Não te preocupes com o eolys que isso rende muito, preocupa-te antes com o FAP.
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Originalmente Colocado por joliveira33 Ver PostEu comprei na Autodoc...
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Originalmente Colocado por DMEM Ver PostNão te preocupes com o eolys que isso rende muito, preocupa-te antes com o FAP.
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Originalmente Colocado por bigturbo Ver Posto meu carro não tem problema algum, e sim por fora consigo fazer mais em conta a festa mas sou eu que tenho conhecimentos de como comprar o liquido e fazer o trabalho, pois o eloys não é vendido a particulares, quanto a não conheceres ninguém a meter eloys com 60\70k km's desculpa mais isso é mato, sobretudo a quem faz percursos curtos, agora grandes quilometragens como foram referidas isso agora é que eu posso dizer que pode haver outras circunstancias em que isso pode ocorrer.
já para falar que muitos FAP's nem chegam a durar 120k km's, dai a malta optar por remover o sistema anti-poluição todo para não ter despesas com o mesmo.
Quanto aos percursos curtos, se sabes como funciona o eolys, sabes que isso é indiferente neste caso. Podes matar o filtro, mas o eolys, a não ser que andes a meter gasóleo aos 10€ de cada vez, vais consumir o mesmo, quer andes aos 500km de cada vez, quer andes aos 10km de cada vez.
A injeção de eolys é por abertura do depósito de combustível, não por km percorridos.
Quanto ao FAP, a não ser que faças percursos curtos, ou repros, é um falso problema. Primeiro porque se fizeres percursos longos dura-te meia vida do carro. Segundo, porque, pelo menos nos nossos motores, custa pouco mais que 200€ (lembrei-me que aqui pode ser mais uns 100€ se for o modelo do filtro "mais comprido"). Cá fora, claro.
Queres somar mais a EGR também?
Se uma pessoa realmente necessitar de um carro a gasóleo, ou seja, fizer km, o material não deixa de funcionar de um dia para o outro.
Portanto, eu diria, se o material estiver bom, ou depois de substituido, só é preciso preocupar com o preço do gasóleo, o material vai durar "uma vida".Editado pela última vez por NMCM; 07 January 2020, 17:34.
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Originalmente Colocado por bigturbo Ver Postde facto tens razão o eloys o preço ao pé do que custa o FAP de longe que o fap dure muitos e bons km's, pois isso é que arranjei maneira de monitorizar o meu para não abortar regenerações, até ver não falha.
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Originalmente Colocado por RodrigoAlmeidaC Ver PostQual foi essa maneira se puderes partilhar? Gostava de também saber quando o meu está de facto a regenerar. Por norma é pelo cheiro e maiores rotações, mas por vezes faz isso e passados uns minutos as rotações votalm ao normal e o cheiro desaparece.
Porque quando eles aciona a regeneração ligam o aquecimento/desembaciador dos espelhos/vidro traseiro.
Pesquisa no Google ou YouTube e vês logo muitas opções.
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A- Num PSA 1.6 Hdi quanto pode orçamentar a troca de um FAP: filtro + MO.
B- Faz alguma diferença entre o carro ser por exemplo de 2011 ou 2015? Este factor tem algum impacto no custo?
C- Qual o tempo medio de vida útil, no PSA, de um Fap, partindo do princípio que todas as regenerações foram feitas na normalidade?
Thanks [emoji6]
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Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver PostA- Num PSA 1.6 Hdi quanto pode orçamentar a troca de um FAP: filtro + MO.
B- Faz alguma diferença entre o carro ser por exemplo de 2011 ou 2015? Este factor tem algum impacto no custo?
C- Qual o tempo medio de vida útil, no PSA, de um Fap, partindo do princípio que todas as regenerações foram feitas na normalidade?
Thanks [emoji6]
B- Não sei...talvez tenha, para ambas as perguntas.
C- Depende da utilização. Um FAP em cidade, mesmo regenerando sem abortar, vai fazê-lo com muito mais frequência do que em estrada, logo menos tempo de vida útil. Há aqueles que não chegam aos 100 mil kms e outros que já passaram dos 200 mil kms.
