Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudança preventiva das “capas” das bielas – motores dci

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Ainda bem que o mercedes classe A nem tem este motor nem nada
    Editado pela última vez por Scutar; 06 October 2012, 21:50.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por After Ver Post
      Não tem nada a ver com a quilometragem de muda de óleo, conheço 3 1.5dci (2 méganes e 1 clio) que tem levado 10w40 de 10 000 em 10 000 quilómetros e que tem tido problemas com as capas de bielas.

      Também não sei até que ponto o óleo 10W40 será suficiente para garantir a boa lubrificação deste motor…

      Comentário


        #33
        Mais um caso próximo (amigo de longa data):
        Megane break 1.5 dci de 2006 com pouco mais de 120.000. Já lhe tinha sugerido a troca das capas e ele estava a pensar fazê-lo... agora já não precisa, infelizmente!!!

        Comentário


          #34
          Segundo os experts cá do fórum, esta operação não é necessária, já quase fui insultado por o ter afirmado e, com habitual atirar de poeira, até me pediram estudos comparativos que demonstrassem claramente essa necessidade........De qualquer das formas tive dois dci, um clio 65cv vendido com 230.000km e não o fiz, um megane 80cv vendido com 200.000km e também não efectuei a troca, nem num nem no outro tive qualquer problema.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
            Segundo os experts cá do fórum, esta operação não é necessária, já quase fui insultado por o ter afirmado e, com habitual atirar de poeira, até me pediram estudos comparativos que demonstrassem claramente essa necessidade........De qualquer das formas tive dois dci, um clio 65cv vendido com 230.000km e não o fiz, um megane 80cv vendido com 200.000km e também não efectuei a troca, nem num nem no outro tive qualquer problema.
            Pelo que vou ouvindo é mais frequente nas versões mais potentes (de 100 e 105cv). Como nota, ainda não ouvi nenhum caso nos de 110cv.

            Deixo uma pergunta aos entendidos: essa troca preventiva das capas das bielas (diria a cada 120mil Kms), resolve mesmo o problema, ou apenas diminui a probabilidade de acontecer? Provavelmente não haverá resposta definitiva, dado o baixo nº de pessoas que adoptaram esta intervenção.

            Comentário


              #36
              A ideia que tenho é que está muito relacionado com os intervalos de mudança de óleo (eu trocava 10w40 de 15k em 15k), do tipo de utilização, sendo certo que o uso frequente em regimes elevados causaria mais desgaste. Os meus carros, embora usados em estrada, rolavam sempre a ritmos calmos (com uma ou outra excepção, o clio chegou a fazer Paris-Viseu em cerca de 12 horas e meia)

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                A ideia que tenho é que está muito relacionado com os intervalos de mudança de óleo (eu trocava 10w40 de 15k em 15k), do tipo de utilização, sendo certo que o uso frequente em regimes elevados causaria mais desgaste. Os meus carros, embora usados em estrada, rolavam sempre a ritmos calmos (com uma ou outra excepção, o clio chegou a fazer Paris-Viseu em cerca de 12 horas e meia)
                Posso estar enganado, mas acho que entretanto já se alterou essa especificação para 5w40.

                Claro que a utilização e manutenção terá o seu papel nisto. Parecem-me muitos casos para ser só isso. Gostava de acreditar que as novas gerações de 110cv já teriam esse problema resolvido, porque é um carro que aprecio bastante.

                Comentário


                  #38
                  O problema é que a Renault aplicou durante muito tempo o 10w40 nos carros.

                  Temos um 105 em casa que, tal como referi, irá levar a intervenção feita aos 157k km (próxima revisão). Durante as primeiras revisões na Renault e em casa de um mecânico da marca levou 10w40. Só quando descobri isso é que o carro passou a levar o 5w40...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Posso estar enganado, mas acho que entretanto já se alterou essa especificação para 5w40.

                    Claro que a utilização e manutenção terá o seu papel nisto. Parecem-me muitos casos para ser só isso. Gostava de acreditar que as novas gerações de 110cv já teriam esse problema resolvido, porque é um carro que aprecio bastante.

