o ponto de proteção do teu anticongelante.

                                                        Se não o tens passa numa oficina que o devem ter...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por toze1 Ver Post
                                                          Pus 1º o anticongelante, 3 ltº, depois acrescentei agua destilada, como o circuito leva 7 ltº , daí os 4 ltº agua.

                                                          Então posso e devo acrescentar mais 1 frasco que ainda melhoro o refrigeramento ?

                                                          A minha preocupação não é o custo , sim o melhor para o calor e protecção, onde vivo não há muito frio , Lisboa.

                                                          Obrigado
                                                          Qualquer mistura com um minimo de 33% de anticongelante já te dá uma boa proteção térmica a frio e quente.

                                                          O ideal pessoalmente é entre 40/50% de anticongelante.

                                                          Quando se muda o anticongelante de um circuito e se faz uma purga,e não tens nada para medir o ponto do anticongelante,metes o puro primeiro e depois completa o restante com água destilada.

                                                          Porque se fazes a mistura previamente e enches o circuito,a água restante que se encontra no circuito vai fazer baixar o ponto de proteção do anticongelante.

                                                          Mede com um refractometro e se tiver baixo,tiras fora cerca de um litro o existente e completas com puro

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                            Não estou a perceber.

                                                            Puseste 3 litros de concentrado para 4 litros de agua?

                                                            E entrou tudo?


                                                            Se entrou tudo, neste momento tens uma concentração de 43%.

                                                            Se sobrou, é porque havia agua no circuito, e a concentração é menor.
                                                            43% já é bom,se sobrou tem que medir o ponto de proteção.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                              O circuito leva 7, mas mediste os 4 que puseste?

                                                              É que já havendo agua no circuito tudo muda.

                                                              Boas, sim deveria ter sempre alguma agua , 1 litro ou 2.

                                                              tirei por baixo duas ou tres vezes depois de uma boa limpeza, posso garantir que o pouco que ficou era mesmo só agua destilada.

                                                              Logo fechei o tubo, pus os 3 ltº de g13 e completei com agua , + á volta de 3 litros, mas a capacidade total é de 7.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X