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Ora deixo a seguir a questão que foi colocada num outro tópico:
Originalmente Colocado por mpereira Ver PostJá coloquei esta info em alguns tópicos mas, como o tema aqui é o DPF, partilho a minha experiência. Tenho uma Carens porque precisei desde 2020 de 7 lugares e, a gasolina, contavam-se pelos dedos de uma mão (e sobravam dedos) os disponíveis a preços que eu pudesse pagar. Daí a opção por diesel, neste caso sem adblue. O que tenho feito no inverno é usar este aditivo da Liqui Moly que ajuda a regenerar a uma temperatura inferior à normal, ou seja, ajuda no processo e evita que o mesmo acumule mais "lixo":
Entretanto e por acaso encontrei este à venda na net, que me parece o mesmo mas mais concentrado, pois o acima dá para 50/70 litros de diesel enquanto este dá para 300:
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Aproveitando o tópico, alguém tem noção se isto ajuda ou é eficiente?
https://www.norauto.pt/p/aditivo-lim...tp-908340.html
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostAproveitando o tópico, alguém tem noção se isto ajuda ou é eficiente?
https://www.norauto.pt/p/aditivo-lim...tp-908340.html
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Já agora, e em resposta à minha dúvida acima entre os 2 aditivos LM, recebi esta resposta da própria marca:
"Ambos os produtos são para o mesmo efeito mas como existem depósitos de volumetria diferente foi criada a truck version principalmente para o mercado americano. Essa referência não está disponível na Iberia nem recomendamos o uso em depósitos ditos comuns na Europa pois a concentração do 2146 é para até 70 litros e a do truck é para mais litros e em depósitos normais pode ocorrer sobredosagem. "
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Originalmente Colocado por mpereira Ver PostJá agora, e em resposta à minha dúvida acima entre os 2 aditivos LM, recebi esta resposta da própria marca:
"Ambos os produtos são para o mesmo efeito mas como existem depósitos de volumetria diferente foi criada a truck version principalmente para o mercado americano. Essa referência não está disponível na Iberia nem recomendamos o uso em depósitos ditos comuns na Europa pois a concentração do 2146 é para até 70 litros e a do truck é para mais litros e em depósitos normais pode ocorrer sobredosagem. "
Vendo as fichas de facto são iguais...
Quanto ao "não uso"... é relativo, já que e se pretendes mesmo, podes adquirir o dito e em vez de deitar tudo de uma vez, repartir por exemplo em 3 vezes... Assim não irá ocorrer um caso de "sobre-dosagem"
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Boas pessoal! Estou indeciso entre comprar um carro a gasolina ou a gasóleo. O tipo de percurso não inclui muita cidade ,seria para fazer trajetos de 15/20 km em AE/ Nacional, devido ao meu emprego faço regularmente 80 km nesse tipo de percurso. Tenho receio ,por não fazer muitos km seguidos não seja suficiente para regenerar o filtro.No site da Galp dizem devemos conduzir durante 15 ou mais minutos a 2500 RPM ,no mínimo à velocidade de 70 km/h. Pela vossa experiência acham que isso chega para fazer a regeneração?
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Num disel de última geração
A velocidade é independente da regeneração, ate a 70 ou 80 km/h regenera. Uma regeneração nao deve demorar mais que uns 10minutos. O importante é a viatura ir em andamento. Mas também digo que ha carros que sao mais picuinhas que outros
Recomendo que veja no manual de uso da viatura em que está interessado qual é a informação sobre as regenerações, pois a galp dá uma informações genérica. A gapl fabrica combustíveis e não carros/motores
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Originalmente Colocado por sandman28 Ver PostBoas pessoal! Estou indeciso entre comprar um carro a gasolina ou a gasóleo. O tipo de percurso não inclui muita cidade ,seria para fazer trajetos de 15/20 km em AE/ Nacional, devido ao meu emprego faço regularmente 80 km nesse tipo de percurso. Tenho receio ,por não fazer muitos km seguidos não seja suficiente para regenerar o filtro.No site da Galp dizem devemos conduzir durante 15 ou mais minutos a 2500 RPM ,no mínimo à velocidade de 70 km/h. Pela vossa experiência acham que isso chega para fazer a regeneração?
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Originalmente Colocado por sandman28 Ver PostFazendo 80 km diários não compensa?
Como particular neste momento não, um carro a gasolina os consumos vão andar ela por ela, se olhares a outras coisas como manutenções e afins o diesel vai-te sair muito mais caro, não olhes só ao preço na altura de abastecer , até porque neste momento gasolina e gasóleo estão taco a taco, tens de ver tudo o resto, por isso é que muitos hoje já se arrependeram de ir para veículos diesel.
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Uma dúvida, este aditivo da Motul será semelhante ao da Liqui Moly ou este último é melhor?
MOTUL Diesel system clean 300ml (texoleo.com)
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Originalmente Colocado por mpereira Ver PostUma dúvida, este aditivo da Motul será semelhante ao da Liqui Moly ou este último é melhor?
MOTUL Diesel system clean 300ml (texoleo.com)
Equivalente.
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Obrigado a ambos, é que na pesquisa pelo 2509 encontrei esse da Motul como alternativa sugerida no Texóleo e o LM está aparentemente mais caro e com pouca disponibilidade em muitas lojas online. A nível de preços o LM está praticamente ao dobro do Motul e fiquei na dúvida se teria igualmente o mesmo resultado final.