                    Sim , acho que fizeram isso, reduziram também os intervalos das revisões para 20k em 20k........mas eu suspeito mesmo que o problema fossem as mudanças de 30k em 30k......ainda hoje há aqui quem as defenda...se for carro de renting para entregar ao fim de 2 anos acho que pode ser, se não é esse o caso...........

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                      O problema é que a Renault aplicou durante muito tempo o 10w40 nos carros.

                      Temos um 105 em casa que, tal como referi, irá levar a intervenção feita aos 157k km (próxima revisão). Durante as primeiras revisões na Renault e em casa de um mecânico da marca levou 10w40. Só quando descobri isso é que o carro passou a levar o 5w40...
                      O problema não foi o 10w40, foram os quilómetros que fazia com esse óleo.

                      Esse motor trabalha muito bem com essa viscosidade, não pode é fazer 20mil ou até 30mil! 10mil ou 15mil é optimo.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                        O problema não foi o 10w40, foram os quilómetros que fazia com esse óleo.

                        Esse motor trabalha muito bem com essa viscosidade, não pode é fazer 20mil ou até 30mil! 10mil ou 15mil é optimo.
                        Concordo que seja mais importante reduzir o intervalo de Kms, do que a diferença de 10w40 para 5w40. Fazendo as 2 coisas, então seria o ideial.

                        Comentário


                          #42
                          Se há um intervalo de km's estipulado e se o óleo posto pelos concessionários (existem mais graduações aconselhadas) não tem qualidade suficiente, então para mim o problema é do óleo que eles põem.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            Se há um intervalo de km's estipulado e se o óleo posto pelos concessionários (existem mais graduações aconselhadas) não tem qualidade suficiente, então para mim o problema é do óleo que eles põem.
                            O que eu tenho lido é que existe uma deficiente concepção no motor que leva a uma lubrificação insuficiente de um determinado cilindro. Portanto, fazendo fé nisto, será um defeito de fabrico e não um problema de óleo ou intervalos de manutenção (até porque muitas outras marcas adoptam esta especificação e até intervalos maiores). Na minha óptica (vale o que vale), o facto de se usar um óleo 5w40 e diminuir para 10 ou 15mil a sua troca, pode prevenir ou reduzir a probabilidade de acontecer o episódio mais desagradável. Se juntarmos isto, à mudança preventiva das capas das bielas a cada 120mil Kms, aquando da troca da distribuição, seria um conjunto de medidas preventivas.

                            Depois há outras questão que se prende com o que se pratica na concorrência, que não são trocas tão frequentes, nem tão pouco trocar as capas das bielas. Tudo isto é um custo que não se tem na concorrência.

                            No fim de contas, cada um fará o que quiser com o seu carro.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              O que eu tenho lido é que existe uma deficiente concepção no motor que leva a uma lubrificação insuficiente de um determinado cilindro. Portanto, fazendo fé nisto, será um defeito de fabrico e não um problema de óleo ou intervalos de manutenção (até porque muitas outras marcas adoptam esta especificação e até intervalos maiores). Na minha óptica (vale o que vale), o facto de se usar um óleo 5w40 e diminuir para 10 ou 15mil a sua troca, pode prevenir ou reduzir a probabilidade de acontecer o episódio mais desagradável. Se juntarmos isto, à mudança preventiva das capas das bielas a cada 120mil Kms, aquando da troca da distribuição, seria um conjunto de medidas preventivas.

                              Depois há outras questão que se prende com o que se pratica na concorrência, que não são trocas tão frequentes, nem tão pouco trocar as capas das bielas. Tudo isto é um custo que não se tem na concorrência.