Talvez o Motul seja mais concentrado, pois nas instruções diz "Um tubo de Motul Diesel System Clean tem capacidade para 60 litros de diesel. Se o tanque for de maior capacidade, misturar com a proporção de 1:400 (0,25%)", ao passo que o LM permite até 70L para 500ml de embalagem (acho que estou a pensar bem )
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Eu sei que são os pacotes de aditivos.
Gasolina,anticorrosão e de limpeza,os mais importantes.
Diesel incrementador de cetano que lhe dá mais meia dúzia de valores e supostamemente a combustão é mais limpa mas ao limpar os depósitos de carbono fisicamente o resultado é o mesmo.
Antiemulsionante para não fazer tanta espuma ao abastecer,acabam sempre por ganhar mais uns cêntimos por abastecimento.
Maior poder lubrificante que na prática é exatamente igual ao normal.
Modificador de odor,para que não cheire tanto a gasóleo.
E aditivos de limpeza a mais que estão de "mãos dadas" com os de lubrificação e pouco fazem.
Continuando a conversa acima e completamente de acordo com o que foi dito.
Toda a energia que provenha de átomos de carbono na sua transformação final para a finalidade energética não dá hipóteses.
Estes mesmos átomos vão-se manifestar,instalar,pousar por todo o circuito,seja de combustivel,seja de combustão.
Melhores combustiveis,existir,existem,mas tem que se ter em consideração que o produto simples proposto no mercado já supera e bem o que a indústria pede.
Olhem pela vossa carteira pois as petrolíferas já têm a deles bem recheadas.
Certos aditivos adicionados ao combustivel ajudam a limpar o circuito de certas impurezas e a lubrificar o sistema de injeção,mas lembrem-se que a partir de o momento em que existe uma combustão as particulas destas vão-se "agarrar" a algum sítio.
Tudo tem a ver com temperaturas de gases,partículas emitidas pela combustão e temperaturas a quente e frio dos mesmos,para isso não há combustivel milagre.
Comecem a pensar em combustiveis e a calcular o rendimento dos mesmos através da energia produzida pelos mesmos,na termodinâmica de um motor e assim vão obter a resposta certa.
Lembrem-se também que TODOS os combustiveis são produzidos através de normas as famosas EN,e seja de que marca sejam a finalidade é a mesma,ser queimado.
Aqui pela nossa europa é tudo igual,mesmo o que é produzido a leste para ser importado é igual ao produzido por aqui.
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Originalmente Colocado por PSoares Ver PostEu sei que são os pacotes de aditivos.
Gasolina,anticorrosão e de limpeza,os mais importantes.
Diesel incrementador de cetano que lhe dá mais meia dúzia de valores e supostamemente a combustão é mais limpa mas ao limpar os depósitos de carbono fisicamente o resultado é o mesmo.
Antiemulsionante para não fazer tanta espuma ao abastecer,acabam sempre por ganhar mais uns cêntimos por abastecimento.
Maior poder lubrificante que na prática é exatamente igual ao normal.
Modificador de odor,para que não cheire tanto a gasóleo.
E aditivos de limpeza a mais que estão de "mãos dadas" com os de lubrificação e pouco fazem.
Continuando a conversa acima e completamente de acordo com o que foi dito.
Toda a energia que provenha de átomos de carbono na sua transformação final para a finalidade energética não dá hipóteses.
Estes mesmos átomos vão-se manifestar,instalar,pousar por todo o circuito,seja de combustivel,seja de combustão.
Melhores combustiveis,existir,existem,mas tem que se ter em consideração que o produto simples proposto no mercado já supera e bem o que a indústria pede.
Olhem pela vossa carteira pois as petrolíferas já têm a deles bem recheadas.
Certos aditivos adicionados ao combustivel ajudam a limpar o circuito de certas impurezas e a lubrificar o sistema de injeção,mas lembrem-se que a partir de o momento em que existe uma combustão as particulas destas vão-se "agarrar" a algum sítio.
Tudo tem a ver com temperaturas de gases,partículas emitidas pela combustão e temperaturas a quente e frio dos mesmos,para isso não há combustivel milagre.
Comecem a pensar em combustiveis e a calcular o rendimento dos mesmos através da energia produzida pelos mesmos,na termodinâmica de um motor e assim vão obter a resposta certa.
Lembrem-se também que TODOS os combustiveis são produzidos através de normas as famosas EN,e seja de que marca sejam a finalidade é a mesma,ser queimado.
Aqui pela nossa europa é tudo igual,mesmo o que é produzido a leste para ser importado é igual ao produzido por aqui.
😂
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