                              No fim de contas, cada um fará o que quiser com o seu carro.
                              Podem não existir estes e existirem outros ainda piores, parece que há por aí uns bm's que partem correntes

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                O que eu tenho lido é que existe uma deficiente concepção no motor que leva a uma lubrificação insuficiente de um determinado cilindro. Portanto, fazendo fé nisto, será um defeito de fabrico e não um problema de óleo ou intervalos de manutenção (até porque muitas outras marcas adoptam esta especificação e até intervalos maiores). Na minha óptica (vale o que vale), o facto de se usar um óleo 5w40 e diminuir para 10 ou 15mil a sua troca, pode prevenir ou reduzir a probabilidade de acontecer o episódio mais desagradável. Se juntarmos isto, à mudança preventiva das capas das bielas a cada 120mil Kms, aquando da troca da distribuição, seria um conjunto de medidas preventivas.

                                Depois há outras questão que se prende com o que se pratica na concorrência, que não são trocas tão frequentes, nem tão pouco trocar as capas das bielas. Tudo isto é um custo que não se tem na concorrência.

                                No fim de contas, cada um fará o que quiser com o seu carro.
                                Tinha a ideia que as capas desgastavam todas da mesma forma e que o problema residia na má qualidade das mesmas, mas também não ando propriamente a pesquisar a fundo sobre isto.

                                Obviamente que na base de tudo isto estará um defeito de concepção, razão pela qual a Renault deveria ser chamada à pedra.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                  Podem não existir estes e existirem outros ainda piores, parece que há por aí uns bm's que partem correntes
                                  Agora fizeste-me rir......é verdade e parece que esse problema também não está resolvido. Mas o que referia não era o custo do arranjo no caso de gripar o motor, mas sim o custo adicional de manutenção. Se a concorrência anuncia intervalos de 30 ou 35mil Kms entre revisões, e não existe a troca preventiva das bielas, será uma manutenção "normal" mais em conta.

                                  A lista de problemas existe em todos os motores, umas maiores, outras menores, umas mais graves, outras nem tanto.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Capas das bielas, Faps, Volantes bimassa, embraiagens, correntes partidas, Mafs avariadas, Egrs sujas.........
                                    Decididamente os diesel com a escalada de potências e redução de cilindradas já não são o que eram!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                      Capas das bielas, Faps, Volantes bimassa, embraiagens, correntes partidas, Mafs avariadas, Egrs sujas.........
                                      Decididamente os diesel com a escalada de potências e redução de cilindradas já não são o que eram!
                                      Esqueceste-te dos injectores, turbos, alternadores,....

                                      Comentário


                                        #49
                                        O problema das capas de biela não tem nada a ver com a qualidade do óleo, nem com o número de quilómetros que o mesmo faz.

                                        A Renault bem que atirou essa desculpa cá para fora, como quem atira areia para os olhos.

                                        O problema com as capas tem única e exclusivamente a ver com as propriedades e características das mesmas, que a Renault usou até ter procedido a modificações nas peças, quer em dimensões quer no tipo de material usado para as fabricar.

                                        Os motores mais susceptíveis de virem a ter problemas são as versões de 65, 80 e 100 cavalos. E acontecem em todas, não há uma versão que seja mais ou menos sensível a este problema.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          O problema das capas de biela não tem nada a ver com a qualidade do óleo, nem com o número de quilómetros que o mesmo faz.

                                          A Renault bem que atirou essa desculpa cá para fora, como quem atira areia para os olhos.

                                          O problema com as capas tem única e exclusivamente a ver com as propriedades e características das mesmas, que a Renault usou até ter procedido a modificações nas peças, quer em dimensões quer no tipo de material usado para as fabricar.

                                          Os motores mais susceptíveis de virem a ter problemas são as versões de 65, 80 e 100 cavalos. E acontecem em todas, não há uma versão que seja mais ou menos sensível a este problema.
                                          Certamente que não, elas são é mesmo frágeis, mas que ajuda, lá isso ajuda!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                            O problema das capas de biela não tem nada a ver com a qualidade do óleo, nem com o número de quilómetros que o mesmo faz.

                                            A Renault bem que atirou essa desculpa cá para fora, como quem atira areia para os olhos.

                                            O problema com as capas tem única e exclusivamente a ver com as propriedades e características das mesmas, que a Renault usou até ter procedido a modificações nas peças, quer em dimensões quer no tipo de material usado para as fabricar.

                                            Os motores mais susceptíveis de virem a ter problemas são as versões de 65, 80 e 100 cavalos. E acontecem em todas, não há uma versão que seja mais ou menos sensível a este problema.
                                            100% de acordo, apesar de não ter a noção que as versões abaixo de 100 também estariam susceptiveis a esse problema e que as de 105 não. Digo isto porque todos os relatos que tenho ouvido é nos de 105 e 100, mas mais prevalente nos de 105, talvez porque também há mais motores desses.

                                            Já agora, acho que percebeste que não culpo o óleo nem os intervalos de manutenção (deixei isso bem claro), mas considero que dimiuindo o intervalo e usando o óleo 5w40, pode-se baixar a probabilidade de gripar o motor. E ainda temos a substituição das capas das bielas.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Agora fizeste-me rir......é verdade e parece que esse problema também não está resolvido. Mas o que referia não era o custo do arranjo no caso de gripar o motor, mas sim o custo adicional de manutenção. Se a concorrência anuncia intervalos de 30 ou 35mil Kms entre revisões, e não existe a troca preventiva das bielas, será uma manutenção "normal" mais em conta.

                                              A lista de problemas existe em todos os motores, umas maiores, outras menores, umas mais graves, outras nem tanto.
                                              Aqui não é um custo adicional à manutenção mas uma nova manutenção .

                                              Uns trocam correia de distribuição, nos N47 da BMW metem correntes para não haver manutenção e depois trocam o bloco que é mais barato.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                                                Aqui não é um custo adicional à manutenção mas uma nova manutenção .

                                                Uns trocam correia de distribuição, nos N47 da BMW metem correntes para não haver manutenção e depois trocam o bloco que é mais barato.
                                                As trocas de óleo intermédias são um custo adicional à manutenção programada (isto se se fizer mais de 15 mil Kms/ano).

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                  Certamente que não, elas são é mesmo frágeis, mas que ajuda, lá isso ajuda!
                                                  Desculpa mas não ajuda. É que não é o óleo que vai alterar o processo mecânico que leva ao desgaste das capas. O problema não é por desgaste devido a fricção.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                    Desculpa mas não ajuda. É que não é o óleo que vai alterar o processo mecânico que leva ao desgaste das capas. O problema não é por desgaste devido a fricção.
                                                    tudo bem, mas quanto melhor a lubrificação, menor atrito e menor desgaste, ou não?????? Até se pode considerar que o óleo mantém as suas capacidades ao longo de 30.000km, mas é ilusório pensar que ele está exactamente igual aos 5000, aos 15.000 e aos 30.000, porque nesse caso, nem seria necessário mudar o óleo.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      Desculpa mas não ajuda. É que não é o óleo que vai alterar o processo mecânico que leva ao desgaste das capas. O problema não é por desgaste devido a fricção.
                                                      Tinha a ideia que seria por fricção. Então qual é o problema?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        tenho ideia que elas se soltavam...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Desculpem a ignorância, mas se as capas das bielas se desgastam, que consequencias tem para o motor DCI?
                                                          Obrigado

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por oscari Ver Post
                                                            Desculpem a ignorância, mas se as capas das bielas se desgastam, que consequencias tem para o motor DCI?
                                                            Obrigado

                                                            Consequências? Motor Caput.....

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Ora bem.....entâo temos aqui relatos de motores com esse problema com 50.000/100.000 e outros com mais alguns km em cima mas tambem temos relatos de motores que nunca tiverem esse problema e com 200.000/300.000 km o que pode muito bem levar a crer que tudo terá a ver com os km que fazem entre manutenções,de facto fazer 30.000km com um 10w40 no fim já sera quase agua........digo eu!!"
                                                              É como eu digo.....o "habito faz o monge",nãoá milagres!!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X